Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
bom voce vai perder a garantia dela... eu troqui na minha pois já tinha saido da garantia de 3 anos e o fan dela tinha parado de rodar...

PistolaoBR to qurendo comprar um gabinete pra futuramente colocar uma hd4850 e phenom II x4... e fonte zalman ..sera q esse gabinete da pra colocar essa vga?.. Preco dele 129,00..

GABINETE COOLER MASTER ELITE 331 http://www.hardplus.com.br/2009/produto_det.php?PID=013EL331

OU este

GABINETE COOLER MASTER ELITE 333 139,00

http://www.hardplus.com.br/2009/produto_det.php?PID=013RC333

Se da pra colocar depois pretendo colocar fans de 12cm na lateral e na parte de cima perto da fonte...tipo q você fez pra sua irma..Obrigado

Postado

se voce o fizer apenas coloque 1 fan de 12cm na lateral, em cima do processador, não precisa de 3 como fiz no da minha irmã... e o traseiro e o superior são necessários claro, o elite 331 é bom sim, pode pegar...

Postado
se voce o fizer apenas coloque 1 fan de 12cm na lateral, em cima do processador, não precisa de 3 como fiz no da minha irmã... e o traseiro e o superior são necessários claro, o elite 331 é bom sim, pode pegar...

PistolaoBR entre esses dois modelos qual você acha melhor ? pelo q vi no site do fabricante a unica diferenca seria q o elite 331 e um pouco maior.. da uma olhada pra mim fazendo favor nos links do fabricante e tenta ver a se tem alguma diferenca.

http://www.coolermaster.com.br/detalhes.asp?id=3035

http://www.coolermaster.com.br/detalhes.asp?id=2392

Obrigado

Postado

Opa PistolaoBR

me dá uma luz. eu to pra comprar um PC com essa configuração

placa-mãe GA-G31M-S2L Chip Intel

Core 2 Quad 8200 2.33 4 MB

Mem RAM Kingston 4 GB (2 X 2 GB) DDR2 800MHZ

HD 320 GB SATA II 7200 RPM

Diamond HD4850 512 MB/256bits

Fonte Corsair VX 550W

Gravador DVD/RW Preto SATA

será q preciso fazer esse lance de customizar o gabinete? o gabinete tem um fan de 120 mm atras e aberturas nas laterais (q eu pude perceber). nao entendo muito (ou praticamente nada) de computaçao.

valeu

PS: quero rodar o World of warcraft no máximo a respeito de jogos porque tenho um PS3 ae jogo la outros jogos. só isso. valeu

Postado

Amigo voce só precisa de um gabinete com fan traseiro de 120mm com 70cfm de ventilação e um lateral de 120mm com 70cfm de ventilação, eu recomendo o clone ferrari, bom e barato, R$100,00 só... e compre os fans recomendados no início do tópico... 2 deles, um para traseira e um para lateral... e por favor no futuro leia o 1º post antes de postar, sua dúvida já está mais esclarecida lá...

OFFTOPIC: Para rodar WOW seu computador é mais que necessário, dá para voce rodar 3 wow justos, mas eu recomendo voce a overclockar seu processador ou comprar um Q9300, pois os jogos desse ano em diante vão investir na qualidade física, o que é mais serviço do seu processador básico que da sua placa de vídeo bruta...

Se voce tiver ventilação lateral de um fan de 120mm 70cfm já é o suficiente para voce colocar seu processador em 3GHz com o cooler original e ainda ficar bem frio...

Postado

Ae pistolão beleza?

tem alguam loja confiavel vendendo o Ferrari?

num acho em lugar nenhum...

queria uma com um preço bom...

ja tenho 3 Cooler master 70CFM 19db e vi que ele ja vem com 1 fan, ai da certinho para os 4 slots de fan de 120mm que ele tem ^^

valeu cara!

Postado

eu tenho um gabiente da goldship (kit bmw) e ele tem um tubo lateral que joga todo o ar do cooler do processador pra fora do gabinete, além de dezenas (isso mesmo, dezenas) de saidas pequenas de ar(tanto nas laterais, quanto na traseira e na frente)

será que se colocar uma gf9600 256 ddr3 e um athlon 5000+ eu terei problemas com ventilação??

a fonte é de 450hz

valeeu

Postado

beleza cara, vou comprar no ML!

tenho outra duvida....

quando os meus coolermaster chegaram, vi que os parafusos entram nele e depois emperram...

tem que forçar mesmo?

isso aconteceu com os 3...

não tive como forçar porque estava com uma chave pequena, depois eu tento com uma chave grande...

Postado
beleza cara, vou comprar no ML!

tenho outra duvida....

quando os meus coolermaster chegaram, vi que os parafusos entram nele e depois emperram...

tem que forçar mesmo?

isso aconteceu com os 3...

não tive como forçar porque estava com uma chave pequena, depois eu tento com uma chave grande...

cara instalei esses dias os meus 4 no meu CM690, e tem q forcar mesmo, ai ele vai ficar meio apertado e com isso vai evitar vibracoes =)

Postado

PistolaoBR, meu proximo computador terá esta configuração, e o gabinete muito provavelmente será o Coolermaster Elite 333. Tens alguma recomendação pra esse modelo? Sei lá, colocar algum fan adicional em algum lugar, e tal...Quer dizer,comprarei o R4-L2R-20CK-GP pra colocar na frente, e se couber, pra substituir o original traseiro. Isto é suficiente pra deixar o conjunto abaixo numa temperatura boa?

Este gabinete aceita um fan lateral? Pois vi no site que vem um duto, mas nao fala nada de fan lateral opcional

Por ultimo, existe alguma opcão melhor nesta faixa de preço,tendo em vista que nao penso em fazer nenhuma modificacao nas "chapas"?

Desculpe pelo post exagerado, se rolar uma ajuda agradeço!

falou!

Placa Mãe: M3A78-EM ou P5QC

Processador: phenom x4 9750 ou Q8200

Memória: 2x2GB DDR2 800MHz Kingston

Placa de Vídeo: Saphire HD 4850 512MB

Fonte: Coolermaster 500W

HD: 500GB SATA 32MB Cache(Samsung ou MAXTOR)

Gravador de DVD: LG, Sony, ou Samsung SATA

Postado

Pistolão, comprei o Ferrari no ML, ele vem com um cooler de 120mm com led azul, ele deve ser fraco mas mesmo assim vou manter ele....

mas onde eu coloco esse mais fraco?

na frente, no processador, na placa de video ou como exaustor traseiro?

valeu!

Postado

Galera,

Aproveitando esse tópico importantíssimo e maravilhoso, se possível, precisaria de umas respostas para minhas dúvidas.

A situação é a seguinte.

Comprei o gabinete da coolermaster elite 335.

Minha configuração é : q6600 go (quero levar até uns 3.0 ghz de clock), hd 320 gb, memória gskill p8500 1066 mhz - 4 GB, geforce xfx 9500 gt ddr3, placa mãe gigabyte p43-ds3l, fonte corsair 550 vx. Irei utilizar o cooler para processador de torre, modelo tx2-coolermaster.

Já li o magnífico tutorial do pistolão.

Já sei que tenho que cortar a grade traseira, e trocar o cooler que veio no meu gabinete CM 335, por um R4, para ter uma melhor exaustão.

Agora as dúvidas são as seguintes:

1° Só esse fan traseiro e um na frente de 120 mm(no lugar apropriado) seriam suficientes para refrigerar perfeitamente essa minha configuração?

2° Se não, caso não queira por uma baia fan (por opção), onde ficaria mais certo por as demais fans além da traseira: na lateral em cima das memórias rams, no teto como exaustor e, onde a dúvida é maior, ficaria melhor em cima da placa de vídeo ou no local apropriado, suporte na frente do gabinete? Isto é, é melhor refrigerar a placa de vídeo ou o HD e demais peças?

3° Ao total seriam ao todo 4 fans modelo R4 da coolermaster: uma atrás, um em cima, uma na lateral nas memórias rams, e a outra na placa de vídeo ou no suporte do gabinete. A dúvida é: realmente é necessário??? Não estaria eu exagerando com essas 4 fans???? O barulho irá incomodar, ficaria alto????

As minhas dúvidas são essas. Espero poder contar com sua ajuda,PISTOLÃO. E claro, se puderem, de alguns colegas dessa comunidade que é show de bola.

Aguardo orientações.

Desde já, muito obrigado!!!

Postado

SAIBOT84,

Não tem como eu responder sua mensagem pessoal visto que só tenho uma mensagem postada no fórum, e precisaria de cinco. Manda uma MP para mim de novo com o seu email no corpo do texto, que te respondo.

Até...

Postado

douto com com o tx2 voce só precisa mesmo de um fan traseiro como exaustão e um na frente nas baias ventilando, é o suficiente para ele chegar fria até 3.2Ghz, eu recomendo voce a comprar uma boa pasta termica de prata como a ocz freezer ou a noctua e passar o mínimo possível pois a pasta temica do tx2 não é tão boa...

Postado

Olá PistolaoBR,

já li o iníciop do seu tópico e achei muito interessante.

Mas desculpe a minha ignorância, mas onde ligo todos esses fans? Na placa mãe, na fonte?

Vejo que algumas placas mãe têm conectores para ligar por exemplo um fan do gabinete. E os outros fans?

Obrigado,

Postado

pode liga parte na mobo parte na fonte, ou comprar um ou mais controladores pra ligar as fans nele (s) e a energia q vai no controlador é com o mesmo tp de cabo q liga em HDs e DVDs.

Postado

Obrigado. Poderia indicar algum modelo de fonte com saída para alimentar fan?

Não conheço nenhuma controlador de fan, poderia indicar também?

Muito obrigado!

Postado

todas as fontes alimentam os fan, pois os fans usam 2 tipos de cabo, o de 4 pinos padrão para qualquer fonte, e ai eles vão rodar sempre em 100% de rotação, e os de 3 pinos de placa mãe, e ai a placa mãe vai controlar a rotação do fan, logo voce quem escolhe onde voce vai por e se voce quer eles na fonte, em 100% o tempo todo, ou na placa mãe... O detalhe é que na placa mãe voce tem um número finito de lugares para por, mas na fonte voce pode ligar quantos voce quiser...

Postado

Pistolão,

Eu não queria por o baia fan. O ideal então seria por o fan em cima das memórias rams? O fato das rams já ter o dissipador, a fan pode atrapalhar o funcionamento das memos?

Também já comprei a ARTIC SILVER 5, dá para por, com a mesma qualidade das pastas que você citou? Depois de abertas, realmente essas pastas tem prazo de validade de 12 meses, sendo que se usadas posteriormente não terão o mesmo efeito?

você prefere as fans ligadas na fonte 100% ou na placa mãe? O fato de ligar na fonte não seria tão prejudicial como deixar o processador funcionando a 100% a todo momento, como se o processador não tivesse aquele recurso by-step (não sei se é esse o nome correto do recurso que alterna o clock do processador, de menos para mais, e vice versa, de acordo com a necessidade)?

Postado

Olha se voce não quer por baia fan, poe então na lateral em cima das memórias mesmo como voce citou, assim ventila as memórias e da ar frio para frente do processador... até ajuda o fato das memórias terem dissipador...

E sobre os fans em 100% ou cotrolado pela placa mãe, é questão de ouvido, se o fan for silencioso mesmo em 100% deixa no talo o tempo todo mesmo, mas for desses barulhentos, acima de 20dB, ai deixa na placa mãe e só quando o processador estiver fanzendo servições pesados e esquentar muito que ele vai rodar em 100%... não se preocupe, mesmo overclockado o processador não fica no talo o tempo todo, somente quando ele processa algo pesado por assim dizer...

E a artic silver é a coca cola das pastas termicas de prata, mas na verdade não é das melhores não, no entanto, para voce está mais que o suficiente, ele já é bem melhor que a que vem no tx2... lembre coloque um pingo na base do dissipador do tx2 e espalhe com o dedo envolvido em saco plastico, pode ser o de supermercado mesmo, como se tivesse encerando, até quase sumir, e no processador voce coloca o suficiente para formar a camada mas fina o possível, espalhe com cartão de crédito... depois pressione o tx2 contra o processador e rode para espalhar ainda mais e dar mais contato, e retirar o ar, e ai prenda o tx2 na placa mãe, voce vai notar que a pasta termica meio que vai colar o cooler...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...