Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Pistolão, é melhor um cooler de 19cm na lateral ou 4 de 12cm?

Acho que a resposta vai ser a 2ª opção, mas só pra confirmar. ^_^

Tem de ver qual o fluxo de ar que os coolers produzem. O de 19 cm com certeza é bem maior que apenas 1 de 12 cm, além de ser bem mais silencioso por ter de girar em menor velocidade para produzir o fluxo. Mas comparando com 4 de 12 cm é praticamente certeza de que os 4 em conjunto produzirão um fluxo de ar bem maior, mas também muito mais ruído do que apenas 1 de 19...

Postado
Pistolão, é melhor um cooler de 19cm na lateral ou 4 de 12cm?

Acho que a resposta vai ser a 2ª opção, mas só pra confirmar. ^_^

Não tem como responder sem saber cfm e db não lagoni, olhe no site do fabricante e veja se tem informações, existem fans de 190cfm de 200cfm 17db, que são os melhores fans para lateral de um gabinete, mas... não são da thermaltake não :(

Postado

É, eu já resolvi, mesmo porque não quero coolers grandes.

Vou colocar de 12cm mesmo.

Agora estou fazendo um casemod!

Dá uma olhada, tá na minha assinatura, hahaha ^_^

Postado

Pessoal eu tenho uma dúvida a esclarecer, se voc~es puderem me ajudar eu agradeço.

Qual a diferença entre o Gabinete LeaderShip Gamer Blue EYE e o seu sucessor o Gabinete LeaderShip Gamer Blue EYE II?

Alguém poderia me esclarecer? E se vale realmente comprá-los?

Valeu.

Postado
Pessoal eu tenho uma dúvida a esclarecer, se voc~es puderem me ajudar eu agradeço.

Qual a diferença entre o Gabinete LeaderShip Gamer Blue EYE e o seu sucessor o Gabinete LeaderShip Gamer Blue EYE II?

Alguém poderia me esclarecer? E se vale realmente comprá-los?

Valeu.

crevslm,

Esse gabinete é o segundo modelo da linha gamer da Leadership, portanto o nome correto dele é Leadership Gamer II Blue Eye. Só que alguns vendedores encurtam o nome e acaba gerando essas diferenças.

Mas também vi algumas fotos mais recentes desse gabinete que a "turbina" frontal tem um desenho diferente. Até agora não vi nenhum desses ao vivo, mas acho que essa mudança é só cosmética.

[]'s

Postado

Se eu não me engano esse é o Kit com 4 fans da CoolerMaster que o pessoal cansou de discutir aqui nesse tópico.

Em geral, a conclusão a que se chegou é que é um ótimo custo-benefício. A ventilação não é lá exagerada mas são silenciosos e baratos. Se você não está com problemas absurdos de temperatura, provavelmente essa é uma ótima opção.

Postado
crevslm,

Esse gabinete é o segundo modelo da linha gamer da Leadership, portanto o nome correto dele é Leadership Gamer II Blue Eye. Só que alguns vendedores encurtam o nome e acaba gerando essas diferenças.

Mas também vi algumas fotos mais recentes desse gabinete que a "turbina" frontal tem um desenho diferente. Até agora não vi nenhum desses ao vivo, mas acho que essa mudança é só cosmética.

[]'s

Valeu amigo, abrigado.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá a todos, é minha 1º msg aqui neste forum e minha dúvida é a seguinte, pergunto ao PistolãoBR ou a quem puder me ajudar: possuo uma fonte da Thermaltake, modelo Butterfly Purepower 480w (W0019) : http://www.thermaltakeusa.com/purepower/W001920.htm

...e nela estas conectadas as peças abaixo citadas, se for comprar um gabinete e fazer a combinação tão citada aqui no forum com 4 Fans de 120 mm COMO PODERIA CONECTAR os fios de energia destas com minha fonte ??? Levando-se em conta que minha placa de video necessita fonte de alimentação de 400 W , existiria suplemento de energia restante da fonte sem falta para alimentação geral do micro? Pois pelo que vejo, não há cabos de conexão de energia suficientes nela para estas fans, e na placa mãe, meu modelo da Gigabyte (http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhe.produto&codigo_produto=3949) existe 1 Fan conector, senão me engano, já ocupado.:unsure:

Processador: Intel Dual Core E5200 2.5 GHZ | Placa Mãe: Gigabyte GA-G31M-ES2C (LGA 775) Intel G31 | Memória: 2 GB DDR2 800 MHZ kingston | VGA: GeForce 9600 GT Synergy da Zotac | 2 HD IDE: 120 GB SAMSUNG | DVD-rw LG SATA / Monitor: LG FLATRON 19 "

Postado

Olá, comprei o gabinete Cooler Master CM-590 e gostaria de saber qual seria a melhor posição das ventoinhas neste gabinete. A primeira impressão é que deveria se colocar nas laterais e frontal jogando ar pra dentro e na traseira e superior tirando o ar quente, então pergunto se seria esta a melhor opção? Abraço!

Postado
Olá a todos, é minha 1º msg aqui neste forum e minha dúvida é a seguinte, pergunto ao PistolãoBR ou a quem puder me ajudar: possuo uma fonte da Thermaltake, modelo Butterfly Purepower 480w (W0019) : http://www.thermaltakeusa.com/purepower/W001920.htm

...e nela estas conectadas as peças abaixo citadas, se for comprar um gabinete e fazer a combinação tão citada aqui no forum com 4 Fans de 120 mm COMO PODERIA CONECTAR os fios de energia destas com minha fonte ??? Levando-se em conta que minha placa de video necessita fonte de alimentação de 400 W , existiria suplemento de energia restante da fonte sem falta para alimentação geral do micro? Pois pelo que vejo, não há cabos de conexão de energia suficientes nela para estas fans, e na placa mãe, meu modelo da Gigabyte (http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhe.produto&codigo_produto=3949) existe 1 Fan conector, senão me engano, já ocupado.:unsure:

Processador: Intel Dual Core E5200 2.5 GHZ | Placa Mãe: Gigabyte GA-G31M-ES2C (LGA 775) Intel G31 | Memória: 2 GB DDR2 800 MHZ kingston | VGA: GeForce 9600 GT Synergy da Zotac | 2 HD IDE: 120 GB SAMSUNG | DVD-rw LG SATA / Monitor: LG FLATRON 19 "

Simples, ou adquira fans que tenham conectores molex (aqueles de 4 pinos de qualquer fonte), ou compre adaptadores para conectores de 4 pinos se seus fans possuem apenas 3, como os exemplos abaixo:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=39&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_103_128&products_id=39&osCsid=4oea27jtvs1e6ckhf0egegh157 (esse é mais caro mas possibilita o controle de rotação via PWM)

E não precisa ligar um fan em cada conector molex da fonte, pode ligar todos os fans em um só conector com as "extensões" que os adaptadores fornecem, para sobrar os outros conectores para outras peças do PC.

Olá, comprei o gabinete Cooler Master CM-590 e gostaria de saber qual seria a melhor posição das ventoinhas neste gabinete. A primeira impressão é que deveria se colocar nas laterais e frontal jogando ar pra dentro e na traseira e superior tirando o ar quente, então pergunto se seria esta a melhor opção? Abraço!

Também tenho um CM-590 e para mim a melhor configuração para os fans é a que vem impressa na própria caixa do gabinete: os dois laterais e o frontal jogando ar frio para dentro do gabinete e os dois superiores e o traseiro tirando o ar quente do gabinete (exaustores). Também tem como colocar um fan de 80x12,5mm na lateral direita do gabinete, atrás da placa-mãe, também servindo como exaustor. Só que não se acha esse tipo de cooler em nenhum lugar para comprar, somente 80x25...

[]s!

Postado

Ou Timmy, me desculpa a pergunta, só por curiosidade, o Gabinete eu comprei ontem e já foi enviado só estou aguardando a chegada, mais quanto fica as temperaturas em full aí?

Postado
Ou Timmy, me desculpa a pergunta, só por curiosidade, o Gabinete eu comprei ontem e já foi enviado só estou aguardando a chegada, mais quanto fica as temperaturas em full aí?

Então, meu PC ainda não está totalmente pronto. Eu comprei o gabinete, o monitor e as memórias. Já o resto das peças um "importador" vai trazer para mim do py, mas ele ainda não foi para lá (parece que está tendo uma operação da polícia federal na fronteira). Acho que ele só vai semana que vem...

Quando chegar eu monto o PC e posto as temps, ok?

[]s!

Ah, só pra constar, o CM-590 é excelente. Muito bem construído e muito fácil de mexer nele. Não perde em nada para o CM-690, a não no quesito "beleza"! :D

O CM-690 é mais bonito, e possui um cooler a mais (na parte inferior, logo a frente da fonte). De resto são iguais, até o espaço no interior é o mesmo.

Obrigado "Timmy" pelas dicas , eu não sabia que existia fácil de encontrar este adaptador molex para 3 pinos :huh:

Nem eu sabia! :D É que comprei o gabinete CM-590 nessa loja (Just Shop), e para completar os fans do gabinete comprei um kit de coolers de 120mm da Cooler Master que vinham somente com os conectores de 3 pinos. Ai perguntei para o vendedor (muito atencioso) se tinha algum adaptador e ele passou o link! :lol: Muito boa a loja, pode comprar lá sossegado!

[]s!

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, poderia repostar as fotos do tópico por favor?

Muitas delas expiraram, e não consigo visualiza-las para compreender melhor as grelhas... Se puder, agradeço, abraços.

Caso esteja normal e seja erro de minha internet, avise-me por favor =X

Postado

Então, Redfield. Nessa sexta-feira chegou o restante das peças e eu finalmente acabei de montar meu novo PC! :D

As temps não ficaram tão boas quanto eu imaginava, infelizmente... :(

A VGA fica em torno de 50~60ºC em idle e 75~80ºC em load. Postei lá no fórum oficial da HD 4890 e parece que essa é mesmo a temperatura normal da placa.

Já o processador está esquentando muito... Ele está cerca de 50~60ºC em idle! :eek: Em full load, jogando GTA IV, o PC simplesmente desligou e, quando religuei, entrei na bios e o processador estava a quase 90ºC!

Mas não acho que seja por causa do gabinete. Fiz besteira na hora de instalar o cooler, acho que pus muita pasta térmica (embora não tenha caído fora do processador).

Comprei um cooler Cooler Master Hyper TX2 para instalar no processador e uma pasta térmica Arctic Cooling MX-2. Hoje (terça) vai chegar os dois e vou instalar o cooler e postar depois o resultado!

Mas de resto a operação do PC é bem silenciosa, quase não se escuta os coolers. Três deles eu coloquei ligados direto na placa-mãe, e tem hora que eles rodam bem devagar mesmo - o que mostra que a temperatura interna do gabinete está bem razoável.

Acho que o único problema é a temp do processador. Quando eu resolver a besteira que fiz eu posto aqui as novas temps, ok?!

[]s!

Postado
Olá, alguem sabe me informar aonde achar modelos dos Argus citados no tópico para comprar? ou modelos parecidos... Abraços.

Acho que atualmente é impossível, infelizmente. Lembro que no final do ano passado, quando estava pesquisando pra montar um PC, só os vi à venda no Kabum. Agora também não acho em lugar algum. :(

Aliás, como tá difícil achar um gabinete simples com espaço pra fan de 120mm! Muito, muito difícil. Os gabinetes que têm são carissimos! Se alguém souber de um modelo barato que tenha espaço na traseira pra fan de 120, por favor, me avise. Nos outros lugares dá pra dar um jeito e tentar fazer furos, mas na traseira ou tem ou não tem...

• 2 semanas depois...
Postado

Cara, aqui no Paraguay só tem esses gabinetes baratos, Satellite, Mtek, Dr.Hank, a maioria é de 120 e é baratinho.

Acho que vou pegar o meu satellite aqui e fazer essas modificações que fala no topico.

Mas tem uma coisa estranha, no lado do gabinete tem 1 cooler de 80mm e embaixo dele tem um de 120 oO

Ah, e outro dia eu sentei em cima da tampa (eu tinha aberto ele pra ver umas coisas), e entortou ela, como vou desintortar agora?

Postado

Olá pessoal,

( Ainda não troquei a pasta térmica do processador :-P )

Estou pensando em já comprar um cooler para o processador. O grande problema é o preço deles ... 300 reais é muito caro ... comparando com o preço do processador.

Minha placa mãe é uma Crosshair 2 Formula ... Ela possui aqueles dissipadores em volta do processador ... Por isso segundo os conselhos do colega, deveria ser colocado um cooler tipo box mesmo (não o torre)

crosshair.jpg

Acontece que essa placa pelo menos aparentemente possui um heat pipe interligando todos varios componentes. E possui inclusive um cooler para ser instalado no dissipador mais em cima, ao lado do processador. Mas de acordo com a Asus, somente deve ser utilizado com watercooler ou cooler passivo no processador.

Outra coisa é que as minhas memórias já possuem um cooler próprio, aquele kit da corsair (assinatura), dependendo do modelo do cooler pode ficar difícil instalar ele em cima disso tudo.

No cooler box que eu uso atualmente, noto que o lado direito dele por onde o ar deveria sair, fica muito próximo das memórias... Acredito que dificulte a passagem do ar.

Resumindo toda a história e os detalhes acima, gostaria de saber se é possível ao invés de um cooler do tipo box, comprar um do tipo torre com o heat pipe direto no processador. E de alguma maneira suprir a refrigeração dos dissipadores que estão ao redor. Visto que o preço do cooler tower (R$180) é praticamente 100 reais mais barato do aque um box (R$280).

Obrigado pela ajuda ;-)

Postado

E ai pistola, meu gabinete estrago o botao de ligar ai tive que trocar de gabinete, eu tinha um gabinete velho encostado aqui, mas o gabinete é grande, só q ele é branco, tem alguma tinta spray pra pintar ele? mas q fique bunito, pra pintar o plastico e o metal.. valeu

• Membro VIP
Postado

stl134, você pode utilizar um cooler tipo torre sim. Utilize pequenos fans ou um fan na lateral, bem na altura deles para refrigerar os dissipadores da placa-mãe. Não haverá problema algum.

Postado

Procure descobrir se algum deles possui espaço para cooler traseiro de 120mm e de preferência a esses modelos. Realmente está difícil achar gabinetes com essa característica a preços acessiveis, então talvez compense mais comprar um gabinete baratinho com saidá para cooler de 80mm mesmo e fazer um buraco para cooler de 120mm no topo do case, entre a fonte e a baia. Apenas certifique-se de que a largura do gabinete escolhido suportará os componentes de seu PC, pois gabinetes com cooler traseiro de 80mm tendem a ser mais estreitos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...