Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Pistola,

Comprei 3 CM R4, pra ventilar o pc, coloco onde? Um atrás, um na lateral e o outro posso colocar onde?

Meu cooler do processador é padrão que ventila a placa mãe.

valeu

Postado
Pistola,

Comprei 3 CM R4, pra ventilar o pc, coloco onde? Um atrás, um na lateral e o outro posso colocar onde?

Meu cooler do processador é padrão que ventila a placa mãe.

valeu

Na frente.

[]'s

Postado

o ideal é voce por um atras como exaustor, um na lateral como ventilador + duto, e um na chapa superior como exaustor, todos com grelha, retirando o metal furadinho, sendo que o superior voce deve por grelha de proteção tanto dentro quanto fora, para proteger qualquer fio mais fino que sai da fonte de ser sugado pelas pas do fan superior. Mas depende do gabinete... alguns gabinetes não são cumpridos o suficientes para voce por o fan superior e a fonte sem sacrificar a 1ª baia de cima... primeiro é bom tu medir direitinho...

Postado

beleza então, ia colocar mais por decoração mesmo mais ja que atrapalha:dry:

sei q é bem mais caro do que o que você recomendou, mais esse cooler ( Cooler Master Hyper N620 - 6 HeatPipes - RR-B20-N620-GP ) realmente é melhor que o iceage?

e se eu colocar um fan na chapa superior com ventilador também vai atrapalhar?

Postado

Pistolão...muito obrigado por tirar todas minhas duvidas!:D

Por favor, peço a você mais um conselho seu....(si não for pedir muito:lol:)

Eu estava pensando a respeito sobre o gabinete que eu comprei.....e si eu fosse usar um cooler tipo torre com esse gabinete? Como você faria a ventilação dele?

Faço essa pergunta porque eu tenho um chieftec BA.01B-B-B e não sei como faria para por uma baia fan nele sobre as memorias ( como você recomenda nesse topico ) pois ele é muito grande e a baia fan ficaria a cima das memorias....e em baixo tem os suportes para os HDs......eu estava pensando em colocar um cooler tipo torre ao invés dos normais, pois teve alguns que eu gostei bastante....rsrsrsrs

aqui esta algumas fotos do gabinete para você ver:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1317/3

Com esse gabinete daria para "adaptar" um cooler de 12cm na altura das memorias como ventilador? si a resposta for sim, como você faria?

Obrigado pela sua atenção!!!!

Postado
o ideal é voce por um atras como exaustor, um na lateral como ventilador + duto, e um na chapa superior como exaustor, todos com grelha, retirando o metal furadinho, sendo que o superior voce deve por grelha de proteção tanto dentro quanto fora, para proteger qualquer fio mais fino que sai da fonte de ser sugado pelas pas do fan superior. Mas depende do gabinete... alguns gabinetes não são cumpridos o suficientes para voce por o fan superior e a fonte sem sacrificar a 1ª baia de cima... primeiro é bom tu medir direitinho...

Valeu Pistola, mas acho que no meu gabinete vai sacrifcar a minha primeira baia de DVD :( .

Vou medir hoje e ver o que dá pra fazer, se tiver alguma outra sugestão agradeço.

valeu, obrigado...

Postado
beleza então, ia colocar mais por decoração mesmo mais ja que atrapalha:dry:

sei q é bem mais caro do que o que você recomendou, mais esse cooler ( Cooler Master Hyper N620 - 6 HeatPipes - RR-B20-N620-GP ) realmente é melhor que o iceage?

e se eu colocar um fan na chapa superior com ventilador também vai atrapalhar?

Sim é melhor que o iceace 120, mas é quase a mesma coisa que o iceace primaboss, e fan na chapa superior serve para retirar o ar quente que se acumula no topo do gabinete, mas nos casos de coolers tower o ar quente é todo jogado para a traseira... logo é completamente desnecessário...

Pistolão...muito obrigado por tirar todas minhas duvidas!:D

Por favor, peço a você mais um conselho seu....(si não for pedir muito:lol:)

Eu estava pensando a respeito sobre o gabinete que eu comprei.....e si eu fosse usar um cooler tipo torre com esse gabinete? Como você faria a ventilação dele?

Faço essa pergunta porque eu tenho um chieftec BA.01B-B-B e não sei como faria para por uma baia fan nele sobre as memorias ( como você recomenda nesse topico ) pois ele é muito grande e a baia fan ficaria a cima das memorias....e em baixo tem os suportes para os HDs......eu estava pensando em colocar um cooler tipo torre ao invés dos normais, pois teve alguns que eu gostei bastante....rsrsrsrs

aqui esta algumas fotos do gabinete para você ver:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1317/3

Com esse gabinete daria para "adaptar" um cooler de 12cm na altura das memorias como ventilador? si a resposta for sim, como você faria?

Obrigado pela sua atenção!!!!

Amigo antes de voce optar por cooler torre voce deve verificar se é a melhor escolha para a sua placa mãe... E não entendi essa de baia fan em cima das memórias??? baia fan fica na frente nas baias de DVD... E no caso de cooler tower o tópico já mostra como deve ser feito, é só um fan na frente e um atras de 120mm, bem estilo ao meu AIR CANNON O.C. da assinatura, só que voce não precisa do duto de ar frontal, ou o fan lateral em cima da placa de vídeo, só um na frente e um atras de 120mm.

Postado

Amigo antes de voce optar por cooler torre voce deve verificar se é a melhor escolha para a sua placa mãe... E não entendi essa de baia fan em cima das memórias??? baia fan fica na frente nas baias de DVD... E no caso de cooler tower o tópico já mostra como deve ser feito, é só um fan na frente e um atras de 120mm, bem estilo ao meu AIR CANNON O.C. da assinatura, só que voce não precisa do duto de ar frontal, ou o fan lateral em cima da placa de vídeo, só um na frente e um atras de 120mm.

Então pistolão....desculpe si eu fiz a pergunta confusa....vou tentar explicar melhor...:)

A baia fan fica na frente das baias de DVD, só que você recomenda colocar essa baia fan "na mesma direção das memorias", ou seja....na mesma altura..jogando ar frio que vem de fora na placa mãe...certo?..no caso do seu AIR CANNON O.C. esta perto e na mesma direção das memorias...correto? Mas o chieftec BA.01B-B-B ele tem 5 baias de DVD que ficam acima da placa mãe instalada, pois esse gabinete é muito alto e si eu colocar uma baia fan de 12cm na parte mais baixa possivel, esse fan vai ficar mandando ar na direção da fonte....em baixo tem o os lugares para instalar varios HDs(onde ja vem preparado para por 3 fans de 8cm...você recomenda fans aqui?)...mas esses HDs são instalados de lado....tem como eu adaptar um fan de 12cm nessa parte? Pergunto isso pois si eu colocar 2 fans como exaustor e o cooler tipo torre do processador apenas eu acho que ficaria sem ventilação na placa mãe.....bom... resumindo....si você tivesse esse gabinete e resolvesse usar cooler tipo torre, como você faria? ou teria que usar cooler "normal" mesmo?

https://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=16790

Sobre a placa mãe eu ainda estou na duvida entre duas, ja que eu decidi usar DDR3...uma intel e outra para AMD...pois tenho só o gabinte e fonte ainda....(fonte seventeam 620PAF)

MB S775 Gigabyte GA-EP45T-UD3LR - Rev 1.0

MB AM3 Asus M4A78T-E

Obrigado pela ajuda Pistolão....

Postado

Alguem pode me indicar um gabinete grande e largo, sem nenhuma frescura de neon, led etc, mas que tenha espaço para fan frontal, traseiro e lateral? Dos mais baratos

Abraços

Postado
Alguem pode me indicar um gabinete grande e largo, sem nenhuma frescura de neon, led etc, mas que tenha espaço para fan frontal, traseiro e lateral? Dos mais baratos

Abraços

Na primeira página tem alguns modelos que o Pistolao indicou.

Veja lá

Postado
Tenho que usar uma serra copo de quantos milímetros para colocar o fan de 120MM?

valeu...

Fratucci melhor voce levar numa serralheria para ele fazerem o corte circular, com serra copo deles ou com tico tico, do que voce comprar uma, mas tem que ser serra copo de 110mm-118mm

beleza, então vou optar pelo primaboss.

quanto a acrilico qual a melhor espessura?

Entre 3 a 4 mm de espessura tá bom já...

Então pistolão....desculpe si eu fiz a pergunta confusa....vou tentar explicar melhor...:)

A baia fan fica na frente das baias de DVD, só que você recomenda colocar essa baia fan "na mesma direção das memorias", ou seja....na mesma altura..jogando ar frio que vem de fora na placa mãe...certo?..no caso do seu AIR CANNON O.C. esta perto e na mesma direção das memorias...correto? Mas o chieftec BA.01B-B-B ele tem 5 baias de DVD que ficam acima da placa mãe instalada, pois esse gabinete é muito alto e si eu colocar uma baia fan de 12cm na parte mais baixa possivel, esse fan vai ficar mandando ar na direção da fonte....em baixo tem o os lugares para instalar varios HDs(onde ja vem preparado para por 3 fans de 8cm...você recomenda fans aqui?)...mas esses HDs são instalados de lado....tem como eu adaptar um fan de 12cm nessa parte? Pergunto isso pois si eu colocar 2 fans como exaustor e o cooler tipo torre do processador apenas eu acho que ficaria sem ventilação na placa mãe.....bom... resumindo....si você tivesse esse gabinete e resolvesse usar cooler tipo torre, como você faria? ou teria que usar cooler "normal" mesmo?

https://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=16790

Sobre a placa mãe eu ainda estou na duvida entre duas, ja que eu decidi usar DDR3...uma intel e outra para AMD...pois tenho só o gabinte e fonte ainda....(fonte seventeam 620PAF)

MB S775 Gigabyte GA-EP45T-UD3LR - Rev 1.0

MB AM3 Asus M4A78T-E

Obrigado pela ajuda Pistolão....

Sua placa mãe está ótima para um cooler tower, no seu caso seu gabinete não vai precisar de ventilação extra não, ele é bem espaçoso, não precisa modificar nada, só colcoar os 3 fans ali ventilando os hds e os 2 de 120mm em cima e em baixo como exaustor, já está ótimo...

Postado
Fratucci melhor voce levar numa serralheria para ele fazerem o corte circular, com serra copo deles ou com tico tico, do que voce comprar uma, mas tem que ser serra copo de 110mm-118mm

Não vou fazer em casa não rs, só queria saber o tamanho da serra pra falar pro cara da serralheria.

Obrigado...

Postado

Valeu Pistolão.....vou comprar 2 cooler de 120mm indicado aqui no topico e mais 3 cooler de 80mm......você (ou alguem) tem alguma sugestão de cooler de 80mm?

achei esse aqui: Cooler Gabinete 8cm Noctua NF-R8-1800...porém ele esta muito caro, cerca de R$50,00 reais cada...:eek:

vi esse aqui tambem: Fan 80mm Thermaltake A1357 Smart Case Fan II 3-pinos

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_298&products_id=2795

Fluxo de ar excelente no modo normal, porém o barulho....:lol:

Obrigado pela sua opinião....

Postado

Pistolão, tentei achar os gabinetes indicados e só encontrei o Cooler Master. Será que dá pra atualizar o tóipco com outras sugestões? Na maioria das lojas online não vem dados como espaço pra ventoinhas traseiras e dianteiras.

Meu próprio gabinete só tem espaço pra ventoinhas de 80mm, q já li, não são uficiente pra puxar o ar pra fora, certo? Então queria trocá-lo , sem ter q gastar muito.

Obrigado!

Postado

FurlanFufi, dependendo da largura do seu gabinete até cabe o Fan de 120,

Se você tiver um pode medir pra ver se cabe.

Vai ter q cortar a grade furada mesmo para colocar a grelha.

fui...

Postado

Fratucci, pelo q medi aqui, nao cabe não, mesm que eu cortasse, e na frente tb só cabe um de 8

fiquei navegando sas paginas desse tópico, e o case mais barato q achei ainda é o cooler master elite, q tá 140 paus na loja mais barata que achei.

Se achasse um gabinete de até 80 reais sem fonte dava pra trocar e tal, mas tá complicado com esse preço, ainda maisq depois vou comprar fans e provavelmenet um cooler pra poder fazer um over pequeno.

Ah, uma dúvida, minha placa-mãe tá chegando nos 43 °, uma ga ep43 ds3l, isso é muito?

Postado

É difícil encontrar mesmo na net com descrição de fan de 120mm, menos de 100 conto.

Também procurei e encontrei o Cooler master de R$ 140.

Mas não tenho grana pra pagar isso agora. Ja comprei os fans e vou tentar colocar no meu gabinete, se não der deixo pra outro dia rs.

Não sei se essa temp. é normal da sua MOBO.

Postado

Pistolão e amigos do fórum, preciso de uma dica de vocês. No final do mês vou montar meu gabinete. Só que estou com algumas dúvidas. Tô pensando em fazer algo do tipo: 1 FAN de 12cm na parte traseira(exaustor), 3 FANS de 12cm na lateral(admissão), 2 FANS de 12cm na parte superior(exaustor), 1 FAN de 12cm na parte inferior entre a placa de vídeo e o suporte para hds(admissão), e 1 FAN de 12cm na parte frontal inferior(admissão), 1 FAN de 12cm com baia fan(exaustor). Também vou usar um exaustor pci da evercool para a placa de vídeo. Minha maior dúvida é a seguinte: com essa adaptação ai eu vou conseguir um bom resfriamento, pois a temperatura aqui na minha cidade nessa época do ano chega próximo dos 40°, e a sensação térmica ultrapassa os 40°. Agora imaginem a temp. interna no gabinete:eek:. Ontem a gpu chegou a ficar em 60° em idle:eek:. Jogar com um temp. dessa nem pensar. O maior problema mesmo tá sendo achar um bom gabinete aqui, só tem gabinete enfeitado, parecendo coisa de bixinha custando na casa dos R$300. vocês podem me indicar um bom gabinete com essas especificações: (L +/-215mm), (A +/-490mm), (P +/-500mm). Sobre o preço, de preferência o mais barato possível, mas se não tiver jeito, pelo menos ficando na casa dos R$180 a 200 tá bom. OBS: minha fonte é uma goldship real power 600W, sei que ela não é boa, mas trocá-la no momento tá fora de cogitação pela falta de verba. Será que ela aguenta todos esses coolers? Desde já agradeço sua atenção. Excelente tópico que você criou pistolão, parabens^_^.

Postado

de boa voce só precisa de 2 na lateral, 1 superior e 1 traseiro, não precisa mais que isso, os 2 na lateral são:

1. soprando ar no processador

2. soprando ar para a placa de vídeo

Ou um só na lateral se o seu gabinete caber fan de 120mm na frente, na parte de baixo, perto dos hds, ele também

E um na traseira e um na chapa superior como exuastor, mais que isso é bobeira...

E entenda que fonte de alimentação ruim é um dos principais produtores de calor dentro do pc, essa sua então é um secador de cabelo amigo...

Postado
de boa voce só precisa de 2 na lateral, 1 superior e 1 traseiro, não precisa mais que isso, os 2 na lateral são:

1. soprando ar no processador

2. soprando ar para a placa de vídeo

Ou um só na lateral se o seu gabinete caber fan de 120mm na frente, na parte de baixo, perto dos hds, ele também

E um na traseira e um na chapa superior como exuastor, mais que isso é bobeira...

E entenda que fonte de alimentação ruim é um dos principais produtores de calor dentro do pc, essa sua então é um secador de cabelo amigo...

Valeu amigo pela dica sobre os coolers, agora entendi!! Sobre a fonte vai ser o jeito usar ela mesmo, pois no momento não tô podendo de jeito nenhum fazer um gasto extra, mas valeu pelas dicas, abraços:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...