Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
achei num site um adaptador para usar fan de 100 no lugar de um de 80 sem precisar de cortes

alguem ja usou? com ele se tem o mesmo desempenho q teria num espaço proprio para o de 120?

Eu acho que terá o mesmo desempenho do fan de 120mm, mas restrito ao diâmetro do de 80mm (claro! :D).

[]s!

Postado

olá caros colegas. fiquei muito feliz por encontrar esse tópico, pois estou prestes à comprar um pc novo, e acho que aqui tem muitas pessoas com bom conhecimento, principalmente o colega Pistolão. é o seguinte: trabalho com o 3Dmax, para renderizar imagens que deixam o pc operando durante horas à 100%, e agora vou pegar um i7 920 com placa mãe asus p6t deluxe v2, 6 giga de ram em triple chanel, uma vga nvidia GTX 260, fonte corsair de 650 w, dois HDs 160 e 500 giga, e gravador de dvd. aqui onde moro, no verão a temperatura ambiente chega aos 38° e até 40º frequentemente. então penso que devo me preocupar com o gabinete e com o cooler do processador. inicialmente eu estava pensando no cooler Akasa Nero, mas agora já estou em dúvida devido ao que li por aqui. e quanto ao gabinete, eu estava pretendendo pegar o coolermaster CM690, uma segunda opção seria o Leadership 1505 que é quele pra servidor com fan lateral de 22cm, e ainda uma terceira opção, a mais em conta, seria o coolermaster elite 333, mas agora, diante de tanta informação acabei ficando com muitas dúvidas. e gostaria que diante dessa configuração e da temperatura que tenho aqui, os colegas me indicassem a melhor opção para o gabinete e cooler do processador, e ainda se é necessário fazer alguma alteração no gabinete. agradeço desde já e desejo sucesso à todos.

Postado

Olá pessoal, tudo bem ? Leio a bastante tempo as dicas aqui do forum de vocês, e vocês estão realmente de parabéns. Esta é minha primeira postagem no forum, e adoraria uma dica de vocês. É o seguinte:

Encomendei para mim (chega ainda essa semana) Uma mobo Ecs A790GXM-AD3 juntamente com um processador Phenom II X3 720 Black Edition. Li os posts do PistolãoBr a respeito da parte de refrigeração de gabinetes e gostei muito das 2 opções que ele oferece. Pretendo comprar um cooler novo para subistituir o cooler box que acompanha o Phenom (é bem quente aqui em Minas rss).

Na opinião de vocês do forum, considerando minha futura placa mãe, eu deveria comprar um cooler de processador do tipo Tower ou do tipo "Horizontal" ? Tendo essa informação eu posso partir para um dos 2 projetos do PistolãoBr. Muito obrigado a todos vocês desde já, esse forum com certeza é referência na net.

Postado
Olá pessoal, tudo bem ? Leio a bastante tempo as dicas aqui do forum de vocês, e vocês estão realmente de parabéns. Esta é minha primeira postagem no forum, e adoraria uma dica de vocês. É o seguinte:

Encomendei para mim (chega ainda essa semana) Uma mobo Ecs A790GXM-AD3 juntamente com um processador Phenom II X3 720 Black Edition. Li os posts do PistolãoBr a respeito da parte de refrigeração de gabinetes e gostei muito das 2 opções que ele oferece. Pretendo comprar um cooler novo para subistituir o cooler box que acompanha o Phenom (é bem quente aqui em Minas rss).

Na opinião de vocês do forum, considerando minha futura placa mãe, eu deveria comprar um cooler de processador do tipo Tower ou do tipo "Horizontal" ? Tendo essa informação eu posso partir para um dos 2 projetos do PistolãoBr. Muito obrigado a todos vocês desde já, esse forum com certeza é referência na net.

Não sou expert em ventilação como o Pistolão :D, mas na minha opinião se o gabinete que você adquirir for bem ventilado (tiver vários locais para instalação de fans ou for possível furar para colocá-los), um cooler torre com uma baia fan ficaria de ótimo tamanho, embora não ventile na região da placa-mãe ao redor do processador. Para isso, seria interessante você instalar pelo menos um fan de 120mm na lateral do gabinete ventilando na região da placa de vídeo e pegando parte do processador (dependendo do tamanho do cooler torre e do gabinete não será possível colocar um fan na lateral na direção do processador) e outro de 120mm servindo como exaustor na parte traseira do gabinete.

Se você preferir um cooler horizontal, coloque pelo menos uns 2 fans de 120mm na lateral do gabinete, um na altura do processador e outro na altura da placa de vídeo, sendo que também é necessário um cooler de 120mm de exaustão na parte de trás do gabinete, sendo também possível colocar outro de exaustão na parte de cima.

[]s!

Postado

Pois é Timmy. Por isso minha dívida. Pois li que placas mãe com dissipadores a mais, é mais aconselhável cooler horizontal. Mas prefiro ouvir as opiniões dos colegas do forum antes de comprar qualquer um deles. Obrigado pela resposta, e vamos ver o que os outros colegas dirão.

Postado

mudança de planos. acabo de comprar o gabinete Cooler Master Cosmos S – RC1100. o restante continua o mesmo. esse gabinete é bem grande, e tem vários fans, inclusive um lateral de 20cm. então qual seria o melhor modelo de cooler de processador para usar nesse gabinete? agradeço as dicas.

Postado

ninguém se habilita a responder? a dúvida basicamente é que cooler de processador usar num gabinete cosmos s rc 1100, com placa mãe asus p6t deluxe v2 e processador i7 920. fora isso serão dois HDs, placa de vídeo quadro fx 580 ou gtx 260, fonte -+650W corsair, e 6 ou 12 giga de memória ram. sendo que trabalho com o 3Dmax, e o pc fica horas renderizando à 100%...agradeço quem der uma luz.

Postado
Pois é Timmy. Por isso minha dívida. Pois li que placas mãe com dissipadores a mais, é mais aconselhável cooler horizontal. Mas prefiro ouvir as opiniões dos colegas do forum antes de comprar qualquer um deles. Obrigado pela resposta, e vamos ver o que os outros colegas dirão.

Cara pelo que vi na net sobre sua placa o recomendado seria um cooler horizontal. Existem dois dissipadores que ficariam sem fluxo de ar caso você utilizasse o cooler tipo torre ;). Caso você opte por um cooler tipo torre no final das contas é indicado que você conduza parte do fluxo de ar até o chipset com um algum tipo de barreira que conduza o vento para baixo

Postado

Valeu irmão. Vou seguir seu conselho, acho q comprarei o Vortex 752, creio q ele já atenderá minhas necessidades. Achei o cooler box do meu x3 720 BE meio franzininho rsss. valeu

Postado

Galera tenho esse gabinete da foto Um satelite L590 gostaria de saber se ele é um bom gabinete esse cooler do lado é realmente bom ou é so catavento ?quanto custa em media ? não sei se é um bom gabinete e um amigo meu ta querendo compra : )

Grato !!!

post-472531-13884953093169_thumb.jpg

Postado

Eu tenho um gabinete meia boca aqui, então to pensando em pega um bem bomzim e barato e depois brinca de mod nele.

Será que esse leadership presta? Não me parece que de para colocar um fan de 120 na traseira.

Leadership Sidewnder

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107574178-gabinete-gamer-sidewinder-pc-tuning-preto-cooler-neon-azul-_JM

Imagem:

http://www.z8computadores.com.br/gabinete1.jpg

Obrigado!

Postado

Rapá, se eu tivesse lido aqui antes... Comprei uns coolers Evercool Green... Eles não são possantes como precisavam ser, além do meu gabinete ser um LIXO (fan de 80 atrás...)

Ainda dá pra fazer algum uso desses evercoool aqui?

vou comprar outro gabinete q dê pra cortar e por cooler de 120 atrás.

Não é à toa q tá todo quente aqui!

Alguma sugestão atual de gabinete barato e não tão feio?

Esses clone ferrari eu num acho mais e cooler master série 330 tá difícil também...

Foraq São Luís/MA é um lixo pra essas coisas

Postado
Eu tenho um gabinete meia boca aqui, então to pensando em pega um bem bomzim e barato e depois brinca de mod nele.

Será que esse leadership presta? Não me parece que de para colocar um fan de 120 na traseira.

Leadership Sidewnder

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107574178-gabinete-gamer-sidewinder-pc-tuning-preto-cooler-neon-azul-_JM

Imagem:

http://www.z8computadores.com.br/gabinete1.jpg

Obrigado!

cara, esse gabinete não vale o que custa. Nem tem como colocar fan de 120 na traseira. Pega um coolermaster elite 330 que é muito mais negócio

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_154_161&products_id=434&osCsid=5oehmcb4srnaqrs14ou33dc2n3

Postado

Ae cara.. a Cooler Master paro de fabricar esse processador ae de 90CFM ?? porque não acho em local algum .. e não achei ele também nem no site da Cooler Master.... sabe de algum lugar que posso encontrar ?

Postado
Ae cara.. a Cooler Master paro de fabricar esse processador ae de 90CFM ?? porque não acho em local algum .. e não achei ele também nem no site da Cooler Master.... sabe de algum lugar que posso encontrar ?

http://www.coolermaster.com/product.php?category_id=3554&product_id=4355

na versao em portugues do site nao tem mesmo... e esse link confirma que o fan nao chega nem perto de 90CFM. Ainda assim, o CFM é muito bom considerando o nivel de ruido dele. Melhor custo beneficio com certeza, pelo menos aqui no Brasil.

fui na santa efigenia e nao achei, mas tambem nao costumo ter muita paciencia quando vou la e ficar entrando loja por loja.

acabei comprando on line mesmo, nessas eu sei que tem disponivel:

http://spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2448

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=24_132&products_id=1503

as outras que procurei o fan consta como indisponivel.

Postado
http://www.coolermaster.com/product.php?category_id=3554&product_id=4355

na versao em portugues do site nao tem mesmo... e esse link confirma que o fan nao chega nem perto de 90CFM. Ainda assim, o CFM é muito bom considerando o nivel de ruido dele. Melhor custo beneficio com certeza, pelo menos aqui no Brasil.

fui na santa efigenia e nao achei, mas tambem nao costumo ter muita paciencia quando vou la e ficar entrando loja por loja.

acabei comprando on line mesmo, nessas eu sei que tem disponivel:

http://spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2448

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=24_132&products_id=1503

as outras que procurei o fan consta como indisponivel.

Massa.. será que se eu comprar um ELITE 330.. da pra ficar com ele do jeito que ele vem.. só o duto + cooler traseiro que não deve ser de tão boa qualidade... porque se eu comprar o computador.. vou ter que esperar pra colocar os coolers(traseiro,lateral e em cima ) .. minha config vai ser essa

C2D E6550

P5KPL/1600

2x2GB 800Mhz

160GB

9600GT GDDR3 512/256

será que da pra mim ficar sem esse cooler por uns 2 ou 3 meses.. com o ELITE 330.. sem ter problemas com aquecimento..

Postado
Massa.. será que se eu comprar um ELITE 330.. da pra ficar com ele do jeito que ele vem.. só o duto + cooler traseiro que não deve ser de tão boa qualidade... porque se eu comprar o computador.. vou ter que esperar pra colocar os coolers(traseiro,lateral e em cima ) .. minha config vai ser essa

C2D E6550

P5KPL/1600

2x2GB 800Mhz

160GB

9600GT GDDR3 512/256

será que da pra mim ficar sem esse cooler por uns 2 ou 3 meses.. com o ELITE 330.. sem ter problemas com aquecimento..

Eu acho que seria melhor ter pelo menos um fan de 120 pra jogar ar frio dentro do gabinete, na tampa lateral no lugar do duto ou abaixo dele (eu colocaria no lugar do duto, principalmente se voce vai usar o cooler original do processador). E como já foi explicado pelo autor do tópico, é uma boa cortar aquela grade da parte de tras do gabinete e de qualquer outro lugar onde você for instalar os fans e substituir por grelhas. Melhora o fluxo de ar e diminui o barulho.

• 3 semanas depois...
Postado

Bom basicamente é o mesmo que o pessoal, eu estou com problema pra achar um gabinete a um bom preço. Moro proximo de BH, e procurei na Hardplus, OficinaDosBits, Waz, dentre outras... e nada de achar o bendito.

Estou procurando um gabinete que tenha possibilidade de instalar um cooler de 12x12 na traseira e frente... e que seja barato mesmo no maximo 100 e pocos, já que pretendo fazer um casemod, até tinha um modelo, o Empire Smart 5970 mas ele esgotou igual agua!

olhei no Kabum e alguns outros sites e não achei um gabinete barato com essa possibilidade do cooler, já fiz toda a pesquisa sobre o casemod, e a refrigeração, to com o projeto digitado, só falta o gabinete mesmo, ninguem pode ajudar ai mandando algum link de algum gabinete bacana de uma boa loja não? obrigado!

• 2 semanas depois...
Postado

Comprei um Nilko NK770 na WAZ. Está difícil de encontrar gabinetes com espaço para ventoinhas de 12cm atrás. Somente os mais caros. Ignorei totalmente a exaustão pela parte de trás, e meu sistema será o seguinte: Apenas 2 ventoinhas de 12cm. Uma em cima do gabinete, como exaustão, e uma na lateral, bem em baixo, no centro inferior, como ventilação. Depois eu posto os resultados do mod. Uma solução econômica e eficiente, visto que tem que apenas seguir a regrinha: Ar frio, pesado (sempre embaixo) - Ar quente, leve (sempre em cima). O mod precisa garantir esse fluxo para uma refrigeração adequada. Exaustão otimizada, sempre será em cima do gabinete, e não atrás, debaixo da fonte, quase no meio do gabinete. Mesma coisa a ventilação, otimizada, somente em baixo, e não em cima de chipset ou processador.

Postado

Galera, pra quem ta procurando gabinete, da uma olhada nos gabinetes da hardplus, chegaram varios gabinets da cooler master elite, do 330 ao 335, estes são excelentes custos beneficios, estão saindo por 149... estou entre eles e o blue eye que esta 189 (sei que alguns nao recomendam, mas é que se eu comprar o CM, vou ter que mexer nele... vai sair melhor, porém mais caro... e nao to podendo gastar pois acabei de trocar a placa de video hehe)

• 4 semanas depois...
Postado

Custo-Benefício para mim, não são esses gabinetes CoolerMaster, de 150 à 200 reais. Custo-benefício para mim é o Nilko, de 89,00 reais. Um excelente gabinete - contanto que você modifique-o para receber fans maiores. Anexei a imagem do meu modificado, logo depois de montar as ventoinhas - não insisti com fans na traseira nem frontais - meu negócio foi apenas seguir a lei da física - ar frio em baixo e ar quente em cima. Temperatura da CPU: 33ºC/ Mobo: 29°C (em idle). Outro detalhe: Os furos laterais de passagem de ar, estão contidos com Chiffon (pano), para que o ar não tenha escape por nenhum furo no chassi - assim ele faz o caminho do fluxo com eficiência. - Somente 2 fans. Tutorial ainda sendo construído em PDF.

post-579720-13884953810629_thumb.jpg

Postado

colocar um exaustor de slot abaixo da VGA ajuda na ventilação?

Tenho um 120 frontal... outro na traseira e mais o da fonte... porém minha 8600 esta em idle com 59º de temperatura (já troquei o cooler e pasta da placa)... estou achando que esta concentrando calor abaixo da VGA... por isso ideia de colocar um cooler de slot abaixo dela...

Postado

Ventilação tem que respeitar as leis da física. Não adianta encher o gabinete de fans, se o fluxo de ar não for otimizado e eficiente, só vai virar um barulhão e vai abaixar pouco a temperatura.

No caso de uma VGA esquentadinha, coloque 2 fans na lateral, mas na parte bem inferior da tampa, em linha horizontal, e 2 exaustores na parte superior, sendo meio e frente - onde acumula todo ar quente da máquina. Numa configuração dessa duvido que alguma coisa fique ainda quente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...