Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo Sapphire HD 4850


Posts recomendados

Achei incrível o cooler dela nem ocupa 2 slots, e tem uma entrada auxiliar apenas de energia, boa mesmo, imagino como vai ficar um HD 4870 X2, se é que será necessário todo esse poder, que venham Stalker 2, Farcry 2, e Crysis 2, ai veremos...Jogar com mais de 40 FPS nem precisa com 25 FPS já roda lisinho pro olho humano, agora mais de 200 fps em very high e com uma resolução gigante é um absurdo, é o mesmo que andar em uma Ferrari a 20 km/h.

Na www.pluginformatica.com.br estão vendendo por R$ 674,00 mais frete, ta mais barato que uma HD 3870, quero esperar até agosto pelas HD 4870 X2 pra ver a força bruta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótima placa de vídeo da ATI! Pau a pau com as top da nVidia! Quero ver a HD 3870, com certeza vai cutucar a GTX 280!
Achei incrível o cooler dela nem ocupa 2 slots, imagino como vai ficar um HD 3870 X2.....

Acho que vocês estão querendo dizer HD4870, porque a 3870 já foi lançada faz tempo...

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se iluda, os SPs da ATI são multiplicados por cinco, por exemplo, a RADEON 4870, consta que ela tem 800 SPs ! Mas na verdade ela só tem 160 SPs, pelo que andei lendo, cada SP da ATI consegue executar até cinco Threads e, por isso, é dito o valor multiplicado por 5.

Onde leu isso???? Nao estou dizendo q é mentira, só estou curioso p/ ler a respeito dessa informaçao?

Algum moderador pode se manifestar sobre a veracidade dessa informaçao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Onde leu isso???? Nao estou dizendo q é mentira, só estou curioso p/ ler a respeito dessa informaçao?

Algum moderador pode se manifestar sobre a veracidade dessa informaçao?

Na verdade a coisa não é tão simples, o RV770 tem 10 núcleos SMID, cada um deles com 16 unidades "stream processor", e cada unidades destas tem 5 ALUs, e mesmo os 5 ALUs não são todos iguais, tem 1 mais complexo e 4 mais simples. Portanto da sim 160 unidades "stream processor" (SP), com um total de 800 ALUs, o que a AMD chama comercialmente como 800 SPs. O R600 tinha 64 unidades SP também cada uma com 5 ALUs dando um total de 320 ALUs, que ele chamavam comercialmente como 320 SPs. Mas além de aumentar pra mais do dobro, os SPs foram também melhorados tendo sua eficiência melhorada em 40% segundo a AMD, já que vale lembrar que nem sempre todos os ALUs estão funcionando, a capacidade máxima do chip são os 800, portanto eles funcionam a medida da necessidade. E o resultado disto é que os SPs do RV770 pode portanto processar 800 instruções concorrentes. Já os 240 SPs da GT200 só podem executar uma instrução cada, mas podem ter ajuda dos 60 SFUs, o que da uma capacidade de processamente no total de 480 instruções concorrentes, ainda uma diferença muito grande.

Portanto não vejo problemas na AMD vender como 800 SPs já que os SPs são diferentes, os das AMD executam até 5 instruções enquanto os da Nvidia executam não mais que 1 instrução, mas podem ter ajuda dos 60 SFUs por isso que o total não da 240 mas sim 480 instruções concorrentes...

Tanto que para calcular quantos TFLOPS o chip é capaz os 800 entra na conta:

HD4870 - 800 execution units * 2 flops/unit (for a multiply-add) * 750MHz = 1.2 TFLOPS

GT280 - 240 SPs * 2 flops/unit (for multiply-add) + 60 SFUs * 4 flops/unit (when doing 4 scalar muls paired with MADs run on SPs)) * 1296MHz = 933.12 GFLOPS

Se quiser ler mais sobre a arquitetura do RV770 recomendo estes 2 links:

X-bit Labs - When 160 Equals 800

Anandtech - Building a RV770

Aqui tem um breve resumo, embora este link não tenho muito pra se ler mais à fundo sobre a arquitetura do RV770:

The RV770 has 10 SIMD cores, as you can see, and each them contains 16 stream processor units. You may not be able to see it above, but each of those SP units is a superscalar processing block comprised of five ALUs. Add it all up, and the RV770 has a grand total of 800 ALUs onboard, which AMD advertises as 800 "stream processors." Whatever you call them, that's a tremendous amount of computing power—well beyond the 320 SPs in the RV670 GPU powering the Radeon HD 3800 series. In fact, this is the first teraflop-capable GPU, with a theoretical peak of a cool one teraflops in the Radeon HD 4850 and up to 1.2 teraflops in the Radeon HD 4870. Nvidia's much larger GeForce GTX 280 falls just shy of the teraflop mark.
Fonte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo teste de uma bela VGA!

Só achei engraçado esse pedaço do texto:

"Nos dois jogos mais pesados hoje - Crysis e Call of Duty 4 – ambas as placas obtiveram desempenhos similares."

Call of Duty 4, pesado? Tá de brinca, né? :lol:

Mas tirando esse pequeno errinho, a matéria está bem legal, e deu uma reviravolta aqui. Estava quase certo de pegar a 9600GT.

Terei que rever conceitos agora.

Mas é isso aí, tudo de bom para a equipe do Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em partes era um ponto fraco do R600 e derivados, já que tentaram colocar o AA via SP mas isso não deu um bom resultado, no RV770 o AA volta a ser via ROP e o número de ROPs aumentou (assim como o de TMUs que era outro problema), por isso a placa se sai bem com AA ativado.

Outro ponto: o RV670 possuia 64 pipelines, sendo consideradas as 320 unidades de execução só quando todas estavam em uso, o que nem sempre acontecia já que isso dependia de otimizações nos drivers e também pelo fato de uma tarefa depender da outra no caso de gráficos. No RV770 pra contornar isso eles colocaram 160 pipelines. Isso fora o que o Tyellbee disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem noçaummmm. Era exatamente o que eu esperava. A Nvidia se ferrou achando que iria continuar por cima lançando essa Série 9, que como a maioria sabe, não se passa de uma série 8 otimizada. Agora, é esperar e ver se a nvidia tem alguma carta na manga, porque a GTX 280 vai perder pra HD 4870 sim, e não vai dar nem pro cheiro da HD 4870 X2.

Conclusão: ATI Returns to Vengeance. :P

Cara, já tô até vendo a galera que investiu pesado nas 9800GX2, e afins, chorando quando saírem os testes com a HD 4870 e HD 4870 X2 (alguém sabe quando vai sair?).

Definitivamente, vou comprar uma HD 4850 (é o que está dentro do meu limite financeiro. :P). Sem noção meu. Até a GTX 280 suou com a HD 4850.

E que venham os testes com a HD 4870.

Só uma dúvida, esse driver 177.34, já é otimizado para o PshyX né? porque pelo que eu percebi foi único caso em que a GTX 280 e a 9800GX2, ganhou com grande vantagem. (No Vantage).

Agora, a ATI pode se dar mal, se quando a nVidia patrocinar os jogos novos (muito provavelmente o Crysis Warhead e o COD 5) e "forçar" os desenvolvedores a utilizarem o PshyX. Se isso não acontecer, até mesmo a diferença de desempenho dos jogos em placas da nvidia otimizados para Nvidia não vai ser tão perceptível em relação a estes mesmos jogos com placas ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caracaaaaaaaa, como disse o EduardoS, na sessão processadores , ao responder a um membro perguntando se podia colocar um E8400 em 6 GHz, " Só usando nitrogênio líquido..."

:lol:

Levando em consideração ao preço de 199 $ no EUA, quanto será o preço dessa HD4870 aqui no brasil? 500 pila depois de 6 meses no mercado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida que tenho, esta placa não virá com GDDR5?

Entendo que podem estar segurando pela falta de memórias DDR5 no mercado, mas da qui seis meses os grandes fabricantes já terão disponível, lembro de ter lido o Xita falando em outro tópico que a AMD iria segurar as HD 4870 por falta de memória no mercado.

Estou certo?

Ou imagine ela com as novas memórias? Tomara que melhore muito o desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caracaaaaaaaa, como disse o EduardoS, na sessão processadores , ao responder a um membro perguntando se podia colocar um E8400 em 6 GHz, " Só usando nitrogênio líquido..."

:lol:

Levando em consideração ao preço de 199 $ no EUA, quanto será o preço dessa HD4870 aqui no brasil? 500 pila depois de 6 meses no mercado?

Depois de 6 meses qpode ser..

Uma dúvida que tenho, esta placa não virá com GDDR5?

Entendo que podem estar segurando pela falta de memórias DDR5 no mercado, mas da qui seis meses os grandes fabricantes já terão disponível, lembro de ter lido o Xita falando em outro tópico que a AMD iria segurar as HD 4870 por falta de memória no mercado.

Estou certo?

Ou imagine ela com as novas memórias? Tomara que melhore muito o desempenho

Não, essa é a 4870. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É minha impressão ou neste teste do guru as placas estão vindo com reagent a luz negra??

se sim louca ou os cara colocaram (poxa to louco pra deixar a minha reagindo kkk)

mais um teste (acho q ja postaram esse mas Ll ki placa)

o da luz negra:

http://www.guru3d.com/article/amd-ati-radeon-hd-4850-review-force-3d--powercolor/9

o começo do teste:

http://www.guru3d.com/article/amd-ati-radeon-hd-4850-review-force-3d--powercolor/1

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já que a HD 4870 vem com memória GDDR5, a ATI bem que poderia ter utilizado memória GDDR4 na HD 4850. Com certeza iria melhorar ao menos razoavelmente o desempenho. Vocês não acham?

Não ^_^

Mesmo a GDDR5 não foi a única responsável pela diferença de desempenho na 4870.

A GDDR4 tem clock maior, mas latência maior também, isso diminui sua vantagem sobre a 3. Quem sabe algum fabricante não faça uma 4850 com 1 GB e/ou GDDR4 ? Jaja os modelos "proprietários" saem.

E tem o detalhe do custo da placa também, por isso a GDDR3 ainda é bastante utilizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a coisa não é tão simples, o RV770 tem 10 núcleos SMID, cada um deles com 16 unidades "stream processor", e cada unidades destas tem 5 ALUs, e mesmo os 5 ALUs não são todos iguais, tem 1 mais complexo e 4 mais simples. Portanto da sim 160 unidades "stream processor" (SP), com um total de 800 ALUs, o que a AMD chama comercialmente como 800 SPs. O R600 tinha 64 unidades SP também cada uma com 5 ALUs dando um total de 320 ALUs, que ele chamavam comercialmente como 320 SPs. Mas além de aumentar pra mais do dobro, os SPs foram também melhorados tendo sua eficiência melhorada em 40% segundo a AMD, já que vale lembrar que nem sempre todos os ALUs estão funcionando, a capacidade máxima do chip são os 800, portanto eles funcionam a medida da necessidade. E o resultado disto é que os SPs do RV770 pode portanto processar 800 instruções concorrentes. Já os 240 SPs da GT200 só podem executar uma instrução cada, mas podem ter ajuda dos 60 SFUs, o que da uma capacidade de processamente no total de 480 instruções concorrentes, ainda uma diferença muito grande.

Portanto não vejo problemas na AMD vender como 800 SPs já que os SPs são diferentes, os das AMD executam até 5 instruções enquanto os da Nvidia executam não mais que 1 instrução, mas podem ter ajuda dos 60 SFUs por isso que o total não da 240 mas sim 480 instruções concorrentes...

Tanto que para calcular quantos TFLOPS o chip é capaz os 800 entra na conta:

HD4870 - 800 execution units * 2 flops/unit (for a multiply-add) * 750MHz = 1.2 TFLOPS

GT280 - 240 SPs * 2 flops/unit (for multiply-add) + 60 SFUs * 4 flops/unit (when doing 4 scalar muls paired with MADs run on SPs)) * 1296MHz = 933.12 GFLOPS

Sério gente, essa explicação me deixou assim:

screwball.jpg

Não entendi nada... hehehe

Mas ainda asim a placa é show. Está na lista.

Valeu pelo teste, de forma que os mais leigos entendam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em partes era um ponto fraco do R600 e derivados, já que tentaram colocar o AA via SP mas isso não deu um bom resultado, no RV770 o AA volta a ser via ROP e o número de ROPs aumentou (assim como o de TMUs que era outro problema), por isso a placa se sai bem com AA ativado.

Outro ponto: o RV670 possuia 64 pipelines, sendo consideradas as 320 unidades de execução só quando todas estavam em uso, o que nem sempre acontecia já que isso dependia de otimizações nos drivers e também pelo fato de uma tarefa depender da outra no caso de gráficos. No RV770 pra contornar isso eles colocaram 160 pipelines. Isso fora o que o Tyellbee disse.

Bem lembrado, o AA ter voltado a ser executado pelos ROPs é um dos responsáveis pela arquitetura da ATi voltar a se dar melhor com AA.

E os TMUs no RV770 foram aumentados de 16 para 40 fazendo com que ele se dê melhor com texturas, o que era uma limitação dos R600/RV670, aliás o GT200 em sua versão TOP tem 80 TMUs mas o seu potencial em aplicativos na vida real é a metade disto, portanto os dois chips tem potencial bem semelhante nisto teoricamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sério gente, essa explicação me deixou assim:

screwball.jpg

Não entendi nada... hehehe

Mas ainda asim a placa é show. Está na lista.

Valeu pelo teste, de forma que os mais leigos entendam.

O chip é composto por 10 grandes blocos, cada um deles contém 16 "unidades de processamento" e essas unidades são compostas por 5 "operadores de cálculo", desses 5 operadores 1 deles é mais complexo que os outros 4, pode-se dizer então que no total a placa tem 800 "operadores de cálculo" e pode fazer 800 cálculos simultâneamente. A mesma analogia vale pro outro chip, o RV670 que equipa as 3870/3850. A diferença de desempenho não se dá só por ter mais gente pra trabalhar, mas também na melhoria da eficiência desses operadores.

Já na placa da nVidia a coisa é diferente (e não sei explicar :D), mas pra isso tem um artigo do Gabriel que pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...