Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAM: 1,5GB em Single-Channel ou 1GB em Dual-Channel??!

MiLk Shadow

Posts recomendados

Olá! Uso um Celeron 420 com 512MB DDR2 667Mhz, rodando a 533Mhz, em uma Gigabyte GA-945GZM-S2 (2 slots DIMM DDR2-533, aceitando Dual-channel).

Estou pensando em comprar um novo pente de memória RAM, com o objetivo de instalar o Windows Vista no PC. A dúvida: O que seria melhor, no quesito desempenho??! 1.5GB em Single-Channel ou 1GB em Dual-Channel??!

Aguardo respostas para esta solução.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você joga, ou usa aplicativos pesados o ideal é usar 3 a 4GB de memória, se você só usa internet, Word e aplicativos leves 2GB está de bom tamanho.

Tire o Seu pente de 512MB e coloque um pente de memória de 2GB DDR2 800Mhz que é mais aconselhável no seu caso, mais tarde quando precisar você coloca um outro pente de 2GB para ficar com 4GB em dual channel.

Agora não se preocupe com dual channel, dual channel não aumenta o desempenho, é pura ilusão e marketing.

Leia com atenção o tópico abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762

Link para o comentário

Acho que vou colocar então 1 pente de 1GB. Depois compro mais outro para ficar com 2GB de RAM (que por sinal é o máximo da minha MoBo)

Valeu!!

Só pra te deixar mais tranquilo, tenho um amigo que instalou 2 pentes de 2GB DDr2 800Mhz nessa placa mãe que é igual a sua e funcionou tranquilamente.

Então se você esta com medo de instalar na sua maquina um pente de 2GB pode instalar tranquilamente, mais seria interessante levar o seu computador a loja que você vai comprar a memória para pedir pra eles instalarem pra você e testar se vai funcionar tranquilo.

Seria interessante também, atualizar a bios antes de instalar as memórias para evitar possíveis incompatibilidades, lembrando que se você instalar dois pentes de memória você não vai ter slot vago para um possível upgrade mais tarde, e se colocar um pente de 2GB agora poderá fazer um upgrade de memória mais tarde sem problemas.

Link para o comentário

Só pra te deixar mais tranquilo, tenho um amigo que instalou 2 pentes de 2GB DDr2 800Mhz nessa placa mãe que é igual a sua e funcionou tranquilamente.

Então se você esta com medo de instalar na sua maquina um pente de 2GB pode instalar tranquilamente, mais seria interessante levar o seu computador a loja que você vai comprar a memória para pedir pra eles instalarem pra você e testar se vai funcionar tranquilo.

Seria interessante também, atualizar a bios antes de instalar as memórias para evitar possíveis incompatibilidades, lembrando que se você instalar dois pentes de memória você não vai ter slot vago para um possível upgrade mais tarde, e se colocar um pente de 2GB agora poderá fazer um upgrade de memória mais tarde sem problemas.

A placa-mãe do seu amigo pode ser o mesmo modelo, mas pode não ser a mesma revisão...:( A minha é rev 2.1, e aceita só 2GB RAM (pelo menos no manual tem dizendo!!). A dele deve ser a rev 3.0 ou a rev 6.6, onde ocorrem mudanças, acrescentando o suporte a memórias DDR2 de 667Mhz e aumentando o FSB para 1.066Mhz sem Over (o FSB da minha é 800Mhz, suportando 1.066Mhz by Overclock, aceitando memórias DDR2 de 533Mhz...)

Será que na época que fizeram o manual, ainda não existia pentes de 2GB??! Tendo 2 slots, e o maior pente existente 1GB, o máximo de RAM seria 2GB. Já com os mesmos 2 slots, mas com o maior pente do mercado sendo 2GB, o máximo já seria 4GB....^_^

Valeu!

Link para o comentário

Olhei no site da Gigabyte...

Todas as revisões têm 2GB de RAM o máximo!!

Eduardo, você tem mesmo a certeza de que a placa de seu amigo é essa??! Porque se for, vou arriscar colocar esse pente de 2GB, ficando 2.5GB de RAM, pro Vista rodar legal!!

Tenho certeza absoluta, já falei mil vezes aqui nessa área para o pessoal não olhar 100% no manual, muitos olham no manual e o manual diz que não suporta, mais quando foi fabricado a placa mãe não existia ainda pentes de 2GB no mercado.

O que você pode fazer antes de colocar a memória é atualizar a bios para evitar possíveis incompatibilidades.

Não digo que vai funcionar 100% de certeza, toda memória em toda placa mãe que você colocar pode háver incompatibilidades, é questão de sorte. Se você colocar pentes de 1GB como você já estava fazendo, pode muito bem não funcionar também, é tudo questão de sorte.

Pegue pentes Kingston ou corsair, os pentes que ele usa é Corsair.

Link para o comentário

Eduardo, então baseado no que estamos discutindo...Como vamos saber se a placa mãe suporta ou não memórias acima do que diz no manual? No site?

Nesse caso só pesquisando em outros foruns, no google sobre 4GB nessa placa mãe, ou quem trabalha como técnico, como eu, pode ter presenciado ou até instalado isso alguma vez.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!