Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

levei calote? mudar as frequencias

Mattador

Posts recomendados

config 8800gt alpha dog / q6600 / memoria kingston hyperx 2x1 "800" / p5k-se

baxei o everest e la fala que a velocidade da memoria esta 667(333mhz) como passar pra 800 que é o certo? na bios so mudei a opcao de auto pra dd2 -800 mas não mudo nada pelo everest.

comprei o pc semana passada e não posso abrir o gabinete pra ver as memos, mas veio as caixas dela e realmente sao as hyperx 800 então acho que n levei calote.

isso desamina calker um , se alguem souber como resolver esse problema resopondam:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é o divisor da memória.

Tem uma opção no BIOS chamada DRAM Frequency, ela deve estar em "Auto"

Isso coloca a opção automaticamente em DDR2-667MJ, que equivale ao divisor "2.50", fazendo a memória ficar a 667MHz (2.5 x 266 = 667MHz). Selecione "DDR2-800MHz", fazendo isso deve ficar 3.00 x 266 = 800MHz.

Claro, o seu processador é que manda nisso, porque o FSB padrão dele é 266MHz (ou 1066 QDR [x4])

Talvez seja necessário ajustar a tensão das memórias (vdimm) para que elas operem @DDR2-800. Verifique qual o vdimm correto. Maioria das vezes é apenas 1.8V-1.9V e o BIOS já detecta.

Link para o comentário

Isso é o divisor da memória.

Tem uma opção no BIOS chamada DRAM Frequency, ela deve estar em "Auto"

Isso coloca a opção automaticamente em DDR2-667MJ, que equivale ao divisor "2.50", fazendo a memória ficar a 667MHz (2.5 x 266 = 667MHz). Selecione "DDR2-800MHz", fazendo isso deve ficar 3.00 x 266 = 800MHz.

Claro, o seu processador é que manda nisso, porque o FSB padrão dele é 266MHz (ou 1066 QDR [x4])

Talvez seja necessário ajustar a tensão das memórias (vdimm) para que elas operem @DDR2-800. Verifique qual o vdimm correto. Maioria das vezes é apenas 1.8V-1.9V e o BIOS já detecta.

puts valeu por estar me ajudando...

então coloquei o dram frequency para ddr2-800mhz mas pelo everest ta a mesma coisa, vou testa sobre esse vdimm e edito essa msg

edit: é ... acho que levei calote mesmo, temporizacao das memorias mostrado pelo everest na parte de spd so motra de 200 a 333 ....

lamentavel

Link para o comentário

Estranho...

Mas algumas memórias apesar de DDR2-800/1000/1066 só vem com SPD programado para DDR2-533 e DDR2-667. Qual modelo específico que teria sido vendido pra você?

Isso está num review da Kingston HyperX 2x1GB DDR2-800:

These particular Kingston HyperX modules do not support EPP (Enhanced Performance Profiles), although at the time of writing, Kingston is now producing EPP-compatible variants of these modules. EPP will auto-adjust the memory timings to the manufacturer's specific high-end settings on EPP-enabled motherboards. Since these modules do not support this technology, clock speeds and timings have to be set manually in the motherboard's BIOS. If manual timings are not set, the motherboard will fall back on SPD (Serial Presence Detect) defaults, which in the case of this particular module are DDR2-667 clock speeds with CAS 5-5-5-15 latencies @ 1.8V. Obviously, running these modules at SPD defaults would very much be a waste, so manual timing of these modules is a necessity.

Resumo, alguns kits desses vão ser detectados corretamente e tem no SPD as configurações pra DDR2-800. Alguns não. E isso também depende da motherboard. O modelo que foi analisado não tinha o perfil EPP e era automaticamente detectado como DDR2-667 5-5-5-15 1.8V e as configurações anunciadas precisavam ser colocadas manualmente (4-4-4-12 DDR2-800 1.95V).

Baixa o CPU-Z 1.46 http://www.cpuid.com/cpuz.php, abre três instâncias dele e tira uma printscreen dessas telas.

imagembh3.jpg

No meu caso eu uso divisor 2.40, o FSB do processador a 420MHz, o que deixa memória a DDR2-1008 (504MHz).

Eu não tenho experiência com motherboards ASUS, mas pelo manual acho que dá pra tentar te ajudar...

As opções no DRAM Frequency são essas aqui?

DDR2-667MHz

DDR2-800MHz

DDR2-835MHz

DDR2-887MHz

DDR2-1002MHz

DDR2-1066MHz

DDR2-1111MHz

DDR2-1335MHz

CPU FSB Frequency deve ser 266 ["AUTO" deve detectar 266]

CPU Ratio em AUTO [já deve deixar o multiplicador em 9.0x]

DRAM Frequency em DDR2-800MHz

Salve as alterações e saia do BIOS

Veja se mudou algo...

Tente DDR2-835MHz se não houver mudança. Se não mudar nada, acho que é bug do BIOS.

Se o computador não der boot fique segurando a tecla INSERT antes de ligar o PC ou então aplique um Clear CMOS.

1) É possível ser necessário um update de BIOS.

2) Outra possibilidade é a memória estar rodando em single channel ao invés de dual channel.

3) Ainda outra possibilidade mais remota é incompatibilidade/impossibilidade de rodar a memória em determinada freqüência nessa motherboard.

Se nada der certo procure o vendedor/loja.

Link para o comentário

minha memo é a hyperx sim, eita arrependimento de ter pego ela ***, pus essa latencia 4 4 4 4 12 sem querer xD e 800mhz minha placa começo apita q nem loca depois arrumei...

sobre o cpu cpu.jpg como era antes tudo em auto

edit: essa é usando as config que você falo na bios incluindo (4-4-4-12 DDR2-800 1.95V).

cpu-1.jpg

se possivel me explica exatamente as config que devo por na bios

everest ainda mostra 667

muito obrigado por esta me ajudando ^_^

Link para o comentário

Pela última screenshot tá tudo certo. Só posso concluir que o Everest tá doido ou desatualizado. No Everest na aba "Overclock" em "Bus de memória" ele mostra 333MHz?

Com DRAM Frequency DDR2-800MHz correto?

Tá certo o FSB @266MHz

A memória com divisor 2:3 (ou 4:6), funcionando @400MHz 4-4-4-12 2T

Tá travando?

Como foi isso o PC começou a apitar?

Se tiver instabilidade talvez você precise adicionar aí +0.10V no vdimm (1.90V), ou +0.20V (2.00V). Se o BIOS permitir +0.15 ótimo, fica 1.95V cravado. Ela é especificada para 1.95V.

Um bom programa para testar erros de memória é o www.memtest.org. Baixa a versão que te serve e roda em modo puro DOS em disquete de boot, pendrive, CDROM bootável. Dentro do memtest, rode o teste #5 ou #8 e veja se acusa erros (aparecem em vermelho).

Se acusar erros com 1.8V, suba o vdimm um pouquinho. Se possível pra 1.95V, senão deixa 1.9V e teste de novo.

Memtest faz loops infinitos dos testes então deixa rodando só um tempo pra ver se aparece erro logo de cara ou não.

Link para o comentário

Pela última screenshot tá tudo certo. Só posso concluir que o Everest tá doido ou desatualizado. No Everest na aba "Overclock" em "Bus de memória" ele mostra 333MHz?

Com DRAM Frequency DDR2-800MHz correto?

Tá certo o FSB @266MHz

A memória com divisor 2:3 (ou 4:6), funcionando @400MHz 4-4-4-12 2T

Tá travando?

Como foi isso o PC começou a apitar?

Se tiver instabilidade talvez você precise adicionar aí +0.10V no vdimm (1.90V), ou +0.20V (2.00V). Se o BIOS permitir +0.15 ótimo, fica 1.95V cravado. Ela é especificada para 1.95V.

Um bom programa para testar erros de memória é o www.memtest.org. Baixa a versão que te serve e roda em modo puro DOS em disquete de boot, pendrive, CDROM bootável. Dentro do memtest, rode o teste #5 ou #8 e veja se acusa erros (aparecem em vermelho).

Se acusar erros com 1.8V, suba o vdimm um pouquinho. Se possível pra 1.95V, senão deixa 1.9V e teste de novo.

Memtest faz loops infinitos dos testes então deixa rodando só um tempo pra ver se aparece erro logo de cara ou não.

la no bus do everest esta 400mhz e dram:proporsao 12:8

pelo cpu-z mostra 2:3 , e pela bios coloquei funcionando @400MHz 4-4-4-12 2T

não esta travando

placa-mãe apito direito uma vez porque pus foi 4 4 4 4 12 =]

amigao valeu ae

vou testa esse programa...

Link para o comentário

Então tá tudo certo...

12:8 = 3:2 ou 2:3

Eu dei uma olhada nos comentários de quem comprou essa memória na Newegg e todos tiveram que configurar manualmente no BIOS. Alguns fabricantes fazem isso pra garantir que todos os PCs dêem boot com as configurações mínimas (DDR2-667 CAS 5-5-5-15 1.80V).

Link para o comentário

Então tá tudo certo...

12:8 = 3:2 ou 2:3

Eu dei uma olhada nos comentários de quem comprou essa memória na Newegg e todos tiveram que configurar manualmente no BIOS. Alguns fabricantes fazem isso pra garantir que todos os PCs dêem boot com as configurações mínimas (DDR2-667 CAS 5-5-5-15 1.80V).

nossa valeu por tudo então

so confirmando o certo é deixar 4 4 4 12 mesmo?

obs: mexi tanto na bios que quando aperto o botao de ligar o pc ele liga,

e desliga passa 2 sec e ele liga dnv sozinho :confused: normal?

posso deixar ele assim mesmo?

obrigado por tudo de coração soulreaver

edit:tensão estava 1.95 pus em auto e paro de dar esse problema do liga/desliga/liga sera que mesmo mudando isso ainda esta 800mhz?

Link para o comentário

Verifique no CPUZ se continua funcionando a 4-4-4-12 DDR2-800 (400MHz)

Alguns BIOS quando você configura alguma coisa manualmente fazem as placas terem esse comportamento de ao ligar desligar rapidamente e depois ligar de vez.

Minha motherboard (Gigabyte GA-P35-DQ6) também faz isso dependendo de algumas configurações que eu mude.

Com o vdimm em "AUTO" talvez tenha configurado automaticamente para 1.80V (padrão) ou até 1.90V quem sabe. Só teria como saber isso pelo BIOS, Everest ou programa de monitoramento da placa.

Só verifique se o PC não começa a travar ou apresentar problemas "estranhos". Pode ser que fique faltando um pouco de "vdimm" pras memórias. Se piorar o caso é aumentar de novo pra 1.90-1.95V, mas é bem possível que mesmo com 1.8V fique tudo OK.

Quanto mais baixas as latências e mais alto o clock, mais exigente de tensão fica a memória.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!