Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI HD3870 ou HD3850?

Posts recomendados

brother.A hd3850 me parece que so existe com slot agp,sendo apenas possivel para voce comprar a hd3870 e fazer o cross fire,e a hd3870 é mais potente do que hd3850,pode comprar que eu tenho a hd3870 e é uma execelente placa,eu recomendo.espero ter ajudado.<)

Existe com slot PCI-E também.

nao acho uma boa compra nem a hd3850 nem a hd3870 (que existem em versões pcie), pegue uma hd4850 que é bem melhor que essas 2 e custa menso de 700 reais

Abs!!!

A HD3850 em Crossfire possui desempenho superior a HD4850 em single.

Estou em dúvida entre duas placas de vídeo... ATI RADEON HD 3870 GDDR4 ou ATI Radeon HD 3850 GDDR3.. ambas da Sapphire... 512mb...

Irei fazer o CrossFire... Então gostaria de saber qual valeria mais a pena pegar... ^^

Sem dúvida a HD3870 é melhor, porém não seria um bom custo+benefício comprar duas destas com o novo lançamento, a HD4850. Se quer fazer crossfire e ter o máximo de desempenho pegue duas desta novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Eu esperaria a HD 4870, se a HD 4850 está por R$ 670,00, acho que a HD 4870, não passa de R$ 1.000,00. OU então pega uma HD 4850 agora e faz um Crossfire depois.

E sobre o Crossfire de HD 3850 ser melhor que uma HD 4850, mostra aí que eu quero ver, porque como vimos no teste do CDH, a HD 4850 se equivale e em alguns casos até passa a 9800GTX, e um Crossfire de HD 3850 não é melhor que uma 9800GTX de jeito nenhum.

Link para o comentário

Olá X_X

Quanto você tem p/ investir nessas placas p/ fazer seu CF? Dependendo do seu capital, você pode investir em algo mais barato com um desempenho melhor. Já pensou nas 8800GT ou as 8800GTS? Elas estão com preços muito bons e têm muito fôlego pela frente! Ou até mesmo as HD4850 q o pessoal citou. Por 680 reais, você tem um custo-benefício imbatível! você pode ter um desempenho até melhor do q o CF e ainda ter um menor consumo de energia com uma única placa (e isso também dispensa um fonte absurda - p/ CF ou SLI o ideal é uma fonte de uns 600 ou 700 W.. e isso já não é tão barato..)

Link para o comentário

E sobre o Crossfire de HD 3850 ser melhor que uma HD 4850, mostra aí que eu quero ver, porque como vimos no teste do CDH, a HD 4850 se equivale e em alguns casos até passa a 9800GTX, e um Crossfire de HD 3850 não é melhor que uma 9800GTX de jeito nenhum.

É o que você acha, é só pesquisar um pouco que você tem a resposta.

CrossFire HD3850 3DMark06 em resolução 1920x1200 High, total de pontos: 14393

Fonte: http://www.tweaktown.com/articles/1246/3/hd_3850_crossfire_vs_8800gts_512mb_g92/index.html

Single HD4850 3DMark06 em resolução 1920x1200 High, total de pontos: 7811

Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1520/6

Só por aí você já tem uma noção. Se quiser ter mais certeza é só comparar os dois testes. Só pra constar, a 9800GTX é uma revisão da 8800GTS.

Como os rewiews são diversos , para não haver dúvidas posto outro para comparação:

http://www.overclockersclub.com/reviews/diamond_viper_hd3850_crossfire/12.htm

Link para o comentário

É a HD 3850 com 14.000 pontos como diz o nosso amigo acima tem um desempenho muito bom !!!!!!! Isso se você tiver a HD 3850 e for comprar outra...;)

Se não achp melhor você ir de HD 4870 q gasta bem menos enegia e provalvelmente tem um desempenho superior:D:D:D

Conf: AMD Sempron [email protected] GHz:devil:, 1GB DDR-400 2,5 2-2-5:lol: , Foxconn 760GXK8MC, 40 GB 7200 RPM, EVGA 6200 256 MB 350@400/532@900 MHz:lol:, LG DVD-RW, Huntkey 350W:D.

Link para o comentário

• Membro VIP

Sem chance que uma 3850 = uma 4850, sem chance total, a 4850 fica perto de uma 3870X2 em jogos de verdade e não em 3Dmark.

A 4870 tem custo benefício melhor e demanda bem mais sitema pra não ter gargalo, já a 4850 tem quase o mesmo preço da 3870 e mesmo sendo amarrada pelo sistema é bem mais placa, custo/benefício muito melhor.

Link para o comentário

Tá mas, tú joga esse jogo ae?? Esse jogo chamado 3DMark?? É legal??:lol:

cara 3DMark e similares são testes sintéticos de desempenho. Não adianta de nada um Crossfire ou SLI tirar um milhão de pontos no 3DMark se os jogos não forem otimizados para usarem essa tecnologia.

Tanto Crossfire como SLI nos dias de hoje são sub-utilizados, ou seja, o cara gasta uma grana tremenda fazendo SLI de 9800GTX pra nada, só ganha alguns FPS em alguns poucos jogos, e ganha um acréscimo decente de desempenho em um número menor ainda de jogos.

Um belo exemplo é o famigerado Crysis, q ODEIA Crossfire, tanto que 1 HD4850 tem muito mais desempenho no Crysis q Crossfire de HD3870...

Amigo o 3DMark06 simula frames e fps dos jogos mais pessados lançados atualmente. Isso significa que é um teste válido para comparativos, pois se não fosse, os rewiew não eram feitos com ele. Apenas citei o 3DMark06 como base para a comparação. Se quiser comparar os jogos e seus desempenhos é só passar as páginas, pois existem jogos padrões para o teste, e daí verá que suas conclusões estavam erradas e que mesmo se a HD4850 em single tivesse alguma vantagem no Crossfire da HD3850 no Crysis, nos demais jogos ela perderia com uma boa margem. Concordo que Crossfire e SLI é perca de dinheiro, porém quem tem o mesmo pode fazer uso deste sistema, eu mesmo se tivesse tais condições não faria este gasto, que pra mim é desnecessário. Tenho uma HD2600XT e estou feliz com ela, jogo todos os jogos em máxima resolução e na 1024x768 (a máxima que meu monitor suporta =/) ativo todos os filtros de qualquer jogo, até o Crysis, com taxa de fsp e frames ótima, que da pra jogar tranquilamente sem travamento algum. Posso usurfluir do recurso HDMI quando vou assistir filmes na minha TV de lcd...resumindo estou feliz, e foi o melhor custo+benefício adquirido. Porém existem pessoas com pensamentos diferentes e devemos observar isso e não criticar.

pelos testes parece que 1 HD3850 = 1 HD4850

2 HD3850 = 14.000

1 HD4850 = 7.000

é isso?? nao né

O teste do HD3850 é em Crossfire, ou seja, 2 placas. A HD3850 tem mesmo desempenho comparando-se a 9600GT, com poucas diferenças para mais e para menos em ambas as placas. Diria que são 'pau a pau'.

Link para o comentário

Sem chance que uma 3850 = uma 4850, sem chance total, a 4850 fica perto de uma 3870X2 em jogos de verdade e não em 3Dmark.

A 4870 tem custo benefício melhor e demanda bem mais sitema pra não ter gargalo, já a 4850 tem quase o mesmo preço da 3870 e mesmo sendo amarrada pelo sistema é bem mais placa, custo/benefício muito melhor.

Concordo plenamente.

Isso foi mostrado nos próprios testes feito pela equipe do CDH.

A 4850 chega a supera em alguns dos testes, a 3870X2 e 9800GTX e GX2.

Link para o comentário

• Membro VIP
ninguem entendeu o que eu disse????

O CARA POSTOU

2 HD3850 = 14k de pontos

1 HD4850 = 7k de pontos

14/2 = 7/1

1 HD3850 = 1 HD4850??? O teste ta falando que sim, mais me desculpe eu me recuso a acreditar nisso.

Pior.. o desempenho em modo multi GPU raramente tem ganho linear (100%), tá muito estranho esse resultado mesmo, mas é 3Dmark.. "benchmark burro" na minha opinião.

Concordo plenamente.

A GX2 não boto fé, os outros testes mais avariados não mostraram isso, mostraram uma placa bem próxima a 3870X2, com filtros, o que é bem interessante, porque é assim que jogamos né ?

Mas com o tempo a 3870X2 vai ficar pra trás..

Link para o comentário

• Membro VIP
Amigo o 3DMark06 simula frames e fps dos jogos mais pessados lançados atualmente. Isso significa que é um teste válido para comparativos, pois se não fosse, os rewiew não eram feitos com ele. Apenas citei o 3DMark06 como base para a comparação. Se quiser comparar os jogos e seus desempenhos é só passar as páginas, pois existem jogos padrões para o teste, e daí verá que suas conclusões estavam erradas e que mesmo se a HD4850 em single tivesse alguma vantagem no Crossfire da HD3850 no Crysis, nos demais jogos ela perderia com uma boa margem. Concordo que Crossfire e SLI é perca de dinheiro, porém quem tem o mesmo pode fazer uso deste sistema, eu mesmo se tivesse tais condições não faria este gasto, que pra mim é desnecessário. Tenho uma HD2600XT e estou feliz com ela, jogo todos os jogos em máxima resolução e na 1024x768 (a máxima que meu monitor suporta =/) ativo todos os filtros de qualquer jogo, até o Crysis, com taxa de fsp e frames ótima, que da pra jogar tranquilamente sem travamento algum. Posso usurfluir do recurso HDMI quando vou assistir filmes na minha TV de lcd...resumindo estou feliz, e foi o melhor custo+benefício adquirido. Porém existem pessoas com pensamentos diferentes e devemos observar isso e não criticar.

O teste do HD3850 é em Crossfire, ou seja, 2 placas. A HD3850 tem mesmo desempenho comparando-se a 9600GT, com poucas diferenças para mais e para menos em ambas as placas. Diria que são 'pau a pau'.

Redfield, não baseie a comparação de placas pelos 3DMark, você terá uma comparação falha, compare sempre por testes em jogos, e de preferência em sites que você confia, porque nem todos os sites são totalmente imparciais.

Uma HD4850 chega a ganhar em alguns poucos jogos de uma HD3870 X2 (2 ou 3 pelo que me recordo), fica próximo em alguns, e fica atrás em outros vários... Mas isso já da pra ter uma ideia que a comparação entre HD4850 e Crossfire de HD3850 nem de longe fica como o 3DMark06 faz acreditar.

E uma HD3850 é inferior à uma 9600GT, uma HD3870 é que fica no mesmo nível, já é a segunda informação equivocada que você passa, procure pesquisar mais antes de postar porque assim você está fazendo afirmações que podem desinformar usuários inexperientes...

Link para o comentário

Concordo plenamente.

É amigo, mais estamos comparando uma placa em single com um crossfire.

Pior.. o desempenho em modo multi GPU raramente tem ganho linear (100%), tá muito estranho esse resultado mesmo, mas é 3Dmark.. "benchmark burro" na minha opinião.

Burro Xita? E por que existe? Porque é usado em todos os rewiews? Faça-me um favor... é sua opinião, tudo bem, mais em um tópico passado, você criticou a minha, me dando direito de criticar a sua. 3DMark06 é fato, e para quem conhece placas de vídeo e testes sabe que é fator de comparação. Para jogar basta você ter uma margem de frames e fps boas.

Se é um benchmark burro vamos comparar o crossfire da hd3850 com o single da hd4850 em Hall Life 2 (que foi o único jogo que encontrei entre ambos comparativos)

HD3850 Crossfire, resolução 1920x1200 High = total de pontos 136.59

Fonte: http://www.tweaktown.com/articles/1246/4/hd_3850_crossfire_vs_8800gts_512mb_g92/index.html

HD4850 Single, resolução 1920x1200 High = total de pontos 97.2

Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1520/11

Eu respeito sempre suas opiniões XITA, acho que você conhece muito, mais quando você se referiu ao 3DMark06 como teste burro, você pegou um pouco pessado, pois como antes disse, ele serve por base em comparativos.

Redfield, não baseie a comparação de placas pelos 3DMark, você terá uma comparação falha, compare sempre por testes em jogos, e de preferência em sites que você confia, porque nem todos os sites são totalmente imparciais.

Não baseei somente no 3DMark meu caro, é só você ler o que escrevi. Só deixei por base em comparativo, como em todo rewiew ele serve. Sempre verifico nos sites que confio, tais como CDH, TomHardware, Expreview, Tweaktown ...

E uma HD3850 é inferior à uma 9600GT, uma HD3870 é que fica no mesmo nível, já é a segunda informação equivocada que você passa, procure pesquisar mais antes de postar porque assim você está fazendo afirmações que podem desinformar usuários inexperientes...

Equivocado foi você ao dizer isso. Confira em um dos sites conceituados em testes de VGA: http://en.expreview.com/2008/02/23/geforce-9600gt-review/?page=10

Como pode ver neste rewiew, sua conclusão foi equivocada. Posso afirmar com base neste teste que ambas são comparáveis, sendo 'pau a pau'.

A HD3870 é mais comparável á 8800GT, porém a Nvidia fica na frente na maioria dos testes nesta comparação, conforme a Expreview:

http://en.expreview.com/2007/11/26/hd-3870-crossfire-vs-8800gt-sli/2/

http://en.expreview.com/2007/11/26/hd-3870-crossfire-vs-8800gt-sli/3/

Não é porque não sou moderador que não procuro estudar e me informar antes de escrever algo meu caro. Devo isto ao XITA que me deu uma forcinha em uma discussão anterior =]

Um abraço!

Link para o comentário

Burro Xita? E por que existe? Porque é usado em todos os rewiews? Faça-me um favor... é sua opinião, tudo bem, mais em um tópico passado, você criticou a minha, me dando direito de criticar a sua. 3DMark06 é fato, e para quem conhece placas de vídeo e testes sabe que é fator de comparação. Para jogar basta você ter uma margem de frames e fps boas.

Sim é burro, do que adianta fazer 50000 pontos no 3D mark vantage e fazer 5 fps em games ?

Benchmarks são testes inúteis que não servem pra comparar nada, um exemplo disso é a 2900XT que era a campeã de 3D marks e em games não se via o mesmo.

Concordo com o Xita que benchmark é burro e essa de duas HD3850 ser melhor que uma HD4850 é inviável, isso não tem lógica, pode ser que ganhe em alguns casos, mas no geral isso não procede. Duas HD3870 é igual/superior a uma HD3870x2, uma HD4850 é igual/inferior a uma HD3870x2, como duas HD3850 é melhor que uma HD4850 ? Magica ? Código ?

Como disse o Tyellbee não compare performance em benchmarks ou em um ou dois testes, leia, pesquise, compare inumeros reviews antes de ter uma opinão fixa.

Você já cometeu um erro muito grave em um outro tópico ao afirmar que um E8400 não gargala em uma GX2, e acaba de cometer mais um dando quote em posts que não são de seu conhecimento, e assim você da informações que não são corretas.

Como eu já cansei de dizer:

GTX 280 > GX2 > HD4870/GTX 260 > Resto

Link para o comentário

Sim é burro, do que adianta fazer 50000 pontos no 3D mark vantage e fazer 5 fps em games ?

Benchmarks são testes inúteis que não servem pra comparar nada, um exemplo disso é a 2900XT que era a campeã de 3D marks e em games não se via o mesmo.

Concordo com o Xita que benchmark é burro e essa de duas HD3850 ser melhor que uma HD4850 é inviável, isso não tem lógica, pode ser que ganhe em alguns casos, mas no geral isso não procede. Duas HD3870 é igual/superior a uma HD3870x2, uma HD4850 é igual/inferior a uma HD3870x2, como duas HD3850 é melhor que uma HD4850 ? Magica ? Código ?

Como disse o Tyellbee não compare performance em benchmarks ou em um ou dois testes, leia, pesquise, compare inumeros reviews antes de ter uma opinão fixa.

Você já cometeu um erro muito grave em um outro tópico ao afirmar que um E8400 não gargala em uma GX2, e acaba de cometer mais um dando quote em posts que não são de seu conhecimento, e assim você da informações que não são corretas.

Como eu já cansei de dizer:

GTX 280 > GX2 > HD4870/GTX 260 > Resto

Para de falar e prove suas informações. Kd os links e provas do que está dizendo? Você está enganado sobre os resultados do 3DMark06 da HD2900XT e te provo neste link sua precipitação em fazer tal afirmação: http://www.tweaktown.com/articles/1100/8/ati_radeon_hd_2900_xt_amd_s_long_awaited_r600_dx10_gpu_arrives/index.html

Como se pode notar os resultados não são o que afirmou. Em outro tópico lhe passei o link sobre gargalo de CPU em VGA, por favor, leia e informe-se. Se o X2 4800+ não gargala um 8800GT, na minha OPNIÃO que não é 100% certa (assim como a de todos até que se prove) o E8400 não gargala a 9800GX2, e gargalo não tem embasamento técnico nenhum, não existe como calcular isso com 100% de certeza, é mais um 'achometro'. Agora fica uma pergunta que não quer calar: Se Benchmarks são testes inúteis, porque são feitos em todos os rewiews????? Me passe uma resposta com base, e não me aponte criticas se não tem como prova-las. E outra, ta reclamando dos meus quotes? Isso é um fórum público e democrático. Prove o que está dizendo ou aceite que está errado. Você acabou de dizer que a GX2 é inferior a GTX280 se equivocando novamente, é só ir aos testes:

Call of Duty: http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3341&p=14

Crysis: http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3341&p=13

Comparando-se jogos né, já que 3DMak06 é como você diz "Benchmark Burro". Agora quem se equivocou e passou informações erradas? Se quiser é só passar as 'pages' para acompanhar o teste completo. É claro que este teste como os demais não são completamente certos, varia bastante do Hardware, SO e Drives usados . ^_^

Link para o comentário

Pessoal, vamos acalmar os animos um pouco... xDDDDDD, a coisa tá feia por aqui pelo que eu estou vendo, foi só eu desaparecer por uns mizeros 2 anos que virou briga...

O que eu pude ver é que a maior parte do problema se deu a partir do momento em que apareceu um teste no qual o CF de HD3850 ganhou da 4850 Single.

Acho que não é nada difícil tirar esse problema da brincadeira... basta pegarmos testes de JOGOS (Benchmark não é bom para comparações desse tipo) de algum site confiável e voilá:

http://www.techreport.com/articles.x/14967/6

http://www.techreport.com/articles.x/13603/5

São testes de épocas diferentes eu sei, mas acho que são os que mais vale a pena comparar sabe, se pegarmos testes atuais, a HD3850 se beneficiaria dos drivers mais novos, coisa quem futuramente quem fará é a HD4850.

Nesse teste que eu passei do TechReport (ninguém melhor para comparações diretas), dá para ver claramente (em, 2560x1600 + 4X AA), HD3850 CROSSFIRE = 24FPS, HD4850 SINGLE = 50FPS, não tem segredo, mesmo jogo, mesmo site, mesma resolução...

Agora, alguém aí tem duvidas de que a HD4850 é mais poderosa que o CF de HD3850? Vale lembrar que a HD4850 quase sempre ganha da HD3870X2, que além de ser um Crossfire em uma placa só (diminuí as latencias de comunicação entre as GPUs) é da 3870 e tem clocks mais agressivos nas memórias!

Tirem suas próprias conclusões!

Link para o comentário

Amigo, desculpe mais vamos aos fatos. Vemos aí que a HD2900XT, 8800GTX, 3870 no primeiro teste está com resultado bem inferior e no segundo com um totalmente diferente, não podendo ser levado em consideração. Quando aos drives, hardware e SO usado no teste da tweaktown foram estes: http://www.tweaktown.com/articles/1246/2/hd_3850_crossfire_vs_8800gts_512mb_g92/index.html , se não quiser abrir o link aqui está:

Processor(s): Intel Core 2 Quad Q6600 @ 3GHz (333MHz x 9)

Cooling: Corsair Nautilus500 (Supplied by Corsair) with Arctic Cooling MX-2 Thermal Compound (Supplied by Arctic Cooling)

Motherboard(s): ASUS Blitz Extreme (Supplied by ASUS)

Memory: 2 X 1GB Corsair XMS3 DDR-3 1066MHz 7-7-7-21 (Supplied by Corsair)

Hard Disk(s): Hitachi 80GB 7200RPM SATA-2

Operating System: Windows Vista

Drivers: Catalyst 7.11

e o do Clube do Hardware: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1520/5

# Processador: Core 2 Extreme QX9770 (3.2 GHz, 1.600 MHz FSB, 12 MB de cache L2).

# Placa-mãe: EVGA nForce 790i Ultra SLI (BIOS P05)

# Memórias: Kit 2 GB Crucial Ballistix PC3-16000 (BL2KIT12864BE2009), rodando a 2.000 MHz com temporizações 9-9-9-28.

# Disco rígido: Western Digital VelociRaptor WD3000GLFS (300 GB, SATA-300, 10.000 rpm, 16 MB buffer).

# Monitor de vídeo: Samsung SyncMaster 305T (LCD, 30”, 2560x1600).

# Fonte de alimentação: OCZ EliteXStream 1.000 W.

# Cooler do processador: Thermaltake TMG i1

# Unidade óptica: LG GSA-H54N

# SO Windows Vista

# Versão do driver de video AMD/ATI: Catalyst 8.6 + hotfix (8.501.1.0, 21/06/2008) (Radeon HD 4850)

Sem falar que você fez uma comparação equivocada, é só da uma olhada nos hardwares e drives usados nos seus testes:

http://www.techreport.com/articles.x/14967/2

http://www.techreport.com/articles.x/13603/4

Testes são variados e dependem muito de Hardware, SO e Drives usados como já havia dito. Postei o do Crossfire da HD3850 só porque os mesmos utilizados são inferiores (mais popular) aos utilizados pelo Clube do Hardware e apesar deste fato foi superior.

O site Tweaktown é um site de confiança, desde 1999 ativo, onde testa constatimente os novos lançamentos do mercado com a mesma metodologia e assim como o CDH possui um forum de discussão.

Link para o comentário

• Membro VIP
Se o X2 4800+ não gargala um 8800GT, na minha OPNIÃO que não é 100% certa (assim como a de todos até que se prove) o E8400 não gargala a 9800GX2, e gargalo não tem embasamento técnico nenhum, não existe como calcular isso com 100% de certeza, é mais um 'achometro'
Hum!!! gargalo com X2 4800+ existe mais não de forma grotesca que um X2 ou um C2D de menor porte e isso ta bem claro no tópico do gargalo, sobre o gargalo no e8400 ele existe sim até porque a GX2 nada mais é que um SLI de GTS G92 que é bem forte eu já cite isso algumas vezes aqui no CDH fora que os jogos mesmo tendo suporte ao SLI ou Crossfire não utilizam toda eu disse toda não 50% ou 70% da capacidade das VGA's em paralelo sendo assim gargalo é o não aproveitamento da performace de uma VGA ou de um sistema devido a falta ou deficiência dos recursos, sejam eles Sofware's(drives/OS) ou Hardware's(CPU/VGA/fonte/Qnt de RAM/MObo....)
Gráfico de performace dos jogos X2 4800+:

imagemtx4.th.jpg

Cometários sobre os result's:

Nesse clock a XFX 8800GT 512MB Alpha Dog XXX Edition (G92) se sentiu muito a vontade contrariando o que alguns dizem por ai que é necessário uma super CPU com o clock variando entre 2.8Ghz~3.0Ghz para aproveitar esta VGA, em alguns casos não houve ganhos de performace(HL 2 Eps2/F.E.A.R. Extraction Point) e em outros os ganhos foram muito significativos(S.T.A.L.K.E.R Shadow of Chernobyl/NFS Most Wanted/Ghost Recon) mostrando em quais engines a CPU gargala mais a VGA no geral os resultados foram muito bons com indices de fps muito altos e boa jogabilidade

Gráfico de performace dos jogos X2 4000+:

x24000nf1.th.jpg

é so comparar os ganhos e em qual engines houve maior perde em função do clock da CPU já que eu fiz uma simulação onde o cache,litografia,TDP são os mesmos sendo o clock o diferencial, eu respeito muito a opinião dos colegas do CDH sendo que em alguns casos ocorram equívocos por ambas as partes mais eu não chamaria o seu teste(se fosse o caso) de sem "embasamento técnico " por que assim estaria me chamando de burro eu acredito que dizer que gargalo não é linear seria a melhor forma de expressar o gargalo que varia de sistema para sistema sendo que em altas resoluções ele praticamente some(isso no caso da CPU) ou não se tão faz presente.

Qualquer duvida olhe este teste do Guru3d onde um "*****" de um X2 4850E 2.5Ghz fica a um frame do SUPER QX9770 3.2Ghz(maioria dos testes) por isso não é linear sendo vários os fatores de influência no gargalo(nos testes a maior diferença foi de 16fps em Enemy territory: Quake Wars e 13fps no World in Conflict ):

http://www.guru3d.com/article/cpu-scaling-in-games-with-quad-core-processors/3

SLI/Crofssfire:

Clive Barker's Jericho/ Company of Heroes

imagem1ql4ub0.th.jpg

Bom tai o resultado de um Crossfire de HD3580 que perde feio até para o single card da mesma VGA por isso a galera ta tentando te alertar que em Benchmark é um result e nos jogos é outro.

GeForce 8800 GT SLI vs. Radeon HD 3800 Crossfire

http://64.233.179.104/translate_c?hl=en&u=http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2008/test_crossfire_sli_einzelkarte/6/&prev=/search%3Fq%3Dq9450%2Breview%26start%3D10%26hl%3Den%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:en-US:official%26sa%3DN&usg=ALkJrhhu12YHAuHHiL9jAUdnleuqwvJokA

t+

Link para o comentário

Bom, eu creio que estes testes são muito relativos. Como eu disse anteriormente não optaria por crossfire e sim por uma placa boa e que atendesse a demanda de jogos. Entre o Crossfire da HD3850 e o single da HD4850, se fosse sair o dinheiro do meu bolso optaria sem dúvidas pela 4850, sem sombra de dúvidas.

Sobre embasamento técnico, eu procurei em muitos sites sobre o gargalo e li um artigo muito interessante de um técnico em computação gráfica, onde ele diz que o chamado gargalo não possui uma forma de se calcular a não ser por experiência própria do usuário, e ele tratou isto como "não tem embasamento técnico" por isso citei as palavras ditas por ele, que sem dúvida é perito no assunto. Este assunto de gargalo está muito equivocado por parte de muitos, vejo em tópicos por aí: "X processador vai da gargalo em sua VGA", "Troca, este processador aí por que vai diminuir sua performace em jogos", eu acho muito critico dizer isso quando a pessoa não tem uma experiência com tal fato e quando a partir de 30fps ninguem sente nenhuma mudança drástica pra dizer "meu pc é melhor que o seu", "seu processador da gargalo em sua VGA". Virou uma modinha que todo mundo quer copiar. É claro, os testes feitos por você foram legais, e tiraram muitas dúvidas, mais você fez seu teste com um 5600+ em under e over. Antigamente o pessoal não falava de gargalo em desempenho de jogos, falavam mais "se você tem x valor e quer um pc mais pra jogo pega uma VGA boa". Por tanto o gargalo só existe na minha opnião quando um certo processador limita algum jogo, impossibilitando que o mesmo tenha um desempenho satisfatório.

Sobre o desempenho da HD3850 em Crossfire ser inferior a HD4850 em single, não li nada a respeito que me provasse o contrário, talvez Company of Herois tenha quem sabe, no mesmo rewiew do Crossfire da HD3850 vemos que este sistema dela não é muito adequado a este jogo: http://www.tweaktown.com/articles/1246/7/hd_3850_crossfire_vs_8800gts_512mb_g92/index.html.

Se o benchmark não é questão de prova, ele que é um programa que simula fps e frames dos jogos mais pessados lançados, vemos acima o Hall Life 2 que poderia tirar a dúvida se vocês não fossem tão cabeças duras ^_^ Brincadeiras a parte amigos, não sou o dono da razão e ninguem aqui é, mais esta discussão está sendo muito útil para nós.

Um Abraço!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...