Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
surubundam

[PARCIALMENTE RESOLVIDO]Pc desliga sozinho quando estou jogando

Posts recomendados

Fala ae pessoal,:confused::eek:

Estou com um pequeno probleminha de aquecimento da minha cpu.

Sempre que estou jogando o pc desliga sozinho devido a alta temperatura.

Mas isso só acontece quando jogo.

Eu só não tenho certeza se esse super aquecimento é da minha CPU do chipset ou da placa de vídeo.

Enfim, meu processador veio junto com um cooler(BOX), mas já percebi que ele não está dando conta do recado. Já fiz uma enorme pesquisa sobre o assunto, mas ainda me sinto inseguro em comprar um cooler de primeira.

Além disso, gostaria de saber se vocês me indicam um bom programa de monitoramento de temperatura.

Então minha dúvidas são as seguinte:

- Qual o melhor cooler que corresponda com a configuração do meu pc?

- Qual é o melhor programa para monitorar essa temperatura(eu to usando o SpeedFan)?

segue a configuração:

* Athlon 64 x2 4800+ BOX

* gigabyte GA-M61SME-S2L

* Gforce 8600gt 512

* 2x2gb de ram

* Fonte CollerMaster REAL 460W

* HD SATA Maxtor 250GB

-_-

:cool:

valeu pela atenção!

----------------------------

Estou adicionando uma imagem com as temperaturas que o pc alcançou quando estava jogando call of duty 4

my.php?image=tempoo2.jpgmy.php?image=tempoo2.jpgtempoo2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

EITA,

meu processador chegava a 80°C e eu já ficava desesperado!

O meu tá pouco perto do seu....

Estranho é que eu montei o pc da minha irma com o mesmo processador q você tá usando e tá a 40° em full a temp dele com cooler box....

Recomendo antes de tudo um cooler na frente do gabinete jogando ar para dentro(ventilador), e um atras jogando ar para fora(exaustor). Depois, arrumar os fios dentro do pc pra deixar espaço pro ar circular.

Outra coisa, trocar pasta termica.

Ai temperatura deve diminuir.

Não sei muito de marca de coolers não, mas sei que os melhores são os com heatpipe encostados diretamente no DIE do processador, a transferencia de calor fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
fala ae pessoal,:confused::eek:

Estou com um pequeno probleminha de aquecimento da minha cpu.

Sempre que estou jogando o pc desliga sozinho devido a alta temperatura.

Mas isso só acontece quando jogo.

Eu só não tenho certeza se esse super aquecimento é da minha cpu do chipset ou da placa de vídeo.

Enfim, meu processador veio junto com um cooler(box), mas já percebi que ele não está dando conta do recado. Já fiz uma enorme pesquisa sobre o assunto, mas ainda me sinto inseguro em comprar um cooler de primeira.

Além disso, gostaria de saber se vocês me indicam um bom programa de monitoramento de temperatura.

Então minha dúvidas são as seguinte:

- qual o melhor cooler que corresponda com a configuração do meu pc?

- qual é o melhor programa para monitorar essa temperatura(eu to usando o speedfan)?

Segue a configuração:

* athlon 64 x2 4800+ box

* gigabyte ga-m61sme-s2l

* gforce 8600gt 512

* 2x2gb de ram

* fonte collermaster real 460w

* hd sata maxtor 250gb

-_-

:cool:

valeu pela atenção!

----------------------------

estou adicionando uma imagem com as temperaturas que o pc alcançou quando estava jogando call of duty 4

my.php?image=tempoo2.jpgmy.php?image=tempoo2.jpgtempoo2.jpg

e com relaÇÃo ao programa tenta ai o everest... Ele indica a rotaÇÃo do seu cooler.!!

Compartilhar este post

Link para o post
e com relaÇÃo ao programa tenta ai o everest... Ele indica a rotaÇÃo do seu cooler.!!

To usando o everest e realmente ele é ótimo.

Faço o teste de estabilidade dele...e em 3 minutos o pc desliga por super aquecimento...rs

mas..ainda to em duvida qual cooler e dissiádor posso comprar...alguem pode me dar uma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Olà amigo!!

1º Quando você foi instalar o processador não tinha nenhuma etiqueta na sua sueperficie do processador?

2º Verifica a pasta térmica, coloca apasta térmica da (artic Silver) ela é muito boa, conduz muito calor.

3º Verifica a rotação do cooler.

4º o clock do processador esta configurado certo, pode esta acontecendo um overclock.

5º Um bom programa para verificar a temperatura do processador é a do CMOS SETUP MONITOR HARDWARE, outro é o que vem junto com o cd da placa mãe e outro é o programa everest, de preferência o mais novo...

Esepero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Alem disso tudo que o Hacker_89 disse, você poderia melhorar a refrigeração do seu gabinete. você poderia nos dar mais detalhes sobre qual o seu gabinete e qual a configuração de fans que você está usando.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive o mesmo problema.Pedí a troca da placa,foi trocada e aconteceu a mesma coisa.Troquei o cooler,processador e não adiantou nada.Funciona perfeitamente ,mas na hora de jogar,ferve.Eu acho que essa placa tem um problema nos sensores de temperatura,pois quando aquecia,não sentia o dissipador tão quente assim,ou um erro de projeto,uma falha,sei lá.Troquei por outra placa de outra marca e o problema se resolveu.Testei com o Everest e a temperatura vai aumentando bem lentamente e não passa dos 40 com o cooler que vem com a cpu (o mesmo que eu tava usando com a gigabyte)e em jogos também não passa dos 40.

Compartilhar este post

Link para o post

Nosssaaa, Tá muito quente seu computador cara :eek:

Faz o que o pessoal disse acimaa, fala tua config, teu gabinente, se já veio com coolers adicionais e tal.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

:(

Pois então!

EU comprei a artic silver comprei 2 cooler´s uma para tirar o ar quente e outro para botar o ar fresco para dentro do pc. e nao deixo o gabinete fechado, porque essas duas soluções não resolveram o problema.

1 - a pasta termica: eu não consegui cobrir toda a superfície do processador. fiquei com medo de passar nele todo e depois a pasta escorrer e ***** com tudo.

2- os coolers não adiantaram para nd. A temperatura continua louca do mesmo jeito.

provavelmente vou ter que comprar um cooler do bom. pois suspeito que o problema seja com a dissipação do calor e nd melhor que um dissipador de cobre para isso

To pensando em partir para o cooler zelman 9700 ou 9500

Obs: faço o teste de estabilidade do everest e a cpu ferve em 1:30 a 3 minutos.

Eu estou começando a concordandar com o amigo, ai em cima, que falou que pode ser problema dos sensores.

Enfim, vocês acham que eu devo botar a pasta termica de uma forma que ela cubra toda a cpu? E me indiquem a melhor marca de cooler ou dissipador para resolver isso?

fui!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, iCEAGE 120 plus + arctic silver 5 + o cooler da coolermaster... Igual ao q o PistolaoBR recomenda....

Se isso não resolver, é sensor...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o seguinte desligue o PC dá tomada e retire o cooler do CPU. Limpe o CPU com um pano limpo com muito cuidado só para tirar a pasta térmica antiga. limpe também a base do dissipador e retire toda a pasta velha.

Agora você vai passar uma gota de pasta no dissipador e esfregar com um pano limpo e seco de modo a espalhar toda pasta na base do dissipador, mais ou menos do tamanho da área do CPU. A base deve ficar meio "suja" com a pasta térmica nova. na CPU você coloca também uma gota de pasta e espalha ela com um cartão ou com um plástico, de modo a ficar uma fina camada. Limpe o que ficar para fora do CPU e coloque o cooler pronto.

durante muito tempo tive problemas de temperaturas em diversas maquinas, resolvi parte dos problemas fazendo isso, motivo? Como dito por colegas antes às vezes montam o CPU com o plástico de proteção do decepador junto e este é um péssimo condutor de calor.

meu antigo amd 754 rodava com 1800MHz com um monte de ventoinhas no gabinete o HD e a placa mãe ficavam em 28 a 34 ºC, mas o CPU fica beirando os 64ºC no verão.

Levei em mais de três técnicos e nada. quando comprei um cooler novo resolvi trocar, retirando velho já identifiquei um chiclete... pasta velha com vestígios do plástico que protegia o CPU ou dissipador do CPU... fiquei put$%¨&*pois já tinha comprado o cooler novo. Montei com o cooler Box e surpresa a temperatura caiu 15º batendo no máximo 55ºC.

Procura no youtube lá tem vários vídeos de troca de cpu cooler

Compartilhar este post

Link para o post
Faz o seguinte desligue o PC dá tomada e retire o cooler do CPU. Limpe o CPU com um pano limpo com muito cuidado só para tirar a pasta térmica antiga. limpe também a base do dissipador e retire toda a pasta velha.

Agora você vai passar uma gota de pasta no dissipador e esfregar com um pano limpo e seco de modo a espalhar toda pasta na base do dissipador, mais ou menos do tamanho da área do CPU. A base deve ficar meio "suja" com a pasta térmica nova. na CPU você coloca também uma gota de pasta e espalha ela com um cartão ou com um plástico, de modo a ficar uma fina camada. Limpe o que ficar para fora do CPU e coloque o cooler pronto.

durante muito tempo tive problemas de temperaturas em diversas maquinas, resolvi parte dos problemas fazendo isso, motivo? Como dito por colegas antes às vezes montam o CPU com o plástico de proteção do decepador junto e este é um péssimo condutor de calor.

meu antigo amd 754 rodava com 1800MHz com um monte de ventoinhas no gabinete o HD e a placa mãe ficavam em 28 a 34 ºC, mas o CPU fica beirando os 64ºC no verão.

Levei em mais de três técnicos e nada. quando comprei um cooler novo resolvi trocar, retirando velho já identifiquei um chiclete... pasta velha com vestígios do plástico que protegia o CPU ou dissipador do CPU... fiquei put$%¨&*pois já tinha comprado o cooler novo. Montei com o cooler Box e surpresa a temperatura caiu 15º batendo no máximo 55ºC.

:wacko:

Muito obrigado pela dica sobre a aplicação da pasta termica. Depois vou tentar coloca-la da mesma forma que você me indicou.

em relação ao plastico eu tenho 99,9% de certeza que tirei.

enfim, agradeço a dica de todos. mas novas dicas são bem vindas.

Vou comprar um dissipador bom e apicar a pasta de novo, conforme me foi indicado pelo amigo de cima!

O resultado dessa aventura postarei assim que efetuar a troca...

fui!

Compartilhar este post

Link para o post
:wacko:

Muito obrigado pela dica sobre a aplicação da pasta termica. Depois vou tentar coloca-la da mesma forma que você me indicou.

em relação ao plastico eu tenho 99,9% de certeza que tirei.

enfim, agradeço a dica de todos. mas novas dicas são bem vindas.

Vou comprar um dissipador bom e apicar a pasta de novo, conforme me foi indicado pelo amigo de cima!

O resultado dessa aventura postarei assim que efetuar a troca...

fui!

Meu post anterior ficou grande. Antes de comprar um novo cooler teste com o atual. retire ele limpe bem tanto o cpu quanto o dissipador e coloque ele de novo. Numa dessa você economisa o dinheiro do cooler.

outra dica no site da zalman tem umas animações de como intalat os cooler deles masa parte da pasta termica é igualda um conferida.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal...

Pessoal, gostaria de tirá uma duvida com vocês:

Técnicos dizem que com o tempo de uso, o cooler vai acumulando uma quantidade exagerada de poeira (absolutamente normal) e essa poeira vai "pesando" mais o cooler, fazendo a ventoinha girar com pouco mais de lentidão, esquentando mais assim o processador, e tornando o pc mais lento do que o normal...

Então gostaria de saber... isso é verdade ou mito ?

Se for verdade, quer dizer que se eu tive um cooler limpinho instalado zero bala, e meu pc alcança tal velocidade, se eu compra um outro cooler com mais potência do que o meu atual o meu pc vai fica mais rápido ?

Limpando o cooler atual, é possivel perceber uma diferença em questão de velocidade agradável ?

São essas minhas duvidas pessoal.

Obrigado e aguardo respostas =)

Compartilhar este post

Link para o post
Olá pessoal...

Pessoal, gostaria de tirá uma duvida com vocês:

Técnicos dizem que com o tempo de uso, o cooler vai acumulando uma quantidade exagerada de poeira (absolutamente normal) e essa poeira vai "pesando" mais o cooler, fazendo a ventoinha girar com pouco mais de lentidão, esquentando mais assim o processador, e tornando o pc mais lento do que o normal...

Então gostaria de saber... isso é verdade ou mito ?

Se for verdade, quer dizer que se eu tive um cooler limpinho instalado zero bala, e meu pc alcança tal velocidade, se eu compra um outro cooler com mais potência do que o meu atual o meu pc vai fica mais rápido ?

Limpando o cooler atual, é possivel perceber uma diferença em questão de velocidade agradável ?

São essas minhas duvidas pessoal.

Obrigado e aguardo respostas =)

O pc tem uma temperatura de trabalho que fica entre 25º a 50º C ( um exemplo) com o cooler novo ele joga ar frio no dissipador, mas esse contem poeira que vai acumulando no dissipador e nas pas do ventilador.

No ventilador isso atrapalha sua performace fazendo ele girar com dificuldade já no dissipador a poeira é um otimo isolante termico e é tudo que não queremos em um dissipador, consequencia quando o cpu esta trabalhando pesado, jogos ou convertendo videos, ele esquenta e ocorre as travadas ou tela azul. Pois a temperatura por um pequeno instante passou dos 50°C. Agora um cpu hoje aguenta temperaturas de até 68ºC, isto quer dizer que se ele estiver rodando com 65ºC ele está dentro do limite e vai fazer o mesmo serviço no mesmo tempo igualmente se ele estivesse a 40ºC.

Esses malucos que fazem overclock no cpu, eles sentem essa diferença pois um processador com 40% a mais de velocidade com mais alimentação gera uma grande dissipação de calor. No caso deles o Pc bate os"50ºC" facinho. Trocando o cooler por um melhor "mais potente" ele consegue dissipar mais calor. Aumentando assim possibilidade do "maluco" dar mais velocidade pro processador.

Agora trocar o cooler por trocar não vai aumentar nem diminuir nada do desempenho do seu pc pois ele não está trabalhando no limite.

Limpando o cooler atual você perceberá um diminuição no barulho provocado por ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que eu percebi que botei pasta termica d+. Logo, ela esta agindo com um isolante e não como um condutor. Então, acabei seguindo suas instruções e agora estou rindo à toa, porque eu não vou gastar 150 pilas com um cooler. A temperatura não passa de 60°, fiz o teste de estabilidade do Everest e fiquei 10 minutos com a temperatura no máximo de 60°. Enfim, não vou soltar fogos ainda. Vou ficar 1 semana fazendo alguns teste e posto os resultados.

Enfim, fui!^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Não é que eu percebi que botei pasta termica d+. Logo, ela esta agindo com um isolante e não como um condutor. Então, acabei seguindo suas instruções e agora estou rindo à toa, porque eu não vou gastar 150 pilas com um cooler. A temperatura não passa de 60°, fiz o teste de estabilidade do Everest e fiquei 10 minutos com a temperatura no máximo de 60°. Enfim, não vou soltar fogos ainda. Vou ficar 1 semana fazendo alguns teste e posto os resultados.

Enfim, fui!^_^

Opa! isso é bom! É a temperatura está alta, mas tá dentro da margem de segurança. Coloca um fan na frente do gabinete jogando ar e um atrás tirando ar isso ajuda a circular o ar dentro do gabinete.

Como fica as temperaturas dos outros componentes, hd, placa mãe e placa de video e a velocidade do cooler do processador no everest?

No pc agora um x2 5000 tá:

placa mãe 36ºC

cpu 31ºC

gpu 45ºC

hd 34ºC

cpu cooler 1600rpm

chassis cooler 1700rpm

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! isso é bom! É a temperatura está alta, mas tá dentro da margem de segurança. Coloca um fan na frente do gabinete jogando ar e um atrás tirando ar isso ajuda a circular o ar dentro do gabinete.

Como fica as temperaturas dos outros componentes, hd, placa mãe e placa de video e a velocidade do cooler do processador no everest?

No pc agora um x2 5000 tá:

placa mãe 36ºC

cpu 31ºC

gpu 45ºC

hd 34ºC

cpu cooler 1600rpm

chassis cooler 1700rpm

só para relembrar a configuração do meu pc é essa:

* Athlon 64 x2 4800+ BOX

* gigabyte GA-M61SME-S2L

* Gforce 8600gt 512

* 2x2gb de ram

* Fonte CollerMaster REAL 460W

* HD SATA Maxtor 250GB

^_^

então, fiz o teste de estabilidade no everest por 10 min e também testei jogando crysis(como vocês sabem um dos jogos mais pesados) na máxima configuração possível. Fiz um print da janela com as temperaturas mínimas e máximas. Ai vocês vão perceber que a temperatura só é alta mesmo quando o pc está fazendo algo violento.

Mas percebi que a temperatura de placa mãe e da placa de vídeo estão muito altas. principalmente da placa de vídeo que "parada" fica em 56°.

O processador fica em torno de 36° - 39° quando só estou no msn e na internet.

enfim, segue a imagem em anexo. A opinião de vocês é muito importante. Mas considero o problema resolvido.

testeestabcpuek7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Entrando na bios quais são as temperaturas?

Parece que não está tendo circulação de ar dentro do gabinete.

Dá uma revisiada no fan do ganinete ve se ele está jogando o ar pra fora mesmo e confirma se a fonte tambem está jogando ar pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

surubundam, não sei se você reparou, mas na SS do seu primiro post a tensão de -5V está MUITO BAIXA (tá marcando -0,45V) e isso é absurdo!!! Vou pesquisar pra que usa essa tensão no PC, mas de cara te recomendo testar com outra fonte (empresta de alguém ou passa numa loja de hardware e pede pros caras te quebrarem um galho).

Compartilhar este post

Link para o post
surubundam, não sei se você reparou, mas na SS do seu primiro post a tensão de -5V está MUITO BAIXA (tá marcando -0,45V) e isso é absurdo!!! Vou pesquisar pra que usa essa tensão no PC, mas de cara te recomendo testar com outra fonte (empresta de alguém ou passa numa loja de hardware e pede pros caras te quebrarem um galho).

Fui olhar agora ta marcando -0,38

e vou ser sincero

não imagino para que serve essa tensão!

vou pesquisar também...

abraços!:cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Começe a dar mais consideração para as tensões de alimentação!!!!

O felipe tem toda razão! Tenta outra fonte, por q com -0,38 com certeza teu sistema vai babar!!

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou ressuscitando este tópico porque estou com um computador pra manutenção com o mesmíssimo problema.

É impressionante, basta abrir qualquer aplicação mais pesada que a temperatura da mobo + cpu sobem juntamente até o topo, coisa de 90/100 ºC!! Em idle o processador fica tranquilo, com 26ºC, basta eu abrir o torrent, explorer e msn, aplicações totalmente 2D, para ver um salto para 50ºC... tenso.

Estou com o cooler box, já troquei a pasta térmica e tive muito pouco resultado, ainda bate a casa dos 90 ºC, estava com a BIOS F2 e atualizei pra F5F, não resolveu. O gabinete não possui fans mas não é este o problema, com o gabinete aberto também acontece o problema. O dissipador da CPU parece não estar sentindo este calor todo, ela fica bem frio mesmo indicando 90ºC de temp.

Se as proteções de temp estiverem ativadas, o PC apita/desliga normalmente.

Outra coisa que notei é que não há (nem apertando Ctrl+F1) opções de mudar o vcore nessa placa, e notei que só há dois vcores possíveis: 1.1V com o Cool and Quiet (idle) e 1.36V em load, o que é um absurdo, pois os brisbanes são 1.25V. Tentei usar o programa da gigabyte EasyTune 6 para abaixar o vcore, mas esta opção não está disponível... complicado.

Config:

GA-M61SME-S2L (rev 2.0), AX2 4400+ Brisbane, VGA HD2600 Pro, Fonte Cooler Master 390W, 1gb de ram OCZ, HD Seagate 160gb.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos,

Primeiramente quero mostrar a minha indignação ao ver tanta baboseira, especulação e alarde em torno de itens como pastas térmicas(artic ultra silver gold....), cooler zalman 215489567454 ultra heavy, fontes de custo altíssimo mega power 500.000W reais.

Pelo amor de Deus, se não fazem ideia do problema, não postem nada, ou ao menos pesquisem sobre o equipamento para tentar ajudar um membro deste forum.

Amigo, eu tenho uma placa mãe, uma cpu com cooler box idênticos aos seus.

O problema está na versão da Bios da Gigabyte, que foi feita em 2009 para as novas cpus, e parece que bugou em alguns casos.

Quer confirmar? Pegue o seu processador e meta em qualquer outra placa mais atual e vai ver que não há problema algum, nem com sua fonte, nem cooler, nem pasta térmica, nem refrigeração nem nada como um monte de desavisados vem aqui para complicar sua vida ao invés de lhe ajudar.

Pelo que eu vi até o momento, parece que algumas placas desse modelo específico, mesmo atualizando a bios, buga o sensor de temperatura e não tem no site da gigabyte nenhuma versão da bios dessa placa que vá resolver seu problema quando se falar desse processador que está a usar.

Tem algumas soluções possíveis.

1 - Troque de MB.

2 - Troque o processador por outro de 1 núcleo só, pois parece que a maioria de 2 núcleos nessa placa buga o sensor.

3 - Aguarde que a gigabyte fornessa uma nova versão de bios que resolva esse bug.

Ahhh, e o principal.... Algumas vezes realmente pode acontecer de o seu pc aquecer mais que o normal, mas isso é muito fácil de ver, se tiver de colocar 30 fans no gabinete, comece a suspeitar que algo de errado está acontecendo. Mas em nenhum momento saia desesperarado comprando coolers e fontes a pastas térmicas super caras e que além de onerar e muito seu bolso, não resolvem nada NESSE CASO ESPECÍFICO.

Meu problema eu resolvi com outra MB, espero que também resolva o seu.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Este tópico está parado há muito tempo. Certifique-se que a sua mensagem tem a ver com o tema sendo discutido. Obrigado.

Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!