Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Custo benefício de uma configuração hybrid graphics/crossfire AMD

Posts recomendados

Preciso fazer um upgrade COMPLETO em casa, meu Celeron mal dá conta do recado. Após garimpar muitos preços em sites da internet, cheguei a uma lista de componentes básicos, com preços um pouco "otimistas":

Placa mãe AMD com chipset 780g da Elitegroup no PY = ~75 doletas

Aceleradora 3d Radeon HD3450 da Sapphire no PY = ~55 doletas

Processador AMD Athlon x2 ~2.4GHz no Brasil = ~200 reais?

3GB de RAM DDR2 com 667Mhz no Brasil = ~240 reais?

Jogando 1 dolar = 1,7 reais , essa lista sairia por 660 reais :eek: Vamos arredondar pra 800 por segurança.

A maior vantagem desta configuração é que a placa mãe vem com uma radeon hd3200 embutida, que pode ser usada em crossfire com a hd3450 num modo que a AMD chama de Hybrid Graphics .Segundo uma série de sites de review (tem que ir no google, já perdi a lista) pode suportar até jogos DirectX 10 mais leves em 15-30 fps, ainda que com um cpu phenom. Como o meu interesse é em jogos de 2006 (Neverwinter Nights 2, Heroes of Might and Magic 5) com o eventual jogo mais pesado (como LoveDeath 2 ~Realtime Lovers, um ecchi 3d bem pesado, é só ir no youtube), acho que a configuração acima atende minhas necessidades.

A minha dúvida: com 800 reais, o que eu posso esperar de um conjunto Intel/Nvidia? Eu ACHO que por 800 eu não conseguiria o mesmo desempenho do conjunto acima (especialmente na placa de vídeo), mas posso estar enganado. Sugestões são bem vindas :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Configuração semelhante acho que não.

3 GB ? pegue 2 ou 4.

Eu acho melhor você ficar com 2 GB de RAM, um 4000+ (2.1 GHz) e uma 8600GT/2600XT/3650, o desempenho será bem melhor, e sempre pegue placas com 256 MB ok ?

Aliás um ponto a se analisar, melhor ficar com o vídeo integrado e pegar uma fonte de qualidade pra depois pensar em placa de vídeo.

Link para o comentário

3 GB ? pegue 2 ou 4

A ideia era não desperdiçar RAM, porque acho que vou instalar tanto o Vista quanto o XP. Poderia colocar 2 e deixar os outros 2 pra depois.

Eu acho melhor você ficar com 2 GB de RAM, um 4000+ (2.1 GHz) e uma 8600GT/2600XT/3650, o desempenho será bem melhor, e sempre pegue placas com 256 MB ok ?

2.1GHz pode ser, mas como o negócio é se aproveitar do hybrid crossfire, a HD3200 onboad só funciona com HD3450/3470/3650. As duas teriam 256 de ram, mas a 3450 é fácil de achar, a 3650 não tanto.

Aliás um ponto a se analisar, melhor ficar com o vídeo integrado e pegar uma fonte de qualidade pra depois pensar em placa de vídeo.

A HD3200 sozinha vai penar pra aguentar os jogos que quero... por fonte você diz lugar de compra? Eu sei que no PY tem um fator de risco, mas o acho que vale o preço de U$55. E novamente, se eu demorar pra comprar, o hybrid HD3200/HD3450 vai ficar defasado.

A tônica dessa compra é: o conjunto é barato e esse combo "tolera" os jogos de 2008, portanto vai ter uma boa vida útil mesmo com preço baixo. E posso colocar um Phenom+RAM+Geforce/Radeon potente pra dar uma sobrevida ao conjunto.

Link para o comentário

• Membro VIP

Certo, mas o "disperdício" não é problema, e em tese os futuros sistemas operacionais serão 64.

Sei que é duro pra aguentar os jogos que você quer, mas a fonte é ítem importante. Fonte de alimentação ;) (de energia)

Eu falei dos 256 também porque muita gente pega de 512 e se dá mal.

O HCF com a 3650 não sei se vai ter muito ganho, mas é uma boa plataforma sim. Pena não sabermos quando as outras placas da série 4000 da ATI vão sair e substituir as da série 3000, o desempenho delas vai ser bem bom, e o preço excelente.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membro VIP
Se eu colocar uma placa mão Hybrid tipo a Asus Crosshair Formula II + GeForce 9600GT, a placa de video onboard ajuda a offboard? Como se fosse um tipo de SLI?

Ajudar ajuda, mas o ganho é insignificante.

Vale mais pela economia de energia do que pelo "ganho" de desempenho.

Link para o comentário

Na verdade, o Hybrid Crossfire só funciona com os modelos HD24xx e HD34xx. E o Hybrid SLI só funciona com 8400 GS e 8500 GT. Eles limitaram a essas porque a partir daí o ganho seria desprezível, e não valeria mais a pena. Mesmo com essas VGAs mais fraquinhas, o ganho geralmente é de uns 15%, nem é tanto assim.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!