Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O problema é HD ou a CONTROLADORA?

aprendiz_ce

Posts recomendados

Tenho uma máquina com dois HDs. Um PATA e o outro SATA. Mas de uns dias pra cá, vem acontecendo o seguinte: O HD PATA (IDE) some, não aparece no SETUP, mas o SATA continua lá... As vezes quando ligo a máquina ele aparece novamente e funciona certinho, tudo está lá... O SATA Nunca sumiu!

Dúvida: Esse problema é a CONTROLADORA IDE ou é o HD PATA(IDE)? Estou em dúvidas, pois já rodei uns utilitarios para checar o HD PATA(IDE) e o resultado é OK. No SETUP está ativado o SMART, mas quando a máquina é ligada nunca aponta FALHAS no referido HD. E aí, o que pode está acontecendo?

Obrigado a todos e aguardo qualquer comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma máquina com dois hds. Um pata e o outro sata. Mas de uns dias pra cá, vem acontecendo o seguinte: O hd pata (ide) some, não aparece no setup, mas o sata continua lá... As vezes quando ligo a máquina ele aparece novamente e funciona certinho, tudo está lá... O sata nunca sumiu!

Dúvida: Esse problema é a controladora ide ou é o hd pata(ide)? Estou em dúvidas, pois já rodei uns utilitarios para checar o hd pata(ide) e o resultado é ok. No setup está ativado o smart, mas quando a máquina é ligada nunca aponta falhas no referido hd. E aí, o que pode está acontecendo?

Obrigado a todos e aguardo qualquer comentário.

amigo o jumper do hd ide estar td certinho? SE não ESTIVER DA UMA OLHADA!!

Link para o comentário

amigo o jumper do hd ide estar td certinho? SE não ESTIVER DA UMA OLHADA!!

Olá,

Dei uma olhada e tá tudo certinho sim.

Outra coisa: A temperatura pode causa esse tipo de problema? E a temperatura elevada por anos e anos danifica o HD ou não?

Outra dúvida: Ele tá quente por estar DANIFICADO ou tá DANIFICADO por está quente???

Me assustei!!! O SATA tá com 50º e o PATA tá com 60º. E o pior de tudo é que não tem como eu colocar um COOLER nesses HDS devido ao espaço entre eles... O Gabinete é bem apertado!

Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Abraço.

Link para o comentário

olá,

dei uma olhada e tá tudo certinho sim.

Outra coisa: A temperatura pode causa esse tipo de problema? E a temperatura elevada por anos e anos danifica o hd ou não?

Outra dúvida: Ele tá quente por estar danificado ou tá danificado por está quente???

Me assustei!!! O sata tá com 50º e o pata tá com 60º. E o pior de tudo é que não tem como eu colocar um cooler nesses hds devido ao espaço entre eles... O gabinete é bem apertado!

Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Abraço.

amigo durante anos ou algum tempo a temperatura influi sim... Principalmente se o espaÇo entre os 2 for pequeno... Recomendo a você a trabalhar com 2 hd ide... Ou 2 sata.. Pois também pode estar avendo um conflito...entre eles...

Espero ter ajudado!!

Link para o comentário

Pelo que eu entendo de HD a temperatura MAXIMA de operação e de 50 Graus, então o Sata esta no limite maximo e o PATA esta bem acima do maximo.

você precisa melhorar isso ai, mas provavelmente o PATA ja deve estar com defeito.

Olá,

Fiz o seguinte:

Coloquei um COOLER no gabinete como exaustor e um COOLER no HD PATA. As temperatura ficaram em média de 44º para o PATA e 39~41º para o SATA. E aí, o que você acha? Posso ficar trabalhando assim?

Outra coisa: Já ví HDs que ficam super quentes e outros da mesma marcar e modelo frio, frio, trabalhando no mesmo tipo de ambiente e com as configurações SEMELHANTES (case e etc..). Por isso acontece?

Muito obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Abraço.

Link para o comentário

• Membro VIP

Primeiro um pergunta por uma informação que voce não postou, após voce

instalar o fan como exaustor e o cooler no HD e as temperaturas cairem, o

problema com o HD PATA persistiu ou parou de acontecer??

O HD é prejudicado quando submetido continuamente a temperaturas que

ele até suporta mas fica próximo ao limite, pois voce compromete a parte

eletrônica e também a parte mecânica, pois esta necessita de lubrificação

e o calor reduz a eficiência do lubrificante (viscosidade) comprometendo a

confiabilidade e a durabilidade da parte mecânica do HD, daí a necessidade

de mante-lo a uma temperatura bem mais baixa do que o limite.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário

Olá,

Fiz o seguinte:

Coloquei um COOLER no gabinete como exaustor e um COOLER no HD PATA. As temperatura ficaram em média de 44º para o PATA e 39~41º para o SATA. E aí, o que você acha? Posso ficar trabalhando assim?

Outra coisa: Já ví HDs que ficam super quentes e outros da mesma marcar e modelo frio, frio, trabalhando no mesmo tipo de ambiente e com as configurações SEMELHANTES (case e etc..). Por isso acontece?

Muito obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

Abraço.

A temperatura ja melhorou um pouco.

Eu não sei ai como esta a temperatura ambiente, aqui anda meio frio, se com a temperarura ambiente "fria" +/- 22 Graus seu Hds estão com essa temperatura imagina quando fizer calor, ai eu vejo problemas.

Com essas temperaturas mais aceitaveis você pode continuar trabalhando sim.

So um detalhe se o HD ja foi danificado devido a temperatura ou qualquer outro problema resfria-lo agora não vai resolver o problema, mas ajuda a não aumentar ainda mais.

O HD agora ficou normal não apresenta mais problemas ??

Link para o comentário

A temperatura ja melhorou um pouco.

Eu não sei ai como esta a temperatura ambiente, aqui anda meio frio, se com a temperarura ambiente "fria" +/- 22 Graus seu Hds estão com essa temperatura imagina quando fizer calor, ai eu vejo problemas.

Com essas temperaturas mais aceitaveis você pode continuar trabalhando sim.

So um detalhe se o HD ja foi danificado devido a temperatura ou qualquer outro problema resfria-lo agora não vai resolver o problema, mas ajuda a não aumentar ainda mais.

O HD agora ficou normal não apresenta mais problemas ??

Olá,

A temperatura ambiente é em torno 30~32º e é constante. O que pode acontecer é de ficar mais frio que isso, mas mais quente é meio raro.

Agora, quanto ao HD PATA... Ele parou de sumir (setup) e a máquina não deu mais "tela azul". Sei que pelo quadro anterior das temperatura que ele passou... Não tem mais volta, mas acho que ele ainda aguenta trabalhar um bocado.

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Primeiro um pergunta por uma informação que voce não postou, após voce

instalar o fan como exaustor e o cooler no HD e as temperaturas cairem, o

problema com o HD PATA persistiu ou parou de acontecer??

O HD é prejudicado quando submetido continuamente a temperaturas que

ele até suporta mas fica próximo ao limite, pois voce compromete a parte

eletrônica e também a parte mecânica, pois esta necessita de lubrificação

e o calor reduz a eficiência do lubrificante (viscosidade) comprometendo a

confiabilidade e a durabilidade da parte mecânica do HD, daí a necessidade

de mante-lo a uma temperatura bem mais baixa do que o limite.

Boa sorte.

adcarvalho

Olá,

O HD não sumiu mais do SETUP. E a "tela azul" que aparecia eventualmente, sumiu.

Obrigado pela sua atenção.

Abraço.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!