Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Que saudades do Thermaltake Blue Eye Fan (AF0026), um fan de verdade que gera 97.5CFM com sua ventoinha de 120mm, hoje em nome do silêncio muitas vezes temos que pagar R$60,00 reais por um lixo rotulado de eficiente, eu ainda tenho o meu Thermaltake e depois de quase 5 anos continua sendo insuperável, pelo vento que produz faz pouco ruído com o gabinete fechado e os decibéis gerados são o ônus de ter um fan com esse fluxo de ar.

 

Um cooler de R$50,00, simples com mancal de 1 bola mas que dá um banho em qualquer concorrente do mercado quando o assunto é refrigeração, é um cooler para fazer vento, o resto produz brisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendação de fans 120/140?

 

Preciso trocar dois que estão apresentando barulho. O traseiro e o outro é o hyper t4 da cooler master, somente a fan que estão fazendo barulho pelo tempo de uso.

 

Pessoal fala bem dos Akasa Apache e Piranha.

 

Preferencialmente bom, barato e silencioso.

 

Grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vaga12 o Piranha talvez seja o melhor custo benefício do mercado nacional. Muito bom mesmo. Fan de 4 pinos e 1900rpm por 40-45 reais. O de 140 depende do que você quer. Tem o Akasa Viper 140, mas eles são uma turbina (muito fluxo) e vão fazer barulho na grelha (e são amarelos). E só pode ser o quadrado, porque o redondo tem furação de 120. Tem os Cougar e tem os novos da Cooler Master. Tem os air pressure também. E você tem três perfis de velocidade. Mas se for esses coolers de 140 e 1600rpm é melhor controlar pelo PWM, porque eles movem muito ar e vão fazer barulho na grelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Vaga12 disse:

Preferencialmente bom, barato e silencioso.

 

O fan de maior eficiência com 120mm, ou seja, aquele que é capaz de produzir maior fluxo de ar com menor ruído que eu conheço é o Shark Edition da Aerocool. Um fan que gera 82.6 CFM produzindo apenas 26.5 dBA em rotação máxima, são números excepcionais, eu tenho um Shark na lateral do meu gabinete e ele é extremamente silencioso.

 

O Shard da Aerocool tem MTBF de 100.000 horas e utiliza a tecnologia Hydraulic Bearing. Esse fan está incrivelmente barato na Pichau, preço promocional de R$38.90.

 

white_all_12.jpg

 

Fan Aerocool Shark 120mm

 

A segunda opção é que lhe indico é da Thermaltake, o fan Blue Eye AF0026  de 120mm foi feito pensando no quesito refrigeração, ele gera um dos maiores fluxos de ar da categoria, são 97.5 CFM. Eu tenho um desses para refrigeração do dissipador do cooler e é o fan com o maior CFM dentre as marcas conhecidas, ele é alimentado por um conector de 4 pinos do tipo molex, vem com potenciômetro para o ajuste de rotação, se o usuário ficar incomodado com o ruído basta reduzir o giro da ventoinha, não é um fan silencioso, ele foi projetado para fazer vento!

 

Esse fan custa R$42,90 na Pichau.

14389_3_20121212120131.jpg

Thermaltake Blu Eye AF0026

 

O meu começou a apresentar os primeiros sinais de desgaste após 5 anos de uso ligado em rotação máxima 24 hrs por dia, foi um bom resultado, eu o desmontei essa semana para lubrificação do eixo e do rolamento, utilizei uma fina camada de graxa branca e ele ficou como quando o adquiri, novo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2017 às 11:08, Dimitriusbueno disse:

 

O fan de maior eficiência com 120mm, ou seja, aquele que é capaz de produzir maior fluxo de ar com menor ruído que eu conheço é o Shark Edition da Aerocool. Um fan que gera 82.6 CFM produzindo apenas 26.5 dBA em rotação máxima, são números excepcionais, eu tenho um Shark na lateral do meu gabinete e ele é extremamente silencioso.

 

O Shard da Aerocool tem MTBF de 100.000 horas e utiliza a tecnologia Hydraulic Bearing. Esse fan está incrivelmente barato na Pichau, preço promocional de R$38.90.

 

white_all_12.jpg

 

Fan Aerocool Shark 120mm

 


As Sharks são realmente excelentes. Tenho 4 no meu gabinete. A única que faz barulho é a que fica na lateral, devido a força da Fan o deslocamento do ar pelo espaço limitado nas ranhuras da placa de acrílico gera um assovio irritante, já as outras que ficam no topo e na frente mal se ouve, mesmo em rotação máxima (Utilizo controlador).
Ao meu ver o único "contra" dessa fan é o direcionamento do ar. Ela espalha o ar pras pontas das aletas. Outros modelos (Principalmente os da cougar) direcionam mais o fluxo para o centro.
Claro isso é um detalhe bem técnico específico, no geral elas melhoram muito o desempenho do sistema de refrigeração.

 

Outro modelo que eu particularmente acho muito interessante é a
Akasa Viper 120mm

 

43dee7dd63.jpg


Possui 83CFM (Contra 82 das Sharks) e com pressão estática de 2.98 mm-H2O (Contra apenas 1,2 das Sharks).
Em gabinetes que possuem filtros (Como o meu) elas são muito mais eficientes. A desvantagem é apenss a cor, que não agrada a todos.


Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Possui 83CFM (Contra 82 das Sharks) e com pressão estática de 2.98 mm-H2O (Contra apenas 1,2 das Sharks).

Em gabinetes que possuem filtros (Como o meu) elas são muito mais eficientes. A desvantagem é apenss a cor, que não agrada a todos.

 

O Akasa Viper é um ótimo Fan, o Shark da Aerocool é baseado em rolamento de fluído dinâmico em um projeto desenvolvido pela Aerocool, é um fan com MTBF de 100.000 horas o que representa o dobro da vida útil de um Viper que utiliza mancal e rolamentos tradicionais. A Aerocool ao contrário da Cougar não licenciou a patente da Matsushita que registrou o invento, ela desenvolveu um projeto alternativo com um rolamento dotado de várias ranhuras onde o fluído lubrificante circula, isso permite um fan durável e com um valor menor do que aquele praticado pelas concorrentes.

 

mt41fl.jpg

 

No meu Blue Eye da Thermaltake AF0026 na medida em que a lubrificação diminui a rotação dele é afetada, isso não significa que o fan precise ser descartado, é possível aplicar uma nova camada de lubrificante de modo a garantir uma sobrevida ao fan, eu utilizei uma fina camada de graxa branca, ele voltou a produzir vento de modo a deixar um Akasa Viper ou Shark de lado tal qual um João ninguém, para entregar 97.5 CFM e 4,65mm-H2O de pressão estática o ruído gerado é maior embora ele tenha incorporado um controle de rotação.

 

Todo fan tem o ônus e o bônus, existem aqueles da moda como certos modelos da Corsair comercializados a 100 reais, um fan com CFM e pressão medíocre mas...cada um pratica o preço que quer, basta encontrar um incauto que aceite pagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, dollmaster disse:

Galera, por favor me indiquem coolers fortes de 120mm para exaustão

 

Olá amigo! Tem muitas citações de bons fans nesse tópico, dê uma olhada no Akasa Viper ou Aerocool Shark, ambos são excelentes!

 

Eu citei inclusive lojas virtuais para a compra, se tiver dúvida é só postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dimitriusbueno disse:

 

Está bem difícil viu, eu mesmo fiz uma pesquisa e os locais que anunciam estão sem estoque.

Achei o JetFlo no mercado livre, mas está um absurdo 107,00 + 226,00 de frete aéreo. Preciso de uma boa alternativa viável de coolers, o processador aqui tem horas que chega a 90 graus em jogos CPU bound. E olha que eu uso o Hyper 212x nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, dollmaster disse:

Achei o JetFlo no mercado livre, mas está um absurdo 107,00 + 226,00 de frete aéreo. Preciso de uma boa alternativa viável de coolers, o processador aqui tem horas que chega a 90 graus em jogos CPU bound. E olha que eu uso o Hyper 212x nele.

 

O Jetflo no Magazine Luiz custa 56,90.

 

Fan Jetflo Cooler Master

 

A outra opção é o Akasa Viper 120MM por R$51,90 na Kabum.

 

Akasa Viper

 

O Shark da Aerocool está com um preço muito bom na Pichau, apenas 38,90 à vista, ele tem a ventoinha vermelha e em outras cores também.

 

Fan Shark

 

Eu tenho um Shark na lateral do meu gabinete, são fans com rolamento de fluído dinâmico e isso faz com que eles durem muito, há mais de 5 anos com rotação máxima ligado 24 horas por dia, o meu PC eu não desligo nunca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, dollmaster disse:

Desses 3, no caso o JetFlo seria o melhor para exaustão na parte superior do gabinete? Na traseira tenho um PCYes Fury F5. Estou pensando em colocar um a mais no dissipador do Hyper 212x, será que é viável?

 

No teto do gabinete a melhor configuração é exaustão de ar mas é importante ter um fan atuando como ventilador, é preciso fazer o ar circular dentro do gabinete, o fan que atua como exaustor jogando o ar quente para fora e aquele que foi configurado para ventilador jogando o ar frio para dentro do gabinete. Os fans que atuam como ventiladores são instalados na parte frontal do gabinete ou na lateral   

 

32 minutos atrás, dollmaster disse:

Estou pensando em colocar um a mais no dissipador do Hyper 212x, será que é viável?

 

É viável mas é preciso saber porque o processador está superaquecendo, será que é apenas uma condição gerada pela má ventilação do gabinete? será que o fan instalado no dissipador do cooler está operando em sua plenitude?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu tenho um gabinete PCYes Pegasus, tenho 2 coolers Bluecase Gamer na frente como ventiladores, 1 NZXT em baixo como ventilador, 2 NZXT em cima como exaustores e 1 PCYes Fury F5 atrás. 6 no total. A tampa é de acrílico sem furação pra cooler.

 

O Hyper 212x é novo, tem 3 meses que comprei, troquei a pasta de novo. Com certeza é circulação de ar inadequada porque em idle fica 35 graus. Com isso, vejo que preciso de um cooler forte, mas não sei exatamente em qual posição colocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, dollmaster disse:

Então, eu tenho um gabinete PCYes Pegasus, tenho 2 coolers Bluecase Gamer na frente como ventiladores, 1 NZXT em baixo como ventilador, 2 NZXT em cima como exaustores e 1 PCYes Fury F5 atrás. 6 no total. ição colocá-lo.

 

Se já tem 6 coolers instalados eu não acredito que fará diferença pondo mais 2, se o processador está chegando aos 80° não serão 2 fans que baixarão a temperatura para 70° ou menos, quando o usuário já tem um esquema adequado de troca de ar não é a quantidade que traz vantagem. Qual é o modelo do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2017 às 10:51, Dimitriusbueno disse:

 

Está bem difícil viu, eu mesmo fiz uma pesquisa e os locais que anunciam estão sem estoque.

 

Unica loja que vende com preço descente é a Pichau.
Já a xtraflo apenas no ebay ou aliexpress.

 

Em 16/10/2017 às 22:58, dollmaster disse:

Desses 3, no caso o JetFlo seria o melhor para exaustão na parte superior do gabinete? Na traseira tenho um PCYes Fury F5. Estou pensando em colocar um a mais no dissipador do Hyper 212x, será que é viável?

 

Eu particularmente não vejo vantagem em adicionar outra fan no dissipador de um cooler médio.
Se não me engano o proprio CdH fez um comparativo entre cooler modelo torre com 1 ou 2 fans, a diferença na maioria dos casos não superou 2~3 graus.

 

Em 16/10/2017 às 23:36, dollmaster disse:

Então, eu tenho um gabinete PCYes Pegasus, tenho 2 coolers Bluecase Gamer na frente como ventiladores, 1 NZXT em baixo como ventilador, 2 NZXT em cima como exaustores e 1 PCYes Fury F5 atrás. 6 no total. A tampa é de acrílico sem furação pra cooler.

 

O Hyper 212x é novo, tem 3 meses que comprei, troquei a pasta de novo. Com certeza é circulação de ar inadequada porque em idle fica 35 graus. Com isso, vejo que preciso de um cooler forte, mas não sei exatamente em qual posição colocá-lo.

 

Essa blue case possuem 65CFM em rotação máxima.
Já as fans originais (Segundo fontes não oficiais) possuem 53CFM também em rotação máxima, porém ambas muito provavelmente possuem baixíssima pressão estática, que ao meu ver prejudica bastante o sistema de refrigeração.

 

Em 17/10/2017 às 11:20, Dimitriusbueno disse:

 

Se já tem 6 coolers instalados eu não acredito que fará diferença pondo mais 2, se o processador está chegando aos 80° não serão 2 fans que baixarão a temperatura para 70° ou menos, quando o usuário já tem um esquema adequado de troca de ar não é a quantidade que traz vantagem. Qual é o modelo do processador?

 

Se o processador está chegando a 70 °C com um Hyper 212X existe algo muito errado ai. Eu recomendaria verificar toda a instalação do mesmo pois apesar das fans serem "fracas", elas colabora muito com a refrigeração, fora o fato do cooler ser um modelo excepcional.

Apenas servindo como comparativo, um Hyper tx3 (Bem inferior ao 212) segura minha configuração (Na assinatura) na casa dos 40~45°C em idle, 52°C Jogando em full stress nunca passou dos 56°C.

 

A troca das fans por modelos mais fortes como as que citamos no decorrer do tópico trariam um melhor desempenho, porém não resolveria esta situação, que ao meu ver tem causa diferente.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado pelas respostas. Bom, eu tenho um i7 4790K 4.4Ghz, as fans que eu quero seriam pra substituir as mais fracas. Acho que a instalação do Hyper 212x não apresenta erros, pois em idle fica entre 30~35ºC, hoje com temperatura ambiente de 27ºC. Eu noto que o problema realmente é a circulação de ar do gabinete pois as fans bluecase frontais levam o ar pro gabinete mas para ali nos HDs, enquanto que a NZXT que fica embaixo já não é muito efetiva por quantidade limitada de ar. E as fans de exaustão superiores parecem não conseguir retirar o ar. Está certo que o Pegasus tem um filtro de poeira superior, mas isso não impediria o ar de passar, e pior que nem colocando um papel em cima do gabinete nota-se o ar passar. Sendo assim, a única fan realmente efetiva está sendo a traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, dollmaster disse:

 Está certo que o Pegasus tem um filtro de poeira superior, mas isso não impediria o ar de passar, e pior que nem colocando um papel em cima do gabinete nota-se o ar passar. Sendo assim, a única fan realmente efetiva está sendo a traseira.

 

É importante dizer que geralmente os fans que acompanham os gabinetes costumam ser de baixa qualidade, mesmo considerando alguns modelos de gabinetes mais caros, o filtro de ar é uma barreira adicional impondo maior resistência a passagem do ar, nesse aspecto é importante priorizar aqueles fans com maior pressão estática já que essa característica garante que o ar tenha força para transpor a resistência natural imposta pelos filtros.

 

A PC Yes lançou recentemente no mercado a linha Calafrio Rings, é um dos fans com a maior pressão estática do mercado quando levamos em consideração o equilíbrio entre CFM e a pressão gerada, são 3.2mmH²O e 84CFM utilizando rolamento hidráulico. É importante salientar que existe a linha Calafrio e a Calafrio Rings e é essa última que estou me referindo.

 

O valor desse fan é R$50,00 e ele é um pouco mais barulhento o que é inevitável em um fan com essa pressão e CFM.

 

FAN PcYes 120MM CALAFRIO RINGS

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece muito bom também. Bom, analisando então a situação descrita, eu pretendo comprar pelo menos 2 fans pra substituir as mais fracas aqui. Resta saber a posição mais efetiva para elas, seria melhor colocar como exaustor na parte superior ou elas são melhores como ventilador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, dollmaster disse:

Parece muito bom também. Bom, analisando então a situação descrita, eu pretendo comprar pelo menos 2 fans pra substituir as mais fracas aqui. Resta saber a posição mais efetiva para elas, seria melhor colocar como exaustor na parte superior ou elas são melhores como ventilador?

 

Não tem como dizer se serão melhores atuando como ventilador ou exaustor, o esquema ideal equilibra a entrada e saída de ar ( ventilação e exaustão), dessa forma se um fan fosse colocado como ventilador e o segundo como exaustor não estaria errado, a melhor posição não é tão simples de dizer na base do chutômetro já que isso também depende da eficiência daqueles fans que você já tem instalado, faça um teste prático e avalie a melhor condição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 

adicionado 15 minutos depois
Em 19/10/2017 às 22:39, Dimitriusbueno disse:

 

Não tem como dizer se serão melhores atuando como ventilador ou exaustor, o esquema ideal equilibra a entrada e saída de ar ( ventilação e exaustão), dessa forma se um fan fosse colocado como ventilador e o segundo como exaustor não estaria errado, a melhor posição não é tão simples de dizer na base do chutômetro já que isso também depende da eficiência daqueles fans que você já tem instalado, faça um teste prático e avalie a melhor condição.

 

você conhece esses  CoolerMaster MasterFan 140 Air Pressure MFY-P4NN-15NMK-R1 o que pode dizer deles ? valem a pena ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...