Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

1 hora atrás, FerGazz disse:

@Menko  Obrigado mais uma vez meu caro!

Achei o cooler Lucifer V2 da deepcool um pouco mais barato na Pichau, R$ 242,00: http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/cooler-gamerstorm-by-deepcool-lucifer-v2-dpgs-mch6n-lc-v2-box

O preço tá de igual pra igual com esse último da Zalman que você indicou (o outro da Zalman esgotou tb).

Vou procurar reviews pra decidir entre esses 2! Faloou, um abraço pro dog tb! :D

Este é outro cooler que pode servir bem, ele tem boa massa de dissipação.

Confira as medidas para ver se ele cabe no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Menko @Charles Decker Obrigado amigos pelas sugestões!

Acabei de comprar na Pichau o: CM Hyper T4 por R$ 139,92

parece que foi o último do estoque pois está indisponível agora...

 

Agora é cruzar os dedos pra que tudo chegue certinho. Tive que cancelar uma compra da Terabyte que demorou mais de 1 mês, tive má sorte com eles! Estou tenso pois essa agora tem placa de vídeo (970 EXOC Sniper Black Edition) e processador (i7-5820K) além desse CPU Cooler. Mais de 6 meses de trabalho nessa encomenda. Não me decepcione PICHAU!! hehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Perdem a minha ignorância mas eu estava lendo algumas paginas desse tópico e eu fiquei com uma dúvida:
Onde vocês ligam tanto cooler? Tem gente com 5, 6 coolers no pc...
Se uma pessoa não tiver um controlador de fan e quiser colocar mais do que 2 fans no pc ela consegue? porque a placa-mãe só tem uma entrada de 3 pinos e outra de 4, não?!
Eu sei que essa é uma pergunta muito "burra" mas é uma dúvida que eu tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker Valeu! 
O Cooler viper da akasa tem um conector de 4 pinos e esse cabo ai parece ser muito bom mas pelo que eu vi só tem uma saída pra 4 pinos, que iria pro cooler da cpu. Não é meio "errado" o viper ter um conector de 4 pinos sendo que ele não é exatamente um cooler pra cpu? Queria colocar alguns no meu gabinete mas não sei se conseguirei com esse cabo, parece ter 4 saídas 3 pinos e 1 de 4 pinos, de acordo com o que da pra ver numa foto lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker Sim eu cheguei a ler todas as especificações na pagina sim, é que nessas horas a "propaganda" fala mais alto né, ai eu fui pela imagem, pela dedução perante a foto, na descrição tá falando que realmente aceita os dois tipos... Enfim, agora ao menos eu já sei mais ou menos como funciona, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes Tenho o mesmo cabo do @Charles Decker e é ótimo para ligar os fans. Atualmente tenho 3 fans de 4 pinos ligados nele. 

 

No meu caso, deixei o fan da cpu ligado na entrada cpu_fan (4 pinos) da minha placa-mãe e liguei esse cabo splitter na entrada cha_fan (4 pinos) da placa-mãe. Dessa forma o controle de rotação da fan da cpu não interfere nas fans do gabinete e vice-versa.

 

@Gabriel Fernandes como é tua placa-mãe no quesito de conexão de fans? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall Salve irmão.
Então, minha placa-mãe só tem 2 saídas(ou entradas, fiquei confuso novamente kk) para coolers, uma de 4 pinos e uma de 3 pinos (CPU_FAN e CHA_FAN, respectivamente) e eu estou usando só essas duas mesmo mas queria comprar algum(ns) cooler(s) a mais pra melhorar um pouco as coisas ao menos. E ai não saberia aonde e nem como ligar.
A de 3 pinos eu estou usando um cooler que já veio com o gabinete mesmo na parte de trás, não deve ser lá essas coisas não... 
Qual os conselhos que você me daria? Aceito de todos os tipos, desde coolers pra comprar até posicionamento dos mesmo, até quanto ao cabo e a forma de ligar eles pois aparentemente o "controle" deles seria diferente também de acordo com a forma que fosse ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes

 

Então Gabriel.

 

Tu pode utilizar o cabo que o Charles falou (Akasa Flexa FP5), ligando ele na entrada cha_fan de 3 pinos da placa-mãe. O contra disso é que todos os fans que tu ligar no cabo vão funcionar em rotação máxima o que pode causar bastante barulho dependendo dos fans e da quantidade deles.

 

Também acho que tu podes ligar o cabo na cpu_fan e em na ponta de 4 pinos ligar o fan da cpu. Dessa forma os demais fans vão funcionar sempre na mesma rotação do fan da cpu, porém essa configuração não tenho certeza. Como disse minha cha_fan é 4 pinos, então ligo o cabo nela e deixo a cpu_fan independente dos demais.  

 

Se quiser ter mais controle sobre os fans tu pode comprar uma controladora e controlar cada fan individualmente, porém sai mais caro que o cabo.

 

Enfim, tu tem algumas opções, todas tem prós e contras.

 

Para a distribuição dos fans teria que saber o modelo do teu gabinete. Sabe qual é?

 

----------------

Obs.: Características do cabo: a alimentação é feita diretamente pela fonte. Um conector vai na placa-mãe e os outros 5 ligam nos fans. Se reparar uma das pontas é de 4 pinos, é essa a responsável por fornecer as informações de rotação (pino pwm). As demais são 3 pinos e só recebem informação.

 

file_179_30.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall Não ligo tanto pra barulho não, desde que tudo faça um bom papel dentro do meu gabinete pode fazer o barulho que for... Eu moro perto do aeroporto, estou completamente acostumado com muito barulho. Então se você puder me sugerir a forma que fosse pro melhor "desempenho" sem ligar muito pra barulho ou outra coisa assim eu ficaria grato.

Meu gabinete é um thermaltake v3 black. Estou mudando algumas coisas nele agora, vou por um cooler de processador diferente, o meu é bem o básico mesmo, vou por um thermaltake silent frio, e ai tava até conversando com o rapaz que anda me auxiliando com isso, mesmo a gente escolhendo um cooler não tão grande ainda assim acho que é grande o suficiente pra me impedir de usar as duas opções de cima do gabinete, não acho que conseguirei por coolers nelas e também a da tampa lateral. Mas é só no "olhometro", nunca mexi em nada disso por isso vocês que manjam bem mais podem me dizer com mais propriedade. Iria colocar mais dois sicleflow, um na frente e um atrás e ia tentar tirar o que já vem no gabinete e por em cima, ou em baixo ali perto da fonte caso em cima não fosse possível, por isso minha dúvida de onde ligar tantos coolers, eu sou completamente "novo" nisso. 

Se puder me tirar uma dúvida, a imagem que me mandou sobre o cabo é bem explicativa mas aquela parte ali que liga na placa-mãe pode ser ligada tanto na 3 pinos quanto na 4? e assim como o charles tava me explicando, são 5 saídas tanto pra 4 pinos quanto pra 3? é que a foto já me confundiu um pouco novamente, parecendo ser 5 saídas, 1 pra 4 pinos e 4 pra 3 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes

 

Bom Gabriel. Levando em consideração as infos que tu me passou, eu faria da seguinte forma: colocaria pelo menos um fan na frente (puxando ar) e outro atrás (retirando o ar). Dessa forma tu já cria uma boa circulação dentro do gabinete. 

 

Recomendo também que faça um cable management a fim de deixar bem livre a circulação interna do gabinete.

 

O aquecimento interno vai depender também do teu uso. Tem vezes que nem esquenta tanto, o pessoal enche de fans que ficam ociosos a maior parte do tempo. Recomendo que tu faça testes da temperatura, usa alguns programas, tipo HW Monitor entre outros para ter uma ideia das temperaturas. Se for necessário acrescenta mais fans. Vai colocando aos poucos.

 

Aqui o esquema de ar do teu gabinete (3 colocando ar e 3 tirando)

v3_vl8000_airflow.jpg

 

Sobre o cabo. Dá um zoom na imagem. A conexão do cabo com a placa-mãe pode ser ligado tanto em 3 quanto em 4 pinos. As setas delimitam quais os 3 pinos q vão conectar na placa-mãe (o outro buraco fica sem nada). A conexão 1 tem os 4 pinos, enquanto as demais (2,3,4 e 5) tem somente 3, mas possuem espaço para encaixar fans de 4 pinos (vê que todas tem o mesmo tamanho da conexão 1 de 4 pinos).

866888.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall Eu tenho essa imagem no meu pc, iria me basear nela mesmo, vou por 1 na frente e 1 atrás da forma como tu falou e o que sobrar vou tentar por em cima, se não der eu ponho na lateral (ou você acha melhor em baixo?).

O Cable management vou fazer também, nunca tinha visto mas recentemente vi muitos videos e li bastante sobre, quando abrir o pc pra trocar e colocar os coolers eu vou arrumar tudinho, vou tirar um bom tempo e atenção só pra isso.

Obrigado pela dica sobre ir colocando "aos poucos" e ir monitorando a temperatura, isso eu já faço, mas, aos poucos vou vendo mesmo como terão sido os resultados.
 

E sobre o cabo eu entendi melhor agora, acho que consegui entender tudo. Entendi sobre o lance de conectar na placa-mãe e sobre o cabo num 1 e sobre os outros também. (só não entendi como funcionaria "na pratica" todos os circuitos (e a parte eletrica) dos cabos 2,3,4 e 5, mas, se funcionar direitinho não preciso entender, não carece explicação, parece bem complexo)

Mas agora a minha dúvida ficou em: Ligo o cooler do processador no CPU_FAN e ligo splitter no CHA_FAN e os 3 coolers do gabinete nele (nos 2, 3 e 4) OU ligo o splitter no CPU_fan e ligo o cooler do processador no 1 e os outros coolers do gabinete no 2,3 e 4?
Como seria "controlada" a velocidade deles? seriam todos controlados junto com o do processador? ficariam todos no máximo? como eu disse, não ligo pra barulho, por isso se ficar tudo no máximo, por mim tá ok DESDE QUE isso não seja prejudicial pra nenhum componente, que não sobre carregue X ou  Y pinos, ou a placa-mãe, ou a fonte, enfim, se tudo ficar OK (FUNCIONAL) eu não me importo com o barulho ou com a velocidade deles.

Já agradeço muito a ajuda e os textos, tem auxiliado, esclarecido e me ensinado bastante. São todos MUITO BEM explicativos e bons, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes

O funcionamento do cabo não tem muito mistério. Como a energia é fornecida pela fonte, não tem problema de sobrecarregar as entradas das fans. Basicamente o conector do cabo que liga na placa-mãe recebe o sinal de rotação (pwm) do fan ligado na ponta 1 do cabo (4 pinos) e transmite para as demais pontas (2,3,4 e 5).

 

Porém, para que isso aconteça o conector que vai na placa-mãe tem que estar ligado em um cha_fan de 4 pinos, senão ele não consegue ler o sinal pwm do fan ligado na 1.

pin-cavo-ventola.png

Assim seria se tu ligasse na tua cha_fan de 3 pinos, percebe que o cabo azul (control = pwm) não ta ligado? O amarelo é o que recebe da placa-mãe a informação de qual velocidade ele deve operar (rpm) e o azul é o que a placa-mãe usa para ler a informação de rotação (pwm).

 

Então se tu ligar dessa forma, conectando o fan do processador no cpu_fan, e o splitter no cha_fan todos os fans (1,2,3,4 e 5) vão funcionar na rotação máxima, porque a tua cha_fan de 3 pinos não consegue ler a informação de pwm.

 

Agora, se tu ligar o splitter na cpu_fan (4 pinos), o fan do processador no 1 (4 pinos) e os demais fans no 2,3,4 e 5, a placa-mãe vai ler as informações de rotação do fan do processador e transmitir para os demais. Nesse caso, todos os fans vão ter a rotação do fan do processador. Essa configuração eu não sei se é a mais recomendada, não sei te dizer se o cpu_fan e o cha_fan tem alguma diferença. Eu prefiro ligar fan de cpu em cpu_fan e fans de gabinete em cha_fan. Até porque se fossem iguais porque recebem nomes diferente? Não sei te responder isso ao certo.

 

Enfim, por falta de conhecimento mesmo eu evitaria ligar um splitter de fans na cpu_fan. Deixaria a cpu_fan somente para o fan do processador e ligaria o splitter no cha_fan. Talvez algum colega possa te ajudar melhor nessa questão.

 

Tirei fotos da minha configuração

WP_20160523_22_25_41_Pro.jpg

Aqui tenho o fan do processador ligado na cpu_fan e o splitter ligado na cha_fan (que no meu caso é de 4 pinos)

 

WP_20160523_22_27_24_Pro.jpg

Aqui a parte de trás do gabinete. Meus 2 fans (4 pinos) da frente da cpu ligados na 1 e 2, jogando ar para dentro. O fan de trás ligado na 3 retirando o ar. As outras 2 pontas sem fans.

 

Esqueci de conferir, mas se não me falha a memória o fan 3 está ligado na ponta de 4 pinos do splitter. Ele que fornece para placa-mãe a informação de rotação (pwm) e a placa transfere a informação para os outros 2 fans ligados em 1 e 2.

 

A única diferença da minha configuração para a tua é que tua cha_fan é de 3 pinos, então, como te falei, esse controle de rotação, se tu ligar dessa forma, não vai funcionar (todos os fans vão operar em máxima rotação).

 

Desculpe o textão :) 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guidadall POR MAIS GENTE ASSIM.
Eu amo hardware, queria trabalhar com isso e até entender mais, aparentemente não da tanto dinheiro. Mas enfim, o aprendizado que eu tenho, com textos enormes e explicativos assim é incrivelmente BOM, eu gosto pra caramba, então jamais se desculpe por isso quando estiver falando comigo kkk até porque os meus também não são nada pequenos e ainda assim eu acho que os meus são mais desfocados, os seus ficam MUITO BONS!

Entendi PERFEITAMENTE tudo que eu tinha sobre dúvidas nos cabos de 3 e 4 pinos, a diferença entre eles, nos conectores da placa-mãe, consegui entender tudo, fico MUITO grato a você por essa explicação e pelas fotos que me ajudaram bastante a entender.

Já encomendei o cabo e os coolers, só chegar agora e eu já monto aqui agora que tenho o perfeito entendimento de tudo já sei como vou fazer tudinho.
MUITO OBRIGADO.
-------------------------------------------------
Sua organização dos cabos é invejável, na medida que tenho tempo ando lendo e vendo videos sobre cable management pra aprender e organizar os meus também porque tá uma zona, já tô com algumas ideias pra tentar aqui quando chegar tudo.
Com o que que você prende os seus cabos ali pra eles ficarem juntinhos? tem uma linha ali preta que segura eles, já veio no seu gabinete? é algum fio ou elástico especifico? porque se por elástico normal eu sei que derrete fica uma caca...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Fernandes São abraçadeiras plásticas (existe em nylon também). O meu gabinete veio com umas 7, mas tu encontra em qualquer lojinha para vender.

 

Quando montei meu gabinete também não sabia nada de cable management, na verdade nem sabia que existia :)

Fiquei sabendo quando comecei a pesquisar sobre montagem de gabinete.

 

Quando chegarem tuas coisas posta aí o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker O meu veio sem nenhuma kkkkkk Tem um nome especifico pra isso? Se eu chegar numa loja e pedir uma presilha capaz do vendedor me dar uma pra prender o cabelo kkk

@guidadall O seu tá muito bem organizado parabéns. O seu cabo 12v é gigante, o da minha fonte é minusculo, vou ter que passar ele por trás da placa de vídeo quando for organizar.
Eu ouvi um cara falando num vídeo ai "fita hellerman", são essas? tranquilo prender os cabos atrás com ela?
beleza, tô só no aguardo pra chegar mas acho que vai demorar mais umas duas semanas pra chegar tudo, foram compradas em lojas diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...