Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desfragmentação de disco LIBERA espaço mas depois CONSUME ele de novo?????


Lele_Morrison

Posts recomendados

Olá amigos do fórum.

Neste exato momento estou desfragmentando meu computador, pois deletei e movi uma carga muito grande de dados (+ ou - 15 GB, tendo deletado + ou - 12 GB).

Eu esperava, assim como espero em toda a desfragmentação, que eu acabasse ganhando algum espaço em disco depois disso.

Não foi minha surpresa quando, mais ou menos 1 hroa depois do início da desfragmentação, meu HD já apresentava 87 GB livre, contra aproximados 86 GB que ele tinha livre no início. (as figuras estão abaixo)

Contudo, algumas horas, ou minutos, após este "pico de espaço livre", eu reparei que agora, ao invés de estar liberando espaço, o desfragmentador (ou seja lá o que for que está fazendo isso) estava CONSUMINDO espaço.

A 3ª imagem, cujo horário é 1:48, o espaço livre já era de 86,7GB.

Neste momento, às 2:13, o espaço livre já caiu para 86,1 GB.

Enfim, não estou entendendo quase nada. Decidi relatar isso aqui, para gente que conhece um pouco mais pois eu posso estar sendo vítima de vírus, ou algo assim, e estar "botando a culpa" no pobre desfragmentador.

Antes de qualquer coisa: sim, eu SEI que a tarefa da desfragmentação NÃO é liberar espaço em disco e sim, realocar dados. Contudo, pelo pouco que eu conheço sobre o mecanismo de desfragmentação e pela minha razoável experiencia, eu sempre ganhei alguns GB depois de desfragmentar o disco (caso tivesse ficado um longo período sem fazer isso, como é o caso agora.)

Enfim, eu gostaria que alguém me explicasse o que está acontecendo.

O que é exatamente a desfragmentação e por que isso está acontecendo.

As imagens abaixo, eu sugiro que vocês se orientem pelo horário delas, localizado na parte inferior direita (no System Tray). É mais fácil do que eu ficar falando que "1ª imagem é tal, 2ª é tal, 3ª é tal", já que eu nem sei em que ordem elas vão aparecer, se vão aparecer.

Bom, por enquanto é só, muito obrigado.

post-317547-13884947490763_thumb.jpg

post-317547-1388494749113_thumb.jpg

post-317547-13884947491479_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na mosca.

Para quem ler isto e quiser fazer igual, poderá esbarrar num PEQUENO impecílio que eu tive:

No meu Vista, eu não sei porque, o Prompt de Comando NÃO está no menu Iniciar.

Para localizá-lo, vá em C:\Windows\System 32\

Onde C: é a unidade de disco onde está instalado o seu Windows.

O Prompt atende pelo nome de "CMD.EXE". Botão direito nele, depois "executar como administrador". Depois é só seguir o tutorial.

Bom, era isso mesmo. Eu tinha visto, nas propriedades do disco C: a opção de deletar as cópias de sombra mais antigas, mas nem tinha dado muita bola. Quando vou no prompt de comando e executo as instruções, descubro que estas restaurações estão me tomando quase 22 GB!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora estou com 108 GB livres, contra os aproximados 86 GB que tinha livre há minutos atrás...

Ah sim, ultima coisa. Para quem for fazer isto, atenção. 1,5GB se escreve 1.5GB, ou seja, "UM PONTO CINCO" e não "UM VIRGULA CINCO". Ele simplesmente ignora a virgula e o que está a direita dela.

É isso..

Bom, muito obrigado ae cara.. valeu, faloows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...