Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1X2GB+1X1GB=3GB Funciona em Dual Channel?


gilvani

Posts recomendados

Olá pessoal. Estou com uma duvida sobre um Laptop que estou querendo comprar, o modelo é um DELL XPS M1530...ele está vindo com 3GB de RAM (1x2GB+1x1GB 667Mhz). Minha duvida é, com essa configuração de memória ele vai trabalhar em Dual Channel? Pois os tamanhos são diferentes e ouvi gente dizer que o Dual Channel só funciona se usar pentes idênticos. Só pra esclarecer o chipset desse laptop é o PM965 Express Intel, com processador core 2 Duo T8100(2,10 GHz,cache L2 de 3 MB, FSB 800 MHz). Quem puder ajudar eu agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo...

Eu li em alguns posts que elas funcionam em dual-channel se forem de mesma velocidade, 533Mhz, 667Mhz, 800mhz...

Mas eu nao tenho certeza, foi o que andei lendo...

Eu também li coisa parecida...mas os posts que li não diz se elas podem ser de tamanhos diferentes. grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao te preocupa com o dual channel...o aumento de desempenho é insignificante..como diz o Eduardo ( moderador ) , é puro marketing.

Sério mesmo? Puro marketing? Eu acha que dobrava a transferência da memória.. exite algum teste que prove esse comentário do Eduardo ( Moderador )...Pois agora eu fiquei bolado com essa noticia...se for verdade nem vou me preocupar com esse esquema de Dual Channel não...valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, somente iguais.

Depende.

Em AMD onde o controlador de memória é na cpu, recomenda-se módulos de mesma capacidade e velocidade, mas se forem de velocidades diferentes, ela vai usar a frequencia mais baixa entre eles.

Em Intel depende da placa-mãe, muitas nem tem suporte. No meu caso (chipset 965p) já fiz dual channel com 2 memórias STT 1024 800 mhz e 1 corsair 1024 667 totalizando 3 gigas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende.

Em AMD onde o controlador de memória é na cpu, recomenda-se módulos de mesma capacidade e velocidade, mas se forem de velocidades diferentes, ela vai usar a frequencia mais baixa entre eles.

Em Intel depende da placa-mãe, muitas nem tem suporte. No meu caso (chipset 965p) já fiz dual channel com 2 memórias STT 1024 800 mhz e 1 corsair 1024 667 totalizando 3 gigas!

Então quer dizer que no meu caso que seria um DELL XPS M1530 com 3GB de Ram, esse pc estaria operando em Dual Channel? Lembrado que o Chipset dele é PM965 Intel. Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que no meu caso que seria um DELL XPS M1530 com 3GB de Ram, esse pc estaria operando em Dual Channel? Lembrado que o Chipset dele é PM965 Intel. Grato

É complicado. Mesmo sendo a mesma família de chipset que o da minha placa-mãe, pode ser que não. O ideal é procurar o manual da placa-mãe.

Mas vou arriscar um palpite de 90% de pegar em dual channel dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como já foi falado, o dual channel, mesmo em plataformas AMD, o ganho é em torno de 5% a 7 % ( o próprio eduardo, o moderador, fala disso )

Em qualquer plataforma, Intel ou AMD, a memória com frequência mais baixa vai ditar a velocidade do barramento.

E outra, o dual channel é somente em pares e não em triplas.....

Vou procurar aqui o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podem dizer que não faz diferença em jogos, e eles tem razão EM PARTE.

Nos jogos que não usam a CPU (Beowulf, StarShipTroopers, Company of Heroes, HL2 nos meus testes não havia diferença grande nos FPS, mas nos loadings sim (da ordem de 25% na maior parte dos casos) o mesmo efeito acontece com o over, os loadings melhoram mas os FPS não.

Nos jogos que usam a CPU (com AI) (Most Wanted, CounterStrike Source *bots*) o ganho é excepcional, tanto nos fps quanto no loading.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é difícil fazer um teste pra o carregamento, da vez que eu testei, usei um cronometro pra isso.

Lembro que o 3DSMax8 iniciava 10+s mais rápido em Dual do que single, e principalmente se ele já tinha sido aberto e fechado, com os arquivos já na memória ele iniciava mais de 20s mais rápido (e demora uns 40s em dual)

O Vista que o diga, já que ele poe metade da RAM com arquivos pra abrir mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi falado, o dual channel, mesmo em plataformas AMD, o ganho é em torno de 5% a 7 % ( o próprio eduardo, o moderador, fala disso )

Em qualquer plataforma, Intel ou AMD, a memória com frequência mais baixa vai ditar a velocidade do barramento.

E outra, o dual channel é somente em pares e não em triplas.....

Vou procurar aqui o teste.

Estou falando que usei dual-channel com TRÊS memórias PC 6400 na minha mobo, não disse que vai funcionar na dele. voce quis dizer em AMD só funciona com duas memórias. No meu chipset (965P) posso usar memórias de diferentes tamanhas inclusive, está no manual. E eu sei muito bem verificar se está em dual ou single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas esse tipo de teste não comprova...E cronometrar, na mão, não é um método usual.

Ao carregar um programa, o que torna-o rápida carga é o pré-carregamento , onde o processador já sabe em que lugar do HD o programa está. O que torna "lento" uma carga é essa busca em um HD, pedindo-o para procurar o endereço especificado...e depois, sim, é enviado para a memória...

Para se testar um acesso as memórias, seria necessário uso de programas específicos, como carga e recarga na memória ou , como todos gostariam, testar nos jogos, cujo método já foi mostrado.

Achei um artigo que explica e mostra o que falei:

http://www.tomshardware.com/reviews/PARALLEL-PROCESSING,1705-11.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Estou com uma duvida sobre um Laptop que estou querendo comprar, o modelo é um DELL XPS M1530...ele está vindo com 3GB de RAM (1x2GB+1x1GB 667Mhz). Minha duvida é, com essa configuração de memória ele vai trabalhar em Dual Channel? Pois os tamanhos são diferentes e ouvi gente dizer que o Dual Channel só funciona se usar pentes idênticos. Só pra esclarecer o chipset desse laptop é o PM965 Express Intel, com processador core 2 Duo T8100(2,10 GHz,cache L2 de 3 MB, FSB 800 MHz). Quem puder ajudar eu agradeço muito.

não caro amigo, só idênticos, mas o chipset da intel x38 suporta!

"o X38 suporta a tecnologia de Acesso Rápido à Memória (ou Fast Memory Access Technology), que permite o funcionamento do modo de dois canais mesmo que os módulos tenham capacidades diferentes. Portanto se você instalar um módulo de 1 GB junto com outro de 512 MB eles funcionarão no modo de dois canais. Em chipsets sem este recurso o modo de dois canais é automaticamente desabilitado caso você tenha dois módulos com capacidades diferentes." Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou falando que usei dual-channel com TRÊS memórias PC 6400 na minha mobo, não disse que vai funcionar na dele. voce quis dizer em AMD só funciona com duas memórias. No meu chipset (965P) posso usar memórias de diferentes tamanhas inclusive, está no manual. E eu sei muito bem verificar se está em dual ou single.

Então não é Dual-channel :P

Olhei no manual da tua plca mãe, em que parte está trazendo essa informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não é Dual-channel :P

Olhei no manual da tua plca mãe, em que parte está trazendo essa informação?

Porque duvidas? Estou dizendo que testei (nada de ler ou achar) e está eum dual-channel com 3 módulos PC6400.

Copiei do manual:

-----------------------------------------------------------------------

(Nota) Quando são instalados módulos de memória de capacidades e chips diferentes, é apresentada

uma mensagem durante a rotina POST informando de que a memória está configurada para

o modo Flex. A tecnologia Intel® Flex Memory permite actualizações mais fáceis uma vez

que as memórias de diferentes capacidades podem ser ocupadas e permanecerem no modo

de canal duplo.

------------------------------------------------------------------------

Se quiser ver, está na pagina 9 do manual em Português.

Preciso dar print no everest ou tirar foto do post para acreditar?

Mas repito, isso só funciona se o chipset aceitar o tal modo Flex da Intel, pode não ser o caso da config em questão no tópico.

Sei que parece estranho, também não acreditei quando testei, pois só tenho 2 módulos STT PC6400, então como tinha comprado um Kingston para minha irmã, pensei: Vou testar para ver se compensa ter 3 gigas mesmo sem dual... e para minha surpresa, estava em dual-channel com 3 módulos. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei a explicação disso:

De acordo com a tecnologia do chipset X 38 http://www.intel.com/products/desktop/chipsets/x38/x38-technicaldocuments.htm ( Nos white papers ), quando é configurado no modo L-shaped Asymmetric Mode (é automático), a placa endereça o canal 0 como dual channel e a memória que está isolada no canal 1 ( no teu caso a de 1 GB ) ele acessa no modo single channel.

Por isso, por burrice do everest, diz que as memórias estão em dual channel.

então, recapitulando, duas memórias em dual channel e a outra em single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...