Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo de injeção gol 2003


Dande Piuma

Posts recomendados

Você diz que os cilindros 1 e 4 não estão funcionando...

Qual é exatamente o defeito? É na parte de injeção (os bicos não abrem) ou na de ignição?

Não conheço a fundo o sistema do GOL. Mas se ele não possui distribuidor mecânico, a bobina de ignição é uma só para os cilindros 1 e 4. Já testou para ver se tem alta tensão nela?

Lembrando que os pistões trabalham mecanicamente em pares: o 1 e o 4 realizam exatamente o mesmo movimento (quando um está subindo, o outro também está) assim como o 2 e o 3. Desta forma, nos carros que não tem mais distribuidor mecânico, as bobinas são conjugadas: existe uma bobina para os cilindros 1 e 4 (a centelha ocorre ao mesmo tempo nos dois, mas somente um deles tem combustível para queimar, pois o outro está em descarga) e uma bobina para os cilindros 2 e 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você diz que os cilindros 1 e 4 não estão funcionando...

Qual é exatamente o defeito? É na parte de injeção (os bicos não abrem) ou na de ignição?

Não conheço a fundo o sistema do GOL. Mas se ele não possui distribuidor mecânico, a bobina de ignição é uma só para os cilindros 1 e 4. Já testou para ver se tem alta tensão nela?

Lembrando que os pistões trabalham mecanicamente em pares: o 1 e o 4 realizam exatamente o mesmo movimento (quando um está subindo, o outro também está) assim como o 2 e o 3. Desta forma, nos carros que não tem mais distribuidor mecânico, as bobinas são conjugadas: existe uma bobina para os cilindros 1 e 4 (a centelha ocorre ao mesmo tempo nos dois, mas somente um deles tem combustível para queimar, pois o outro está em descarga) e uma bobina para os cilindros 2 e 3.

ola Cabteixeira e Domingueiro

ja testamos a bobina etambem o modulo de injeção, o defeito foi detectado no modulo ja providenciei atroca

mas estou tentando conseguir o esquema do modulo para tentar consertar o meu, por isso estou tentando conseguir o esquema da placa.

Agradeço a vocês pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pane que você reportou, por não funcionarem os cilindros 1 e 4, parece ser pane relacionada ao sistema de ignição. Acredito que seja o módulo da injeção quem chaveie a bobina, para gerar a centelha nos cilindros no momento correto, adiantando ou atrasando o ponto da ignição conforme a necessidade do motor.

Assim sendo, acredito que a pane não deva ser tão difícil de encontrar, pois existe a chance dela estar no transistor que chaveia a bobina (existe a probabilidade maior de queima dos componentes envolvidos em circuitos de maior potência)...

Acho realmente difícil que você consiga encontrar o esquema deste módulo, pois aqueles que o possuem geralmente não tem o menor interesse de compartilhar tal informação com os outros (gostam de fazer o chamado "pano preto")... É claro que em se tratando de internet nada é impossível...

Assim, o que sugiro que faças é verificar o componente que chaveia a bobina referente aos cilindros 1 e 4... Para descobrir qual é o componente, basta que siga o chicote que vem da bobina, com um multímetro em escala de continuidade (aquela com o aviso sonoro, tipo "Piiiiiii")... Basta desligar os contatos da bateria a ir batendo o chicote, dos pinos da bobina para os do módulo da injeção. Assim que o pino do conector do módulo responsável pelo chaveamento da bobina for localizado, basta que faças o mesmo processo dentro do módulo, para identificar qual é o transistor que chaveia a bobina.

O tal transistor deve ser relativamente grande...

Lógico que com o esquema tudo seria mais fácil... Infelizmente este esquema eu não posso te fornecer, pois não o possuo.

De qualquer forma, espero ter ajudado em algo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pane que você reportou, por não funcionarem os cilindros 1 e 4, parece ser pane relacionada ao sistema de ignição. Acredito que seja o módulo da injeção quem chaveie a bobina, para gerar a centelha nos cilindros no momento correto, adiantando ou atrasando o ponto da ignição conforme a necessidade do motor.

Assim sendo, acredito que a pane não deva ser tão difícil de encontrar, pois existe a chance dela estar no transistor que chaveia a bobina (existe a probabilidade maior de queima dos componentes envolvidos em circuitos de maior potência)...

Acho realmente difícil que você consiga encontrar o esquema deste módulo, pois aqueles que o possuem geralmente não tem o menor interesse de compartilhar tal informação com os outros (gostam de fazer o chamado "pano preto")... É claro que em se tratando de internet nada é impossível...

Assim, o que sugiro que faças é verificar o componente que chaveia a bobina referente aos cilindros 1 e 4... Para descobrir qual é o componente, basta que siga o chicote que vem da bobina, com um multímetro em escala de continuidade (aquela com o aviso sonoro, tipo "Piiiiiii")... Basta desligar os contatos da bateria a ir batendo o chicote, dos pinos da bobina para os do módulo da injeção. Assim que o pino do conector do módulo responsável pelo chaveamento da bobina for localizado, basta que faças o mesmo processo dentro do módulo, para identificar qual é o transistor que chaveia a bobina.

O tal transistor deve ser relativamente grande...

Lógico que com o esquema tudo seria mais fácil... Infelizmente este esquema eu não posso te fornecer, pois não o possuo.

De qualquer forma, espero ter ajudado em algo.

Boa sorte!

Cabteixeira muito obrigado com certeza ajudou muito mesmo, caso eu consiga resolver o problema terei o maior prazer em colocar aqui no topico para que outrosquetiverem o mesmoproblema possam resolver, os pinos que fazem o 1º cilindro e o 103 e o 4° 104

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ae alguem será q alguem pode me ajudar o meu carro é um Gol city 1.0 8V 2004 o carro possui GNV o carro quando esquenta ele no gás fica estourando ja troquei vela cabo de vela bobina e corpo de borboleta mas o problema não foi resolvido e agora o carro na gasolina esta ratiando e e quando estou acelerando o carro perde força como se a gasolina estieve-se acabando foi testada a bombA DE GASOLINA mas a bomba esta boa e foi passado o comutador no carro e acusou o pistão 1 e 4 mas o mecanico falou q omotor esta tudo legal eu comprei o carro ja tem 7 meses e ão sei mas o que faço com o carro

ALGUEM POR FAVOR PODE ME AJUDAR

POR FAVOR !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Dande, tudo beleza?

Estou com um problema no meu Gol GIII e, pesquisando pelo Google, acabei caindo nesto fórum e verifiquei que você estava, em 2008, com um problema semelhante ao que estou sofrendo agora. Meu problema está na central da Injeção eletrônica, pois o 2° e 3° cilindro de vez enquando não funcionam. Já foi trocado cabos de velas, distribuidor, velas etc e parece que o problema é na central. No seu caso, como você resolveu?

Estou à procura de uma central nova (030.906.034.f), ou do componente que controla a bobina (L9131).

Você pode me ajudar de alguma forma?

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...