Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova máquina: considerações apesar do trauma


Posts recomendados

Olá!

Tive três máquinas na vida: um Acerzinho que agüentou bem por 4 anos como processador de texto; um Power Mac G4 que agüenta já pelo 7º ano e, entre os dois, um computador montado que só me deu dor de cabeça durante o ano e meio em que o aturei. Não sei qual foi o problema, era — e ainda sou — leigo em hardware; pra mim computador é ferramenta, não tenho paixão pelo assunto; tenho paixão por várias coisas que faço usando o computador — design gráfico e produção musical.

Acontece que, depois desse PC montado que comprei antes do Mac, fiquei com uma má impressão que, acredito, não é só minha. No entanto, já na hora de comprar um computador novo, prefiro um PC. Quase comprei um Dell, mas diante da dúvida, decidi dar uma atenção aos PCs montados. Qual não foi minha surpresa ao saber que poderia ter uma máquina de configuração muito superior por um preço muito mais baixo? E agora estou com mais dúvidas do que nunca. Fonte, placa de som offboard, tipo de RAM, etc. Não entendo nada disso. E pior: não tem umas peças que "não se dão", que são incompatíveis? E, pior de tudo, fico pensando em duas perguntas:

1) O que um computador da Dell (p. ex.) tem que um montado não tem? Por que funcionaria melhor?

2) Se não há nada de diferença, só a grife, por que então o mercado de computadores montados não destronou o das marcas consagradas? HP, Dell, etc.

Termino meu post com uma configuração de teste que montei numa loja virtual chamada PCSys.

Micro Computador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz

* Processador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz -- R$ 523,00

* Placa-Mãe Asus P5K-SE DDR2 S/R PCI-Expr OFFBOARD -- R$ 355,00

* ATI RADEON X1550 512MB -- R$ 151,00

* Memória 4GB DDR2 800Mhz (2 x 2GB) Kingston -- R$ 310,00

* Hard Disk 250 GB SATAII Maxtor STM3250310AS -- R$ 180,00

* GRAVADOR DE DVD SATA LG H20NS10 Preto -- R$ 87,00

* Kit XPC 4349 (Teclado/Mouse óptico/Caixas Acústicas) -- R$ 185,00