Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova máquina: considerações apesar do trauma


Posts recomendados

Olá!

Tive três máquinas na vida: um Acerzinho que agüentou bem por 4 anos como processador de texto; um Power Mac G4 que agüenta já pelo 7º ano e, entre os dois, um computador montado que só me deu dor de cabeça durante o ano e meio em que o aturei. Não sei qual foi o problema, era — e ainda sou — leigo em hardware; pra mim computador é ferramenta, não tenho paixão pelo assunto; tenho paixão por várias coisas que faço usando o computador — design gráfico e produção musical.

Acontece que, depois desse PC montado que comprei antes do Mac, fiquei com uma má impressão que, acredito, não é só minha. No entanto, já na hora de comprar um computador novo, prefiro um PC. Quase comprei um Dell, mas diante da dúvida, decidi dar uma atenção aos PCs montados. Qual não foi minha surpresa ao saber que poderia ter uma máquina de configuração muito superior por um preço muito mais baixo? E agora estou com mais dúvidas do que nunca. Fonte, placa de som offboard, tipo de RAM, etc. Não entendo nada disso. E pior: não tem umas peças que "não se dão", que são incompatíveis? E, pior de tudo, fico pensando em duas perguntas:

1) O que um computador da Dell (p. ex.) tem que um montado não tem? Por que funcionaria melhor?

2) Se não há nada de diferença, só a grife, por que então o mercado de computadores montados não destronou o das marcas consagradas? HP, Dell, etc.

Termino meu post com uma configuração de teste que montei numa loja virtual chamada PCSys.

Micro Computador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz

* Processador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz -- R$ 523,00

* Placa-Mãe Asus P5K-SE DDR2 S/R PCI-Expr OFFBOARD -- R$ 355,00

* ATI RADEON X1550 512MB -- R$ 151,00

* Memória 4GB DDR2 800Mhz (2 x 2GB) Kingston -- R$ 310,00

* Hard Disk 250 GB SATAII Maxtor STM3250310AS -- R$ 180,00

* GRAVADOR DE DVD SATA LG H20NS10 Preto -- R$ 87,00

* Kit XPC 4349 (Teclado/Mouse óptico/Caixas Acústicas) -- R$ 185,00

* pendrive Kingston 1GB -- BRINDE

Por: R$ 1.791,00 A vista c/ desconto.

Em 6x de R$ 319,74

ou 24x R$ 110,87 no cheque PanAmericano.

Impostos inclusos.

Garantia de 1 ano.

Prazo de entrega: De 1 a 2 dias úteis para retirada na loja.

Peso: ~ 9,5 Kg

Perguntas: é uma boa configuração? Tudo compatível? Tá no preço ou tá caro? Seria melhor comprar as peças isoladamente e contratar um técnico para montar, para ter certeza da procedência daquelas, etc?

Adendo: posso gastar até $3.000 para usar o computador para Photoshop, InDesign e programas de produção musical, essencialmente. Estou em São Paulo — perto da Sta. Efigênia, aliás, se é que isso é relevante.

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Grato desde já,

Nelson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Termino meu post com uma configuração de teste que montei numa loja virtual chamada PCSys.

Micro Computador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz

* Processador CORE 2 DUO E8400 3,00GHz -- R$ 523,00

* Placa-Mãe Asus P5K-SE DDR2 S/R PCI-Expr OFFBOARD -- R$ 355,00

* ATI RADEON X1550 512MB -- R$ 151,00

* Memória 4GB DDR2 800Mhz (2 x 2GB) Kingston -- R$ 310,00

* Hard Disk 250 GB SATAII Maxtor STM3250310AS -- R$ 180,00

* GRAVADOR DE DVD SATA LG H20NS10 Preto -- R$ 87,00

* Kit XPC 4349 (Teclado/Mouse óptico/Caixas Acústicas) -- R$ 185,00

* pendrive Kingston 1GB -- BRINDE

Por: R$ 1.791,00 A vista c/ desconto.

Em 6x de R$ 319,74

ou 24x R$ 110,87 no cheque PanAmericano.

Impostos inclusos.

Garantia de 1 ano.

Prazo de entrega: De 1 a 2 dias úteis para retirada na loja.

Peso: ~ 9,5 Kg

Bom, eu não sou lá muito entendido no assunto, mas comprar montado por exemplo fica muito mais caro. Isso é fato. Fora que o preço do processador e da placa que você cotou estão muito altos, uma placa mãe superior tbem da asus modelo:P5kc, que te da suporte a memórias ddr3, entre outras vantagens sai por 319,00 reais, e esse mesmo processador você encontra até por 455,00 reais se você não tem muita urgência, eu sugiro que pesquise bem, compre tudo separado e peça pra um técnico montar vai sair bem mais em conta e muda essa placa-mãe aí, fora que você tem um orçamento ótimo, com 3 mil reais da pra montar uma máquina show. Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo auxílio! Respondo abaixo ao questionário recomendado para facilitar a nobre vida das boas almas.

1) Qual o seu orçamento (limite de gasto) ?

$3.000, mas se sobrasse dinheiro pra comprar uma mesinha digitalizadora, seria bom

2) Qual tipo de gabinete você quer ?

b. Torre pequena;

c. Torre média;

3) Em qual país será comprado o sistema que você deseja ?

(São Paulo,) Brasil.

4) Quais as marcas que você prefere, ou quais que você não prefere ?

Não conheço por marca; quero uma máquina de qualidade.

5) Qual será a utilidade do computador ?

Produção musical e design digital/gráfico. Uso nulo para jogos.

6) Qual será o tamanho do monitor que você quer ?

19", mas já tenho um. Dependendo, posso deixar pra comprar mais tarde. O fato é que queria usar dois monitores ao mesmo tempo.

7) Qual é a marca de fonte e quantos Watts você precisa/deseja ?

Não sei responder.

8) Qual o tipo de Drive que quer (DVD-ROM, CDR-W, DVDR-W, etc...) ?

Um gravador de CD e DVD, não precisa ser muito veloz, não tenho pressa com isso.

9) Qual a marca de placa mãe que quer ?

Também não sei responder; mas sei de uma coisa: gostaria de uma placa-mãe que me permitisse fazer um upgrade de 4GB para 8GB (ou mais, se for possível) de RAM num futuro não muito distante. O que sei é que Photoshop usa muita RAM, e preciso de agilidade nisso. Já para os programas de áudio, não sei se preciso de mais RAM, mais HD ou placa de som.

10) Você quer um gabinete todo estilizado, ou um comum já dá pro gasto ?

Um comum já dá pro gasto, mas a beleza da simplicidade não atrapalha.

11) Você pretender fazer overclock em algum componente ? Se sim, qual ?

Não sei responder.

12) Quais jogos você pretende jogar nele ?

No máximo Paciência, pra insônia.

13) Tem alguma preferência por DirectX 9c ou o DirectX 10 ?

Não sei responder.

14) Qual o tipo de processador você quer, quad ou dual core ?

Quad é melhor, eu suponho; certo? Quero coisas que façam diferença sensível para os usos que eu farei. Não quero matar capivara a bala de canhão, também.

15) Qual o tipo de teclado você prefere ?

Um simples, pode ser com fio mesmo.

16) Qual o mouse você prefere ?

Também não me importo que seja com fio e bolinha.

17) Qual o sistema operacional você vai usar ?

Windows Vista de 64bits, provavelmente. Certo?

18) Quanto de HD vai querer ?

250GB devem dar pro gasto, de início.

19) Qual a marca e freqüência de memória RAM você quer ?

Desconheço! Ouço falar bem da Kingston. O que me recomendam?

20) Qual marca de placa de vídeo tem preferência ?

Umas Radeons foram recomendadas. Mas repito que não quero jogar no computador.

21) Qual categoria de placa de vídeo você deseja ?

Não sei! Média ou forte? Ou básica mesmo? Só sei que precisa ser off-board, dizem!

22) Qual tipo e marca de cooler para processador você quer!?

Quisera saber! Todavia, não sei.

23) Vai querer placa de som ?

Creio que sim. Funciona como a placa de vídeo? Me disseram que a de vídeo come RAM se for onboard. Nesse caso, seria melhor que a de som fosse também off-board, certo? Como disse, pretendo usar o PC para produção musical (amadora, mas eficaz). Será que é assim tão importante ou, como no caso do Photoshop, programas de áudio usam mais RAM do que a placa correspondente?

24) Vai querer modem ?

Não, não.

Espero que sirva para esclarecer minhas dúvidas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade meu caro nelson essas empresas como a Dell, HP e etc,m montam o Pc com o ditado do Futebol. "È uma caixinha de surpresas". O que faz A DELL por exemplo ser diferente das outras é a garantia, o marketing e o suporte ao cliente. Que aborda na maioria dos seu consumidores pessoas que não tem um certo entendimento em hardware. E pensando no custo x beneficio, mais custo que beneficio acabam se saindo bem nesse caso. Uma coisa é fato, hoje você consegue montar um PC 2X melhor que vendidio hoje no mercado com sua logomarca no gabinete.

Agora vamos ao seu Pc.

C2D E8400 3.0 ghz 6mb cache 1333mhz FSb~R$ 469

Asus P5K SE~R$ 299

2x2gb corsair xm2 ddr2 800 mhz~R$ 320

hd 320gb sata2 Seagate 16m~R$179

fonte zalman zm-360~R$ 199

dvdrw pionner~R$ 93

Vga XFX 8600 GT 256mb DDR3~R$ 259

gabinete casemall k400~R$120

total~R$ 1938

preços de memoria, gravador de DVD e Placa Mãe cotados no mercado livre.

links.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75898553-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75898553-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76417880-asus-p5k-se-intel-p35-core-quad-lga-775-box-em-so-paulo-_JM

outros componentes cotados

www.pichau.com.br

Ainda sobra um troco pro monitor

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como Técnico em Informática, venho com prazer ajuda-lo. Como seu uso é exclusivo para Designer Gráfico e Produção Musical o processador ideal para você será um Q6600, mesmo preço aproximado do E8400, porém na área usada será de maior desempenho. Se quiser pagar um pouco mais temos o Q9300, ambos da Intel.

Placa mãe, aconselho a Asus PK5C que é um ótimo custo benefício preparado para futuros upgrades, e placa de vídeo a HD2600XT com HDMI, HDCP, HDTV te dando suporte a liga-la em uma TV de LCD e obter ótima qualidade de imagem e som sem pagar muito por isso. Quanto a fonte, pro seu uso basta uma Cooler Master Extreme Power Plus 460w, ou se desejar pagar um pouco mais uma Zalman 360b-aps. Os demais componentes e peças ficam por sua conta, lembrando que um gabinete com boa refrigeração é ideal, e as memórias, tanto kingston, quanto corsair, markvision (uso e aconselho, nunca tive problemas) e Samsung são boas, o que varia é o preço e capacidade de overclock, como creio que não irá fazer qualquer uma está de bom tamanho.

Não vou passar valores para você, aconselho que compre tudo no Mercado Livre, via mercado pago, observe a qualificação do vendedor e esteja certo de ler tudo que pudar sobre o assunto, para poder bloqueiar o dinheiro caso não receba o produto, utilizando o mesmo na compra por outro vendedor. Mercado Pago funciona desta forma: Você faz o lance no produto, imprima o boleto (caso opte por este, você pode escolher outras formas de pagamento), faça o pagamento, aguarde o mercado livre entrar em contato por e-mail informando a confirmação de pagamento, neste mesmo momento o vendedor estará sendo informado, daí mantenha contato com ele e peça o nº de rastreio assim que ele enviar o produto. Ao receber veja se está tudo certinho, daí libere o pagamento caso esteja. É simples e fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Jean e Redfield!

Tenho algumas dúvidas novas:

1) Gostaria de saber das diferenças entre esses processadores série Q e E da Intel. Por que os Qs são mais caros e ditos melhores, sendo que a quantidade de GHz do processador é menor? A diferença entre eles é sensível?

2) Quanto à memória: eu li que algumas edições do Windows Vista gerenciam até mais de 128GB de RAM. Claro que isso seria demais, mas 8GB parecem plausíveis. A primeira pergunta é: no que isso ajudaria? Velocidade? Possibilidade de fazer mais coisas ao mesmo tempo? Os dois ou ainda outra coisa? Segunda pergunta: é possível instalar mais de 8GB numa placa-mãe encontrável no mercado brasileiro atualmente? Quais com limite de 8GB são recomendáveis? Quais com limite superior? RAM nunca é demais ou às vezes pode causar problema?

3) Quanto à possibilidade de upgrade: que placas-mães boas permitem upgrades para processadores melhores e mais memória do que eu vou obter? (Um Pentium Q-alguma coisa e 4GB de RAM).

4) As RPMs altas dos HDs trazem diferenças sensíveis pra um uso como o que vou fazer?

Agradeço desde pronto aos cavalheiros que se dignarem à réplica!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Jean e Redfield!

Tenho algumas dúvidas novas:

1) Gostaria de saber das diferenças entre esses processadores série Q e E da Intel. Por que os Qs são mais caros e ditos melhores, sendo que a quantidade de GHz do processador é menor? A diferença entre eles é sensível?

2) Quanto à memória: eu li que algumas edições do Windows Vista gerenciam até mais de 128GB de RAM. Claro que isso seria demais, mas 8GB parecem plausíveis. A primeira pergunta é: no que isso ajudaria? Velocidade? Possibilidade de fazer mais coisas ao mesmo tempo? Os dois ou ainda outra coisa? Segunda pergunta: é possível instalar mais de 8GB numa placa-mãe encontrável no mercado brasileiro atualmente? Quais com limite de 8GB são recomendáveis? Quais com limite superior? RAM nunca é demais ou às vezes pode causar problema?

3) Quanto à possibilidade de upgrade: que placas-mães boas permitem upgrades para processadores melhores e mais memória do que eu vou obter? (Um Pentium Q-alguma coisa e 4GB de RAM).

4) As RPMs altas dos HDs trazem diferenças sensíveis pra um uso como o que vou fazer?

Agradeço desde pronto aos cavalheiros que se dignarem à réplica!

:)

Vamos as respostas:

1º A série Q se diferencia da E em questão de Núcleos apenas. A série Q possuem processadores Quad Core, ou seja 4 núcleos, a E são Duo Core, 2 núcleos.

2º As versões de 64 bits do Vista e do XP podem gerenciar esta quantidade de Ram em um sistema. As de 32 bits do XP consegue até 3.25gb e a do Vista até 4gb. Até o momento 8gb não é necessário para um usuário padrão, sendo exagero. Eu particulamente uso pois tenho um servidor de um jogo On-line e requer muita ram, mais se não tivesse 4gb seria mais do que suficiente. Teoricamente o SO de 64 bits trabalha mais rápido do que o de 32, porém tenho ambos e não sinto diferença significativa. Todas as placas que suportam 8gb podem utilizar esta quantidade, sem restrições e problemas. Minha GA-MA69VM-S2 da Gigabyte mesmo, tem suporte a 16gb, mais como disse é puro exagero.

3º A placa mãe que lhe indiquei a P5KC é uma ótima placa que suporta a maioria (se não todos de slot 775) os processadores da Intel existentes. Sobre a memória ela suporta 8gb DDR2 até 1066mhz e 4gb DDR3 até 1333mhz.

4º Não, apenas procure um HD com alto Buffer pois são melhores (Exemplo: se for comprar um de 500gb, encontramos por aí HD de 16mb de Buffer, mais se pesquisar melhor encontrará com 32mb). O buffer é uma região temporária de memória onde ficam armazenados alguns dados para escrita e leitura.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez muito obrigado, Redfield!

Espero que não se incomode com a reiteração da minha dúvida, sendo que é apenas refinamento e reespecificação da pergunta que fiz. Pretendo trabalhar com grandes bibliotecas de samples de áudio, como as da Scarbee e da Native Instruments. Bibliotecas de muitos GB, às vezes. Gostaria de saber o que mais influencia a manipulação dessas bibliotecas: placa de som, RAM, HD, processador? Se for RAM, 8GB (ou mais) continuam sendo exagero, mesmo nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez muito obrigado, Redfield!

Espero que não se incomode com a reiteração da minha dúvida, sendo que é apenas refinamento e reespecificação da pergunta que fiz. Pretendo trabalhar com grandes bibliotecas de samples de áudio, como as da Scarbee e da Native Instruments. Bibliotecas de muitos GB, às vezes. Gostaria de saber o que mais influencia a manipulação dessas bibliotecas: placa de som, RAM, HD, processador? Se for RAM, 8GB (ou mais) continuam sendo exagero, mesmo nesse caso?

Não sei lhe responder com 100% de certeza pois não é a minha área, mais tenho um amigo DJ que trabalha com bibliotecas de samples de aúdio em um notebook Acer de processador Turion X2, 160gb de HD e 2gb de ram, e trabalha bem com ele, a partir disso creio que para sua aplicação 8gb é ainda um exagero. Você precisa de um HD com bastante espaço para suas bibliotecas, isso sem dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como Técnico em Informática, venho com prazer ajuda-lo. Como seu uso é exclusivo para Designer Gráfico e Produção Musical o processador ideal para você será um Q6600, mesmo preço aproximado do E8400, porém na área usada será de maior desempenho. Se quiser pagar um pouco mais temos o Q9300, ambos da Intel.

Placa mãe, aconselho a Asus PK5C que é um ótimo custo benefício preparado para futuros upgrades, e placa de vídeo a HD2600XT com HDMI, HDCP, HDTV te dando suporte a liga-la em uma TV de LCD e obter ótima qualidade de imagem e som sem pagar muito por isso. Quanto a fonte, pro seu uso basta uma Cooler Master Extreme Power Plus 460w, ou se desejar pagar um pouco mais uma Zalman 360b-aps. Os demais componentes e peças ficam por sua conta, lembrando que um gabinete com boa refrigeração é ideal, e as memórias, tanto kingston, quanto corsair, markvision (uso e aconselho, nunca tive problemas) e Samsung são boas, o que varia é o preço e capacidade de overclock, como creio que não irá fazer qualquer uma está de bom tamanho.

Não vou passar valores para você, aconselho que compre tudo no Mercado Livre, via mercado pago, observe a qualificação do vendedor e esteja certo de ler tudo que pudar sobre o assunto, para poder bloqueiar o dinheiro caso não receba o produto, utilizando o mesmo na compra por outro vendedor. Mercado Pago funciona desta forma: Você faz o lance no produto, imprima o boleto (caso opte por este, você pode escolher outras formas de pagamento), faça o pagamento, aguarde o mercado livre entrar em contato por e-mail informando a confirmação de pagamento, neste mesmo momento o vendedor estará sendo informado, daí mantenha contato com ele e peça o nº de rastreio assim que ele enviar o produto. Ao receber veja se está tudo certinho, daí libere o pagamento caso esteja. É simples e fácil.

E verdade, você tem razão.

O Quad tem melhor desempenho que o C2D E8400 em relação a produção e edição de Audio e Video, e a diferença de preço é minima. Como ele não vai usar a máquina pra jogos o Quad seria melhor opção que o C2D E8400. Caso que se inverte em jogos. O C2D E8400 se sai melhor que o Quad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, graças à ajuda de vocês aqui no Clube do Hardware, cheguei a uma configuração aproximada! Vamos a ela:

Placa-mãe: P5KC (que, aliás, não encontro em lugar nenhum pra vender)

Processador: Intel E8400 3GHz 6MB (apesar das recomendações, prefiro fazer upgrade pra um quad dos melhores no futuro, quando estiver mais barato)

Memória: Kingston 2MB DDR2 800MHz PC6400 (x2)

HD: 500GB SATA2 Seagate 32MB 7200RPM

Placa de vídeo: HD2600XT 512MB PCI-E

Placa de som: M-Audio Audiophile 2496

Fonte: Zalman ZM-360B-APS

Sei que falta escolher gabinete, gravador de DVD e periféricos básicos; ainda preciso pesquisar essas coisas melhor. Depois, por fim, contratar um técnico pra montar a máquina. Mas além disso, o que vou precisar comprar? Ventiladores, por exemplo? Ou tudo que eu preciso para refrigeração já vem com o gabinete? Li um tópico de um cara que recomendava a montagem de um gabinete eficaz que custava $140. Pareceu bom, mas realmente preferiria o conforto de comprar o negócio pronto na loja.

Por fim, gostaria de perguntar se essa configuração aí de cima é compatível. Não sei se aquelas zicas de compatibilidade ficaram no passado, não custa perguntar.

Obrigado mais uma vez, Jean e Redfield.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima configuração e compatível sim. O gabinete deve ser bem refrigerado, não é necessário exagero, uma ventoinha lateral jogando ar para dentro já é o suficiente, já que com esta fonte você tem um ótimo exaustor. Gravador de DVD pegue um Pionner ou Sony que dizem ser os melhores (apesar de ter um LG a anos e que nunca apresentou problemas ^_^). Pode comprar tranquilo que terá um bom negócio.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

Fui hoje à Sta. Efigênia e consegui algumas peças por preços iguais ou melhores que o ML e outros sites. É verdade que me tomou a tarde toda para encontrar os melhores preços, mas valeu a pena. Comprei um Intel E8400, que, conforme um teste publicado aqui, tem melhor desempenho para áudio e Photoshop que um Q6600 e AMDs de mesmo valor; o HD e os dois pentes de memória RAM.

De fato não encontrei a P5KC; ninguém tem. Um vendedor me disse algo curioso: que ela tem 4 slots, dois DDR2 e dois DDR3 — assim sendo, seria muito mais vantajoso comprar uma Asus P5KPL, mais barata e com slots apenas para DDR2; com a possibilidade de dual channel que a outra não teria. Ajudem-me com a tecnicidade disso tudo. O argumento do homem é procedente?:confused:

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu ainda outra dúvida sobre upgrade: eu poderia comprar uma placa-mãe mais robusta atualmente, estaria dentro do orçamento; por exemplo, uma com possibilidade de expansão para 8GB de memória ou mais. No entanto, tenho outras prioridades imediatas que não essa "porta aberta" para futuros upgrades. Minha dúvida é: quão importante é uma placa mãe na hora de fazer um upgrade? Eu entendo que, se comprar essa placa que mencionei acima, recomendada pelo vendedor, chegarei a no máximo 4GB de RAM e, daqui a um tempo, se quiser mais, precisarei trocá-la. Quero saber quanta dor de cabeça isso dá, quão difícil é trocar a placa-mãe, quão arriscado, quão dispendioso, etc. Se for muito difícil, muito arriscado fazer um upgrade de placa-mãe (mantendo meu processador, minha placa de vídeo, de som, etc.) no futuro, talvez seja melhor gastar mais dinheiro até num modelo superior à Asus P5KC.

E vocês? O que me dizem? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei estas especificações da P5KC no site da Asus:

Suporte Nativo para DDR2 1066

Para obter uma performance de topo, os Engenheiros da ASUS soltaram com sucesso o verdadeiro potencial da memória DDR2. Enquanto está no modo DDR2 1066, a tecnologia exclusiva ASUS oferece a escolha de FSB 1333 – proporcionando uma grande performance para gráficos 3D e para outras aplicações exigentes ao nível de memória.

Suporte Nativo para DDR3 1333

Para obter uma performance de topo, os Engenheiros da ASUS soltaram com sucesso o verdadeiro potencial da memória DDR3. Enquanto está no modo DDR3 1333, a tecnologia exclusiva ASUS oferece a escolha de FSB 1333 – proporcionando uma grande performance para gráficos 3D e para outras aplicações exigentes ao nível de memória.

E esse negócio de "modo DDR2 1066" e "modo DDR3 1333"? Isso significaria que eu poderia aproveitar o máximo da capacidade dela só com pentes DDR2 e, no futuro, depois de um upgrade, só com pentes DDR3?:che:

Minha dúvida final é: qual é o máximo de RAM que eu poderia ter nessa placa, em DDR2 ou em DDR3?

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu ainda outra dúvida sobre upgrade: eu poderia comprar uma placa-mãe mais robusta atualmente, estaria dentro do orçamento; por exemplo, uma com possibilidade de expansão para 8GB de memória ou mais. No entanto, tenho outras prioridades imediatas que não essa "porta aberta" para futuros upgrades. Minha dúvida é: quão importante é uma placa mãe na hora de fazer um upgrade? Eu entendo que, se comprar essa placa que mencionei acima, recomendada pelo vendedor, chegarei a no máximo 4GB de RAM e, daqui a um tempo, se quiser mais, precisarei trocá-la. Quero saber quanta dor de cabeça isso dá, quão difícil é trocar a placa-mãe, quão arriscado, quão dispendioso, etc. Se for muito difícil, muito arriscado fazer um upgrade de placa-mãe (mantendo meu processador, minha placa de vídeo, de som, etc.) no futuro, talvez seja melhor gastar mais dinheiro até num modelo superior à Asus P5KC.

E vocês? O que me dizem? :wacko:

Olá Nelson,

Faz uma semana que eu fui na Santa Ifigenia e comprei meu computador com essa placa-mãe (P5KC) e a comprei com a mesma intenção que você, fazer um upgrade para quad core quando estiver mais barato. O que posso te dizer é sobre minha experiência com ela.

Pelo o que pesquisei (e realmente vi), essa placa tem suporte para 8GB de memória tipo DDR2 e 4GB de memórias do tipo DDR3, o que é muito bom para futuros upgrades.

Posso dizer, também, que na parte de temperatura ela não deixa a desejar pois se mantem entre 25º à 45º mesmo sem um sistema de refrigeração do gabinete.

Mais informações você pode ver no site abaixo

http://www.asus.com/products.aspx?modelmenu=1&model=1694&l1=3&l2=11&l3=534&l4=0

Paguei R$1200,00 nesse PC (configurações na assinatura).

Na próxima ida à Santa Iigenia, vá no nº264.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ver apenas o que ainda não vi ser respondido:

E esse negócio de "modo DDR2 1066" e "modo DDR3 1333"? Isso significaria que eu poderia aproveitar o máximo da capacidade dela só com pentes DDR2 e, no futuro, depois de um upgrade, só com pentes DDR3?:che:

Sim, quando a placa mãe é hibrida com relação às memórias suportadas, é sempre ou você usa uma, ou você usa outra. Embora as memórias DDR2 hoje sejam ótimas ainda e não estejam obsoletas, se eu fosse comprar uma placa mãe agora, seria para DDR3.

Minha dúvida é: quão importante é uma placa mãe na hora de fazer um upgrade?

É simplesmente o único item que importa. Todo item do teu PC deve ser compatível com a placa mãe. Então o processador que você irá comprar, as memórias, a placa de video, tudo vai depender da tua placa mãe. Então se você comprar uma placa pra processador intel, é processador intel que você vai poder botar nela no futuro, e apenas do socket suportado. Os processadores não são todos iguais, mesmo os da mesma marca, o número de pinos pode variar. Do mesmo jeito as memórias (DDR2, DDR3... ou os 2 juntos mas limitando o desempenho), a interface da placa de video (PCI-E, PCI-E 2) vão determinar os upgrades que você terá condições de fazer.

Mas veja bem, se você comprar uma placa intermediária hoje, "de excelente custo benefício" como vejo ser muitas vezes falado levianamente aqui no fórum, pode acabar descobrindo que quando você precisar de um upgrade, os produtos principais do mercado no futuro não serão mais compatíveis com sua placa, e os que serão, não irão valer a pena porque seus preços estarão equiparados a produtos superiores. Isso é MUITO comum na informática e estamos inclusive vivendo num período da história em que isso está BASTANTE em evidência. Portanto a recomendação que eu dou pra qualquer um que irá montar um PC hoje é: monte o melhor que puder, porque eu tenho certeza que quando você for fazer um upgrade no futuro, vai acabar frustrado querendo mesmo é comprar um PC todo novo. Então pense bem se fazer upgrade no futuro é mesmo o que você irá fazer.

Pelo seu post inicial, acho que não é seu perfil fazer upgrade.

Se for muito difícil, muito arriscado fazer um upgrade de placa-mãe (mantendo meu processador, minha placa de vídeo, de som, etc.) no futuro, talvez seja melhor gastar mais dinheiro até num modelo superior à Asus P5KC.

Só faz sentido fazer upgrade de placa mãe se você for comprar os outros componentes todos novos também. Melhorar a placa mãe e manter o processador não faz muito sentido. É o equilíbrio entre os itens que deve ser buscado, visando o teu objetivo principal. No teu caso, o trio processador/placa-mãe/memória é o principal a ser harmonizado.

Um vendedor me disse algo curioso: que ela tem 4 slots, dois DDR2 e dois DDR3 — assim sendo, seria muito mais vantajoso comprar uma Asus P5KPL, mais barata e com slots apenas para DDR2; com a possibilidade de dual channel que a outra não teria. Ajudem-me com a tecnicidade disso tudo. O argumento do homem é procedente?:confused:

É, com relação ao desempenho da memória. Veja bem, se você tem uma placa mãe apenas com 1 tipo de memória, poderá colocar até 4 pentes de memória na placa, todos em dual channel, pra um desempenho ótimo dos mesmos. Esse é o ideal. Não tem DDR3 em modo simples que supere 4 pentes de DDR2 em dual channel cada par. Assim como ter placa só DDR3 te traria o mesmo benefício de colocar 4 pentes DDR3 em dual channel cada par.

Como você até agora não falou em monitor, to pressupondo que os 3 mil serão apenas na torre. Então pra mim faz muito mais sentido você pegar uma ótima placa mãe de modelos recentes e suporte a DDR3 apenas, um ótimo processador, quad core de preferência e 4 pentes de 1gb de memória ram para fazer um duplo dual channel.

Mas como eu acho que você já comprou todos os itens, exceto a placa mãe, e já optou pela memória DDR2, com 2 pentes de 2 gb, então sugiro que você compre a placa mais barata dedicada a DDR2 mesmo e esqueça esse papo de upgrade futuro. Teu PC vai durar muitos anos para essas aplicações que você trabalha e daqui a uns 4 anos você vai estar começando a querer comprar outro. Assim é a informática.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vrulis e jacypr! É por conta de usuários como vocês que a comunidade se fortalece. Entrei aqui completamente perdido, ainda pendendo para a compra de um computador Dell; uma semana depois já tenho um computador muito melhor em vista com um orçamento ainda menor do que o anterior. Agradeço, como consumidor, a todo o apoio que me deram até aqui. Ainda uma dúvida: existe placa-mãe mais barata que a P5KC que dê suporte a mais de 4GB de RAM? (Algo como 4x2GB seria viável, desejável, etc?)

:3:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vrulis e jacypr! É por conta de usuários como vocês que a comunidade se fortalece. Entrei aqui completamente perdido, ainda pendendo para a compra de um computador Dell; uma semana depois já tenho um computador muito melhor em vista com um orçamento ainda menor do que o anterior. Agradeço, como consumidor, a todo o apoio que me deram até aqui. Ainda uma dúvida: existe placa-mãe mais barata que a P5KC que dê suporte a mais de 4GB de RAM? (Algo como 4x2GB seria viável, desejável, etc?)

:3:

Estão aí alguns links de placas boas que suportam essa quantida de memória e que são mais baratas que a P5KC, porém a da Gigabyte não tem suporte para DDR2 e DDR3 trabalharem juntas. Observe que todas elas são baseadas no chipset Intel P35, ou seja que dão suporte a processadores Quad e Duo.

Gigabyte

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2633

MSI(não sei exatamente quanto custa essa, mas aredito que não passe dos $300,00)

http://global.msi.com.tw/index.php?func=proddesc&prod_no=1216&maincat_no=1&cat2_no=170

Essa placa foi analisada pelo Clube do Hardware!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1383

Agora é só o trabalhao de sair procurando pelo preço mais aceitável!!

Obrigado pelo elogio!

Espero ter ajudado! Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Mas como eu acho que você já comprou todos os itens, exceto a placa mãe, e já optou pela memória DDR2, com 2 pentes de 2 gb, então sugiro que você compre a placa mais barata dedicada a DDR2 mesmo e esqueça esse papo de upgrade futuro. Teu PC vai durar muitos anos para essas aplicações que você trabalha e daqui a uns 4 anos você vai estar começando a querer comprar outro. Assim é a informática.

Abraços.

Escolher uma placa dedicada a um tipo de tecnologia é muito bom sim, mas também acho importante se adequar ao que estar por vir (alias já estão aí!! rsrs) para não precisar desenbolsar uma grana alta depois.

Felizmente o avanço da informática é rápido porém acompanhá-los só sendo um esimio "roleiro" ou um magnata, e como eu não sou nenhum dos dois prefiro correr por fora e me preparar para o que vier.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolher uma placa dedicada a um tipo de tecnologia é muito bom sim, mas também acho importante se adequar ao que estar por vir (alias já estão aí!! rsrs) para não precisar desenbolsar uma grana alta depois.

Felizmente o avanço da informática é rápido porém acompanhá-los só sendo um esimio "roleiro" ou um magnata, e como eu não sou nenhum dos dois prefiro correr por fora e me preparar para o que vier.;)

O problema do DDR3 é que o real ganho de desempenho em relação ao DDR2 ainda não foi verificado vdrulis, principalmente em clocks medianos. E placa híbrida sempre vai oferecer clocks medianos pra baixo. Então não adianta colocar DDR3 se já está comprovado que não há ganho considerável de desempenho, entende? Por isso que eu votei por esquecer o upgrade.

DDR3 faz e fará ainda mais diferença em clocks mais altos, não só da memória, mas também do FSB. E a placa em questão não vai oferecer nada disso.

É por isso que DDR2 tá durando tanto ainda, ao contrário do que ocorreu entre DDR e DDR2, em que o DDR2 simplesmente limou o primeiro logo de cara.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Graças às orientações de vocês, voltei da Sta. Efigênia hoje com tudo na mão; acabei não comprando nada pela net. Pesquisei bastante e os preços que encontrei foram:

Intel C2D E8400 - R$460

M-Audio Audiophile - R$380

Asus P5K-SE - R$260

Gabinete + fonte - $250

Kingston 2GB 800MHz DDR2 (x2) - R$220

Seagate SATA2 HD 500GB - R$210

LG DVDRW - R$60

Total - R$1840

Sei que pela net tem coisas mais em conta; mas um acrécimo na tranqüilidade e a diferença de preço pequena acabaram me levando a comprar tudo direto.

Agora, preciso contratar alguém (que de preferência atenda perto de casa) pra montar e configurar BIOS, setup, essas coisas, certo? O cara que me vendeu a placa-mãe até ofereceu a montagem de graça, mas não sei se quero montar com um cara que atende lá no centro; se der problema vou ter que voltar até lá com o computador no metrô. Por isso preciso de alguém que atenda perto do Paraíso.

Sugestões, dicas, observações? ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Total - R$1840

Sei que pela net tem coisas mais em conta; mas um acrécimo na tranqüilidade e a diferença de preço pequena acabaram me levando a comprar tudo direto.

Agora, preciso contratar alguém (que de preferência atenda perto de casa) pra montar e configurar BIOS, setup, essas coisas, certo? O cara que me vendeu a placa-mãe até ofereceu a montagem de graça, mas não sei se quero montar com um cara que atende lá no centro; se der problema vou ter que voltar até lá com o computador no metrô. Por isso preciso de alguém que atenda perto do Paraíso.

Sugestões, dicas, observações? ^_^

Ótimo preço, Nelson!

Os caras da Ifigênia, geralmente, montam na sua frente e creio que desse jeito não tem como o cara fazer alguma falcatrua. Além disso se der problema vai ser na mão dele...

Te digo uma coisa, não há nada melhor do que montar por conta própria!! :D

Infelizmente não conheço técnicos que atendam aí no Paraíso... Fico te devendo essa...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo preço, Nelson!

Os caras da Ifigênia, geralmente, montam na sua frente e creio que desse jeito não tem como o cara fazer alguma falcatrua. Além disso se der problema vai ser na mão dele...

Mas e se der problema na minha mão, depois de montado? O problema é o trabalho de voltar até lá pra conversar com o cara, entende? Fosse por aqui, seria mais fácil.

Te digo uma coisa, não há nada melhor do que montar por conta própria!! :D

Agora, essa sua segunda dica me deixou mais entusiasmado. Acha que mesmo um leigo como eu poderia fazer? É só espetar tudo lá direitinho? Haha! E Setup, BIOS, essas coisas? Não faço a menor ideia do que fazer.

Ah! Mais uma coisa: comprei um gabinete que vinha com uma fonte da Seventeam, mas o cara que vendeu disse que pros meus usos não deixaria a desejar. Minha placa de vídeo eu consegui com um amigo, uma de 128MB. Não sei qual é a potência real da fonte, nem vi quanto diz ser porque ainda não abri o gabinete. Mas será que eu já invisto naquela Zalman 360? Ou pro que eu vou usar é desnecessário por ora?

Ainda outra questão: a única peça de refrigeração de que disponho entre as minhas peças é o cooler do processador. Vou precisar de mais alguma coisa pra placa de som, de vídeo (mesmo sendo 128MB), ou pra placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...