Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Jumbo747

OC em Q6700 e cooler stock = alguém me ajuda?

Recommended Posts

Boa noite galera!

Gostaria de fazer um pequeno overclock no meu C2Q Q6700 (2.66GHz), nada muito alto, algo próximo aos 3GHz já está de bom tamanho.

Tentei fazer este overclock, alterando apenas o FSB de 266 pra 300MHz (o multiplicador não foi possível alterá-lo, ficando no padrão de 10X), porém o micro nem iniciou ^_^ . Tive que entrar no modo recovery da BIOS e desfazê-lo.

Problema de temperatura eu não acredito que tenha sido, pois com o frio que anda fazendo aqui, o processador raramente passa dos 40 graus com o cooler padrão, e meu gabinete também é bem ventilado (é um full-tower), e a minha MB (uma Intel DX38BT) permite alterar o FSB sem influir na frequência das memórias, que continuaram a 1066MHz.

O que pode ter dado errado? Acredito que de 2.66 pra 3GHz nem seja um over tão grande assim, já que tem gente rodando o Q6600 (2.4) a bem mais de 3GHz...

Ah, antes que eu me esqueça, juntamente com as opções de overclock na BIOS, tem 2 opções relacionadas à tensão:

- uma fornece uma corrente maior ao processador;

- e a outra fornece 300mV acima da tensão padrão.

Eu as manti desligadas (padrão), pois não quero transformar meu processador numa torrada :P , mas o fato do micro não ter ligado pode ter a ver com insuficiência de tensão no CPU? E há algum jeito de destravar o multiplicador?

Obrigado! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode ter sim a ver com a tensão da cpu...não sei como funciona essa opção na sua mobo, mas aqui eu só consegui estabilizar o q6600 a 3Ghz 'setando' 1.32v para a cpu....tenta ai e vê se ele pelo menos boota o pc!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, obrigado pela resposta.

As opções que tem lá são as seguintes:

- CPU Voltage Offset: essa é aquela que adiciona 300mV à tensão selecionada;

- Enhanced Power Slope: envia uma corrente mais contínua para o processador.

Bem, essa primeira opção eu nem me arrisco a por, pois, pelos meus cálculos, 300mV = 0,3V, certo? Acho que isso já é demais numa "tacada só".

Agora será que é seguro utilizar essa segunda opção?

Você está rodando seu Q6600 à 3GHz @ 1.32V, qual é a tensão original dele?

O meu, se não me engano é 1,25V, qual seria um incremento "seguro" pra mim setar?

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×