Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BlueEyes

Fonte ATX queima com raio.

Recommended Posts

Será que alguém poderia me ajudar a reparar minha fonte que foi queimada por causa de um raio...??? sick.gif, quais componentes da fonte queimam em um caso destes...???, se eu trocar esses componentes será que ela volta a funcionar...??? huh.gif

thumbs_up.gif Desde já agradeço. thumbs_up.gif

Gostaria de fazer um curso on line para aprender sobre componentes e como testá-los e descobrir os defeitos..., será que alguém pode me indicar algum curso...???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dê uma lida na parte de fontes do site do Gabriel Torres, ele explica muita coisa não chega a ser um curso para você identificar e testar componentes mas você vai ter uma base muito boa

Compartilhar este post

Link para o post

As fontes dos PC's , são fontes "chaveadas", ou seja: A corrente Alternada da rêde(CA. de 60 ciclos)) é transformada em Corrente contínua (CC.) atraves de uma ponte retificadora com diodos e vai para um circuito "Inversor" (com circuito integrado e

transistores Mos-Fet) , que transforma a corrente continua (CC.) em uma corrente

Alternada de Alta-frequencia (+ou - 30.000 á 100.000 Ciclos/segundos)que alimenta um pequeno transformador que vai reduzir a tensão que sera retificada por diodos especiais

para Alta-Frequencia e Capacitores de filtro, fornecendo então as tensões de +5 Vcc , -5 Vcc , +12 Vcc e -12 V cc , para alimentar o PC !

Amigo, você vai precisar de um razoável conhecimento de Eletrônica para pesquisar

técnicamente os componentes defeituosos, saber usar um multiteste, saber testar e reconhecer os componentes defeituosos (capacitores eletrolíticos, transistores,

Diodos,resistores , etc...), cuidados ao substituir componentes, usar cargas resistivas,

para testar a fonte... nem vamos falar em usar osciloscópio , para verificar a forma de onda AC. e frequencia do "Inversor" e o "ruído AC." na Corrente continua de Saída...(pois isso, seria muito "preciosismo"... mas seria a "coroação" de um serviço bem feito !)

Sugiro , que voce faça um Curso de eletrônica, pois voce ficara capacitado a pesquisar

outros tipos de defeitos , não só nas placas do PC, mas em todos os equipamentos

eletrônicos de sua casa... Dos amigos...

Enquanto isso substitua sua fonte por uma nova e guarde a

"defeituosa" para consertar no aprendizado do curso.... bôa sorte !

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Diamond ! Curso de eletrônica "on line" .... Acredito que possa ter, mas realmente,

não sei te dizer ... Vais ter de pesquisar ! Grande abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais