Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

Valeu amigo tinha essa duvida aqui em questão de temperatura, por causa que meu gabinete é genérico e vejo que mesmo assim a temperatura dela ta ótima mesmo tento um ventoinha de 120 mm ajudando ela kkk mais ela nunca esquentou muito + que isso, mais pelo o que vi o modelo dual slot esquenta mais e esse minha que uma HD - 485X - ZNFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a temperatura da 4850, desde que eu comprei a minha, ficava em idle sempre em torno de 40º a 60º. Jogando, subia pra 90º e até passava de 100º em alguns jogos.

A um tempo atrás a fan da placa começou a falhar.

Pedi pra um amio meu, o Julio, que trabalha com manutenção de pc dar uma limpada nela toda e pra minha surpresa ficou melhor que nova.

Fiquei impressionado. Em idle tá dando 20º a 30º e jogando, não passa de 60º.

Ele desmontou toda ela, trocou a pasta térmica, limpou tudo mesmo. Ainda não consigo acreditar como ficou boa a bichinha. Bem melhor que nova mesmo. Já tenho ela a mis ou menos 1 ano e 6-7 meses.

Já tava quase comprando uma placa nova, mas agora acho que posso esperar mais um tempo.

Fcia aí a dica pra quem etá com problema de temperatura elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Acredito estar com algum problema na minha placa de video e venho aqui pedir ajuda.

Configuração

Placa mãe - P5K SE

processador - Core2 Duo E8500 3.16 Ghz 6Mb

Ram - 4Gb 2 x 2gb DDR2 800Mhz

Fonte - Cooler Master / modelo : RS - 460. PMSR - A3

Placa de Video - ATI RADEON HD 4850

Driver - 10.8 ( o mais recente do site da ati)

Sistema Op - Windows 7 ultimate - 32bits

DirectX 11

O que acontece é o seguinte, em determinados jogos relativamente pesados meu pc costuma a desligar ( mesmo baixando a conf). O estranho é que costuma acontecer muito isso quando dentro do jogo passa algum videozinho/cinematica do jogo mesmo, no caso do starcraft 2 ele costuma a desligar só de ficar na tela de menu do battle.net, e quando estou jogando mesmo dificilmente acontece. Jogos mais leves não acontece nada.

Não sei se é normal também, mas quando entro nesses games um pouco mais "pesados" a ventoinha ( ou cooler) da minha placa de video parece que vai sair do gabinete.

Estou agoniado porque mesmo a configuração não sendo top, era pro meu pc estar rodando de boa esses jogos, o pc do meu irmão que tem uma conf. inferior roda tranquilo, e não queria trocar esse pc por causa disso :wacko:

Se alguem puder me indicar o que fazer ficarei realmente muito grato, pois sou muito leigo quanto a isso.

Obs: isso ja vem ocorrendo a 2 semanas desde que comprei Starcraft 2, eu ja fiz uma boa limpeza dentro do pc, e ja o formatei...e mesmo assim nada mudou.

Ficarei grato se alguem me ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Acredito estar com algum problema na minha placa de video e venho aqui pedir ajuda.

Configuração

Placa mãe - P5K SE

processador - Core2 Duo E8500 3.16 Ghz 6Mb

Ram - 4Gb 2 x 2Mb DDR2 800Mhz

Fonte - 450 Watts Real

Placa de Video - ATI RADEON HD 4850

Driver - 10.8 ( o mais recente do site da ati)

Sistema Op - Windows 7 ultimate - 32bits

DirectX 11

O que acontece é o seguinte, em determinados jogos relativamente pesados meu pc costuma a desligar ( mesmo baixando a conf). O estranho é que costuma acontecer muito isso quando dentro do jogo passa algum videozinho/cinematica do jogo mesmo, no caso do starcraft 2 ele costuma a desligar só de ficar na tela de menu do battle.net, e quando estou jogando mesmo dificilmente acontece. Jogos mais leves não acontece nada.

Não sei se é normal também, mas quando entro nesses games um pouco mais "pesados" a ventoinha ( ou cooler) da minha placa de video parece que vai sair do gabinete.

Estou agoniado porque mesmo a configuração não sendo top, era pro meu pc estar rodando de boa esses jogos, o pc do meu irmão que tem uma conf. inferior roda tranquilo, e não queria trocar esse pc por causa disso :wacko:

Se alguem puder me indicar o que fazer ficarei realmente muito grato, pois sou muito leigo quanto a isso.

Obs: isso ja vem ocorrendo a 2 semanas desde que comprei Starcraft 2, eu ja fiz uma boa limpeza dentro do pc, e ja o formatei...e mesmo assim nada mudou.

Ficarei grato se alguem me ajudar.

Abraços

Olá, Ozzy1.

Qual é a marca e o modelo da sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi, eu não sei ver a temperatura .

Vou dar uma pesquisada rapida aqui na net pra ver se aprendo a ver isso e respondo o quanto antes.

A respeito da versão do directX não tem nada a ver né??

Abraços

Você pode usar o HWMonitor para monitorar as temperaturas.

O DirectX pode causar outros problemas, mas desligar o PC, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o HWMonitor para monitorar as temperaturas.

O DirectX pode causar outros problemas, mas desligar o PC, não.

Usei esse HWmonitor

Sem nenhum jogo aberto a temperatura foi de:

Processador - media de 47°

Placa de video - media de 85°

Com o starcfaft 2 aberto ( o jogo em que o pc desliga com mais frequencia)

Processador - media de 50°

Placa de video - minima de 102º maxima de 109°

Foi um teste meio rápido, e se não é bem isso que vocês queriam me falem que tento fazer aqui.

Abraços e obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei esse HWmonitor

Sem nenhum jogo aberto a temperatura foi de:

Processador - media de 47°

Placa de video - media de 85°

Com o starcfaft 2 aberto ( o jogo em que o pc desliga com mais frequencia)

Processador - media de 50°

Placa de video - minima de 102º maxima de 109°

Foi um teste meio rápido, e se não é bem isso que vocês queriam me falem que tento fazer aqui.

Abraços e obrigado pela atenção.

A temperatura da placa de vídeo está muito alta.

O seu gabinete é bem ventilado? Tente jogar com o gabinete aberto para ver se o computador desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura da placa de vídeo está muito alta.

O seu gabinete é bem ventilado? Tente jogar com o gabinete aberto para ver se o computador desliga.

Até que é bem ventilado sim, eu tenho esse pc a 2 anos já ( essa mesma conf. )

e um amigo disse que essas hd 4850 depois de 2 anos começam a pedir agua, será isso??

Se for pra fazer algo no pc o que você aconselharia? Uma placa nova ou se por um cooler ja ajuda??

Estranho que ja joguei jogos pesados antes na maquina e isso nunca aconteceu, crisys por exemplo.

Mas vou fazer isso mesmo, ficar com o gabinete aberto pra ver se ajuda.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que é bem ventilado sim, eu tenho esse pc a 2 anos já ( essa mesma conf. )

e um amigo disse que essas hd 4850 depois de 2 anos começam a pedir agua, será isso??

Se for pra fazer algo no pc o que você aconselharia? Uma placa nova ou se por um cooler ja ajuda??

Estranho que ja joguei jogos pesados antes na maquina e isso nunca aconteceu, crisys por exemplo.

Mas vou fazer isso mesmo, ficar com o gabinete aberto pra ver se ajuda.

Abraços

É uma situação complicada. Tem como você testar a sua placa no computador do seu irmão antes de tomar qualquer decisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Acredito estar com algum problema na minha placa de video e venho aqui pedir ajuda.

Configuração

Placa mãe - P5K SE

processador - Core2 Duo E8500 3.16 Ghz 6Mb

Ram - 4Gb 2 x 2gb DDR2 800Mhz

Fonte - Cooler Master / modelo : RS - 460. PMSR - A3

Placa de Video - ATI RADEON HD 4850

Driver - 10.8 ( o mais recente do site da ati)

Sistema Op - Windows 7 ultimate - 32bits

DirectX 11

O que acontece é o seguinte, em determinados jogos relativamente pesados meu pc costuma a desligar ( mesmo baixando a conf). O estranho é que costuma acontecer muito isso quando dentro do jogo passa algum videozinho/cinematica do jogo mesmo, no caso do starcraft 2 ele costuma a desligar só de ficar na tela de menu do battle.net, e quando estou jogando mesmo dificilmente acontece. Jogos mais leves não acontece nada.

Não sei se é normal também, mas quando entro nesses games um pouco mais "pesados" a ventoinha ( ou cooler) da minha placa de video parece que vai sair do gabinete.

Estou agoniado porque mesmo a configuração não sendo top, era pro meu pc estar rodando de boa esses jogos, o pc do meu irmão que tem uma conf. inferior roda tranquilo, e não queria trocar esse pc por causa disso :wacko:

Se alguem puder me indicar o que fazer ficarei realmente muito grato, pois sou muito leigo quanto a isso.

Obs: isso ja vem ocorrendo a 2 semanas desde que comprei Starcraft 2, eu ja fiz uma boa limpeza dentro do pc, e ja o formatei...e mesmo assim nada mudou.

Ficarei grato se alguem me ajudar.

Abraços

Seu problema pode ser o mesmo relatado abaixo, acumulo de poeira nos dicipadores do cooler da sua placa de vídeo impedindo uma refrigeração eficiente.

Com relação a temperatura da 4850, desde que eu comprei a minha, ficava em idle sempre em torno de 40º a 60º. Jogando, subia pra 90º e até passava de 100º em alguns jogos.

A um tempo atrás a fan da placa começou a falhar.

Pedi pra um amio meu, o Julio, que trabalha com manutenção de pc dar uma limpada nela toda e pra minha surpresa ficou melhor que nova.

Fiquei impressionado. Em idle tá dando 20º a 30º e jogando, não passa de 60º.

Ele desmontou toda ela, trocou a pasta térmica, limpou tudo mesmo. Ainda não consigo acreditar como ficou boa a bichinha. Bem melhor que nova mesmo. Já tenho ela a mis ou menos 1 ano e 6-7 meses.

Já tava quase comprando uma placa nova, mas agora acho que posso esperar mais um tempo.

Fcia aí a dica pra quem etá com problema de temperatura elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema pode ser o mesmo relatado abaixo, acumulo de poeira nos dicipadores do cooler da sua placa de vídeo impedindo uma refrigeração eficiente.

Pois é...a placa ficar a 85°C sem nada aberto e chegar a 109°C jogando não é normal, com certeza é esse o problema de estar desligando a maquina, o duro é que ja dei uma limpada na maquina semana passada, e acredite....tirei muita sujeira...tando do cooler que fica em cima do processador como do coolerzinho da placa de video.

Vou tentar dar outra limpada nela....é viavel usar ar comprimido dentro do pc??

Quando eu limpo eu uso um pincel seco e vou soprando, mas acho que fazendo isso só tira o grosso.

O que seria essa pasta termica??

Se caso for a fonte que não esta muito boa, ela pode causar esse aumento de temperatura ou não tem nada a ver??

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...a placa ficar a 85°C sem nada aberto e chegar a 109°C jogando não é normal, com certeza é esse o problema de estar desligando a maquina, o duro é que ja dei uma limpada na maquina semana passada, e acredite....tirei muita sujeira...tando do cooler que fica em cima do processador como do coolerzinho da placa de video.

Qual a marca e o modelo da sua placa de vídeo? Ela tem cooler aberto ou um tipo de carenagem que cobre o disipador e joga o ar para fora do PC?

Vou tentar dar outra limpada nela....é viavel usar ar comprimido dentro do pc?

Quando eu limpo eu uso um pincel seco e vou soprando, mas acho que fazendo isso só tira o grosso.

Não sei responder se é recomendado utilizar ar comprimido, acho que não pode ser muito forte. O Pincel pode acumular eletricidade estática então é melhor tomar cuidado e evitar passar o pincel sobre componentes da placa como memórias e tal, use para limpar o dissipador somente e definitivamente não sopre, ao soprar você estará jogando saliva sobre a placa, use um aspirador pequeno para isso.

O que seria essa pasta termica??

A pasta termica é utilizada entre o chip e o dissipador para melhorar a troca de calor preenchendo as pequenas irregularidades nos materiais. Sempre que o cooler for removido é preciso substituir a pasta térmica. Veja o tópico sobre refrigeração.

Se caso for a fonte que não esta muito boa, ela pode causar esse aumento de temperatura ou não tem nada a ver??

Abraços

Verifique se você não soltou o cooler da placa de vídeo por acidente durante a limpeza. A fonte não provoca aquecimento de um componente específico como a placa de vídeo, os problemas que a fonte pode causar são outros e não devem ser discutidos neste tópico (Veja o tópico sobre Fontes & Energia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca e o modelo da sua placa de vídeo? Ela tem cooler aberto ou um tipo de carenagem que cobre o disipador e joga o ar para fora do PC?

É uma ati hd4850 ddr3 512mb, é um cooler tipo carenagem, bem pequeno mesmo, a placa é igualzinho a da foto do primeiro post deste topico, só muda o desenho... a cor é igual, vermelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ozzy1

Agora entendo, as placas com este modelo de cooler são esquentadinhas mesmo.

Você pode tentar a dica do primeiro post para reduzir a temp ou comprar um cooler adicional tipo o Rocket Clique que é barato e fácil de instalar.

Não sei se é o seu caso mas no tópico do StarCraft II encontrei isso:

Blizzard lançará correção para bug responsável pelo sobre-aquecimento de pcs

Alguns usuários têm reclamado de sobre-aquecimento de suas máquinas enquanto jogam Starcraft 2. Este não é um problema que atinge todos, mas alguns usuários reclamaram disso na Battle.net.

O problema esta associado aos elementos de interface entre as missões, aqueles da Hyperion. O problema é que esses elementos não têm limitadores de frames como o resto do jogo, e alguns pcs simplesmente renderizam o máximo que podem, resultando em sobre-aquecimento.

Enquanto a Blizzard não libera uma solução, há uma forma de contornar o problema. Basta editar o arquivo "Variables.txt" localizado na pasta "Starcraft II" na sua pasta "Documentos" e adicionar as linhas:

frameratecapglue=30
frameratecap=60

Mesmo que você não esteja sofrendo com tais problemas, não custa nada adicionar essas linhas. Seguro morreu de velho.:P

Fonte:

http://www.escapistmagazine.com/news/view/102465-Blizzard-Offers-Fix-for-StarCraft-Computer-Melting-Bug

EDIT:

Ah, e a propósito, o problema de demora nos loads parou aqui. A única coisa que eu fiz foi reiniciar a máquina. :P É que eu não costumo desligar o pc de vez, deixo em suspensão para iniciar mais rápido e parece que isso de alguma forma vai acumulando lixo na memória com o tempo.

Abraços.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ozzy1

Agora entendo, as placas com este modelo de cooler são esquentadinhas mesmo.

Você pode tentar a dica do primeiro post para reduzir a temp ou comprar um cooler adicional tipo o Rocket Clique que é barato e fácil de instalar.

Abs

Olá Chumbeta, obrigado pelas dicas. Vou fazer isso...vou tentar dar uma melhorada na refrigeração do pc, vou providenciar esse cooler que você indicou , trocar a pasta termica (estou pensando nessa aqui me parece boa ) E também um cooler ou um exaustor na parte traseira do gabinete, qual seria o melhor?? Acho que isso resolve de vez o problema de temperatura.(e rezar que minha fonte aguente)

E quanto ao Starcraft é exatamente isso que acontece, mas em outros jogos também anda desligando o pc.

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ozzy1

Esse cooler Rocket não é para substituir o já existente, ele é colocado em um slot abaixo da Placa de vídeo, não sendo necessário remover o cooler da placa.

Um cooler na parte traseira do gabinete jogando o ar para fora, principalmente se couber um de 120mm, melhora bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ozzy1

Se sua placa é uma da Saphire, uma das primeiras HD4850 que saiu, igual a minha, provavelmente o problema é uma crosta de poeira na frente dos dutos de ventilação, impedindo o ar do cooler de chegar até a GPU. Nesse caso, só ventilar mais o gabinete, ou passar pincel por cima, assoprar, nada disso vai resolver. Sei disso porque tive o mesmo problema, e tenho limpado minha placa a cada 2 meses mais ou menos...

Na primeira vez eu desmontei a carcaça, tirei a crosta com um cotonete, limpei tudo com alcool isopropilico, passei pasta térmica, etc... Mas isso dá muito trabalho pra fazer sempre :D Então, agora, o que eu tenho feito é colocar o bocal do aspirador de pó sobre o cooler, sobre as saídas dos dutos, enfim, limpando o máximo que dá com o aspirador. Tem dado resultado. Não fica uma limpeza 100%, mas dá menos trabalho cada vez que eu tenho que fazer.

Depois da limpeza, minhas temperaturas ficam 55º em idle, 80º em full.

Ah, preste atenção também na velocidade de rotação do cooler... eu uso um programa chamado ATI Tray Tools para ficar monitorando a temperatura e aumentar a rotação do cooler conforme a placa vai esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ozzy1

Se sua placa é uma da Saphire, uma das primeiras HD4850 que saiu, igual a minha, provavelmente o problema é uma crosta de poeira na frente dos dutos de ventilação, impedindo o ar do cooler de chegar até a GPU. Nesse caso, só ventilar mais o gabinete, ou passar pincel por cima, assoprar, nada disso vai resolver. Sei disso porque tive o mesmo problema, e tenho limpado minha placa a cada 2 meses mais ou menos...

Na primeira vez eu desmontei a carcaça, tirei a crosta com um cotonete, limpei tudo com alcool isopropilico, passei pasta térmica, etc... Mas isso dá muito trabalho pra fazer sempre :D Então, agora, o que eu tenho feito é colocar o bocal do aspirador de pó sobre o cooler, sobre as saídas dos dutos, enfim, limpando o máximo que dá com o aspirador. Tem dado resultado. Não fica uma limpeza 100%, mas dá menos trabalho cada vez que eu tenho que fazer.

Depois da limpeza, minhas temperaturas ficam 55º em idle, 80º em full.

Ah, preste atenção também na velocidade de rotação do cooler... eu uso um programa chamado ATI Tray Tools para ficar monitorando a temperatura e aumentar a rotação do cooler conforme a placa vai esquentando.

MInha placa é igual a tua sim, quando limpei o pc a ultima vez ia fazer isso...desmontar a carcaça dela, mas deixei quieto, fiquei com medo de danificar ela ( não tenho muita pratica com isso :D ).

Mas quando eu for passar pasta termica no processador vou passar um pouco nela, onde você passa pásta termica na tua placa?? entre a carcaça e a placa??

A proposito, qual directX vocês usam na hd 4850?? Mais expecificamente pra games??

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...