Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

Olá pessoal...

tenho uma HD4850 e tenho algumas dúvidas...

Tem como eu fazer um overclock nela?

Compensa? será que ela fica mais ou menos igual a 4870?

Outra dúvida:

Eu tenho o Windows XP instalado no meu PC e a placa possui suporte a directX 10.1

no Xp só roda até o directX 9..

Estou perdendo muito desempenho?

devo atualizar meu SO?

Abraços

e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nosediver...

Posso fazer CF com uma da HIS e outra da XFX?

poder pode... mas os CF dão tanto problema que é mais fácil guardar grana pra comprar uma placa single mais potente no futuro...

dá para faze CF até de 4850 com 4870...

por exemplo.. uma 4850 512 e uma 4870 1gb

vai ser como se você tivesse 2 4850 512... marcando 1gb.. o CF fará um down na 4870... tanto em memória quanto em processamento...

já notei que não compensa fazer nem CF nem SLI (no caso nvidia)

já coloquei 2 4870 1Gb da XFX a funcionar em CF e o que consegui foi cacetadas de conflitos e BUGS... e em muitos jogos ele via somente 1 placa ou o ganho era mínimo... como jogo sempre com vsync ON (pra fixar 60 frames) uma 4870 tá de bom tamanho...

já coloquei uma 4870 para funcionar junto com uma nvidia 9600 (só para physx)

funcionou que é uma beleza... joguei o batman dessa forma... ficou maravilhoso... mas por fim retirei a 2º placa porque eu não tinha mais de 3 jogos que usassem isso.. não paga o preço....

rafinha...

te respondendo...

Tem como eu fazer um overclock nela?

tem... mas o ganho é mínimo

Compensa?

não.. (ao meu ver)

será que ela fica mais ou menos igual a 4870?

depende....

eu tinha uma 4850 e troquei ela por uma 4870... de início não vi muitas mudanças não... mas eu tinha monitor 17" CRT... no momento em que eu passei para um monitor maior (22" fullhd) e troquei o processador... daí sim eu vi a diferença...

deu diferença até em jogos que estavam dando o mesmo nº de frames... eu explico...

por exemplo.. eu tinha um jogo rodando a 60 frames (v-sync ON) e quando eu fui jogar esse mesmo jogo na 4870 e com os mesmos frames devido ao V-SYNC ON o jogo tinha uma imagem que fluia muito mais bonito... parecia mais solto... coisa que eu só percebi ao trocar de placa...

portanto... depende muito do resto do teu pc... por exemplo.. qual o teu monitor?

mas no geral, não compensa muito não fazer um over nessas placas... elas são sensíveis e pode acabar forçando a placa e ela em 2 toques começará a mostrar fragmentos... e daí já era... deixa ela como tá...

Eu tenho o Windows XP instalado no meu PC e a placa possui suporte a directX 10.1

no Xp só roda até o directX 9..

Estou perdendo muito desempenho?

desempenho você não vai perder... o que você vai perder é algum efeito ou outro de alguns jogos (exemplo clássico é o resident evil, que eu prefiro o dx9)(em certos jogos o dx10.1 até suga mais da placa.. e você perde performance... fora que poucos jogos sairam com dx10.1... o dx10.1 é meio FAIL... nem se ouve falar nele... )

devo atualizar meu SO?

cara se tá rodando tudo legal no XP então mantem ele.. mas se você quiser trocar de SO daí vai pro windows 7 que tá muito bom esse sistema... tanto o 32bits quanto o 64 bits são ótimos.... eu passei meus pcs para o W7 e não volto atrás nem a pau... hehehehe

mas isso não tem a ver com o DX9 ou 10.1 viu... tem a ver pelo sistema funcionar muito bem...

a mudança de S.O. seria mais por preferência particular mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um CrossFire de HD4850 segura qualquer coisa atualmente.

da pra ficar pelo menos até a saida do PS4.

Alias, qualquer placa da Serie HD48xx em CF segura qualquer game em Full HD.

*HD4830 X2 CrossFire-X

*HD4850 X2 CrossFire-X

*HD4870 X2 CrossFire-X

*HD4890 X2 CrossFire-X

Inclusive a HD4890 X2 da caldo em HD5870

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal não sei se estou postando no lugar certo mas para obter melhores respostas para meu problema criei esse topico

A alguns meses minha Hd 4850 Xfx 512mb começou a aparecer problemas. Testei o ati tools para encontrar artefatos e nao encontrou nada

hd4850.jpg

Porém nos jogos fica assim com esses pequenos quadrados branco e preto e as vezes colorido, independente do jogo pode ser leve ou pesado, com execessão de combat arms que se eu jogar na config 1280x1024 os artefatos nao aparecem mas se eu jogar a 1920x1080 porque meu monitor é de 21,5 da Samsung aparecem. É o unico jogo que nao aparece, o resto pode diminuir a config e fazer o que quser.

hd48502.jpg

hd48503.jpg

Na bios, no desktop ou videos esses artefatos nao aparecem são apenas nos jogos. Esses artefatos vão e volta, as vezes posso jogar o dia todo normal limpinho, mas tem dias que é impossivel jogar.

Em Idle a 50% do fan sendo que é de 41% o minimo a 100% o maximo, costumo deixar sempre em 50% quando nao estou jogando fica em torno de 56° graus a temperatura, ja com os jogos abertos eu jogo o fan para 90 ou 95% fica em torno de 65° graus.

Meu computador é um Phenom II X3, 4gb ram com uma fonte Corsair 450W

Ja limpei as memorias passando com uma borracha assim como o contato de vga tb, passei limpa contato nos slots e nada resolveu.

O que poderia ser? Amanha irei testar outra vga para ver se o problema realmente é com ela

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Pessoal surgiu uma dúvida, montei um crosfire de HD 4850, porém a segunda que comprei, achando ser erro de grafia no site é um DDR5 / 256bits, verificado pelo GPU-Z, com clocks de 625/750 (padrão), enfim a dúvida é a seguinte:

1º - há recomendação de qual deles "espetar" no monitor a que tem DDR3 (650/1000 - padrão) ou a que tem ddr5 (625/750 - padrão);

2º - há algum driver que melhor se adeque ao crossfire, o 10.9 dá umas panes, vi que o 10.8 tb deu, uso dois sistemas o XP e o Vista, ambos 32bits;

3º - tinha deixado na máquina o PhysX para o NFS Shift, após um dos código de erro, identificando problema no driver da "Nvidia" desistalei o dito, o problema não aconteceu até então, porém funcionava normalmente com apenas um VGA.

Sinceramente procurei essas informações, encontrei um tópico sobre ATI + Nvidia (PhysX) no W7, mas muito pouca documentação sobre essa tal HD 4850 DDR5.

Desde já agradeço a ajuda.

Abraço

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Anomia...

é artefato sim... verifique se a placa não está com muito pó....

tente baixar um pouco a velocidade das memórias para ver se surte efeito... verifique se o seu gabinete é bem ventilado...

essas placas aguentam altas temperaturas... o problema é a troca constante entre alta temperatura e baixa... o material que dilata em alta acaba com o tempo perdendo a sua propriedade e começa a dar esses bugs....

se estiver na garantia troque porque provavelmente ela vai apresentar mais e mais artefatos até dar adeus... o que você pode fazer no momento é tentar refrigerar ela o melhor possível e ainda exigir um pouco menos da placa, baixando os clocks ou a velocidade das memos... isso acontece muito com quem faz OVER nas placas... depois quer voltar para o padrão e já era....

akatuca... vamos por partes...

1º espete o monitor na placa que estiver na PCI-E 1 de preferência... mas não vai fazer muita diferença não...

2º eu sempre tive probleminhas em uma coisa ou outra de xfire... mas de preferência use o mais novo mesmo...

3º nessa parte eu não entendi muito bem o que você pretende...

assim... existem 2 formas de rodar a physx... ou por software (que vai usar o processador do PC para calcular e é bem basico) ou por hardware, que vai ser feito por alguma placa NVIDIA somente....

quando você procura ATI + nvidia no windows 7 você provavelmente vai encontrar o pessoal que possui uma ATI como placa principal e uma nvidia dedicada somente para physx...

agora não adianta ter 2 placas ATIS e tentar rodar physx porque o resultado vai ser o mesmo que se rodase somente com uma ATI... ou seja... vai ser via software (cpu) e não hardware porque não vai estar presente uma nvidia...

eu joguei batman usando uma 4870 como primária e uma 9500gt como secundária e dedicada somente para physx... nesse caso o monitor vai na primária mesmo... e funcionou beleza!!!!

também para esse esquema uma 9500 é praticamente o mínimo... fora isso nem vale a pena....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anomia...

é artefato sim... verifique se a placa não está com muito pó....

tente baixar um pouco a velocidade das memórias para ver se surte efeito... verifique se o seu gabinete é bem ventilado...

essas placas aguentam altas temperaturas... o problema é a troca constante entre alta temperatura e baixa... o material que dilata em alta acaba com o tempo perdendo a sua propriedade e começa a dar esses bugs....

se estiver na garantia troque porque provavelmente ela vai apresentar mais e mais artefatos até dar adeus... o que você pode fazer no momento é tentar refrigerar ela o melhor possível e ainda exigir um pouco menos da placa, baixando os clocks ou a velocidade das memos... isso acontece muito com quem faz OVER nas placas... depois quer voltar para o padrão e já era....

Cara valeu pelo ajuda mas tentei baixar os clock e nada continuo o mesmo erro... é muito estranho pois nunca dei overclock nela sempre deixei tudo em default a placa de 7 meses de vida ou nem isso. Acha que poderia ser talvez a memoria ram ou sem chance ? Coloquei a mao na vga para ver se estava quente durante os jogos e tb durante os teste com ati tools e ela nao esta fervendo esta normal, morna.

Essas temp estão normal?

temp1s.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3º nessa parte eu não entendi muito bem o que você pretende...

assim... existem 2 formas de rodar a physx... ou por software (que vai usar o processador do PC para calcular e é bem basico) ou por hardware, que vai ser feito por alguma placa NVIDIA somente....

quando você procura ATI + nvidia no windows 7 você provavelmente vai encontrar o pessoal que possui uma ATI como placa principal e uma nvidia dedicada somente para physx...

agora não adianta ter 2 placas ATIS e tentar rodar physx porque o resultado vai ser o mesmo que se rodase somente com uma ATI... ou seja... vai ser via software (cpu) e não hardware porque não vai estar presente uma nvidia...

Na realidade o PhysX estava ali só para instalar o NFS Shift, nada mais e deixei lá, o curioso foi a msg do Vista pedindo pra atualizar os drivers da Nvidia.

Agradeço a atenção, vou fazer mais alguns teste e ver se melhora com a desistalação do PhysX

Valeu, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

bom instalei o windows 7 no meu PC e tenho a 4850..

tenho uma dúvida, queria instalar o directX mais recente, porém verifico que minha placa utiliza directX 10.1, não encontro essa versão para download, só acho a 9.0 OU 11... o que eu faço?

muda muita coisa a atualização do direct X?

estou pensando em pegar uma placa direct X 11.. comepensa?

é uma boa fazer overclock na 4850??

abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

bom instalei o windows 7 no meu PC e tenho a 4850..

tenho uma dúvida, queria instalar o directX mais recente, porém verifico que minha placa utiliza directX 10.1, não encontro essa versão para download, só acho a 9.0 OU 11... o que eu faço?

muda muita coisa a atualização do direct X?

estou pensando em pegar uma placa direct X 11.. comepensa?

é uma boa fazer overclock na 4850??

abraçooo

Pode atualziar apra o DirectX 11 mesmo, sua placa só suporta directx 10.1, mas, isso nao quer dizer que vcsó pode instalar a versão 10.1 do directX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

anomia... as temperaturas da placa realmente estão dentro do normal... se você possui ela fazem 7 meses então acredito que a garantia esteja valendo... abre um RMA para ela e manda bala!

mas para garantir o ideal seria poder testar em outro pc a sua placa de video... antes de abrir o RMA faça isso... teste em outro PC que tenha uma fonte boa a sua placa e se quiser teste também as memórias... mas já te adianto que as chances de ser memória do pc é pouca....

rafinha... é como o gibras falou.... se tiver um cooler diferenciado pode tentar fazer over... mas não é muito aconselhável não... a placa é muito sensível e o over é mínimo...

se ganhar 1 ou 2 frames em um jogo é muito (dependendo do jogo é claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anomia... as temperaturas da placa realmente estão dentro do normal... se você possui ela fazem 7 meses então acredito que a garantia esteja valendo... abre um RMA para ela e manda bala!

mas para garantir o ideal seria poder testar em outro pc a sua placa de video... antes de abrir o RMA faça isso... teste em outro PC que tenha uma fonte boa a sua placa e se quiser teste também as memórias... mas já te adianto que as chances de ser memória do pc é pouca....

Cara infelizmente eu comprei ela na navenet la no py então a garantia creio eu que ja era. Hoje a noite vou começar uma bateria de teste com outro computador aqui, memoria, vga, cabo dvi etc etc.... Posto ae mais tarde valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara... a XFX por exemplo... não importa onde tu compre a placa... tu entra no site da XFX e registra ela e a XFX te diz quanto tempo de garantia tu tens... se precisar do RMA é só abrir o pedido e eles te dão o código e pronto... é só você mandar a placa... não precisa nem de nota fiscal...

a sua placa é da HIS? vê se eles possuem algo desse tipo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...