Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

cara... a XFX por exemplo... não importa onde tu compre a placa... tu entra no site da XFX e registra ela e a XFX te diz quanto tempo de garantia tu tens... se precisar do RMA é só abrir o pedido e eles te dão o código e pronto... é só você mandar a placa... não precisa nem de nota fiscal...

a sua placa é da HIS? vê se eles possuem algo desse tipo...

Cara ela nao é His nao.. eu abri ela hj fiz os teste os capacitores nao estão estufados, testei ela em outro pc e o problema persistiu, testei uma 5830 aqui e funcionou normal até a fonte aguento uma Corsair 450W fiquei surpreso, mas o problema é com ela mesmo, então eu fiz o que você falou entrei no site da xfx e registrei minha Vga e abri um ticket agora estou esperando eles responderem. Eu troquei a pasta termica dela agora estou achando que perdi a garantia né... se eu perdi fazer o que terei que comprar outra =/ E partir para Serie 5xxx

Alguem sabe que custo terei mandando ela para la e eles trocarem? Se for alto nem rola vou comprar outra, porque corro risco de ela ser aprovada la ou nao ainda mais que eu troquei a pasta termica dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha Sapphire HD4850 dual slot voltou dos mortos! :D:lol::aplausos:

Bom, há mais ou menos uns três meses minha placa começou a falhar, listras verdes, artefatos, telas pretas até que enfim "entrou em coma". Claro que fiz trocentos testes, testei em PCs diferentes, mas nada, sempre a mesma coisa, isso quando a placa bootava. Como um pouco antes disso tive problemas com a fonte que troquei pela SxS, suspeitei que houvesse algum problema no VRM da placa. Ao desmontar, notei uma mancha na base de um dos mosfets e pensei "já era".

Como minha vida estava muito corrida deixei pra lá, encaixotei a VGA e relutante, liguei o onboard. No início foi sofrido sair do DVI de uma R770 pra ir pro analógico do Intel G31 onboard, mas depois a visão caleja, hehehe.

Anteontem, sem nada pra fazer, peguei a placa pra dar uma investigada, e já de cara desmontei todos os dissipadores e dá-lhe álcool isopropílico, esfreguei todos os contatos para evitar curto, até a mancha que estava no mosfet deu uma amenizada, e foi então que percebi que a mancha poderia ser poeira oxidada em vez de mancha de fogo.

Com um pouco de esperança, taquei no PC e... nada, nem bootou a VGA (ventoinha faz apenas o giro de checksum e para). Como todo brasileiro, tentei ajeitá-la de todas as maneiras no slot (a VGA fica bem presa no gabinete dos dois lados, por falta de espaço mesmo!), e percebi que envergando a VGA um pouco (para baixo) a VGA passava a bootar (ventoinha ligada direto), mas o PC não. Medi com um multimetro as tensões vgpu e vmem e estavam normais (VID modo 00, de boot) e o cooler estava esquentando levemente. Enfim, se bebe energia e dissipa calor, desse cachorro sai mato!

Foi então que tirei a VGA, fui na bios e liguei o onboard pra rodar junto com a placa, e daí bootou. Um pouco descrente, mas ainda esperançoso, fui recebido pelo Windows 7 com uma tela azul seguida de um shutdown e cinco beeps curtos da mobo. Bom, vale uma tentativa no modo de segurança, certo? No modo de segurança, vi que meu PC estava com dois adaptadores de vídeo, o radeon HD4800 e o chip intel! Desativei o radeon e voltei pro windows normal depois de matar o processo do everest, que estava maluco com os sensores.

No GPU-Z a placa estava com os status bem malucos, fiquei sem saber se era problema do driver desligado ou se tinha algo errado na BIOS. Abri o RBE e winflash pra fazer o dump, mas antes mandei uns clear e resets pra GPU, o VRM fez até uns barulhinhos :confused:, enfim, consegui fazer o dump de 64kb e a bios estava normal, e daí como quem não quer nada, ativei o o driver e voilá, vídeo perfeito na minha saída DVI, não me perguntem como! :D

Logicamente, o próximo passo foi instalar o Catalyst pra testar a VGA. Instalei, mas quando o catalyst resetou a VGA para entrar com seu driver, na hora o PC voltou pro analógico e perdi o vídeo no DVI... depois de umas reiniciadas e uns macetes de desabilitar, habilitar, a VGA tava pronta pra ser testada. Bom, ela já passou pelos 3dmark da vida, pontuação normal. Furmark eu deixei uns vinte minutinhos, minha placa já tá meio manca, não quero queimá-la com uma rosca peluda girando, certo?

Enfim, sobreviveu a umas reiniciadas e shutdown desde ontem, temps estão tranquilas, fechei o gabinete e pus no lugar, até agora tudo ok. Não é que a bicha voltou mesmo? :)

Bom, fica aí o relato, nem é tão técnico assim, mas as vezes um pouco de paciência (e esperança) pode ressuscitar um hardware dado como perdido. Ainda está em "fase probatória" mas se Deus quiser ela fica desta vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara eu não sei quanto custa mandar pra lá não... mas acho que vale a pena tentar sim...

não sei se a XFX tem representante aqui no brasil... mas se tiver tu vai ser indicado para mandar pra lá... bem melhor né... foi o meu caso com um HD seagate (com garantia de 5 anos de verdade) fiz todos os contatos com eles lá fora e depois eles me disseram que eu tinha que entrar em contato (por email) com a representante no brasil... deu tudo certo.. mandei pra SP e em 1 semana eu recebi um HD "novo" (novo naquelas né... pode ser um refurbished... mas o que interessa é que tá funcionando bem)

vamos torcer para que a tua placa siga nesse mesmo fim... e que você resolva essa pendenga....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu entrei em contato e eles falaram : Entre em contato com o revendedor para trocar a placa para outra. Se eles são incapazes de ajudá-lo, do que nós podemos emitir um RMA para o cartão. Isso exigiria que você envia a placa para o nosso centro de reparação E.U.. Porque você está localizado fora os E.U., taxas adicionais podem ser impostas a devolução pelo seu governo. Nós fornecemos documentação e rotular o pacote que é uma substituição de um produto sob garantia, mas essas taxas são totalmente a critério do governo local. Você será responsável por essas taxas, se ocorrer. Assegure-se que o número de série está registrado e que a sua conta de informação tem o seu número de telefone e endereço para correspondência. Obrigado. Mark.

Ou seja vai sair caro para fazer isso e nem vai compensar. Andei pesquisando preços de outra placas por ae talvez compre a Gts 450... porém hj descobri algo estranho.

Aqui na minha cidade faz muito calor e hoje ta frio e chuvoso e nao é que a vga parou de dar artefatos... Mas as temp delas mesmo em dias quentes estão normal como viram no printscreen que postei... porém hj esta muito menor. Sera que ela nao esta suportando 65°? Porque hj esta por volta de 55° com cooler a 95% né.... estou achando que seja temperatura esses artefatos apesar de mostrar que as temperaturas nao estão altas. Ela esta suportanto rodar jogos apenas em temps baixa... e agora o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu entrei em contato e eles falaram : Entre em contato com o revendedor para trocar a placa para outra. Se eles são incapazes de ajudá-lo, do que nós podemos emitir um RMA para o cartão. Isso exigiria que você envia a placa para o nosso centro de reparação E.U.. Porque você está localizado fora os E.U., taxas adicionais podem ser impostas a devolução pelo seu governo. Nós fornecemos documentação e rotular o pacote que é uma substituição de um produto sob garantia, mas essas taxas são totalmente a critério do governo local. Você será responsável por essas taxas, se ocorrer. Assegure-se que o número de série está registrado e que a sua conta de informação tem o seu número de telefone e endereço para correspondência. Obrigado. Mark.

Ou seja vai sair caro para fazer isso e nem vai compensar. Andei pesquisando preços de outra placas por ae talvez compre a Gts 450... porém hj descobri algo estranho.

Aqui na minha cidade faz muito calor e hoje ta frio e chuvoso e nao é que a vga parou de dar artefatos... Mas as temp delas mesmo em dias quentes estão normal como viram no printscreen que postei... porém hj esta muito menor. Sera que ela nao esta suportando 65°? Porque hj esta por volta de 55° com cooler a 95% né.... estou achando que seja temperatura esses artefatos apesar de mostrar que as temperaturas nao estão altas. Ela esta suportanto rodar jogos apenas em temps baixa... e agora o que eu faço?

Ou pode realmente ser que ela não está suportando nem 65º, ou pode ser que esteja medindo errado a temperatura...

Seria interessante você dar uma boa limpada nos dutos de ventilação (não sei se é o caso da sua placa), ou até testar usar o PC por um tempo com a tampa aberta e um ventilador de mesa virado pra dentro.

O que você pode fazer tb é tentar diminuir um pouco o clock do gpu e da memória... minha 4850 é da série q tem o cooler muito ruim, então eu acabei fazendo isso pra não ter artefatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

anomia...

entra no forum da 4870... lá pelos últimos posts você vai encontrar um tutorial para modificar a sua bios...

daí aplique esse tuto para a sua placa... ache os valores de velocidade da memória ram e reduza uns 20%, faça um downgrade leve na velocidade do processador da placa e ainda modifique a velocidade da ventoinha... lá no forum tá tudo explicadinho... entra lá e coloca a mão na massa... talvez você consiga levar a placa mais um tempo antes de comprar outra....

e dê uma limpada geral no gabinete... acerte os fios e deixe organizado para um bom fluxo de ar... se for o caso coloque mais 1 ou 2 fans para aumentar o fluxo de ar do PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal.

Estou com o seguinte problema sempre que vou rodar um video no meu windows Vista pode ser de sites do youtube quando DVD ou mpeg o windows mostra a tela azul e reinicia. Achei que poderia ser o driver pois rodo jogos como Crysis e Grid numa boa. então removi os drivers e para fazer um teste tentei rodar um video sem ter instalado os drivers quando o nome da placa de video fica como "adaptador padrão vga" os videos rodaram numa boa. então percebi que é somente quando instalo os drivers da placa de video que acontece o problema. tentei pegar os mais recentes no site da ATI e o problema persiste. agora estou com o ultimo driver da ATI

Vejam a msg da tela azul eu peguei lea na tela de Relatorios de problemas e soluções do windows.

Assinatura do problema

Nome de Evento de Problema: BlueScreen

Versão do sistema operacional: 6.0.6002.2.2.0.256.1

Identificação da Localidade: 1046

Arquivos que ajudam a descrever o problema (talvez alguns arquivos não estejam mais disponíveis)

Mini080209-01.dmp

sysdata.xml

Version.txt

Exibir cópia temporária dos arquivos

AVISO: Se um vírus ou outra ameaça de segurança tiver causado o problema, abrir uma cópia dos arquivos poderá prejudicar o computador.

Informações adicionais sobre o problema

BCCode: 119

BCP1: 00000001

BCP2: 10000001

BCP3: 00000001

BCP4: 00000000

OS Version: 6_0_6002

Service Pack: 2_0

Product: 256_1

Informações do servidor: 51746881-c00b-4e73-8585-1bad7a908c6f

Segue a config do meu pc.

Placa mãe: ASUS M4A79XTD EVO AM3

Processador: AMD Phenom II X2 555 Black Edition (HDZ555WFGMBOX)

MEMORIA: Memória KINGSTON 2G DDR3 1333Mhz (KVR1333D3N9/2G)

PLACA DE VIDEO: ATI RADEON HD 4850

Lembrando que o meu micro roda normalmente graficos e jogos normalmente. o que ele não esta rodando é videos.

Fiz um teste nesta semana e formatei o windows e instalei o Windows 7 Ultimate. Ficou com o mesmo problema.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma dica... se tiver como fazer um teste no linux...

tipo... baixe um ubuntu da vida que rode direto do disco... e depois faça esses testes para ver se vai dar bug ou não...

isso ta mais com cara de problema de software...

ou SO ou driver... ou codec

Eu baixei um programa MCDU (Media Center Decoder utility) troquei o Default Codec de Microsoft DTV-DVD Video Decoder para MPEG Video Decoder.

Agora não da Mais tela azul. Mas tambem não consego ver nenhum filme. diz erro no Codec.

Esta com cara mesmo de Codec. Mas acho estranho q é so instalar o driver da placa de video que volta a dar tela azul somente nos videos. Sera que na instalação do Driver ele tambem instala ou substitui algum codec?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize o flash player.

O Flash player ja estava atualizado.

Resolvi fazer um teste removendo o ultimo driver da ATI e colocando um que eu tinha que era bem estavel. e o problema com os videos de sites parou de dar. somente para confirmar se era isso. Atualizei novamente para a Ultima versão e voltou a dar o problema.

Agora estou usando a versão antiga que eu tinha aguardado.

Estranho isso não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom.... pelo menos tá funcionando beleza né?

às vezes esse tipo de coisa acontece mesmo...

nem sei qual é o driver que eu to usando lá em casa... mas sei que não é dos mais novos faz tempo.... já li muita coisa de gente reclamando que a ATI estava "rateando" nos últimos drivers... para várias placas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anomia...

entra no forum da 4870... lá pelos últimos posts você vai encontrar um tutorial para modificar a sua bios...

daí aplique esse tuto para a sua placa... ache os valores de velocidade da memória ram e reduza uns 20%, faça um downgrade leve na velocidade do processador da placa e ainda modifique a velocidade da ventoinha... lá no forum tá tudo explicadinho... entra lá e coloca a mão na massa... talvez você consiga levar a placa mais um tempo antes de comprar outra....

e dê uma limpada geral no gabinete... acerte os fios e deixe organizado para um bom fluxo de ar... se for o caso coloque mais 1 ou 2 fans para aumentar o fluxo de ar do PC

Cara valeu eu consegui a garantia com o cara que trouxe ela do py e vai trocar e eu vou pagar a diferença e pegar uma Hd 5770, valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom.... pelo menos tá funcionando beleza né?

às vezes esse tipo de coisa acontece mesmo...

nem sei qual é o driver que eu to usando lá em casa... mas sei que não é dos mais novos faz tempo.... já li muita coisa de gente reclamando que a ATI estava "rateando" nos últimos drivers... para várias placas....

beleza agora que voltei o driver antigo que eu tinha esta funcionando beleza.

Estou usando um driver de agosto se eu não me engano este driver eu peguei no site da Sapphire.

Valeu a todos e espero que ajude alguem que passe pelo mesmo problema. Pois durante alguns meses eu achava que minha placa que poderia estar com algum problema.

Abraços

Pituco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, aqui no tópico tem testes de vários coolers, veja alguns modelos que te agradam, por exemplo o Zalman VF900 (equipa a Sapphire Toxic) e Akasa iceQ (equipa a HIS iceQ) são bons e que se encontra no mercado nacional.

Lojas, preço, etc, já é assunto pro setor de recomendação de produtos, leia as regras do setor antes de criar um tópico lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

andrexp, antes de comprar o cooler dá uma olhada no PC mesmo... quem sabe seu pc não tá com os fios bem organizados ou com poucos coolers ou até mesmo em algum lugar que o fluxo de ar não seja favorecido...

se eu tivesse problemas de temperatura assim eu compraria um gabinete novo ao invés de um cooler novo... cooler para placa mãe é caro e vai dar praticamente no mesmo que um gabinete bom, bem ventilado e novo... os gabinetes da coolermaster estão show... tanto na ventilação quanto no preço e organização interna dos componentes....

vai ver a sua placa não tem problema algum... mas a disposição dos componentes no teu gabinete e a posição do gabinete na sua casa que podem ser o problema.

confira isso antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com todos,a HD4850 como já foi dito varias e varias vezes ela é muito "esquentadinha",sempre tem que estar ligado na lipeza do cooler,principalmente se for do tipo stock,e outra é o que a galera falou ai,a refrigeração total do gabinete é super importante tb para ajudar na temp da sua placa,fica de olho ai na organização dos cabos! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera é o seguinte, tenho a config da assinatura, e tava querendo um pouco a mais de desempenho, agora to em dúvida se eu compro outra HD4850 ou vendo e parto para uma HD5770, acredito que com outra HD4850 estarei com o desempenho próximo a uma HD5830 ou estou enganado?

Qual a opinião de vocês? Qual seria a melhor solução para o meu caso?

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...