Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[CONTADOR DIGITAL] 0 Até 360

tapom

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Estou querendo fazer um "Contador Digital", na verdade não é bem um contador Digital, é UM relógio Digital de 3 dígitos, que vai mudando de 1 em 1 conforme movimento o Potênciometro.... Ele começa em 0 e vai até 360... Quando chega em 360 ele 0 novamente.... Sei que é sim, mas poderiam me dar uma luz de como fazer?????? :confused:

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
Olá Pessoal,

Estou querendo fazer um "Contador Digital", na verdade não é bem um contador Digital, é UM relógio Digital de 3 dígitos, que vai mudando de 1 em 1 conforme movimento o Potênciometro.... Ele começa em 0 e vai até 360... Quando chega em 360 ele 0 novamente.... Sei que é sim, mas poderiam me dar uma luz de como fazer?????? :confused:

Abração

então nem é um contador e muito menos um relógio...

É mais um indicador de posição até 360 graus.

Link para o comentário

• Membro VIP

Será que estes são:

http://www.eletronicaguarani.com.br/detalhe.asp?Cod_produto=500

http://www.maxtubo.com.br/shopexd.asp?id=164

Dependendo da aplicação, usa-se um encoder rotativo deste tipo:

http://br.geocities.com/balees1515/potenci/pot.htm

tem até uma rotina para PIC16F628.

Link para o comentário

Existe potenciômetro que não tem fim-de-curso? É uma dúvida, mesmo. Queria saber.

Pra venda em lojas de eletrônica, não sei...

Mas pra aplicações específicas, existe sim!

Já trabalhei com instrumentação aeronáutica (os instrumentos do painel das aeronaves) e vi diversos potenciômetros que não possuíam batente de fim de curso, utilizados em pequenos servo motores como potenciômetros de feedback.

Note bem: eles não possuem o batente. Atrilha resistiva era a de um potenciômetro comum. Assim, quando o cursor passava na área fora da trilha resistiva, o potenciômetro não funcionava.

Link para o comentário

Apenas a título de informação:

Em aplicações mais críticas, que necessitem de informação de posição, utiliza-se dispositivos denominados synchros.

ssc100-004a.gif

Tais dispositivos tem a aparência de um pequeno motor elétrico comum:

synchros.jpg

Eles são compostos de um stator (três bobinas, fixas, defasadas em 120° uma da outra) e de um rotor (uma bobina, que gira). No rotor é introduzida uma tensão alternada. Esta tensão, de acordo com a posição física do rotor, induz tensões nas bobinas do stator. Estas tensões são proporcionais ao angulo formado pela bobina do rotor em relação as bobinas do stator.

Os synchros são utilizados em aviões, navios, tanques...

Os dispositivos opticos (encoders) são mais baratos, fáceis de implementar, porém menos confiáveis e precisos.

Agora voltando ao assunto do tópico...

Qual seria exatamente a aplicação que o autor deseja?

Link para o comentário

• Coordenador

A solução mais adequada seria a mostrada por SOSCHIP..., Claro! se não importasse quantas voltas este pot. teria que dar até atingir 360..., porém este não é comercial..., o pot., teria que ter 720 contatos em uma única volta, para contar de um em um até 360 em uma unica volta!... Muito difícil de se construir!..., por magneto como o colega Cabteixeira indicou! seria mais complicado ainda!...., sugiro encrementar um dispositivo mecânico que, ao se dar uma volta em uma engrenagem, provocaria 360 voltas em uma outra engrenagem final!!! assim um contador, contaria até 360, com um dispositivo qualquer de contagem..., e o pot teria dado apenas uma volta de 360°!!!

Como em um relógio mecânico...

É só uma ideia não me levem a mal !!!

Espero ter ajudado!

Boa sorte!,

Bruno

Link para o comentário

Você pode usar o contador 7490 pois ele faz a contagem de 0 a 10 e ainda permite o cascateamento, ou seja, você poderá ter de 0 a qualquer número. No mínimo serão utilizados 3 CIs 7490. Um deles contará as unidades, o outro contará as dezenas e o terceiro irá contar as centenas. Para o reset você irá precisar da saída de 360, mas será preciso o uso de portas lógicas.

Como o 7490 precisa de um clock, você deverá usar um circuito gerador de clock. Um exemplo seria utilizar o CI 555 combinado com um conjunto de capacitores e resistências. O potenciômetro poderá subtituir uma das resistências para que o clock seja alterado de acordo com o giro.

Link para o comentário

por magneto como o colega Cabteixeira indicou! seria mais complicado ainda!...

Eu não sugeri montar... Foi apenas a título de informação.

e o pot teria dado apenas uma volta de 360°!!!

Os potenciômetros vendidos não tem liberdade de movimento de 360°. Eles tem batente.

Sugiro que o autor do tópico explique melhor o que ele quer fazer. Ele deseja algum dispositivo capaz de indicar a posição, em angulo? Tem que ter liberdade de giro de 360º? Gira sempre pra um lado ou inverte a rotação?

Quanto mais detalhes fornecer, mais fácil de ajudar!

Link para o comentário

• Coordenador

Cabteixeira! você tem razão! minha duvida tbem se relaciona com o que o soschip mencionou! se não importa a quantidade de voltas este pot. vai dar até os contatos contar 360?, no caso dos pot's sugeridos por ele (soschip) beleza! Já matou! agora se o pot terá que dar um único giro completo (360°) e o dispositivo contar até 360!!! ai sugeri um dispositivo mecânico!!!, lógico,! estamos especulando sem saber a real intenção do autor do tópíco! que não esclareceu bem estes detales!!!... desculpe-me!

Bruno

Link para o comentário

Valeu, pessoal, pelas informações.

Realmente, eu nunca ví um potenciômetro sem fim de curso. E, se existisse, imaginei que seria como o cabteixeira, citou: chega no fim do curso, acabou a pista, o potenciômetro simplesmente manda nada na saída.

Os que o soschip postou, eu não conhecia. Não conhecia e nem sei se aqueles componentes podem ser chamados de potenciômetros. Pra mim aquilo não é potenciômetro, é encoder. Sai pulso quadrado! Encoder eu já conhecia, mas, potenciômetro sem fim, realmente não.

Agora, o problema que o nosso amigo tapom apresentou, eu pessoalmente, acho difícil de resolver com os componentes tradicionais que a gente tem no mercado.

Se fosse pra ir de zero até 360 e depois voltar de 360 pra zero é fácil, mas, desse jeito aí, sei não.

Valeu.

[]'s

Link para o comentário

• Membro VIP
sugiro encrementar um dispositivo mecânico que, ao se dar uma volta em uma engrenagem, provocaria 360 voltas em uma outra engrenagem final!!! assim um contador, contaria até 360, com um dispositivo qualquer de contagem..., e o pot teria dado apenas uma volta de 360°!!!

Como em um relógio mecânico...

É só uma ideia não me levem a mal !!!

Espero ter ajudado!

Boa sorte!,

Bruno

nesse caso poderia ser usada uma mecânica de unidade óptica, que pode ser conseguida até de graça em uma sucata de oficina. Mas teria que adaptar a um KNOB no eixo onde gira mais lento e verificar quantas voltas o motor dá quando este eixo da uma volta completa.

Aí é só adaptar um disco no eixo onde fica o motor e dividir este disco em partes necessárias, que devidamente acoplados em sensores ópticos geraria os 360 pulsos para o contador ou microcontrolador.

Não sei se fui claro!!!

Link para o comentário

Sou dono de um Ultraleve, e estou adicionando um marcador digital de direção... Quem voa flight simulator conhece ele por COURSE ou curso....

Não tem muito mistério... só preciso de um esquema p/ monta-lo

Conforme eu tinha dito anteriormente, fica melhor pra ajudar quando a aplicação é descrita...

Bom. O problema é que a aeronave pode dar vários giros, sempre no mesmo sentido... Então o potenciômetro fica difícil de usar, pela questão do batente e principalmente pelo ponto de transição entre o valor de maior e o de menor resistência.

Neste caso, o ideal seria realmente o sistema óptico, conforme o soschip já disse.

Você teria que colocar um disco com furos, por exemplo (parecido com aqueles que são usados em mouses) preso ao eixo do giroscópio.

Acho que o mais difícil é justamente esta parte, por envolver acoplamentos mecânicos (afinal nem todos tem como mandar fazer engrenagens sob medida).

A parte eletrônica, dos contadores, é até bem fácil. Note que os contadores devem ser UP/DOWN (pois você pode iniciar uma curva e, no meio dela, iniciar outra curva, para o lado oposto)...

Agora... Visto que você terá de usar um giroscópio, não seria mais fácil prender o ponteiro direto no eixo dele, como num instrumento desses?

airdgsh.jpg

No caso desse gyro, o que se move é a carta, atrás da avioneta...

Foi só uma sugestão...

Link para o comentário

Acho que daria pra fazer uma espécie de bússola eletrônica, com um imã na parte móvel e sensores HALL para detectar o posicionamento do imã.

Eu não conheço bem o funcionamento dos sensores Hall. Eles fornecem sinal "analógico", tipo proporcional a intensidade do campo magnético? E eles podem identificar se o pólo apontando pra eles é o norte ou o sul?

Link para o comentário

• Membro VIP

é realmente necessario o uso de um componente tipo potenciometro?

se sim c tá ferrado.

se nao ..voce pode usar um dos itens citados pelo colega acima, q na verdade nao sao potenciometros e sim geradores de pulsos q geram uma sequencia binaria pra um microcontrolador identificar. uma sequencia simples de 2 bits é enviada para uma pic(por exemplo) e enviada a entrada de CIs conversores bcd para controle dos displays, ou se nao é necessario algo rotativo podem ser usada tact switches uma para up e outra para down.

assim voce teria a contagem 0 à 360 sempre, ou colocar um pequeno painel para valores pre definidos tipo 0 90 180 270 360 entendeu?

e mais o de contagem de 0 para 360.

Link para o comentário

Perfeito Pessoal, só um dúvida... Aqui em POA não existe muitas eletrônicas c/ grande variedade de "Acessórios"... Estou procurando uma que trabalhe c/ botões seletores "Tipo Knob" e botões que quando acionados acendam um LED...

Estes são os 2 tipos de botões que estou procurando..... O Seletor e o c/ o Led Verde "Quando acionado"

image1ud3.jpg

Onde eu consigo eles? Existe algum ou alguns Site(s) que trabalham c/ eles??? :confused:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!