Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Externo USB 2.0 ou USB 1.1?

fabiotorres

Posts recomendados

Boa tarde.

Tenho uma duvida que por gentileza pediria a ajuda de vocês para tira-la.

Tenho um micro Positivo,que tem HD IDE de 40 GB.

Estou com necessidade de comprar um HD novo,porém nao quero optar por comprar um HD IDE,pois mais adiante pretendo me desfazer do meu micro e pegar um melhor.

Estou interessado em comprar um HD Externo USB,porém minha duvida é a seguinte.Nas maiorias dos HD´s Externos vem com especificação que os mesmos funcionam no USB 2.0.Como faço para saber se meu USB é 2.0 ou nao?Se minha entrada nao for 2.0,sendo 1.1 mesmo assim posso comprar esse HD?Perco performance,funciona dessa forma ou não?Agradeço se puderem me explicar ou me dar uma orientação como proceder nesse caso de HD Externo.Lembro-lhes que por ser positivo nao veio com manual da placa,portanto nao sei como detectar tais configurações.

Obrigado a Todos e no aguardo.

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom fabiotorres, tem um programa chamado "Everest", ele mostra várias informações. Outra maneira de descobrir é acessando o site do fabricante e procurar pelo modelo de seu PC.

Ok,Nelson obrigado pela dica.Estou com meu HD por um fio,so que comprar outro IDE nao da mais,então to querendo o externo,mas essa duvida me complicou um pouco.

Obrigado.

Fábio

Link para o comentário

Entendi cara,mas tem alguma forma de eu saber se meu USB é 1.1 ou 2.0?Algum software algo do tipo que identifique essa tecnologia na minha MB?

Grato pela atenção

Olá

Bom, pelo que sei a maioria dos PCs fabricados nos últimos três anos já tem USB rápido (2.0), mas tem um programa interessante que se chama Sandra. você pode baixá-lo pelo www.download.com. Dentro do programa você abre a opção mainboard information e aí você vai até o item USB controller.

Espero que ajude...

Link para o comentário

Estou com algumas dúvidas:

1- ) Quero comprar um HD interno de 3,5" da Samsung e colocá-lo dentro de uma gavetra e usa-lo como hd externo, mas lendo algumas informações parece que deve-se formatar antes de instala-lo na gaveta, certo?

2-) O problema é que eu estava quase comprando um SATA e o meu PC pega é IDE. E agora, compro um IDE ou há outra solução?

3-) Percebi que FAT32 é a mesma formatação dos meus pen drives, mas as partições (C e D) do meu PC estão formatadas em NTSC e a do note também. Só pode formatar o HD externo em FAT32?

4-) Se irei usa-lo na porta USB (que acho que é 1.0 do PC, a do note não sei), então a velocidade de leitura/gravação será a velocidade da saída USB, correto? Então tanto faz eu comprar IDE ou SATA, visto que eles terão a mesma velocidade, ok?

5-) Com os hds externos há esse tipo de problema ou eles possuem velocidade maior e facilidade de pluga, formatar e usar?

Desculpem por tantas perguntas!

Abraços!

Link para o comentário

Olá

Bom, pelo que sei a maioria dos PCs fabricados nos últimos três anos já tem USB rápido (2.0), mas tem um programa interessante que se chama Sandra. você pode baixá-lo pelo www.download.com. Dentro do programa você abre a opção mainboard information e aí você vai até o item USB controller.

Espero que ajude...

Opa,com certeza,valeu pela ajuda cara.

Ainda nem baixei o Everest q o amigo anterior tinha citado.

Acho q vai ser difícil comprar outro micro montado por alguma empresa da proxima vez.

Ate pra arrumar os drivers foi complicado.

Obrigado e abraço

Fábio

Link para o comentário

Eita. vamos por partes.

Estou com algumas dúvidas:

1- ) Quero comprar um HD interno de 3,5" da Samsung e colocá-lo dentro de uma gavetra e usa-lo como hd externo, mas lendo algumas informações parece que deve-se formatar antes de instala-lo na gaveta, certo?

você tambem pode formata-lo depois que tiver instalado, não precisa necessariamente formatar antes.

2-) O problema é que eu estava quase comprando um SATA e o meu PC pega é IDE. E agora, compro um IDE ou há outra solução?
você vai comprar uma gaveta SATA ou IDE ?

3-) Percebi que FAT32 é a mesma formatação dos meus pen drives, mas as partições (C e D) do meu PC estão formatadas em NTSC e a do note também. Só pode formatar o HD externo em FAT32?

Não, você pode formata-lo em NFTS tbem, só não será lido no Windows98, que acho que não é seu caso.

4-) Se irei usa-lo na porta USB (que acho que é 1.0 do PC, a do note não sei), então a velocidade de leitura/gravação será a velocidade da saída USB, correto? Então tanto faz eu comprar IDE ou SATA, visto que eles terão a mesma velocidade, ok?

Isso, mas o seu micro é antigo, pra ter USB 1.1 ?, se for mais ou menos novo é 2.0

5-) Com os hds externos há esse tipo de problema ou eles possuem velocidade maior e facilidade de pluga, formatar e usar?

Essa eu não entendi.

É só plugar e ligar, simples assim !

t+.

Link para o comentário

Eita. vamos por partes.

você tambem pode formata-lo depois que tiver instalado, não precisa necessariamente formatar antes.

você vai comprar uma gaveta SATA ou IDE ?

Não, você pode formata-lo em NFTS tbem, só não será lido no Windows98, que acho que não é seu caso.

Isso, mas o seu micro é antigo, pra ter USB 1.1 ?, se for mais ou menos novo é 2.0

Essa eu não entendi.

É só plugar e ligar, simples assim !

t+.

Caro Aluis, obrigado por responder minhas dúvidas.

Explicarei melhor!

Estava com dúvidas quanto a comprar IDE ou SATA, porque li que tinha que formatar antes de instalar na gaveta externa, então teria que comprar IDE para conecta-lo ao PC e formata-lo, mas pelo preço entre IDE e SATA, acabei comprando o SATA e a gaveta também: de SATA para USB 2.0.

Percebi que os pen drives são formatados em FAT e fiquei em dúvida se poderia formatar meu HD externo em NTFS ou em FAT. Acabei formatando em NTFS.

Tanto meu PC quanto o note são 2.0 as entradas USB.

Resumindo, estou usando sem problemas o HD + Gaveta, mas quando fui formatá-lo, o tamanho da unidade de alocação só fica em 4096 bytes (o mesmo tamanho da pratição C do HD do pc onde está o Win XP), enquanto o da partição D (onde não tem SO instalado, só uso para back-up de jogos, arquivos e videos) o tamanho é 512 bytes. Qual é a melhor forma? 512 bytes ou 4096?

Abraços!

Link para o comentário

Cara, te digo, nunca percebi esse detalhe. Eu sempre deixo no padrão, não saberei te dizer qual o melhor dos 2.

Andei pesquisando e li que quanto menor o tamanho de alocação, menos espaço é desperdiçado (ficando vazio) ao gravar um arquivo, porém a quantidade de acesso para a leitura/gravação aumenta, diminuindo o desempenho do HD em termos de velocidade.

Já o tamanho de alocação sendo maior, há mais espaço será desperdiçado (ficando vazio), mas a velocidade de leitura/gravação do HD será maior, pois a quantidade de acesso será menor.

Ou seja, há vantagens e desvantagens, como sempre. Então deixarei tamanho da unidade de alocação padrão e o SO o determinará.

Abraços e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário

• mês depois...

Comprei um HD Portátil "de bolso" com HD de 2,5' desses que você instala um HD de notebook dentro de uma case de alumínio e ele vira HD via USB.

No começo eu só formatava em NTFS porque parecia ter mais vantagens, mas o HD Portátil USB deu pane duas vezes, daí para testar eu dividi o HD em duas partições, um formatada em NTFS e outra no formato FAT32 :

Só a partição NTFS começou a dar pane (erro de leitura e perda de dados).

Finalmente : Formatei tudo de novo e criei duas partições no formato FAT32. Posso estar perdendo a economia de memória ou o tal de serviço de indexação mas até agora nunca mais tive problemas de falha de leitura e perda de dados - já se passaram 2 meses de uso bastante intenso, inclusive com acidentes de percurso, tipo desligar o micro com o USB conectado, puxar o USB sem usar a desconexão segura do Desktop e até mesmo acabar a luz bem no meio de uma leitura de dados (eu estava dando um upload de um arquivo que estava numa das partições do HD portátil).

Até agora ele sobreviveu.

Espero que ele sobreviva a essa nova onda de "vírus de USB".

Nekko-Bay.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!