Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando usar um WaterCooler???


wagx

Posts recomendados

Muito se fala em resfriamento eficiente! modelos de coolers com essa ou aquela tecnologia! Mas quando se faz realmente necessario um investimento em WaterCoolers? Qual é a composição real que pediria um WATERCOOLER! Existe muito modelos tanto entre os coolers ou os waters! Levando em conta é claro que isso é algo genérico mas existem regras que podem nortear esta decisão? Se ai alguns exemplos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara watercooler deve ser utilizado em duas situações:

1ª: você gosta muito de over e quer tirar o maximo de proveito do seu hardware sem torra-lo.

2ª: você quer silencio absoluto.

Se você quer fazer uma das duas coisas você tem duas opções: Thermalright 120 Ultra Extreme com VGA e Placa-mãe inteiramente passiva, alem de fan inaudiveis e caros para o gabinete, ou watercooler.

Para montar um Watercooler o mínimo necessario é: Block (parte que dissipa o calor da CPU/GPU/Chipset para a água), bomba e radiador. Lembre-se de que TODAS as parte do Watercooler devem ser feitas com o mesmo material para evitar a corrosão galvanica.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora a função principal dos Water coolers é a opção 1 que o pedro mencionou.

resfriamento ultra eficiente.

nem todo water cooler é silêncio absoluto.

o zalman reserator usa um radiador passivo, mas é tão ineficiente quanto um zalman 9700 ***** em baixa rotação...

um bom water cooler, que cumpre fortemente sua função de resfriamento extremo, como koolance ou swiftech, usam 3 fans para resfriar o radiador... o ruido não é desprezível, é considerável...

além disso a bomba d'agua tmb possui diversas potências... se for para resfriar somente o processador, uma bomba d'agua fraquinha e praticamente inaudível pode ser usada... mas nego que resfria processador, ponte norte, ponte sul, mosfets, 2 placas de vídeo em SLI... tem que usar uma bomba porreta pra dar conta de tudo... e ai o barulho tmb é considerável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa da potência da bomba e velocidade dos fans e seus referentes níveis de ruídos não são nenhuma via de regra...

Se fizer a adoção de um projeto americano (como o das marcas swiftech e koolance), realmente eles não tem nenhuma preocupação seja com vazão (potência da bomba) seja com o trocador de calor (fan sobre o radiador).

Já se adotar um sistema europeu que se baseia num menor fluxo (compensado por outras variáveis que o tonra muitas vezes tão eificiente quanto um americano), você precisará de uma bomba com menor potência e não dependerá de tanta influencia da troca de calor forçada.

O sistema em sí de resfriamento líquido na teoria tem a msma aplicação que o tão usado à ar. Nem sempre um Water-Cooler vai ser mais eficiente que um Air-Cooler (como o exemplo do Reserator da Zalman que não prima por desempenho, mas sim por silência absoluto), assim como nem sempre vai ser mais silencioso (caso de um Water-Cooler americano de alta performance contra um Air-cooler que prima pelo silencio).

A grande vantagem do sistema líquido é que seu "limite" é muito maior. Ou seja, quando se procura o melhor cooler para um overclock extremo (descartando ainda outras técnicas mais exóticas como nitrogênio e hélio líquidos), aí com certeza um Water-cooler TOP será superior ao melhor Air-Cooler que estiver disponível no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi falado WC costuma ser mais eficiente e silencioso. Existem excessões mas ele surgiu pra isso, eficiencia silenciosa. Os projetos de WC costumam ser mais caros, se vale a pena ou não... Apenas quem montar o projeto vai decidir.

Eu to montando o meu... Espero q fique bom, vai custar R$450 só pra CPU :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu admito que não teria coragem de montar um watercooler no meu computador... heheh.

Mas admiro quem monta e acho que deve realmente dar ótimos resultados!

Por enquanto, fico com meus coolers... há opções de coolers e fans bem silenciosos ultimamente, eu mesmo comprei dois fans da AKASA que são super silenciosos e fazem um belo trabalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom é meu sonho de consumo um wc, mas um wc com performance, que dane-se o silencio, com um wc os overs iam la em cima

heheheheh..

mais, por enqto, ja me contento com um air cooler padrão... e tambm sou mais da performance do que do barulho, claro ki ligo pro barrulho, mas nao hora de escolher, procuro o que me de mais eficiencia...

creio eu ki pra montar um wc bom hj em dia, importado do exterior custa uns MIL reais... isso produto bom, tipo swiftech e outros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é... projetos de watercoolers para mim só compensa se for mais eficiente que o air cooler top do mercado (no caso o thermalright 120 ultra extreme)

um koolance bom não sai por menos de 400 dolares só para gelar o processador... mas hj em dia quem precisa gelar só o processador? tem que gelar tudo... chipset, mosfets, memórias e VGA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No inicio do ano eu estava montando um projeto caseiro pra mim, segundo a minha planilha de custos sairia R$350,00 pra refirgerar CPU e VGA. Tenho até hoje os projetos dos Blocks, a marca e modelo do radiador e da bomba que iria comprar, ou seja, se um dia decidir voltar é só recuperar os dados. Só não segui em frente porque percebi que eu realmente não necessitaria de um WC :D.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu comprei de um montador de WC's brasileiro... Vi diversas fotos de produtos dele e falei com gente que usa o WC que ele fez e parecem ser de ótima qualidade.

Vou usar um radiador de A3, 24x12... cabe 2 coolers de 12x12 para ventilação e mais 2 para exaustão. Vou colocar 4 daqueles que o PistolaoBR tem falado que são bons e silenciosos, block de cobre com labirinto em S com acrílico, bomba de 650L/h. Duvido que não seja bom. Pretendo que a temperatura fique de 2 a 4°C acima da temperatura ambiente em full...

Vou postar o resultado quando a merd* do correio me manda o sistema de WC... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há essas opções de waters:Thermaltake Bigwater 735 http://waz.com.br/cooler/thermaltake_clw0075.php?codprod=89810;

Thermaltake Bigwater SEhttp://waz.com.br/cooler/thermaltake_bigwater_se_clw000501.php?codprod=87748 ; Galera tem também aquela história de montar o proprio watercooler! existem algumas peças avulsas por ai, alguém já fez uma combinação dessas? e como ficou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a melhor opção, lembrando que existem marcas mais tradicionais no ramo de water (Swiftech, Koolance, entre outras), mas é bem prático pois já vem completo, tem uma montagem muito simples, e dispensa manutenção.

Seu pc não é dois mais quentes não, a começar pelo processador que por ser construido em 45nm esquenta menos do que os antigos Quads e depois indo pras GTX 280, que vem com um bom cooler box.

A menos que pense num overclock realmente bem agressivo, pode optar por bons modelos de "air-cooler". Você encontra ótimos modelos por exemplo da Thermalright com um preço bem mais convidativo que um WC pronto como esse da Thermaltake.

Se realmente tiver dinheiro sobrando para gastar com refrigeração (já que deve ter pago uma boa nota neste Quad-Extreme e nas GTX), e for realmente fazer proveito do benefício de um WC fazendo overclocks pesados, pense nas marcas que sugerí acima. Caso queira apenas ter uma boa eficiência e não goste dos coolers box, ainda sou mais de um bom air-cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WC é pra resfriar o hardware certo?

E pra que instalamos ele?Pra deixar stock? :cool:

WC é pra overclockistas médios~altos ou para alguém que prefere prevenir do que remediar...

Mas tem sistemas de Air Cooler tão eficientes como o do AIR CANNON do PistolaoBR que se iguala ao Water Cooler...

Barulho??No jogo com som alto nem vai notar :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha se voce pegar um water cooler porcaria, com certeza um sistema de air cooler pode superar, mas em teoria watercooler é melhor sim que aircooler, mas water cooler é para overclock extremos, o seu thermaltake armor LCS por exemplo é um bom sistema de water cooler, mas os sistemas bons mesmo de water cooler são os de 480, ou seja com 4 radiadores de 120mm com fans de 120mm, ou 2 de 240mm com 4 fans de 120mm (2 em cada) e assim por ai, junto com uma bomba e waterblock para o processador, reguladores de tensão e chipset... o LCS do seu thermaltake armor tem um sistema completo mas o radiador é de 240, logo eu aconselho a voce se quiser por mais grana, mas não é tão necessário, colocar mais um de 120 na slot de fan traseiro, e mais um de 120, numa baia junto com um baiafan de 120mm...

Mas isso é opcional, lembre-se que o seu thermaltake armor já vem com tudo water block para processadr, mangueiras, bomba, reservatório líquido, e radiador 240, e ainda para sua sorte a sua placa mãe já vem com waterblock no chipset NB, com heatpipes para os dissipadores dos mosfets e SB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Todo mundo sabe que lá fora tem um monte de marca boa e com rendimento fantastico, só que muitos por aqui contam apenas com o bom e velho mercado brasileiro as vezes o paragua para achar bons Hardwares; Então quais seriam umas boas opções com suas marcas performance por aqui no Brasil!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu procurei a mas 2-3 semanas atras um zalman reserator aqui e nao vi nem sinal dele, quando usei o google para pesquisar só paginas em portugues nao saiu nenhum site de vendas.O que eu vou fazer é ir na loja aqui na minha cidade que é revendedor oficial zalman e perguntar se tem como eles importarem para mim.

O zalman reserator é um combo de waterblock, mangueiras, bomba e radiador. É basicamente um pegue e monte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

com licença ^^

....

queria montar um water cooler para min, mas importar sai bem caro :mellow:

.............:

1.eu gostaria de saber se eu pegar peças separadamente (tipo radiador eu vi um de 100 reais(radiador de corsa) + reservatorio caseiro(eu vi como faz é bem fácil) da uns 15 reais + pegar um bomba da Via Agua 75 reais ( 2000 L/h ; 1,8m de coluna d'agua) e comprar um block de marca feito por terceiros (150 reais) ..ajustando todo as mangueiras e ....

/\

/\

fazendo dessa maneira sairia mais barato do que comprando um kit completo de uma dessas marcas famosas como a da swiftnets?

2.pergunto isso tambem ...porque muitos falam que esses quites vem com coolers para o radiador bem vagabundos ,radiadores ruins, que por serem altamente compactos (radiador , bomba e reservatorio tudo junto) terião um certa desvantagem... além da propria bomba ser de poca potencia ...tem uns quites que eu mesmo vi com uma "bomba" 500 L/h (_(

ou tudo isso que eu falei esta errado quando se trata de marcas famosas ?:confused:

3.eu mesmo pegando peças separadas sairia um water cooler mais potente?(eu gotaria acima de tudo: pagar caro, mas que pelo menos por um monstro de resfriamento ^_^) mas como sou lizo gostaria do BBB(bom bonito e barato) mesmo ^^

:D (para evitar de flodar por ia eu postei nesse topico mesmo ^^):P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com licença ^^

....

queria montar um water cooler para min, mas importar sai bem caro :mellow:

.............:

1.eu gostaria de saber se eu pegar peças separadamente (tipo radiador eu vi um de 100 reais(radiador de corsa) + reservatorio caseiro(eu vi como faz é bem fácil) da uns 15 reais + pegar um bomba da Via Agua 75 reais ( 2000 L/h ; 1,8m de coluna d'agua) e comprar um block de marca feito por terceiros (150 reais) ..ajustando todo as mangueiras e ....

/\

/\

fazendo dessa maneira sairia mais barato do que comprando um kit completo de uma dessas marcas famosas como a da swiftnets?

2.pergunto isso tambem ...porque muitos falam que esses quites vem com coolers para o radiador bem vagabundos ,radiadores ruins, que por serem altamente compactos (radiador , bomba e reservatorio tudo junto) terião um certa desvantagem... além da propria bomba ser de poca potencia ...tem uns quites que eu mesmo vi com uma "bomba" 500 L/h (_(

ou tudo isso que eu falei esta errado quando se trata de marcas famosas ?:confused:

3.eu mesmo pegando peças separadas sairia um water cooler mais potente?(eu gotaria acima de tudo: pagar caro, mas que pelo menos por um monstro de resfriamento ^_^) mas como sou lizo gostaria do BBB(bom bonito e barato) mesmo ^^

:D (para evitar de flodar por ia eu postei nesse topico mesmo ^^):P

Blackdxdor,

Se você descrever quais componentes pretende esfriar fica mais fácil, tipo CPU, VGA, CHIPSET, OVERCLOCK.

1- Quanto à bomba a vazão e importante, mas a coluna d'água também tem o seu peso, como você deve saber um sistema de WC as restrições são grandes. Da uma olhada neste link http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=237391 fiz uns testes com bombas para WC.

Neste link tem um comparativo de water block de marcas famosas http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=238462

2- De qual marca e modelo você esta falando?

3- Eu também gosto do BBB (bom bonito e barato), mas, tem também o BSC (o Barato Sai Caro).

Se você pretende montar o sistema WC para aprendizagem, aconselho a comprar os componentes citados acima por você, mas terá que aprender a lidar com vazamentos, corrosão, fixação dos componentes e outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...