Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - Desempenho


radumo

Posts recomendados

Olá pessoal,

Hardware não é bem a minha área, e por isso vim aqui pedir uma ajuda

Eu estava procurando um servidor dedicado quando encontrei essas duas categorias:

- Single Processor, Multi Core (Processadores: Xeon 3040, Xeon 3060, Xeon 3210)

- Multi Processor, Single Core (Processadores: Dual Xeon 2.4, Dual Xeon 2.8, Dual Xeon 3.2)

Eu encontrei algumas informações mas não entendi tudo direito ainda, principalmente em relação a desempenho.

vocês saberiam explicar um pouco melhor sobre a diferença entra as categorias? Qual delas tem maior poder de processamento?

Se usei algum termo errado, ou não ficou claro podem perguntar... realmente não entendo muito disso =P

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Hardware não é bem a minha área, e por isso vim aqui pedir uma ajuda

Eu estava procurando um servidor dedicado quando encontrei essas duas categorias:

- Single Processor, Multi Core (Processadores: Xeon 3040, Xeon 3060, Xeon 3210)

- Multi Processor, Single Core (Processadores: Dual Xeon 2.4, Dual Xeon 2.8, Dual Xeon 3.2)

Eu encontrei algumas informações mas não entendi tudo direito ainda, principalmente em relação a desempenho.

vocês saberiam explicar um pouco melhor sobre a diferença entra as categorias? Qual delas tem maior poder de processamento?

Se usei algum termo errado, ou não ficou claro podem perguntar... realmente não entendo muito disso =P

Obrigado pela ajuda!

Amigo .. se eu fosse você ficaria com - Multi Processor, Dual Xeon 3.2... como tem dois núcleo... funcionam com melhor desempenho, velocidade, e performace!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas poderiam tomar o cuidado de só falar daquilo que conhecem. Claramente não foi o caso aqui.

radumo: ter mais de um processador físico na placa mãe sempre será melhor. Esse é o caso do que você chamou de Multi Processor.

Por que? Porque serão 2 processadores usando ao máximo seu próprio barramento para acessar seja lá o que precisarem. Quando o processador é multi core, ele é melhor que um single core porém ele ainda divide o barramento único para os núcleos.

As placas mãe que suportam fisicamente 2 slots para processadores são caras exatamente por este motivo, tem que se duplicar o que normalmente só se faria 1 vez, numa placa mãe comum para desktop.

A grande vantagem do multi core foi exatamente essa: não precisa encarecer a placa mãe pra ter um processador deste tipo.

Mas a resposta real pra tua pergunta de qual tem melhor poder de processamento é a seguinte: o melhor é Multi Core, Multi Processor. :)

Entre as arquiteturas "Single Processor, Multi Core" e "Multi Processor, Single Core", a segunda é melhor e mais cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas poderiam tomar o cuidado de só falar daquilo que conhecem. Claramente não foi o caso aqui.

radumo: ter mais de um processador físico na placa mãe sempre será melhor. Esse é o caso do que você chamou de Multi Processor.

Por que? Porque serão 2 processadores usando ao máximo seu próprio barramento para acessar seja lá o que precisarem. Quando o processador é multi core, ele é melhor que um single core porém ele ainda divide o barramento único para os núcleos.

As placas mãe que suportam fisicamente 2 slots para processadores são caras exatamente por este motivo, tem que se duplicar o que normalmente só se faria 1 vez, numa placa mãe comum para desktop.

A grande vantagem do multi core foi exatamente essa: não precisa encarecer a placa mãe pra ter um processador deste tipo.

Mas a resposta real pra tua pergunta de qual tem melhor poder de processamento é a seguinte: o melhor é Multi Core, Multi Processor. :)

Entre as arquiteturas "Single Processor, Multi Core" e "Multi Processor, Single Core", a segunda é melhor e mais cara.

Realmente existe a "categoria" Multi Core, Multi Processor, só que ela é a mais cara de todas =P

Eu estava querendo entender a diferença entre as duas arquiteturas, para saber qual era melhor.

Obrigado pela explicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As pessoas poderiam tomar o cuidado de só falar daquilo que conhecem. Claramente não foi o caso aqui.

Claramente foi o caso aqui, o problema é que isso inclui o seu post.

radumo: ter mais de um processador físico na placa mãe sempre será melhor. Esse é o caso do que você chamou de Multi Processor.

Não sera, um multi processor velho contra um multi-core novo é um dos casos que não é, e é o caso aqui, os multi-processors citados estão duas ou três gerações atrás.

Por que? Porque serão 2 processadores usando ao máximo seu próprio barramento para acessar seja lá o que precisarem. Quando o processador é multi core, ele é melhor que um single core porém ele ainda divide o barramento único para os núcleos.

No caso os multi-processors citados são Netbursts que dividem o mesmo barramento, mesmo estando em soquetes separados, e pior, esse barramente que eles dividem é menor que o dos multi-cores citados alem de que, muito mais importante que o barramente, a capacidade de processamento dos núcleos que no multi-core aqui é muito maior.

As placas mãe que suportam fisicamente 2 slots para processadores são caras exatamente por este motivo, tem que se duplicar o que normalmente só se faria 1 vez, numa placa mãe comum para desktop.

Elas são caras porque são destinadas a servidores, usam componentes com mais qualidade e testados por mais tempo, uma placa mãe com apenas um soquete destinada a servidores tambem é muito cara, o número de componentes duplicados é muito pequeno e esses componentes duplicados são baratos, não causam essa diferença de preço.

Os processadores que aceitam multi-processamento são mais caros porque é muito vantajoso ter mais poder de processamento em um mesmo espaço de memória compartilhado, então muitas empresas estão dispostas a pagar um extra por isso e os fabricantes de processadores faturam mais cobrando esse extra.

A grande vantagem do multi core foi exatamente essa: não precisa encarecer a placa mãe pra ter um processador deste tipo.

E marketing, e licenças de programas e promoção "leve 2 pague 1,5" e concorrência com a AMD, etc, preço da placa mãe principalmente no caso dos Xeons não esta na lista.

Entre as arquiteturas "Single Processor, Multi Core" e "Multi Processor, Single Core", a segunda é melhor e mais cara.

Dos sistemas citados o melhor é esse aqui:

Xeon 3210

Todos os multi-processors citados ja estão mais que obsoletos, dependendo do seu datacenter eles rendem mais se ficarem desligados, no fundo de alguma gaveta para não ocupar espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoS

Obrigado pelas suas contribuições, no meu caso estou no ThePlanet e todos os processadores são dessa linha, você recomendaria outro com processadores "mais poderosos" e na mesma faixa de preço?

Uma outra coisa é que estou passando a considerar a possibilidade de colocar um Dual Xeon 5130 no lugar daqueles que foram citados anteriormente nesse tópicos, em comparação com os mesmos ele valeria mais a pena? (mesmo pagando um pouco mais caro)

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Dual Xeon 5130 ainda é inferior ao Xeon 3210 exceto em tarefas muito específicas, da lista do ThePlanet os Multi Processors começam a valer a pena a partir do Dual Xeon 5335, eu preferia que ele tivesse mais memória, 2GB é muito pouco para essas maquinas, mas em termos de processamento tendo demanda vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo o que fiz foi ignorar todos os processadores que ele citou (tanto que nem os citei em minha resposta) e dei uma resposta genérica com base no que ele realmente queria saber, pelo que eu entendi da pergunta. Você entrou em detalhes técnicos ótimos, mas não sei se o cara entendeu. Sobre tuas observações sobre minha resposta, como eu disse, não me referi aos sistemas que ele citou especificamente porque não entendi a dúvida dele como sendo acerca daquilo e sim como algo bem geral mesmo.

Dizer que eu falei bobagem só porque um sistema obsoleto não seria melhor que um atual (dã? quem iria achar isso?) é piada né?

Agora, você tem razão que eu errei em um ponto, que talvez você n tenha percebido q este tenha sido o problema maior da minha resposta: não vendo que ele estava se referindo apenas a xeons, botei processadores desktop comuns em consideração e isso realmente foi um erro.

No mais, eu posso ter cometido erros, mas foi por entender a dúvida de maneira inadequada e não por simplesmente falar "se eu fosse você pegava um blablabla hein???". Duas situações bem diferentes, onde em uma você tenta esclarecer uma dúvida e em outra você está criando mais dúvidas por falta de fundamento. Daí minha crítica a quem, ao invés de responder, dá chutes pessoais. Não foi meu caso.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...