Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
radumo

[Resolvido] Dúvida - Desempenho

Recommended Posts

Olá pessoal,

Hardware não é bem a minha área, e por isso vim aqui pedir uma ajuda

Eu estava procurando um servidor dedicado quando encontrei essas duas categorias:

- Single Processor, Multi Core (Processadores: Xeon 3040, Xeon 3060, Xeon 3210)

- Multi Processor, Single Core (Processadores: Dual Xeon 2.4, Dual Xeon 2.8, Dual Xeon 3.2)

Eu encontrei algumas informações mas não entendi tudo direito ainda, principalmente em relação a desempenho.

vocês saberiam explicar um pouco melhor sobre a diferença entra as categorias? Qual delas tem maior poder de processamento?

Se usei algum termo errado, ou não ficou claro podem perguntar... realmente não entendo muito disso =P

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal,

Hardware não é bem a minha área, e por isso vim aqui pedir uma ajuda

Eu estava procurando um servidor dedicado quando encontrei essas duas categorias:

- Single Processor, Multi Core (Processadores: Xeon 3040, Xeon 3060, Xeon 3210)

- Multi Processor, Single Core (Processadores: Dual Xeon 2.4, Dual Xeon 2.8, Dual Xeon 3.2)

Eu encontrei algumas informações mas não entendi tudo direito ainda, principalmente em relação a desempenho.

vocês saberiam explicar um pouco melhor sobre a diferença entra as categorias? Qual delas tem maior poder de processamento?

Se usei algum termo errado, ou não ficou claro podem perguntar... realmente não entendo muito disso =P

Obrigado pela ajuda!

Amigo .. se eu fosse você ficaria com - Multi Processor, Dual Xeon 3.2... como tem dois núcleo... funcionam com melhor desempenho, velocidade, e performace!

Editado por bruninho28afonso

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu,

então os "Multi Processor, Single Core" são melhores do que os "Single Processor, Multi Core"?

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas poderiam tomar o cuidado de só falar daquilo que conhecem. Claramente não foi o caso aqui.

radumo: ter mais de um processador físico na placa mãe sempre será melhor. Esse é o caso do que você chamou de Multi Processor.

Por que? Porque serão 2 processadores usando ao máximo seu próprio barramento para acessar seja lá o que precisarem. Quando o processador é multi core, ele é melhor que um single core porém ele ainda divide o barramento único para os núcleos.

As placas mãe que suportam fisicamente 2 slots para processadores são caras exatamente por este motivo, tem que se duplicar o que normalmente só se faria 1 vez, numa placa mãe comum para desktop.

A grande vantagem do multi core foi exatamente essa: não precisa encarecer a placa mãe pra ter um processador deste tipo.

Mas a resposta real pra tua pergunta de qual tem melhor poder de processamento é a seguinte: o melhor é Multi Core, Multi Processor. :)

Entre as arquiteturas "Single Processor, Multi Core" e "Multi Processor, Single Core", a segunda é melhor e mais cara.

Compartilhar este post

Link para o post
As pessoas poderiam tomar o cuidado de só falar daquilo que conhecem. Claramente não foi o caso aqui.

radumo: ter mais de um processador físico na placa mãe sempre será melhor. Esse é o caso do que você chamou de Multi Processor.

Por que? Porque serão 2 processadores usando ao máximo seu próprio barramento para acessar seja lá o que precisarem. Quando o processador é multi core, ele é melhor que um single core porém ele ainda divide o barramento único para os núcleos.

As placas mãe que suportam fisicamente 2 slots para processadores são caras exatamente por este motivo, tem que se duplicar o que normalmente só se faria 1 vez, numa placa mãe comum para desktop.

A grande vantagem do multi core foi exatamente essa: não precisa encarecer a placa mãe pra ter um processador deste tipo.

Mas a resposta real pra tua pergunta de qual tem melhor poder de processamento é a seguinte: o melhor é Multi Core, Multi Processor. :)

Entre as arquiteturas "Single Processor, Multi Core" e "Multi Processor, Single Core", a segunda é melhor e mais cara.

Realmente existe a "categoria" Multi Core, Multi Processor, só que ela é a mais cara de todas =P

Eu estava querendo entender a diferença entre as duas arquiteturas, para saber qual era melhor.

Obrigado pela explicação!

Compartilhar este post

Link para o post

Claramente foi o caso aqui, o problema é que isso inclui o seu post.

Não sera, um multi processor velho contra um multi-core novo é um dos casos que não é, e é o caso aqui, os multi-processors citados estão duas ou três gerações atrás.

No caso os multi-processors citados são Netbursts que dividem o mesmo barramento, mesmo estando em soquetes separados, e pior, esse barramente que eles dividem é menor que o dos multi-cores citados alem de que, muito mais importante que o barramente, a capacidade de processamento dos núcleos que no multi-core aqui é muito maior.

Elas são caras porque são destinadas a servidores, usam componentes com mais qualidade e testados por mais tempo, uma placa mãe com apenas um soquete destinada a servidores tambem é muito cara, o número de componentes duplicados é muito pequeno e esses componentes duplicados são baratos, não causam essa diferença de preço.

Os processadores que aceitam multi-processamento são mais caros porque é muito vantajoso ter mais poder de processamento em um mesmo espaço de memória compartilhado, então muitas empresas estão dispostas a pagar um extra por isso e os fabricantes de processadores faturam mais cobrando esse extra.

E marketing, e licenças de programas e promoção "leve 2 pague 1,5" e concorrência com a AMD, etc, preço da placa mãe principalmente no caso dos Xeons não esta na lista.

Dos sistemas citados o melhor é esse aqui:

Xeon 3210

Todos os multi-processors citados ja estão mais que obsoletos, dependendo do seu datacenter eles rendem mais se ficarem desligados, no fundo de alguma gaveta para não ocupar espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

EduardoS

Obrigado pelas suas contribuições, no meu caso estou no ThePlanet e todos os processadores são dessa linha, você recomendaria outro com processadores "mais poderosos" e na mesma faixa de preço?

Uma outra coisa é que estou passando a considerar a possibilidade de colocar um Dual Xeon 5130 no lugar daqueles que foram citados anteriormente nesse tópicos, em comparação com os mesmos ele valeria mais a pena? (mesmo pagando um pouco mais caro)

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

O Dual Xeon 5130 ainda é inferior ao Xeon 3210 exceto em tarefas muito específicas, da lista do ThePlanet os Multi Processors começam a valer a pena a partir do Dual Xeon 5335, eu preferia que ele tivesse mais memória, 2GB é muito pouco para essas maquinas, mas em termos de processamento tendo demanda vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, obrigado pela dica vou continuar olhando e qualquer dúvida eu volto a postar aqui.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo o que fiz foi ignorar todos os processadores que ele citou (tanto que nem os citei em minha resposta) e dei uma resposta genérica com base no que ele realmente queria saber, pelo que eu entendi da pergunta. Você entrou em detalhes técnicos ótimos, mas não sei se o cara entendeu. Sobre tuas observações sobre minha resposta, como eu disse, não me referi aos sistemas que ele citou especificamente porque não entendi a dúvida dele como sendo acerca daquilo e sim como algo bem geral mesmo.

Dizer que eu falei bobagem só porque um sistema obsoleto não seria melhor que um atual (dã? quem iria achar isso?) é piada né?

Agora, você tem razão que eu errei em um ponto, que talvez você n tenha percebido q este tenha sido o problema maior da minha resposta: não vendo que ele estava se referindo apenas a xeons, botei processadores desktop comuns em consideração e isso realmente foi um erro.

No mais, eu posso ter cometido erros, mas foi por entender a dúvida de maneira inadequada e não por simplesmente falar "se eu fosse você pegava um blablabla hein???". Duas situações bem diferentes, onde em uma você tenta esclarecer uma dúvida e em outra você está criando mais dúvidas por falta de fundamento. Daí minha crítica a quem, ao invés de responder, dá chutes pessoais. Não foi meu caso.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais