Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
evepainkiller

Máquina montada e finalizada, mas...

Recommended Posts

É galera, foi complicado montar a bixinha... Deu um trabalhão... Tudo equipamento ótimo, mas... Não sei o que está acontecendo, que tá dando zica atrás de zica... Primeiro, o PC não ligava, solução: 1 pente de memória baleado, mandei trocar, mas ainda não chegou, só estou com 2GB... Segundo, a Bios não salvava a configuração dos drives, então não iniciava a instalação do Windows... foi solucionado... Terceiro, depois que reconheceu os drives, o drive de DVD começou a fazer bastante barulho e ler pouca coisa que se colocava nele, agora praticamente não está lendo nada... Quarto, o HD está fazendo tec tec tec a cada 1 segundo, como se estivesse tentando ler algo, e é irritante o barulho, não pode ser normal... Quinto, não sei que raios está acontecendo, mas nunca vi nada igual... o PC tá com um "rangido" ou "chiado" parecido com interferência de ondas em caixas de som, mas adivinhem onde? NA REGIÃO DO PROCESSADOR! mas processador NÃO FAZ BARULHO POW! então estou suspeitando do cooler... e o mais estranho é que esse barulho é de acordo com as imagens processadas... se tiver num site HTML sem processamento de imagens dinâmicas, fica em silêncio, mas é só entrar num site com animação em flash por exemplo que o bixo pega, fica rangindo e chiando conforme se movem as coisas na tela... E por último, não sei o que está acontecendo, mas no Lineage 2, em 1440 x 900, com anti alising e filtro anisotrópico ele dá só 30 fps! pow, uma máquina dessa era pra dar beeem mais que isso num jogo tão antigo...

Enfim... não sei o que está acontecendo... por enquanto estou triste com a máquina... estou com medo de ter comprado coisa ruim ou incompatível... Criei um tópico até pedindo ajuda sobre isso na área certa do fórum, mas em 2 dias não tive nenhuma resposta... então estou apelando pro pessoal que frequenta essa área mesmo... ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!!!

Eu tava até cogitando ser a placa mãe, porque tudo dar problema como tá dando, só pode ser a placa mãe... ou eu sou o cara mais azarado do mundo... :mad::(:mad::(

Alguém? =/

estou desistindo... tantas visitas, nenhuma opinião... =[

Editado por evepainkiller
up pra pedir ajuda... =/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou triste... 25 visualizações e nenhuma opinião... Eu até desisti do tópico no fórum de dúvidas, achei que aqui o povo seria mais cordial em opinar... bah...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vamos lá, esse tec do HD não é normal, ele está com problema de leitura no disco, esse barulho que você diz estar fazendo quando esta vendo alguma imagem pode ser da placa de vídeo como dos capacitores da placa mãe, tenta identificar de onde está vindo esse barulho pra poder te ajudar melhor. E acho melhor você ir na loja que comprou o HD e trocar por outro, pois esse já já vai parar de funcionar. É muito chato você comprar uma coisa esperando que irá funcionar e não hora se engana, e outra, em relação ao jogo, o que pode estar dificultando um melhor desempenho pode ser o HD, que está com dificuldade de leitura. Espero ter ajudado.

Qualquer coisa estamos aí pra ajudar.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo sinto muito lhe dizer mais sua vga e seu hd esta com problema. Vá ate onde você comprou seus componentes e as troque.

Compartilhar este post

Link para o post

Caracas... Realmente é o que vou fazer... vou entrar em contato com TODOS os vendedores que comprei os equipamentos e vou trocar TUDO... placa mãe, vga, hd, dvd... o estranho é que o ruído realmente parece sair do cooler do processador... ou pode ser dos capacitores que vocês falaram... mais alguém pode talvez saber o que se passa?

Ah... outra coisa que acabei de constatar... o áudio NÃO FUNCIONA... simplesmente não sai som... os drivers estão instalados certinho, com os cds originais, e NADA... vou trocar tudo essa ***** ***

Compartilhar este post

Link para o post

É amigo, geral te vendeu produto com problema... que malz =/// Mas faz isso mesmo, vai lá trocar... eu tinha um HD de 80 GB que do nada comecou a fazer esse mesmo TEC TEC TEC igualzinho, resultado ??? o HD queimou... Tive que comprar outro, o que até foi bom pois acabei comprando um novo de 160 GB =DD Boa sorte ae !

_Light_

Compartilhar este post

Link para o post
É amigo, geral te vendeu produto com problema... que malz =/// Mas faz isso mesmo, vai lá trocar... eu tinha um HD de 80 GB que do nada comecou a fazer esse mesmo TEC TEC TEC igualzinho, resultado ??? o HD queimou... Tive que comprar outro, o que até foi bom pois acabei comprando um novo de 160 GB =DD Boa sorte ae !

_Light_

Então... é o que vou fazer mesmo... Tipo, mas isso não é o que me deixa tão preocupado... O que tá me preocupando de verdade é o outro barulho... O bendito barulho de chiado que faz TODA vez que algo se move na tela, seja jogo ou animaçãozinha em flash, ou java, o que for... ontem fui jogar lineage, foi simplesmente impossível! tamanho o barulho que tava fazendo naquela região...

Edit:

Caramba... dei uma lida nesse artigo, e acho que achei uma das prováveis soluções para o caso dos ruídos... Eu trabalho com áudio automotivo, e sei que quando não há aterramento dos equipamentos, normalmente ocorrem zumbidos e chiados de alternador ou ignição... Li nesse artigo https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1033/6 que um erro bastante comum é utilizar as arruelas de papel que vem com o gabinete na montagem da placa mãe nos buracos metalizados, porque eles isolam a placa e não deixam ocorrer aterramento... essa falta de aterramento da MOBO pode estar ocasionando este ruído... alguém concorda?

Assim que chegar em casa vou desmontar o pc e montar tudo novamente seguindo os passos do tutorial para ver se pelo menos parte dos meus problemas acabam...

Compartilhar este post

Link para o post

Será que esta fonte que você tem esta segurando a confing. ?

Como esta dando problema em varias peças diferentes, pode ser que seja a fonte que não esta dando conta e fazendo o hardware trabalhar de forma inadequada .....

Depois que você descobrir o que é, da um feedback, fiquei curioso quanto a todos estes problemas ....

Boa sorte!:)

Compartilhar este post

Link para o post

Como esta dando problema em varias peças diferentes, pode ser que seja a fonte que não esta dando conta e fazendo o hardware trabalhar de forma inadequada .....

Depois que você descobrir o que é, da um feedback, fiquei curioso quanto a todos estes problemas ....

So se ela estiver com problema pois é uma boa fonte e segura a configuração dele sussegado e com folga.

Compartilhar este post

Link para o post

So se ela estiver com problema pois é uma boa fonte e segura a configuração dele sussegado e com folga.

Então, realmente eu segui as recomendações do pessoal aqui do fórum, e acredito que a fonte aguente o pega sim... Vou desmontá-lo por completo hoje e remontá-lo para ver se há alguma coisa errada, assim que eu tiver uma resposta, eu posto aqui... enquanto isso, vão deixando mensagens dizendo o que talvez possa ser, ou se alguém souber o que é, poste a resposta pelo amor de Deus rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Evepainkiller, faz um teste aí com outra fonte, tenta pegar emprestada com um amigo, e teste a sua em outro micro também. Essa sua fonte é muito boa, mas pode ter vindo com problema. Eu tenho uma zalman também, só que a 460-APS, que também é muito boa.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, que zica!

Eu também checaria a fonte em primeiro lugar. Fonte com problema é garantia de instabilidade no micro.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa.. voce deve estar ficando doido!!:muro:

Tão dizendo pra voce testar com outra fonte, mas se não resolver testa tambem com outro processador e a mesma placa de video, pra ver se o problema é no processador,

faz o mesmo com a placa de vídeo...

já o hd, se não resolver testando com outra fonte, troca de HD.

Falou.

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa.. voce deve estar ficando doido!!:muro:

Tão dizendo pra voce testar com outra fonte, mas se não resolver testa tambem com outro processador e a mesma placa de video, pra ver se o problema é no processador,

faz o mesmo com a placa de vídeo...

já o hd, se não resolver testando com outra fonte, troca de HD.

Falou.

doido é apelido cara... comprei essa máquina pra não ter dor de cabeça com pc por um bom tempo... já começou antes de começar a me divertir com ele... afew... Mas td bem, vou testar com outra fonte então, vamos ver se dá algum tipo de mudança...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que num é a fonte não, essa fonte é muito boa e segura a sua configuração e bem...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que num é a fonte não, essa fonte é muito boa e segura a sua configuração e bem...

Sim sim cara... acho que hoje eu desmonto a máquina inteira e monto TUDO de novo, do zero... vai que com sorte os ruídos somem né...

Galera... e o HD Áudio da P5KC, como fazer aquilo funcionar?! Já instalei o Microsoft Bus Driver pra HD áudio lá que pedem, depois instalei o Realtek que vem junto com a P5KC e NADA d sair som... é... a coisa ta feia pro meu lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia amigo!

Primeiramente, não veja negativamente as pessoas que entram e olham o tópico sem deixar uma mensagem de ajuda a seu problema. Antes a pessoa só olhar do que dar respostas que só te confundiriam mais do que você parece já estar.

Voltando ao problema do PC, a parte de áudio pode ter os seguintes problemas... Ligação dos cabos nos pinos na seqüencia errada ou alguma configuração na BIOS para AC`97... Como você disse que não estava salvando as configurações na BIOS direito no começo, de uma checada lá. Se essas duas coisas não resolver é defeito em algum componente mesmo, como a placa mãe. O tec tec no HD realmente é problema de leitura, mas nem sempre do HD, já aconteceu comigo de apenas mudar a porta SATA do HD para parar, claro que fazer isso já indica que a placa mãe não ta lá aquelas coisas... A questão da energia é pertinente, embora a fonte seja boa ela não ta livre de defeitos... Cheque tb as condições da fiação eletrica na tomada que você ta usando, instabilidade na rede eletrica é batata para causar mal funcionamente no PC, mesmo você tendo alguns dispositivos que corrige isso, como a fonte de PFC ativo.

No mais vai pondo informações dos seus testes ai pra gente poder te auxiliar no caminho.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom Dia amigo!

Primeiramente, não veja negativamente as pessoas que entram e olham o tópico sem deixar uma mensagem de ajuda a seu problema. Antes a pessoa só olhar do que dar respostas que só te confundiriam mais do que você parece já estar.

Voltando ao problema do PC, a parte de áudio pode ter os seguintes problemas... Ligação dos cabos nos pinos na seqüencia errada ou alguma configuração na BIOS para AC`97... Como você disse que não estava salvando as configurações na BIOS direito no começo, de uma checada lá. Se essas duas coisas não resolver é defeito em algum componente mesmo, como a placa mãe. O tec tec no HD realmente é problema de leitura, mas nem sempre do HD, já aconteceu comigo de apenas mudar a porta SATA do HD para parar, claro que fazer isso já indica que a placa mãe não ta lá aquelas coisas... A questão da energia é pertinente, embora a fonte seja boa ela não ta livre de defeitos... Cheque tb as condições da fiação eletrica na tomada que você ta usando, instabilidade na rede eletrica é batata para causar mal funcionamente no PC, mesmo você tendo alguns dispositivos que corrige isso, como a fonte de PFC ativo.

No mais vai pondo informações dos seus testes ai pra gente poder te auxiliar no caminho.

Abraço.

Hum obrigado pela resposta zion, acredito que seja a placa mãe mesmo que esteja com problema... Hoje vou remontar o PC seguindo o tutorial do Clube do Hardware, e ver o que acontece... ontem fiz update na bios, coloquei a versão 1005, instalei os drivers do chipset intel e tudo mais... Caso eu mude a posição do hd nas entradas sata e pare o tec tec, pode ter certeza que vou trocar a mobo, porque realmente não pode tudo dar tanto problema assim...

Compartilhar este post

Link para o post

olha esse artigo também, https://www.clubedohardware.com.br/artigos/704/7

no seu caso o PC ta ligando, mas leia essa pagina 7 só pra ter uma ideia, pra ter certeza do que está estragado, do que que tá fazendo barulho estranho...

o difícil talvez é achar alguem pra poder fazer as trocas e fazer os testes...

Editado por fabiodragster

Compartilhar este post

Link para o post
olha esse artigo também, https://www.clubedohardware.com.br/artigos/704/7

no seu caso o PC ta ligando, mas leia essa pagina 7 só pra ter uma ideia, pra ter certeza do que está estragado, do que que tá fazendo barulho estranho...

o difícil talvez é achar alguem pra poder fazer as trocas e fazer os testes...

Realmente complica... não conheço ninguém que tenha uma máquina similar ou ao menos compatível pra fazer os testes... primeiro vou desmontar e remontar, se naõ for resolvido, eu tento procurar alguém depois para fazer os benditos testes...

Compartilhar este post

Link para o post

evepainkiller,

Vamos organizar:

- Primeiro a questao do HD:

Mude de Porta SATA, se parar de fazer o barulho esta claro que a placa-mãe tem problemas. Se continuar o barulho claramente o "tec tec" é problema do HD.

- placa-mãe

Verifique perto do processador conforme você disse o que esta causando esse chiado. Se for um capacitor que esteja gerando o mesmo tera algum tipo de inchaço provocando por mal funcionamento.

- Placa de video

Verifique os chips de memoria e os capacitores tambem podem gerar esse tipo de ruido, tanto para essa situaçao como da placa-mãe sera necessaria troca da placa toda.

- Fonte

voce ouve algum barulho? você ja experimentou ver se a ventoinha esta girando corretamente? se é um PC novo e ela esta silenciosa, não mexa na mesma ate ter certeza. Sua config suporta muito bem para a fonte... se quiser faça um calculo em sites que calculam qto você gasta no seu PC.

- Memorias

Pode ter uma incompatibilidade ou pode estar mal encaixada, também pode gerar ruidos. Verifique.

- Processador

Veja se o cooler nao esta com a ventoinha raspando, rodando incorretamente e procure aplicar novamente pasta termina no processador.

Espero ter ajudado a organizar os procedimentos.

Abraços,

Edson

Compartilhar este post

Link para o post
evepainkiller,

Vamos organizar:

- Primeiro a questao do HD:

Mude de Porta SATA, se parar de fazer o barulho esta claro que a placa-mãe tem problemas. Se continuar o barulho claramente o "tec tec" é problema do HD.

- placa-mãe

Verifique perto do processador conforme você disse o que esta causando esse chiado. Se for um capacitor que esteja gerando o mesmo tera algum tipo de inchaço provocando por mal funcionamento.

- Placa de video

Verifique os chips de memoria e os capacitores tambem podem gerar esse tipo de ruido, tanto para essa situaçao como da placa-mãe sera necessaria troca da placa toda.

- Fonte

voce ouve algum barulho? você ja experimentou ver se a ventoinha esta girando corretamente? se é um PC novo e ela esta silenciosa, não mexa na mesma ate ter certeza. Sua config suporta muito bem para a fonte... se quiser faça um calculo em sites que calculam qto você gasta no seu PC.

- Memorias

Pode ter uma incompatibilidade ou pode estar mal encaixada, também pode gerar ruidos. Verifique.

- Processador

Veja se o cooler nao esta com a ventoinha raspando, rodando incorretamente e procure aplicar novamente pasta termina no processador.

Espero ter ajudado a organizar os procedimentos.

Abraços,

Edson

Obrigado pelas dicas Edson, hoje vou trabalhar em cima dele, vou fazer o teste do cabo SATA, desmontar tudo e montar novamente seguindo as orientações que todos me deram, assim que tiver algumas respostas e resultados eu posto aqui para apreciação de todos. Obrigado!

Edit:

Bom, trabalhei a noite ontem no PC, e fiz alguns testes da seguinte maneira:

Primeiramente desmontei a cpu INTEIRA, verifiquei cada parte.

Peguei 4 parafusos da placa mãe com os sub-parafusos que a prendem no gabinete, um em cada extremidade, para fazer 4 "pezinhos" para a placa mãe não tocar nada. Os montei sem as arroelas de papel, como sugerido no tutorial. Remontei o processador e o cooler na placa. Recoloquei o pente de memória no slot que estava sendo utilizado. Recoloquei a VGA na placa mãe, e coloquei a placa sobre uma caixa de papelão, de maneira que apenas os subparafusos tocavam a caixa, com a placa totalmente isolada desta. Liguei a alimentação da placa mãe da seguinte maneira: 24 pinos principais de alimentação + 4 pinos do ATX 12V, liguei o SATA no HD e a alimentação no HD, liguei também a alimentação da VGA. Pluguei teclado e mouse e liguei o CPU. Não deu sinal de vida, nem a luz verde de stand-by da placa se acendeu. Retirei então 4 pinos da alimentação principal da MOBO, e a alimentei somente com 20 pinos + ATX 12v, e liguei-o novamente. PC ligou normalmente, e iniciou normalmente.

Nessa fase já deu para perceber que o barulho não vinha da fonte, como alguém ai acima havia dito que poderia vir, nem da VGA. Como consegui chegar com o ouvido mais perto do processador, percebi que o zumbido/chiado quando processando imagens vinha realmente daquela região.

Entrei em um jogo, Need for Speed Pro-Street, com todos os recursos no máximo, para forçar. O barulho estava absurdo, então retirei com um alicate de bico fino com isolamento elétrico, o plugue do cooler do processador que desligou imediatamente, e qual a surpresa? O barulho NÃO PAROU! Ou seja, hipótese de cooler do processador descartada.

Há agora 2 peças suspeitas, processador e placa mãe. Como li em um tópico ainda ontem de um caso idêntico aqui mesmo no Clube do Hardware, a peça problemática era a placa mãe, que foi substituída e solucionou o problema. Levo a crer que meu problema também seja o mesmo, algum capacitor ou mosfet da mobo que está trabalhando indevidamente. Hoje enviarei-a de volta para a Pichau, que se comprometeu em trocá-la. Após remontar a máquina, eu volto a postar o resultado desse caso.

Quanto ao ruído no HD, ao remontar a máquina liguei primeiramente o HD na porta SATA II com outro cabo SATA que veio junto com a máquina, e o tec tec CESSOU. Testei novamente na porta que eu havia ligado antes, e o ruído também havia parado, levo a crer então que o problema ou estava na montagem do HD, ou no cabo SATA que eu havia colocado.

Quanto ao áudio, realmente não consegui fazê-lo funcionar, mais uma coisa que me leva a crer que seja a placa mãe.

Espero que essas conclusões elucidem algumas dúvidas geradas pelos amigos que me auxiliaram. Obrigado a todos e até alguns dias, quando postarei novamente os resultados finais das substituições.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais