Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigerando um Goldship BMW

leogregol

Posts recomendados

Olá galera...

Estou na necessidade de refrigerar meu micro...

Como estou ainda montando a máquina creio que fica mais fácil, assim quando eu colocar ela pra funcionar já vai estar tudo fresquinho...

Meu gabinete é um Goldship BMW, era muito utilizado nos P4, sempre achei eles bonitos, e como ganhei (ai que veio a fonte Leadership 560w:unsure:) vou utilizar este mesmo, mas vou dar uma gelada nele antes...

figura1ut4.jpg

A legenda:

Os cooler em azul são pra jogar ar para dentro, esses eu pretendo usar coolers de 80mm (porque não tem como colocar de 120mm) da Alaska. O único lugar que mais adiante poderia utilizar um cooler de 120mm é na lateral, mas ai perderia o duto de ar, não sei até que certo ponto esse duto vai me favorecer, uns dizem que ele ajuda muito na hora de jogar o ar, porque se estiver bem certo em cima do cooler, ajuda na eficiencia do mesmo... Alguem ai me ajuda...

Outra coisa, coolers da Alaska são bons? Caso negativo, quais são os melhores?

Os cooler em vermelho são para tirar o ar quente de dentro do gabinete... esses vou usar os coolers que vieram com o gabinete, ambos de 80mm...

Ai vem uma dúvida: A fonte Corsair tem cooler embaixo, correto? Esse cooler "chupa" o ar para dentro da fonte que depois sai pela traseira, correto?

Esse primeiro cooler, tirando o ar de dentro do gabinete, não vai prejudicar na eficiência da fonte? Não vai criar uma área de baixa pressão (acho que é assim que se diz quanto tem pouco ar)?

Agora os dois cooler pequenos ai nos slots, vou colocar aqueles tipos exaustores...

Como não comprei a placa ainda, a 8600GT, o cooler dela, ele pega o ar do gabinete e joga no dissipador, correto? Montada, o cooler fica voltado para baixo, correto?

No meu projeto, vou colocar um cooler desses de slot em baixo, com a rotação invertida (isso se der pra inverter a rotação do cooler) para jogar ar pra placa, e um cooler voltado para a placa do circuito tirando o ar quente, não sei se vai ajudar, mas em todos os casos...

Ainda vai contar com coolers para os HD's, um sata e outro IDE.

Meu projeto está bom, vai ter alguma falha? Grande quantidade de ar que entra e não sai, criando o bolsão, ou tá tudo tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Fluxo de ar na fonte não tem haver com a sua eficiência a não ser que ele seja tão baixo ao ponto de superaquecer os circuitos, diminuindo a sua eficiência, mas isso só aconteceria caso a sua fan parasse ou se estiver sendo exigido muita potência da fonte, além da sua especificação.

A fan das fontes trabalham em modo de exaustão e a disposição da fan depende do modelo da fonte. As Corsair e Zalman por exemplo, possuem uma fan (140mm, não lembro o tamanho, mas é grande) na parte inferior.

Esses exaustores PCI nos slots de expansão eu só recomendo para quem possui VGA com refrigeração passiva, como alguns modelos da 8500GT ou a 8800GT accelero. Sobre inverter a rotação do cooler, você não coneguirá fazer isso ao menos que o próprio cooler tenha essa função. Isso é uma limitação do próprio projeto eletrônico do cooler e ainda existe outro porém, as hélices possuem um design otimizado na direção do fluxo de ar que ela irá gerar.

O ideal mesmo é que você retire o duto de ar que é inútil e coloque uma fan no local. Eu te recomendaria instalar 2 fans de 80mm na traseira, 1 na lateral no lugar do duto e mais uma na parte frontal do gabinete que acredito que ele tenha furos para uma fan frontal porque eu consigo ver duas pequenas grades na frente

Link para o comentário

Fluxo de ar na fonte não tem haver com a sua eficiência a não ser que ele seja tão baixo ao ponto de superaquecer os circuitos, diminuindo a sua eficiência, mas isso só aconteceria caso a sua fan parasse ou se estiver sendo exigido muita potência da fonte, além da sua especificação.

A fan das fontes trabalham em modo de exaustão e a disposição da fan depende do modelo da fonte. As Corsair e Zalman por exemplo, possuem uma fan (140mm, não lembro o tamanho, mas é grande) na parte inferior.

é, peço desculpas, me expressei mal, falava na eficiência do cooler da fonte, não da fonte em si.... li em um tópico que duas fans, em posições diferentes, como exaustor, poderiam criar uma "bolsa" de baixa pressão, ou algo parecido, essa é minha dúvida... vai que o cooler da fonte puxe mais ar do que os coolers traseiros... eles vão estar ai por nada...:confused:

Esses exaustores PCI nos slots de expansão eu só recomendo para quem possui VGA com refrigeração passiva, como alguns modelos da 8500GT ou a 8800GT accelero. Sobre inverter a rotação do cooler, você não coneguirá fazer isso ao menos que o próprio cooler tenha essa função. Isso é uma limitação do próprio projeto eletrônico do cooler e ainda existe outro porém, as hélices possuem um design otimizado na direção do fluxo de ar que ela irá gerar.

se eu quiser colocar minha 8600GT em over, não seria bom ter uma maneira a mais de refrigera-la?

O ideal mesmo é que você retire o duto de ar que é inútil e coloque uma fan no local. Eu te recomendaria instalar 2 fans de 80mm na traseira, 1 na lateral no lugar do duto e mais uma na parte frontal do gabinete que acredito que ele tenha furos para uma fan frontal porque eu consigo ver duas pequenas grades na frente

no principio o projeto é isso, dois jogando ar para dentro (um na frente e outro na lateral) e dois tirando (traseiros)... o duto é realmente inútil? tem muita gente que diz que ajuda na hora de mandar um ar a mais pro processador...

seguindo tua ideía de tirar o duto, então eu penso em colocar um fan de 120 então no lugar, o que acha?

Link para o comentário

• Membro VIP

li em um tópico que duas fans, em posições diferentes, como exaustor, poderiam criar uma "bolsa" de baixa pressão, ou algo parecido, essa é minha dúvida... vai que o cooler da fonte puxe mais ar do que os coolers traseiros... eles vão estar ai por nada...

a rotação da fan da fonte é definida pela própria, dependendo da temperatura que se encotra os seus circuitos. isso pelo menos é regra nas fontes de boa qualidade de marca como corsair, zalman, ocz e etc.

se eu quiser colocar minha 8600GT em over, não seria bom ter uma maneira a mais de refrigera-la?

não sei te dizer exatamente a eficiência desses exaustores PCI em placas de vídeo que já possue fans mas em sites gringos, pelo o que eu já lí, em casos como a da 8500GT com refrigeração passiva, ajuda sim.

seguindo tua ideía de tirar o duto, então eu penso em colocar um fan de 120 então no lugar, o que acha?

se os furos der uma fan de 120mm, coloque uma de 120mm então. meu lema é sempre colocar a maior que der onde o gabinete permitir e claro, mantê-las em rotação moderada caso elas ultrapassem os 2000rpm a 100% porque senão o barulho vai incomodar muito.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!