Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu no gateway m-6851


tiagotb

Posts recomendados

Pessoal, gostaria apenas de dizer que acabei de instalar o Ubuntu 8.04 no gateway m-6851, e foi tudo praticamente perfeito. Nao botei o olho uma vez no console, porque ate os drivers da ATI foram instalados automaticamete.

só pra constar, como foi a instalacao pros interessados:

Primeiramente, separei uns 20GB la no particionador do Vista ( se nao me engano é no painel de controle, sistema, armazenamento.)

Depois reinicei, coloquei o cd do ubuntu, fiz as configuracoes de particoes manualmente (tem que criar uma particao ext3, e colocar /, vai ser a particao do ubuntu, e outra particao pro Swap (coloquei uns 3gb) que é a particao da memoria virtual). O ubuntu instalou normalmente. No meio do processo a tela pode ficar preta... é só mexer no touchpad, acho que é alguma coisa de protecao de tela...

Depois reiniciou, daí você escolhe se quer usar o vista ou ubuntu (GRUB). O ubuntu iniciou com tudo funcionando, até com o wireless etc... dai aparece um aviso dizendo que tem um driver de video da ATI pra instalar, e depois de instalado, pode usar os todos os efeitos visuais do ubuntu, que sao bem legais :D.

Depois, tem um tal de cheese, que é um programa que serve pra ver a webcam, que alias também ja vem instalada certinho :).

Enfim, pra quem quiser instalar algum sistema opcional em dual boot, vale a pena instalar o Ubuntu 8.04, que no meu caso eu instalei principalmente por causa da segurança e produtividade (deixei o Vista pra jogos e filmes).

Ta usando na media de 600Mb em idle e com os efeitos 3d de desktop ligados

A, tem que instalar o flash, bastando instalar diretamente pelo firefox.

Unico problema? Nao estou conseguindo acentuar... o layout do teclado ta errado eu acho.... porque todos os acentos ficam assim : 'e n~ao , vou tentar achar aonde arrumo isso.

até mais, e desculpa pelo relato meio desorganizado... só foi pra dizer que da pra instalar o SO certinho :]

Pra configurar o teclado:

Va em sytem-preferencias-teclado.

clique na aba layouts, e em ADD. Escolha USA, e International (with dead keys).

Depois, ali em cima em keywboard model, escolha generic, 104-key pc.

Apague o modelo anterior, coloque o novo que você criou em default, e pressione ctrl-alt-backspace, seu ubuntu vai voltar a tela inicial (vai fechar tudo), e pronto, os acentos vão estar funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom!

Essa nova versão do Ubuntu tá muito boa, reconhece tudo direto.

Agora, precisa disso tudo de Swap? Acho 3Gb muita coisa...no pc aqui em casa, eu deixo no mínimo, e a máquina nem é grandes coisas...

No mais, bom proveito!

Essa versao realmente se superou... a 7.10, eu fiquei todo confuso, porque nem o som reconhecia, agora ate a webcam ele reconheceu :)

A swap eu achei que era estilo windows, usar o mesmo de ram, mas até agora nao vi o sistema usando ela... acho que vou diminuir...

só ta faltando arrumar o teclado aqui...

enfim, ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Opa, tinham postado uma vez um tutorial la no review, ta inclusive o link na pagina 1

http://forum.clubedohardware.com.br/ubuntu-gateway-m/558822

se este for diferente deem um toque pra eu por la tb.

acho q d qq forma vou por este link la tb.

show de bola seu tutorial.

que vantagens teria se usar ele ao invés do vista que vem com o note ? hora q sobrar um tempo vou criar uma partiçaozinha tb pra brincar com o linux :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ele reconheceu a Ati 2600??? Aqui se eu habilitar o 3D ele não inicia..

Igor, reconheceu sim. estou usando o 8.04... nao testei versão anterior.

voce instala o ubuntu, e quando conectar a internet, ele vai te oferecer uma versão do driver de video da ATI, pra poder usar todos os recursos 3D.

Opa, tinham postado uma vez um tutorial la no review, ta inclusive o link na pagina 1

http://forum.clubedohardware.com.br/ubuntu-gateway-m/558822

se este for diferente deem um toque pra eu por la tb.

acho q d qq forma vou por este link la tb.

show de bola seu tutorial.

que vantagens teria se usar ele ao invés do vista que vem com o note ? hora q sobrar um tempo vou criar uma partiçaozinha tb pra brincar com o linux :)

[]'s

É o mesmo tutorial :D.

Na minha opinião, a principal vantagem, é com a segurança... mexer com senhas etc (coisa que eu mexo muito), além de que no ubuntu, tu nao se distrai com jogos etc :P (a menos que tu passe uma trabalheira pra configurar jogos do windows pra rodar no ubuntu :D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...