Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
wolds

Formatar

Recommended Posts

Estava conversando com uma pessoa sobre o que ocorre quando formatamos um PC. Eu disse que na formatação os dados eram apagados. Ela não soube me explicar mas disse que eu estava errado.

Pois bem, a minha dúvida é: "O que ocorre quando formatamos um HD????"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Formatar um pc é um termo que significa apagar totalmente a memoria (HD - hard disk) do mesmo de forma simples, pense que você tem um armario com papeis formatar esse armario seria você retirar os papeis desse armario e tacar fogo, deixando o armario vazio para novos documentos, e não sendo mais possivel recupera-lós, se vocês não os copiou em outro lugar (backup).

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o que ocorre quando formatamos o HD é apenas a limpeza da tabela (FAT, FAT32, NTFS, etc) onde estão armazenados os arquivos e do MBR (master boot record). É mais ou menos como um indice com a localização fisica do arquivo no disco (disco, setor, cilindro, etc). O conteudo dos arquivos antigos continua lá mas não ha como recuperar (porque nao sabe onde está) sem um software especial. Mesmo recuperando ha a necessidade de decifrar o conteudo já que não ha uma identificacao de onde inicia e onde termina um arquivo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Formatar é o PREPARAR o HD para uma instalação de SO... O que ocorre é o seguinte... Imagine um Hd novo... Parar poder instalar um SO nele, você precisa prepará-lo para receber os arquivos... Nessa Preparação (Formatação), será verificado o Hd, o tamanho, se há bad blocks, etc... Após feita a Formatação, os arquivos poderão ser copiados...

No caso de Hd com arquivos, o Format apenas exlcui o Diretório dos arquivos, Assim como disse Alexandrefett, porém os arquivos continuam todos lá... sendo possível recuperá-los com um software especial de recuperação...

Imagine um "Depósito cheio de Bancadas enumeradas". "Lá no escritório onde o chefe encarregado pelo endereçamento dos produtos armazena numa folha onde está cada produto (corredor X, Bancada X, etc)..." O format, assim como o Deletar (inclusive del. da lixeira) apenas apagam o diretório de onde está armazenado os arquivos, quer seria como apenas "rasgar e queimar a folha" do chefe dali de cima...

Os arquivos continuam lá onde foram salvos anteriormente, porém o sistema mostra aquele espaço como Disponível para salvar qualquer outro arquivo naquele lugar!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quando eu formato um HD os arquivos formatados ocupa algum espaço no meu HD???

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor para limpar é EXCLUIR A PARTIÇÃO e depois FORMATAR. Com relaçãoi a recuperação, o máximo que se consegue é até CINCO formatação, com programa especifico para faze-lo. Ate hoje não consegui descobrir nome do programa que o faz, sei que no Brasil, a polícia federal usa tal programa. A recuperação dos dados, se dá ate as 5 ultimas formatações, mas não se uncluiu a EXCLUSÃO da partição. Soube através de um professor de Informática, sobre tal programa.

Compartilhar este post

Link para o post

A formatação na realidade não apaga os arquivos, ela simplesmente insere carcteres não legiveis pelo sistema e a medida em que novos arquivos são inseridos ele vão sendo sobrescritos( o que pode inviabilizar a recuperação posterior), existem vários aplicativos no mercado que conseguem recuperar dados mesmo após a exclusão da partição(é logico que temos que respeitar a especificidade de cada caso).Em relação a este programa usado pela plocia federal se algume descobrir o nome post ai. Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais