Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas no drive de vídeo da Asus M2A-VM / M2A-VM-HDMI


simoens

Posts recomendados

Estou tendo alguns problemas com o vídeo da ASAUS M2A-VM mas não encontrei no forum, nenhum caso similar. Tudo indica ser nos drives da ATI/ASUS.

De uma forma geral, instalei o Windows XP e configurei toda a placa, sem problemas. O funcionamento é estável, embora seja comum o vídeo piscar uma vez, a cada inicialização, como se estivesse ajustando automaticamente as configurações. É esquisito, mas não chega a ser traumático.

Mas o grande problema ocorre no GOOGLE EARTH. A imagem não se move continuamente, mas aos solavancos, com qualquer tipo de monitor. Isso só acontece nesse programa. Não utilizo a máquina para jogos, mas em filmes, no YouTube e no Octoshape (TV via Web), á imagem é perfeita.

Verifiquei que o computador de um colega, com a mobo M2A-VM-HDMI, também apresenta o mesmo problema, do GOOGLE EARTH aos solavancos.

Instalei os drives, inicialmente, a partir do CD e depois de constatar o problema, atualizei pela última versão disponível no site da ASUS, tendo o problema permanecido exatemente igual.

Esse problema, tanto acontece, com apenas um único monitor instalado (tanto VGA como DVI) como com os dois monitores ativados (um VGA e outro DVI).

Atualmente, estou com uma placa de vídeo GeForce 8400 GS, com dois monitores LCD 19" espetados nela (um VGA e outro DVI), e está tudo funcionado perfeitamente, inclusive o GOOGLE EARTH, o que indica que o problema deva estar realmente localizado nos drives da ATI/ASUS.

Apenas mais dois detalhes: com a GeForce, o vídeo não pisca a cada inicialização, e os monitores são identificados (marca e modelo) pelo driver de vídeo, o que não acontece com o drive da ATI/ASUS, que apenas indica monitores PnP genéricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é realmente incompatibilidade de drive, mas descobri no site de ajuda do Google Earth, que ele pode ser iniciado de dois modos: no modo DirectX ou no modo OpenGL.

Por default, ao instalar, ele inicia por OpenGL, mas a configuração pode ser alterada facilmente em "Iniciar / Programas / Google Earth / Google Earth no modo DirectX"

Ele memoriza essa opção e passa a abrir no modo DirectX.

No meu caso, ficou fino, e o problema dos trancos e barrancos na imagem do Google Earth, foi resolvido.

Mas fica uma dúvida no ar, que me faz lembrar o sorriso irônico do Gato Cheshire: "E como ficará nos demais programas que utilizam o OpenGL?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite.

Eu uso a placa de vídeo ONBOARD (ATI Radeon Xpress 1250) da placa mãe M2A-VM HDMI da ASUS no meu PC, ligada a uma TV/MONITOR LCD da LG modelo 26LG30r através de um cabo DVI/HDMI.

Os meus problemas são bem parecidos com o seu SIMOENS.

Quando eu ligo o PC com o monitor já ligado o monitor recebe o sinal da placa com sucesso, mas quando eu ligo o PC e somente depois do PC já ligado eu ligo o monitor, o monitor mostra a mensagem "sem sinal". Só consigo resolver isso reiniciando o PC com o monitor ligado ou removendo e recolocando o cabo DVI/HDMI na parta HDMI do monitor, que com certeza é arriscado podendo queimar a porta HDMI do monitor.

Quando eu inicio o PC com o monitor já ligado, na inicialização do Windows (Vista) o vídeo pisca, mostrando ligeiramente uma faixa verde.

Quando eu executo um vídeo de qualquer extensão que seja baseado em qualquer codec que seja, o video dá uma ligeira travada e aparece um fundo (fullscreen) verde.

A placa de vídeo ONBOARD também não mostra o monitor que eu estou usando, apenas diz que está sendo usado um monitor padrão VGA genérico. Até pouco tempo eu usava uma GeForce 8400 da Zoggis que permintia o sistema identificar qual o modelo, fabricante e tipo de monitor que eu estou usando conectado ao PC.

Já é a minha segunda placa da Asus MA2-VM HDMI, porque a primeira que eu comprei veio com uma das portas USB queimada. Foi feita a troca em 15 dias.

PS: Participei desse tópico mesmo sendo antigo porque o meu problema é muito parecido com o do usuário que o criou e acredito que o meu problema pode ter muito a acrescentar a todos que possuem e aos que gostariam de comprar a mesma placa mãe.

Aguardo retorno de todos que possam me ajudar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dj RayKe

Não. Olhei cada função do menu e nada. Acredito que o monitor faz uma busca automática sim.

Comprei um cabo RGB 3M Blindado com filtros e coloquei para testar e deu o mesmo problema. R$50,00 gastos pra teste sem sucesso. Cruel!!! :mad:

Vou fazer um teste de sinal com o PS2.

Aguarde, vou postar aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Após a última atualização (msg anterior) percebi que pelo RGB o monitor consegue detectar o sinal de vídeo, mas infelizmente pelo DVI/HDMI não. :mad:

Como é o mês do meu aniversário esse mês, decidi me presentear com uma 9800 GTX+. Vou fazer o teste definitivo que vai matar essa dúvida que é sobre a fonte do problema, se é realmente a placa mão ou se é do monitor.

Pessoal, quem puder me ajudar dando sugestões ou comentando, agradeço de coração. ^_^

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...