Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema sério e diferente ao instalar XP com SATA2 (novidade....)


Gui ;*

Posts recomendados

Olá amigos.

Antes de tudo, gostaria de dizer que estou a 1 semana tentando instalar o XP no meu novo HD SATA2 500GB. Já pesquisei muito durante essa semana. Andei olhando por um monte de foruns, vários problemas semelhantes ao meu. então eu fiz várias coisas. A principal delas foi fazer a integração do driver da minha placa mãe (P5N-E SLI) no cd de instalação do XP, fiz toda aquela parada usando o DriverPacks, depois fazendo uma imagem do install + driver com o Nlite. Mesmo assim não deu certo, lembrando que não tenho driver de disquete.

Depois de várias tentativas, tentando aqui, ali, lendo ali e aqui, eu resolvi pedir ajuda a vocês.

Acontece o seguinte;

antes de eu fazer a integração dos drivers, eu estava tentando instalar normal com o XP SP2 32bits. Ia tranquilo, formatava, porém quando chegava na parte de copiar os arquivos do CD para fazer a instalação (logo após a formatação), o pc trava, congela, o led do painel frontal fica vermelho e frisado, não sai disso. Acontece que a instalação trava em partes diferentes em várias vezes.

Por exemplo, tentei instalar desse modo 3x, nessas 3x, ele travou numa porcentagem diferente. 9%, depois 16% e por ultimo 48%.

Depois que fiz a integração dos drivers com o Nlite, aconteceu a mesma coisa, porém percebi que o pc não travava mais, o led do painel frontal não ficava vermelho, ficava normal, mas a tela ficava congelada.

Achei então que tinha algo a ver com meu driver de DVD que tb é SATA. Troquei por um IDE e não mudou nadinha, continuou congelando.

E agora galera, to desesperado aqui pois gostaria de usar o novo HD e faz tempo que não to conseguindo.

O que devo fazer, alguém pode me ajudar?

Um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui,

Coincidentemente esta semana enfrentei problemas de congelamento no meu PC e, conforme Veinho10 lhe indicou, meu problema era de temperatura do processador.

Veja aqui um tópico que abri em outro fórum com a evolução do problema e a solução: http://linhadefensiva.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=75735

É um pouco comprido por isso é melhor dar uma olhada que eu ter que copiar tudinho para este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a sugestão do companheiro Flavio Soares de particionar o hd foi bem lembrado e pode dar certo. Ainda não tive a oportunidade de enfrentar problema com hd de 500 bg. Só apareceram aqui hds de 250 mb, que particionei e instalei o XP e o VISTA sem problema algum.

Então, tenta excluir a partição atual, zerando-a. Crie um novo e particione tipo 40 e 60% as unidades e faça a formatação completa da unidade C. A unidade D você deixa para criá-la depois com o Partition Magic quando o sistema já estiver instalado.

Veja se isto resolve.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é aí que está o problema de temperatura.

Quando você tenta instalar o sistema, no carregamento do boot pelo CD, é aí que o processador é mais exigido e é aí o momento que a temperatura aumenta, causando o congelamento. Quando você reinicia e vai no setup ver a temperatura ela já voltou ao normal pois não está tentando instalar nada e o processador não está sendo exigido. Veja a condição de limpeza e funcionamento do seu cooler e aproveite para renovar a pasta térmica. As dicas das partições também são válidas mas acho que mesmo assim, se a causa for a temperatura você vai enfrentar o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera.

ja tentei particionar o hd sim, mesmo assim não deu.

vale lembrar uma coisa que eu não disse aqui.

as peças são todas novas, o pc é todo novo, tá tudo montado certinho, cooler, mobo, etc, tenho certeza que o cooler box da intel tá certin, mesmo assim o e8400 não esquenta tanto não.

Falando nisso, eu tinha pressionado tanto o cooler pra ficar bem preso que a mobo tinha até envergado um pouco, então eu dei uma folga pra ela ficar normal de novo, mas mesmo assim tá bem colocado.

acontece que o fato de travar o pc eu ja descartei, porque quando eu coloquei o cd do xp com os drivers, o led frontal vermelho nao congelava mais, simplesmente a gravadora de dvd parava de funcionar, provalmente porque devia ta faltando algum driver sata no HD, pois na pratica da instalação, o cd estava copiando as informações para o hd, correto?

já até tentei outra gravadora de dvd IDE para testar, e mesmo assim não foi, só pode ser o HD mesmo, e como o HD é novinho, só pode ser DRIVER.

eu falo isso, porque quando eu tava instalando com o cd do xp sem os drivers SATA, o pc congelava e o led frontal vermelho ficava lá aceso e não saia disso.

Será que rola eu pegar o driver que tá no cd da placa mãe e jogar no cd do xp pra ve se vai? porque eu fiz com aquele pacote de drivers do driverpacks.

meu chipset é o nForce650, e cara, eu vi isso na hora que o cd do xp tava passando os drivers pra instalação, não vi nada do nForce650, vi nForce630, nForce, mas o meu mesmo propriamente dito não vi.

isso foi a unica coisa que eu ainda não testei, e outra, baixei o XP SP3 tb, já vou tentar amanhã fazer as 2 coisas, e vamo ver se vai dar certo.

se alguem tiver mais alguma dica ae

por favor, falae

e se eu acabar nao conseguindo, acho que vou passar o HD pra essa máquina, instalar o XP aqui e passar pra lá de novo

abraaaaaaass, e valeu ae :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que rola eu pegar o driver que tá no cd da placa mãe e jogar no cd do xp pra ve se vai? porque eu fiz com aquele pacote de drivers do driverpacks.

É uma alternativa a se tentar, pois se for problema de driver e você não tem o drive de disquete é a única maneira de passar o driver SATA para instalação.

Existe algumas placas novas que vem com esse driver para ser habilitado pelo próprio setup do BIOS. Dê uma verificada na sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, na minha bios não achei nada disso.

ouvi dizer que rola colocar o hd como native IDE pra fazer a instalação do windows, depois instalar o driver, e ativar o hd como SATA novamente, mas tb não achei isso na bios, acho que não tem essa opção.

o jeito é fazer o teste de passar o driver do cd da mobo pra instalação, porque ai tenho certeza que é o driver certo, se não der mesmo assim, ae posto novamente

abraas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só porque hoje em dia disquete nem se usa direito ng compra, driver de disquete é essencial... Os drivers só são passados corretamente por disquete... !!!

É só entrar no site da sua placa mãe ir na sessão Downloads/suporte, na Guia Drivers e baixar o correspondente a Sata... instalar no disquete e um abraço... também tive problema com meu Hd e resolvi isso rápidinho...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já olhei esse link, até tentei seguir ele , mas mesmo assim não deu.

os resultados de hoje foram:

acabei de gravar o SP3, fui instalar = NADA

integrei os drivers SATA no DVD = NADA

integrei os drivers SATA no CD do SP2 = NADA

só lembrando que a install trava após a formatação, quando está transferindo os arquivos da instalação pro hd.

trava em 7%, depois em 9%, depois em 30%, já travou em 47%. etc

ai já não sobra mais nada pra eu tentar

que será que tá acontecendo hein? é tão complicado assim mesmo? :/

amanha to pensando seriamente em passar o hd novo pra essa máquina, instalar o xp aqui, e voltar o hd pra lá.

to confiante. vamo ver!

to pensando tb em postar lá na parte de hardware, porque soft acho que não é mesmo. se algum admin quiser, pode mover lá pra parte de hd.

e a temperatura galera? será?

lembrando que trava, mas o led frontal vermelho não fica aceso, então acho que nao é não

abraaas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu ai galera mas descobri que não é XP, nem HD, nem memória.

Coloquei outro HD com S.O aqui, entrou de boa, mas travou na area de trabalho.

ou seja

*** né.

tentei de tudo e não foi.

é algum problema na mobo ou no process

vou postar em outra sessão pra ver se alguem ajuda.

abraaass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...