Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de fan 80mm

Posts recomendados

• Membro VIP

Milo, o link que você postou é pro de 120 ;)

Mas tem um modelo de 80 mm nessa linha que é muito bom também.

Outro que eu consideraria é o Enermax Marathon.

Mas tudo depende de duas coisas:

você quer quantos coolers no total ? (só um mesmo ?)

Prefere eficiência máxima ou se importa com o ruído gerado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a configuração do computador que pretendo montar é:

Mobo Asus M2N-MX SE Plus

Processador AMD Athlon 64 X2 6400+ AM2

Memória Kingston KVR800D2N5/2G x2

HD Seagate ST3320613AS 320GB SATA

DVD-W Samsung SH-S202J IDE

Floppy Drive Speed

Gabinete CoolerMaster Elite 340

Fonte CoolerMaster RS-460-PMSR A3

Cooler 120mm CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP x2

Placa de vídeo XFX PVT98FYDDU GeForce 9800 GTX G92 XXX 512MB

Já tem 2 coolers de 120mm no projeto (o CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP recomendado pelo PistolaoBR). Um na parte frontal e outro na parte traseira.

Não sei se esses dois só dão conta do recado, por isso estou planejando mais um, de 80mm que ficará posicionado em frente ao processador (como exaustor) pra ajudar no resfriamento do mesmo. Talvez nem seja necessário, não sei... Opinem aí.

Me importo bastante com o ruído gerado, o silencio total sempre é bem-vindo, mas não quero que o PC trave depois de várias horas jogando jogos pesados.

Outra coisa, queria pagar no máximo R$ 15,00.

Estou analisando os modelos recomendados até agora:

Fan Ultra-Quiet 80mm akasa AK-182-L2B Amber (R$25,90)

* Tipo: Ball Bearing duplo

* Velocidade da Ventoinha: 1800rpm

* Fluxo de Ar: 25.4CFM

* Ruído: 20.0dB(A)

* Conector: 3 pinos

Fan 80mm Enermax UC-8EB Marathon Enlobal (indisponível no e-armazem)

* Tipo de Rolamento: Enlobal

* Velocidade: 1500rpm

* Fluxo de Ar: 24CFM

* Ruído: 14dB(A)

* Conector: 3 pinos (com sinal de rotação)

Até agora o Enermax está se saindo melhor (quase o mesmo flxuo de ar e menos ruído), mas como não sei o preço (não achei em outro lugar também), não sei se compensa.

Link para o comentário

Eita, nem percebi aehueahua

Jurava que tinha postado um de 80mm.

Mas bem, dei uma olhada novamente e encontrei 2 que parecem ser muito bons:

Fan 80mm Evercool SFF-8 Spider c/filtro

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=2589

Fan 80mm Noctua NF-R8-1800 SSO-Bearing 3/4-pinos

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=2623

Mas se você só se preocupa com ruído gerado, tem um excelente que não te deixará dormir de noite :D

Fan 80mm Vantec Tornado TD8038H Duplo Ball Bearing

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=2172

EDIT:

É, vendo pelo lado de que você só quer gastar R$ 15 e não quer ruído, eu teria que dar outra pesquisada hehehe, vou ver aqui e depois posto novamente.

Link para o comentário

Esses são muito bons, pena que são tão caros...

Fan 80mm Vantec Tornado TD8038H Duplo Ball Bearing

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=2172

55.2 dB-A :eek:

Alguém já teve boas experiências com cooler com PWM?

Será que compensa?

Fan Exaustor 80mm Arctic Cooling AF8 PWM Fluído Dinâmico R$ 19,90

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?products_id=2807

Será que os dois "CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB" são suficientes?

Link para o comentário

• Membro VIP

Ok, eu tenho coolers de 21 dBA e eles são quase inaudíveis, pode pegar o Akasa pois os Enermax estão duros de achar, eu já estou no encalço deles faz uns 2 meses e nada, SmartData, WAZ, Noli (lojas mais próximas daqui), não vejo esse cooler desde maio.. :(

Meu, 55 dBA não dá, seu PC vai parecer um liquidificador. :eek:

Coloque o cooler como ventilador (soprando pra dentro) sobre o processador, coloque também um filtro de poeira (R$ 5) e seu PC vai ficar bem resfriado. (sem espirrar muito rá rá rá - ok, foi tosca..)

Na SPON esse Akasa e o filtro de poeira são bem baratos, dá uma olhada lá.

Link para o comentário

Coloque o cooler como ventilador (soprando pra dentro) sobre o processador

O certo não seria como exaustor, soprando pra fora do gabinete? Primeiro que está na parte superior do gabinete, segundo que o fan estaria soprando contra o sentido do cooler do processador. O cooler do processador estaria tentando se livrar do ar quente e o fan estaria empurrando esse mesmo ar quente pra cima do processador...

Esse fan adicional de 80mm é mesmo necessário ou só os dois CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP dariam conta do recado?

O Akasa Amber na Spon está R$ 16,50 com o frete vai pra R$ 26,30, mas acho que só vou colocá-lo se os fans CoolerMaster não conseguirem ventilar... Esse fan de 80mm vai sair quase o mesmo preço de 2 fans de 120mm.

Link para o comentário

• Membro VIP
...

Coloque o cooler como ventilador (soprando pra dentro) sobre o processador, coloque também um filtro de poeira (R$ 5) e seu PC vai ficar bem resfriado. (sem espirrar muito rá rá rá - ok, foi tosca..)

Na SPON esse Akasa e o filtro de poeira são bem baratos, dá uma olhada lá.

Bota tosca nisso...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

O certo não seria como exaustor, soprando pra fora do gabinete? Primeiro que está na parte superior do gabinete, segundo que o fan estaria soprando contra o sentido do cooler do processador. O cooler do processador estaria tentando se livrar do ar quente e o fan estaria empurrando esse mesmo ar quente pra cima do processador...

Esse fan adicional de 80mm é mesmo necessário ou só os dois CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP dariam conta do recado?

O Akasa Amber na Spon está R$ 16,50 com o frete vai pra R$ 26,30, mas acho que só vou colocá-lo se os fans CoolerMaster não conseguirem ventilar... Esse fan de 80mm vai sair quase o mesmo preço de 2 fans de 120mm.

Não, não, quem deve atuar como Exaustor é o FAn de 120mm na traseira e o da chapa superior, porque o Ar quente tende a subir. E o(s) da lateral e frontal (se houver um de 120mm) devem atuar como ventiladores. Para overclock é bom colocar um na lateral em cima do processador, um em cima das memórias e outro sobre o chipset da mobo (desnecessário se ele tiver um bom dissipador).

Bem os fans de 80mm possuem um CFM muito baixo se comparado a esses Coolermaster de 120mm aí, se não me engano os melhores de 80mm que você vai achar são de no máximo 40CFM. Não cheguei a ver esse Akasa Amber aí na Spon, mas por esse preço, ele deve fazer uns 36CFM. O que é bom, mas quase não vai surtir efeito sobre o cooler do processador, compensa você mandar cortar a lateral do gabinete de forma que caiba um de fan de 120mm desses aí da CoolerMaster (19db, que maravilha) pra jogar ar frio em cima do cooler.

Link para o comentário

Não, não, quem deve atuar como Exaustor é o FAn de 120mm na traseira e o da chapa superior, porque o Ar quente tende a subir. E o(s) da lateral e frontal (se houver um de 120mm) devem atuar como ventiladores. Para overclock é bom colocar um na lateral em cima do processador, um em cima das memórias e outro sobre o chipset da mobo (desnecessário se ele tiver um bom dissipador).

Bom saber, vou inverter o fan lateral (em cima do processador) que coloquei no PC do meu irmão.

Bem os fans de 80mm possuem um CFM muito baixo se comparado a esses Coolermaster de 120mm aí, se não me engano os melhores de 80mm que você vai achar são de no máximo 40CFM. Não cheguei a ver esse Akasa Amber aí na Spon, mas por esse preço, ele deve fazer uns 36CFM. O que é bom, mas quase não vai surtir efeito sobre o cooler do processador, compensa você mandar cortar a lateral do gabinete de forma que caiba um de fan de 120mm desses aí da CoolerMaster (19db, que maravilha) pra jogar ar frio em cima do cooler.

Conclusão, só vou colocar o fan de 80mm na lateral se os 2 fans de 120mm CoolerMaster R4-L2R-20CK-GP não derem conta do recado. Não pretendo cortar o gabinete e se houver super-aquecimento irei colocar o fan de 80mm Akasa AK182-L2B Amber Series da Spon pois achei o melhor custo benefício.

FAN 80MM AKASA AMBER SERIES AK182-L2B R$ 16,50

akasa_fan_ak_182_l2b.jpg

amber_182.jpg

Especificações:

Marca: Akasa

Código: AK-182-L2B

Sistema: Ball Bearing duplo

Hélices: balanceadas com alta precisão

Tamanho: 80 x 80 x 25mm

Velocidade: 1800 R.P.M.

Fluxo de ar: 25.4 CFM

Pressão: 1.8mm H20

Vida-útil: 80000/hrs

Conector: 3-pin

tensão: 12V

Ruído: 20.0 dB(A)

Acompanha:

Adaptador 3pin-4pin

4 parafusos

Ventilador de grande durabilidade

Observação: Produto não reagente a luz negra (UV).

Garantia: 1 ano

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!