Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
poletto

Cotrole de cooler por PWM

Recommended Posts

bom dia, gostaria de saber se alguem tem um projeto para controlar a rotação de um cooler por pwm, pois estou muito bravo com os projetos que encontrei, que saturam parcialmente um tip41 ou 42, o que além de ser ineficiente do ponto de vista do controle de velocidade ESQUENTA pra danar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, com o 555, mais como liga ele? liga a saida pra saturar o tip 41??? por que se fiser com 555 e tip42 vai dar um trabalho... qual dos resstores do 555 eu devo substituir pelo potenciometro? daria pra postar um circuito?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigo!

http://pt.wikipedia.org/wiki/CI_555

Se você colocar um dissipador de calor no transístor ele já não vai mais esquentar tanto.

A temporização do 555 se dá por uma relação resistor-capacitor. Isso tudo está bem explicado no link acima. Não tenho experiência, mas se você variar os valores do capacitor ou do resistor fará com que o tempo varie.

Espero ter ajudado e se estiver equivocado em algo me corrijam, ok!?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Tu também pode utilizar um NTC de 10k e um 555 pra fazer um controle PWM e tambem o acionamento somente quando a superfície a ser refrigerada esquentar!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais