Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
artur43henrique

Somente 512MB de 2x512 são reconhecidos

Recommended Posts

Bom, primeiramente minha máquina:

Placa-mãe: PcChips M825G

CPU: AMD Duron 1.6GHz

Memória: 2x512MB DDR 333MHz

PV: XFX GF FX5200 128MB 64bits

HD: Maxtor 160GB IDE

SO: Windows XP Pro SP2

O processador ficou uns 3 anos rodando a 1.2GHz, pois a mobo estava configurada para trabalhar com clock de 100MHz. Resolvi procurar ajuda aqui, e descobri que tinha que mudar a posição de dois jumpers para que trabalhasse a 133MHz. A mudança não teve problemas, agora o Duron está a 12x133MHz, mas depois da mudança o sistema só reconhece 512MB de memória. Pensei em mau-contato, mas outros programas como o Everest e o CPU-Z reconhecem os dois pentes e suas informações corretamente. O que pode estar acontecendo?

Grato pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
A bios faz a contagem de 1 GB ?

Não, conta 512MB durante a verificação. Completando, o Everest detecta 512MB de memória física total, mas na seção Placa mãe>SPD lista dois pentes iguais de 512MB cada, o que está correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Teste os pentes separadamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Teste os pentes separadamente.

Vou tentar agora, só um momento... :lol:

Testei ambos os pentes separados em slots diferentes e funcionou sem problemas. No Everest, na seção Placa mãe>Chipset, só é reconhecido um pente. Poderia ser conflito com o clock do processador?

EDIT: Aqui está o resultado... coloquei os dois pentes de volta e liguei. O que aconteceu? A BIOS reconheceu 1GB, assim como o Windows e o Everest por completo! Reiniciei e estou de volta a 512MB... agora não sei o que pode estar acontecendo.

Compartilhar este post

Link para o post

E o BIOS, é a versão mais nova??

Dá uma olhada no suporte prá ver se tem uma versão mais nova, que possa ter corrigido isso.

Compartilhar este post

Link para o post
E o BIOS, é a versão mais nova??

Dá uma olhada no suporte prá ver se tem uma versão mais nova, que possa ter corrigido isso.

Não há outra maneira, atualize a BIOS.

Pois é, eu já a atualizei há mais ou menos um ano, mas a versão dela ainda é de 16/05/2005... Estou tentando entrar no site da PcChips mas parece que está fora do ar. Alguém sabe algum outro site onde posso baixar um update?

Compartilhar este post

Link para o post

As duas memórias são de marcas diferentes? O clock delas é diferente uma da outra?

São possíveis causas de conflito.

Se a BIOS reconhece 1 GB então não creio que seja problema com ela..

Compartilhar este post

Link para o post
As duas memórias são de marcas diferentes? O clock delas é diferente uma da outra?

São possíveis causas de conflito.

Se a BIOS reconhece 1 GB então não creio que seja problema com ela..

Elas são idênticas, mesma marca, modelo, clock... E a BIOS reconhece 1GB da primeira vez que os pentes são colocados, depois volta a reconhecer 512MB.

EDIT: Consegui entrar no site da PcChips, e descobri que a minha BIOS está atualizada (a mais recente é de 16/05/2005 mesmo)...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais