Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

controle de acesso


estev3s

Posts recomendados

estou montando uma rede wireless para compartilhar internet com meus vizinhos, gostaria de tirar algumas dúvidas..

1) há alguma maneira de ver todos os usuários conectados á rede? alguma forma ou algum programa que faça isso?

2) há como definir um administrador da rede?

3) há como desconectar um usuário, caso eu queira?

4) a velocidade da net numa rede wireless é mais ou menos a capacidade da banda dividida pelo numero de pcs?

grato, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou montando uma rede wireless para compartilhar internet com meus vizinhos, gostaria de tirar algumas dúvidas..

1) há alguma maneira de ver todos os usuários conectados á rede? alguma forma ou algum programa que faça isso?

2) há como definir um administrador da rede?

3) há como desconectar um usuário, caso eu queira?

4) a velocidade da net numa rede wireless é mais ou menos a capacidade da banda dividida pelo numero de pcs?

grato, abraço

Bom neste caso você deve ter um Radio wireless de nivel profissional.

Não caia na bobeira de pagar o mesmo preço em um AP Amador Tipo D-link DI524 e derivados.

Os melhores AP estão na faixa de 600,00 a 2.000,00 reais ( a maioria da marca SENAO) esses que vou citar não passam de 250,00 reais e eu os considero nivel profissional porque são os que as empresas licenciadas pela anatel usam para vender internet via radio nos interiores do aqui de Minas Gerais.

Alguns radios que fazem tudo isso que você citou e um pouco mais:

AP Router WR 254 = Melhor dos citados na minha opinião. dispensa a compra de firmware separado e o fabricante garante atualização de firmware gratuita.

Zinwell G220 = Se vier com firmware original faltará muita funçoes importantes comparado ao WR 254, fora isso tambem é um dos melhores.

Zinwell G120 plus = Ecxelente AP, hoje em dia ultrapassado pelo G220 não vale a pena compra-lo porque o G220 aceita Firmwares mais avançados e o G120 plus não.

EDIMAX EW-7209 = Otimo AP mas tive problemas com uma rede muito grande (muitos usuarios conectado ao mesmo tempo) e problemas de potencia no WDS.

AP GI LINK 2204 = Nunca usei mas me disseram que é muito bom porém a fornecedora aqui de Belo Horizonte - MG a Ceitel , parou de vende-lo pois o aparelho deu muito chamado para garantia.

Existem varios APs no mercado e muitos ate melhores do que esses que eu citei mas esses eu tenho certeza do que eu to falando.

Para maiores duvidas veja esta video aula que a propia empresa AP ROUTER disponibilisa para seus clientes.

Ou clique aqui e faça o downloads das aulas

Todo AP independetemente do Firmware segue o mesmo padrão para ser configurado. A diferença é que uns tem mais funçoes que os outros.

Quanto a suas perguntas as video aulas explica tudo. procure nas video aulas Controle de banda, controle de acesso e criptografia. são os tres principais fatores para se distribuir internet via radio com segurança e eficacia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sou novo aqui e to com um problema, nem sei mexe aqui no site direito e to meio em xoque, então se não era aqui que posta as duvidas desculpem, mas...

Coloquei internet via rádio aqui em casa, com velocidade 256kb, e tipo sei que o normal de download dela seria uns 35kb/s e o máximo que chegou aqui foi 15, ficando em média 10kb/s . Eu liguei no servidor pra ver o que era, o cara falo pra eu formatar, pois podia ser algum programa, formatei e não instalei nada, apenas os drives, conectei na rádio e nada, continua do mesmo jeito, liguei novamente e ele me disse que minha velocidade tava la 300kb, e nem sabia o que tava acontecendo. A conexão aqui ta como excelente, e eu ja não sei mais o que eu faço. Ajuda por favor :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sou novo aqui e to com um problema, nem sei mexe aqui no site direito e to meio em xoque, então se não era aqui que posta as duvidas desculpem, mas...

Coloquei internet via rádio aqui em casa, com velocidade 256kb, e tipo sei que o normal de download dela seria uns 35kb/s e o máximo que chegou aqui foi 15, ficando em média 10kb/s . Eu liguei no servidor pra ver o que era, o cara falo pra eu formatar, pois podia ser algum programa, formatei e não instalei nada, apenas os drives, conectei na rádio e nada, continua do mesmo jeito, liguei novamente e ele me disse que minha velocidade tava la 300kb, e nem sabia o que tava acontecendo. A conexão aqui ta como excelente, e eu ja não sei mais o que eu faço. Ajuda por favor :S

Bom, você disse que o sinal ta ecxelente então falta você conferir o nivel do ruido.

Apenas para você entender o que é o ruido leia a baixo faz de conta que você é o Servidor

Ruido (Noise): Outros Servidores com Acess Point no mesmo canal e mesma frequencia que você tipo 2.4ghz ou 5.2ghz etc.

O Ruido tambem é causado quando todos os Radios estão proximos e abusam da potencia maxima tipo 400mw desnecessario quando se tem clientes perto do AP.

Situação mais comum do Ruido: Você esta com seu Acess Point a 2.4ghz e 250mw de potencia e 20 clientes a 3km de distacia o mais longe.

Um belo dia seu vizinho liga um Acess Point no mesmo canal e frequencia que você e a 400mw de potencia querendo cubrir uma area de 500 metros.

Resultado, o Ruido (poluição de frequencias) aumenta mais para voce.

Então você tenta cubrir isso aumentando a potencia do seu AP de 250mw para 400mw tambem.

Resultado: todos os clientes de ambas as redes terão nivel de sinal Bom ou Ecxelente mas com nivel de Ruido Muito Alto deixando assim o trafego de informaçoes lento ou nulo.

Solução: ou você ajuda seu vizinho a configurar o radio dele (distanciar os canais e abaixar a potencia) ou um dos dois migra para frequencia mais cara de 108mb/s.

_________________________________

Outra explicação para sua baixa velocidade

Agora depende de quanto você paga ao servidor e ver se compensa mais contratar um serviço de internet diretamente na fonte tipo NEET, Velox, GVT etc.

A velox cobra R$140,00/mes por "1MB de velocidade" (128KB/s). O usuario é OBRIGADO A CONTRATAR Velox mais Serviço telefonico.

Um provedor Via Radio Licenciado pela Anatel cobraria R$50,00/mês por 65KB/s dependendo da Região Area Central ou fim do mundo onde o vento faz a curva. No fim do mudo obviamente é bem mais caro.

Se você mora no fim do mundo onde nenhuma destas operadoras atende, o jeito é se contentar com a baixa velocidade oferecida pelos Provedores Amadores Via radio, agora se tiver como contratar um Provedor Licenciado pela Anatel com certeza você terá mais qualidade na velocidade de acesso.

_________________________________

A questão é de quem você está comprado o serviço ?

Se não é o ruido, então seu provedor está com ecxesso de clientes suportados pelo Acess Point ou dificuldades de ajustar a posição das antenas e configurar o Controle de banda do equipamento. Ou ele não tem banda de internet suficiente para todos os clientes nao podendo cumprir com o contrato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o embalo...

você falou no G220... o firmware original não trabalha como roteador, somente como bridge...

mas como sou cabeça dura, tentei forçar ele a trabalhar como roteador, ai simplesmente não consigo mais acessar o rádio pelo cabo, não consigo conectar o wireless, porque ele jogou uma WPA de rede que não sei qual é, e posso resetar quando quiser, ele não volta ao padrão normal...

alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o embalo...

você falou no G220... o firmware original não trabalha como roteador, somente como bridge...

mas como sou cabeça dura, tentei forçar ele a trabalhar como roteador, ai simplesmente não consigo mais acessar o rádio pelo cabo, não consigo conectar o wireless, porque ele jogou uma WPA de rede que não sei qual é, e posso resetar quando quiser, ele não volta ao padrão normal...

alguma dica?

Para resetar ele segure o reset por 10 segundos depois solte. se não der na 1° tentativa vai dar na 2°.

e esse firmware tem a função de roteamento da internet, mas entre ele e o modem eu prefiro o modem roteando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

nao consigo acesso ao aprouter 254 ja tentei resetar e ele nao aceita o endereço http://192.168.2.1 isto ocorreu quando eu tentava alterar este endereço. como faço para descobrir o endereço que ele esta usando? tentei o tracert www.uol.com.br no cmd mas nao respondeu. desde já grato ednilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao consigo acesso ao aprouter 254 ja tentei resetar e ele nao aceita o endereço http://192.168.2.1 isto ocorreu quando eu tentava alterar este endereço. como faço para descobrir o endereço que ele esta usando? tentei o tracert www.uol.com.br no cmd mas nao respondeu. desde já grato ednilson

No site do fabricante do ApRouter 254 tem video aulas sobre quase todos os recursos do 254.

Inclusive atualização de firmware gratuita para produtos AP-ROUTER.

o link a baixo é das videos aulas asista direto no site.

http://www.aprouter.com.br/aulas/firmware7_1/manual_aprouter.html

ou

Baixe as video aulas (147Mb)

http://www.aprouter.com.br/aulas/video_aulas_aprouter.zip

Parece que você não conseguiu resetar, se ele não aceitar reset em ultimo caso tente uma atualição de firmware pelo TFTP.

Tambem é possivel que o botão de reset esteja com mal contato (falhando)

você pode tambem mandar um email para o suporte tecnico da AP-ROUTER informando o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Farleyx

Olá observei que você entende muito na área, se possível gostaria de contar com sua opinião na seguinte questão, tenho um G-220 com WAPPRO 5.1 gostaria de usar conexão PPPOE porém já vi não funciona. Por que queria PPPOE? R: vi no manual que assim todas as funções pelo menos funcionaria. O que preciso? R: Controlar banda e programas P2P (bloqueio) tantos nos computadores ligados a conexão LAN (via Switch) e computadores ligados a wireless, como mostra na imagem abaixo.

esquemava0.th.jpg

Qual a melhor maneira que você indicaria? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farleyx

Olá observei que você entende muito na área, se possível gostaria de contar com sua opinião na seguinte questão, tenho um G-220 com WAPPRO 5.1 gostaria de usar conexão PPPOE porém já vi não funciona. Por que queria PPPOE? R: vi no manual que assim todas as funções pelo menos funcionaria. O que preciso? R: Controlar banda e programas P2P (bloqueio) tantos nos computadores ligados a conexão LAN (via Switch) e computadores ligados a wireless, como mostra na imagem abaixo.

Qual a melhor maneira que você indicaria? Obrigado

beleza ?

Você pode deixar o modem roteado e ir abrindo portas para P2P etc. conforme o necessario na sua rede.

ou

Para o radio discar no modem (PPPOE), é necessario que o modem esteja no modo Bridge, para isso de um reset nele desabilite o DHCP do modem, e informe para o radio os servidores DNS Preferencial e alternativo da sua região. Para facilitar deixe o radio e o modem na mesma faixa de IP.

Feito isso o radio passa a gerenciar as portas de entrada e saída da rede e o modem vira uma peneira tentando tampar o sol. Um ivasor racker so vai ter que passar pelo radio o que não é muito fácil de se conseguir.

Agora quanto mais funcoes você ativar no radio juntando com um numero de clientes muito alto mais lerdo o radio fica. eu prefiro o modem roteando a net do que o radio pois ele tem chipset dedicado para isso.

Agora o modem tambem não pode ser qualquer um.

Se sua rede for grande compra um modem da 3Com.

DHCP = Uma função que quando ativada ela gera o IP automaticamente para todos os Micros ligados na rede para que nenhum tenha IP repetido.

O ideal para uma rede sem fio como a que você quer montar é que todos os micros estejam com IP Fixos e o DHCP esteja desabilitado no radio e no modem.

Assim caso alguem consiga clonar um MAC ou descobrir a senha da rede, ele ainda terá que saber o servidor DNS e a faixa de iP da rede o que não é muito difícil de descobrir para alguem que entenda do assunto mas isso ja vai descartar uma porção de leigos que ficam xeretando e roubando sinal, e cara que entende do assunto geralmente não rouba sinal de internet porque ele tem intenet e possivelmente deve estar enjoado de internet.

Agora o controle de banda para sua rede cabeada e WIFI. você terá que troca de radio. O G220 nao faz isso.

Eu ja tive problemas com esse radio que mesmo eu trocando o firmware ele nao ativou o controle de banda corretamente e e outros aparelhos nem funcionava.

Mas esse radio quando funciona corretamente é um dos melhores no assunto. Tenta a sorte talves eu seja Pé frio mesmo.

Outras marca...

APROUTER

GTS

OIW

SENAO

... essas marcas são boas e tem radios com a funçao que você precisa agora qual radio comprar vai depender de até quanto você quer gastar.

Eu usei radios da APROUTER por 3 anos e agora estou usando radios da OIW. nenhum deles queimou ainda e olha que alguns ja tomaram chuva embolou o sinal mas nao queimarão. muita sorte !!!

Porcausa da sua rede cabeada seu controle de banda deverá ser por MAC + IP ou so por MAC você decide. ... da na mesma. e amarrare o MAC ao IP.

valeu !!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...