Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
edu.

Capacitores

Recommended Posts

Eu to com serios problemas com capacitores, eu cabei de conhesse uns e estou me confundindo muito. C puderem postar ai uma imagen do aspecto fisico deli (real) e o simbulo usado nos esquemas alem de algum resuminho sobre como identificar a capacitancia (acho q é isso) tipo u valor em uF nF e tal....

Um exemplo da minbha confusão é, tipo eu peguei uns ceramicos e não sei ql u simbolo deles, e se tem tensão, só aparece neli um número tipo 104.

C alguem puder me ajuda agradeço muitoooooo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo, veja se isso ajuda...Boa Sorte!!!

http://www.eletronica.org/arq_apostilas/2/Capacitor.pdf

Cara, tipo isso n ajudo muito eu queria algo que mostrasse a imagem fisica do capacitor, seu simbulo em esquemas e como identificar tensão e capacitância (e polos c for eletrolitico). Entende?

valeu mesmo assim....

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, eu pesquisei e descobri algumas coisas que c eu postar acho que podem mostrar a vocês o que eu quero descobrir:

Eu descobri que os capacitores que eu etenho são Cerâmicos, Eletrolíticos e de Poliester.

Capacitores Eletroliticos

Descobri que no emcapsulamento há a descrição dele indicando a tensão em que ele atua e sua capacitância: 10v47uF (Tensão: 10v Capacitância: 47micro Farads)

Tambem há no encapsulamento uma listra que indica o polo negativo (-). E o simbulo do capacitor é:

imagemaq9.png

Seu aspecto fisico é:

capacitoreletroliticoyr0.png

Capacitores de Poliester

Não descobri quase nada. Apenas que em seu emcapsulamento vem um código: 2A333K

Seu aspecto fisico é:

caprpoliestercl11verdefh7.png

Capacitores Cerâmicos

Descobri que em seu emcapsulamento vem um número e uma letra. O numero indica sua capacitância em pF (pico farads): 104 = 100000pF = 100nF. E a letra indica sua tolerância (a eltra pode não estar exposta).

Seu aspecto fisico é:

250pxcapacitorceramicvaob2.jpg

Uma dúvida que me surgio foi: Se no esquema da placa aparecer o simbolo de um capacitor comun (apenas os dois riscos paralelos sem a polaridade) eu posso usar capacitores cerâmicos e/ou de poliester?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Uma dúvida que me surgio foi: Se no esquema da placa aparecer o simbolo de um capacitor comun (apenas os dois riscos paralelos sem a polaridade) eu posso usar capacitores cerâmicos e/ou de poliester?

Salve, edu.

Depende. Capacitores cerâmicos são mais usados em circuitos de rádio, de RF, e capacitores plásticos são mais usados em desacoplamento e filtragem.

Mas, dependendo do seu circuito, você pode utilizar tanto um como o outro, sem problemas.

Dá uma olhada nesses sites de fabricantes, talvez acrescentem mais conhecimento:

http://www.epcos.com/web/generator/Web/Sections/Home/Homepage,templateId=render,locale=en,sort=,contentId=-1,principals=epcos_21none_21_20_21_20,protected=false.html

http://www.vatronics.com/

Boas pesquisas.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é sem bem educação o que eu vou te perguntar, mas você não tem professor nesse teu curso não? Sabe, aulas de laboratório...

Pulando isso.

Onde estiver apenas 2 riscos você coloca um cerâmico, ou de tântalo ou então de poliester, o eletrolítico tem polaridade. Você irá SEMPRE optar pelo tipo de capacitor DESCRITO (escrito na forma de texto) no circuito, se não tiver nada descrito, opte pelo existente (existem capacitâncias que você não encontra em capacitores cerâmicos mas encontra em eletrolíticos, outros não encontra em poliester mas encontra em cerâmicos, e para os de tântalo, que são melhores porém mais caros, são muito poucas as capacitâncias existentes)...

os de poliester vem escrito da mesma forma como os cerâmicos, o primeiro número determina alguma coisa, depois a letra é algo, os ultimos 3 números são capacitância e a letra no final é tipo "Kilo pico" faradays... entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sei que é sem bem educação o que eu vou te perguntar, mas você não tem professor nesse teu curso não? Sabe, aulas de laboratório...

cara a gente na aula tav vendo asociação de resistores com tensão pra pratica eli de ohm. capacitores a gente n vio, to indu na frente de fominha.

Onde estiver apenas 2 riscos você coloca um cerâmico, ou de tântalo ou então de poliester, o eletrolítico tem polaridade.

cara, muitoooo obrigado!

os de poliester vem escrito da mesma forma como os cerâmicos, o primeiro número determina alguma coisa, depois a letra é algo, os ultimos 3 números são capacitância e a letra no final é tipo "Kilo pico" faradays... entendeu?

apesar de axar q você ia especifica tudo, eu entendi sim e gostei muito! vlwww

Ei: 1kF = 1nF ?? (eu vi isso num site http://prensadigital.com.br/pd1/2008/07/09/capacitores-de-poliester-metalizado-tabela-de-cores/)

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu ainda n descobri como c v a tensão dos capacitores de ceramica.

e tambem eu acho q u codigo do meu de poliester (2A333K) é 2V 333nF. certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Salve, edu.

1kF não é igual a 1nF.

A nomenclatura para um capacitor de 1nF (1000pF), seria equivalente à: 102 (cento e dois), ou, viria escrito 1000 (mil) mesmo.

Isso indica um capacitor de 1000pF (102 --> 10 + dois zeros).

1kF, se fosse a nomenclatura, iria corresponder a um capacitor de 1pF.

O 2A eu não sei, mas, o 333 é 33 + três zeros, o que dá 33000 (33000pF, ou 33nF).

Um capacitor de 100pF, p.ex. Sua representação pode ser essa: 101.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Salve, edu.

1kF não é igual a 1nF.

A nomenclatura para um capacitor de 1nF (1000pF), seria equivalente à: 102 (cento e dois), ou, viria escrito 1000 (mil) mesmo.

Isso indica um capacitor de 1000pF (102 --> 10 + dois zeros).

1kF, se fosse a nomenclatura, iria corresponder a um capacitor de 1pF.

O 2A eu não sei, mas, o 333 é 33 + três zeros, o que dá 33000 (33000pF, ou 33nF).

Um capacitor de 100pF, p.ex. Sua representação pode ser essa: 101.

[]'s

A parte da capacitancia tá ok mas a tensão dele? Em ceramicos a capacitancia é nu numero, e a tensão? E no caso do de poliester (2A333K) a capacitancia é 33nF e a tensã? (p.s.: Nu site q eu vi quando tem K du lado que dize q é em nF, ex. 333K = 333nF, da uma olhada nu link ali)

valeu! (tanta me explica a tensão plz!)

Compartilhar este post

Link para o post
Veja este documento da Xicon.

O 2A se refere a tensão de operação. Nesse caso, 100V.

E 333 é 33nF, ou 33KpF.

O K (2A333K), é a tolerância: 10%.

http://www.mouser.com/catalog/specsheets/XC-600181.pdf

[]'s

hmm

entendi!

2A123k = 100v 12nF +-10%

Agora os ceramicos, como eu identifico a tensão deles, já que impresso neles apenas um número que indica a capacitancia e/ou uma letra que é a tolerancia da capacitancia. Como eu vejo a tensão?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Agora os ceramicos, como eu identifico a tensão deles, já que impresso neles apenas um número que indica a capacitancia e/ou uma letra que é a tolerancia da capacitancia. Como eu vejo a tensão?

Consultando o datasheet do componente, no site do fabricante.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
na hora de comprar, é só pedir a tensão que você vai trabalhar.

Cara, acontece que eu não comprei, eu peguei numas placas velhas uns 50 capacitores ceramicos. Como eu posso sabe a tensão deles?

Compartilhar este post

Link para o post
veja a tensão de trabalho da placa velha...

Cara, eu tirei de uns carrinhos de controle remoto e seus controles. Os controles funcionam com 3v e us carrinhos com 6V. Mas eu não separei eles, misturei td. A tensão não é a mesma com uma folga (10v) ou algo assim?

Uma duvida paralelea, nd a v, como eu arrumo um topico como resolvido? Ja resolvi dois topicos meus e n consigo arurma elis.

Compartilhar este post

Link para o post
capacitores cerâmicos trabalham em baixa tensão, a tensão mais "baixa" que eu conheço que capacitores trabalham é de 16V.

Opaaa

valeu ai;]

Ta certo vou usa com 12v ou menos ;]

valeu ai!

Cara eu to com um circuito pisca led, c eu coloca um capacitor com a mesma tensão e uma capacitancia menor, u q vai acontece é u led pisca mais né, n vai queima nd certo?

piscaled31cm1.png

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais