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Marcos_Correia

Microsoft revela alguns detalhes do DirectX 11

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Como vimos rumores semana passada, ontem a Microsoft deu os primeiros detalhes do DirectX 11 na GameFest 2008, realizada em Redmond, Washington. No Shacknews podemos checar tais detalhes que foram revelados da nova versão que vai trazer novas funcionalidades mantendo a compatibilidade com o Windows Vista.

Segundo o Shacknews, a Microsoft mencionou que o DirectX 11 irá adicionar uma espécie de "calculador de sombras", uma tecnologia que irá "fazer com que o GPU seja usado além dos gráficos 3d". Além disso o DX11 também terá um recurso chamado de "tessellation" (tecelação) que irá fazer com que os modelos 3D se tornem mais suaves de perto (como a velha tecnologia TRUFORM da ATI), o mesmo ainda contará com um recurso multi-tarefa que auxiliará os desenvolvedores na criação de jogos que utilizem mais de um núcleo do Processador.

Curiosamente, o Shacknews citou ainda que o DX11 vai adicionar uma funcionalidade que permitirá que as placas DX10 e DX10.1 sejam compatíveis com o DX11. Porém aparentemente a Microsoft ainda não divulgou quais recursos do DX11 precisarão de um Hardware DX11.

Traduzido e adaptado por MKM de: http://techreport.com/discussions.x/15171

Fonte do Techreport: http://www.shacknews.com/onearticle.x/53810

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A Gigante de software Microsoft hoje revelou detalhes relativos DirectX 11, a última edição da sua API Gráfica para Jogos de Computador.

Similar ao DirectX 10, o software estará disponível somente no Windows Vista e futuras versões do sistema operacional da Microsoft. O DirectX 11 terá um calculador de sombras que irá acrescentar novas tecnologias que a Microsoft diz que permitirá que as GPUs sejam utilizadas "além dos jogos 3D", que permite que os desenvolvedores utilizem as placas como processadores paralelos.

DirectX 11 vai suportar "tessellation" "tecelação", um recurso que pode potencialmente ajudar os desenvolvedores a fazer modelos parecem mais suaves quando vistos de perto. O recurso multi-tarefa também será incorporado, tornando mais fácil para os jogos de utilizarem processadores multi-core na máquina do usuário.

A Microsoft também revelou que o DX11 que irá adicionar funcionalidades já existentes para hardware compatível com DirectX 10 e 10.1, embora ela não tenha esclarecido, quais são estas funcionalidades.

A data de lançamento da nova API ainda não foi informada, porém a Microsoft espera lançar mais informações em breve. Veja abaixo o resumo dos detalhes da nova API citados pela MS:

- Suporte Completo (incluindo todas as características do hardware DirectX 11) no Windows Vista, bem como futuras versões do Windows;

- Compatível com hardware DirectX 10 e 10.1, bem como o suporte ao novo hardware DirectX 11;

- Nova tecnologia calculador de sombras que estabelece as definições para que o GPU seja utilizado não só para gráficos 3D, de modo que os desenvolvedores possam usar a placa de vídeo como um processador paralelo;

- Suporte a multi-tarefa que permitirá o desenvolvimento de jogos que utilizem os processadores multi-core;

- Suporte para "tessellation" "tecelação", que irá melhorar a qualidade das cenas pré-renderizadas e renderizadas em tempo real, permitindo que desenvolvedores de jogos refinem os modelos tornando-se mais suave e atraente quando vistos de perto.

Traduzido e adaptado por MKM de: http://www.shacknews.com/onearticle.x/53810

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- Nova tecnologia calculador de sombras que estabelece as definições para que o GPU seja utilizado não só para gráficos 3D, de modo que os desenvolvedores possam usar a placa de vídeo como um processador paralelo;

- Suporte a multi-tarefa que permitirá o desenvolvimento de jogos que utilizem os processadores multi-core;

- Suporte para "tessellation" "tecelação", que irá melhorar a qualidade das cenas pré-renderizadas e renderizadas em tempo real, permitindo que desenvolvedores de jogos refinem os modelos tornando-se mais suave e atraente quando vistos de perto.

Traduzido e adaptado por MKM de: http://www.shacknews.com/onearticle.x/53810

parece uma otima ferramenta p o desenvolvimentio de jogos...

placa de video como processador paralelo, sendo q o processador sao 4 (quad)...

de software dessa vez estamos bem arranjados... mas e os jogos??? quando virao jogos assim monstru-ossos?

Osso p q vai ser duro p quem ja comprou um VGA fodastico,

osso p q temos o Crysis, q usa o x10 e pesa no micro!

Imagine um Crysis 2 x11, ate com extreme vai ser lerdao...

mas isso também é um pouco de achismo noiado meu ... :unsure: ou nao? :huh:

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Realmente é esperar pra ver.

Gostei da tecnologia de "usar a placa de vídeo além dos jogos", não é novo, mas isso embutido na API deve ajudar bastante, deve ser semelhante ao GGPU apresentado pela nVidia.

Agora, espero que a Microsoft trabalhe melhor essa versão do que a "caca" que ela fez com o DX10. Fez aquele auê todo e parece que não deu nenhum suporte às produtoras de games.

Infelizmente a Informática é assim, você compra uma coisa hoje, e amanhã descobre que quando a comprou ela já estava semi-desatualizada. rsrs Quem sofre com isso são os bolsos de nós pobres mortais. É aquela coisa, hoje em dia compensa comprar um XBox 360 e esquecer jogos novos no PC.

Duvido muito que o Crysis 2, leia-se Crysis: Warhead use pelo menos o DirectX 10.1, porque aparentemente ele já está em um estágio avançado de desenvolvimento. Se ele vier com suporte pelo menos a DX10.1 vai ser muito. DX 11 só no 3 e isso se a Microsoft realmente fazer valer a mudança.

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Me referi ao Crysis 2 e nao ao Warhead... q vale como Crysis 1.2 hehehehe

warhead vai ser mais leve q seu antecessor, passeio os zoio numa revista de games e um dos desenvolvedores afirmou isso

x11 so vem os primeiros games em 2009, é quase certo!

mas é lógico q os x11 vão ser meia duzias de jogos q vão usar com competencia, agora o sujeito tem q ser viciado, mas muito viciado, e ter muita grana também p sair e comprar um VGA so p rodar esses jogos monstr-osso

ou logico estar trocando a maq, ou dando um up...

o chato e q Crysis nao sai p o 360...

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