Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mandos_

Corsair VX550W parou de funcionar...

Recommended Posts

Saudações!

Aconteceu algo muito estranho comigo ontem a noite....

Comprei uma VX550W e fui substituir minha atual fonte (uma Dell h305n-00 de 305W reais) e tudo correu muito bem... Liguei minha nova HD 4850 e tal... Liguei o pc... Mandei a instalar os drivers da HD 4850 e fui jantar.

Quando voltei o pc estava desligado e quando fui liga-lo novamente eu não conseguia!!!! Percebi que a fonte estava alimentando normalmente pois o led de indicação na MOBO estava ligado, mas quando eu apertava o power no gabinete a fonte fazia que ia ligar mas não liga... O led da MOBO só pisca e o cooler da fonte só começa a girar e para logo em seguida....

O que pode ser???

Acho que vale a pena citar que lá em casa ta uma zona... Liguei o PC (fonte) num estabilizador de 300VA que tem ligado nele a fonte, o monitor e as caixas de som (parecido com esta). Este estabilizador está ligado em outro estabilizador de 300VA que tem ligado nele um modem e um router wireless. Esse segundo estabilizador está ligado na energia elétrica (tomada).

Será que essa gambiarra na energia pode ter causado algum problema na VX550W?

PS: Minha máquina ainda está ligada assim e com a fonte da Dell... Se ela guenta assim porque a VX550W que é melhor não guenta???

PS2: Eu sei! Vou comprar um filtro de linha decente e ajeitar essa gambiarra... :D

valeu galera..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, na boa acho que pro pau, ela não foi não. Fontes desse modelo da Corsair não precisam de estabilizador, é só espetar direto na tomada e ser feliz, só não lembro se ela tem bivolt automatico, mas se não tiver chaveie antes e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Então.... Ela é bivolt sim... Não tem chaveamento nenhum... PFC ativo...

Achei muito estranho isso acontecer. E também acho q ela não foi pro pau... Mas queria q ela FUNCIONASSE.... UIAHAIUhuiAAHuai

Pena que eu nao tenho outro micro pra ver se ela funciona...

Compartilhar este post

Link para o post

Faça o teste mais básico que é tentar ligar a fonte sem a placa mãe.....somente a fonte. Basta jumpear o fio verde com um preto no conector de 20/24 pinos. Se a fonte estiver boa, deverá ligar. Se não ligar, diga ADEUS e parta pra outra!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok... Quando eu chegar em casa vou ver isso....

Agora, o que poderia causar a morte da fonte nas condições descritas acima???

Sinistro...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda creio que ela não morreu, e que o problema é a gambiarra. Faça o teste aí que o Meira falou, se ela estiver ok, ligue-a direto na tomada. 300VA contra 550W reais (85% de eficiência), creio que aí está o problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ainda creio que ela não morreu, e que o problema é a gambiarra. Faça o teste aí que o Meira falou, se ela estiver ok, ligue-a direto na tomada. 300VA contra 550W reais (85% de eficiência), creio que aí está o problema.

Então, MKM... Eu já liguei ela direto na tomada também, e nada.... Só falta o teste que o Meira disse... Quando chegar em casa vejo se consigo...

Mas o que poderia causar tal comportamento? o.O

Compartilhar este post

Link para o post

2x estabilizadores ?

entendi.

Cara, compra um bom filtro de linha e chuta esses dois estabilizador para fora de sua casa.

E faz o teste da fonte ligar sem o PC.

Então.... Ela é bivolt sim... Não tem chaveamento nenhum... PFC ativo...

Só para te explicar que fonte chaveada não tem nada a ver com ter chavinha do bivolt ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar uma fonte dessa, capaz de fornecer 550W, num estabilizador que se conseguir fornecer 250W é muito, é mals hein!

Não to dizendo que com isso sua fonte tenha pifado, mas não é nada recomendado porque o estabilizador está sendo um grande limitador aí, além de não ajudar em nada na proteção, ainda mais se falando numa fonte dessa qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenha faltado dizer que eu voltei com a fonte que estava (aquela Dell) e o pc ligou normalmente...

Por isso acredito q seja algo na VX550W mesmo!!!

Chegando em casa vou fazer o teste.... (sem os estabilizadores...;))

Sinistro....

Compartilhar este post

Link para o post

Coloque a Corsair em outro computador e teste, se o problema continuar, é problema na fonte mesmo. O bom é que se você comprou em loja autorizada, eles te fornecem 5 anos de garantia, se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

Poizé, galera....

Cheguei em casa e testei jumpeando. E não é que a danada ligou normal??? O cooler ligou e só parou quando eu desliguei....

Aí fui e tentei again.... Nada... A mesma coisa....

Infelizmente eu não tenho outro micro pra testar... Vou ver se testo em outro micro... Se não conseguir testar em outro ou não funcionar vou acionar a garantia....

Isso ta com cara de defeito.... =/

Alguma outra ideia?

cya!

Compartilhar este post

Link para o post
Qual é mesmo sua configuração ?

Processador: Athlon 64 3800+

Memória: 3 GB DDR2 667 (2x 512 + 1x 2Gb)

Placa mãe: Vide anexo (imagem)

Placa de vídeo: Agora com uma Sapphire HD 4850

HD: 80Gb SATA + 250Gb SATA Seagate ST325031 0AS

post-371533-13884947668841_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Poizé, galera....

Cheguei em casa e testei jumpeando. E não é que a danada ligou normal??? O cooler ligou e só parou quando eu desliguei....

Aí fui e tentei again.... Nada... A mesma coisa....

Infelizmente eu não tenho outro micro pra testar... Vou ver se testo em outro micro... Se não conseguir testar em outro ou não funcionar vou acionar a garantia....

Isso ta com cara de defeito.... =/

Alguma outra ideia?

cya!

Para reforçar ou confirmar que a fonte está boa, repita o teste do jumper, mas dessa vez com alguma carga nas linhas de 3.3V, 5V e/ou 12V.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte de alimentação interage com a placa-mãe, dizendo à mesma se as tensões dessa fonte estão adequadas e dentro da especificação. Se isso for verdade essa placa mãe segurará a fonte "ligada" e o processo normal se estabelecerá. Se a fonte não "disser" para a placa mãe que suas tensões estão boas e dentro da normalidade, essa placa mãe não partirá e nem deixará a fonte se manter ligada.

Por isso que o teste do jump entre o fio verde e o preto (enganar a fonte) é sim um bom teste pois define se a fonte opera ou não, mas não é definitivo por si só.

As tensões dessa fonte poderão estar levemente deslocadas e desse modo ela não deve partir mesmo.

Por isso, para validar um teste de fonte nesse modo ai, jumpeando o verde com preto, se faz também necessário carregar as saídas com uma carga mínima e também se possível tomar algumas medidas de tensão dessas saídas.

Claro que o teste colocando a fonte em outro PC pode ser também uma boa indicação.

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post
Uma fonte de alimentação interage com a placa-mãe, dizendo à mesma se as tensões dessa fonte estão adequadas e dentro da especificação. Se isso for verdade essa placa mãe segurará a fonte "ligada" e o processo normal se estabelecerá. Se a fonte não "disser" para a placa mãe que suas tensões estão boas e dentro da normalidade, essa placa mãe não partirá e nem deixará a fonte se manter ligada.

Por isso que o teste do jump entre o fio verde e o preto (enganar a fonte) é sim um bom teste pois define se a fonte opera ou não, mas não é definitivo por si só.

As tensões dessa fonte poderão estar levemente deslocadas e desse modo ela não deve partir mesmo.

Por isso, para validar um teste de fonte nesse modo ai, jumpeando o verde com preto, se faz também necessário carregar as saídas com uma carga mínima e também se possível tomar algumas medidas de tensão dessas saídas.

Claro que o teste colocando a fonte em outro PC pode ser também uma boa indicação.

Abraço...

Opa, faller!

Acabei de testar a fonte em um outro computador aqui no trabalho e o resultado foi o mesmo...

Infelizmente não tenho os equipamentos necessários para realizar o teste com resistores (nem mesmo um multímetro eu tenho... Sim, eu sei, sou um pecador!)

Bem... Acho que o que me resta é acionar a garantia... O que mais me intriga foi que a fonte funcionou por cerca de 1 hora normal...

Vou entrar em contato com a loja e verificar os procedimentos pra garantia... Continuarei postando sobre o andamento disso!

Agradeço a todos pela ajuda....

Mas ainda gostaria de saber o que pode ter acontecido. Será que a fonte não consegue "dizer" pra placa mãe que está mandando tensões boas, aí a placa mãe recusa a tensão? Será que a fonte, por algum defeito nos componentes, não consegue mais entregar a tensão mínima para abastecer os componentes do computador?

Se alguém tiver alguma ideia/teoria, post it!

Compartilhar este post

Link para o post
Faller.

Eu tava vendo uma carga para fontes usando resistores.

Que resistores seriam bons para isso ?

Ou não recomenda ?

Abraço.

Compartilho a mesma dúvida! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Resistores de fio são bons para isso, pois são baratos e de elevada potência. Tenho um montão deles aqui que foram usados em alguns testes.....

Compartilhar este post

Link para o post
Faller.

Eu tava vendo uma carga para fontes usando resistores.

Que resistores seriam bons para isso ?

Ou não recomenda ?

Eu usava esse tipo de carga dai:

th_Cargaparafonte.jpg

Ai, além de colocar a carga tinha que pegar o multímetro e sair medindo.

Apareceu a chance de comprar esse pequeno instrumento ai de baixo e passei a adotá-lo para testar (não é teste de stress) as fontes antes mesmo de colocá-la num PC.

PSUTester01.jpg

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, novidades!

Acabei de colocar a fonte em uma P5SD2-X com um P4 HT 3.4 e não é que a danada funcionou????? (O pc não funcionou porque ta com algum problema na placa de vídeo....)

Agora fiquei mais cabrero ainda.... Será alguma coisa da minha placa mãe (espec)??? E o pior é que deu o mesmo problema no PC que eu testei do trampo, pena que eu não sei quais os componentes dele...

Eu já acionei a garantia, mas agora to na dúvida se devo ou não enviar o produto...

Alguma luz?

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, novidades!

Acabei de colocar a fonte em uma P5SD2-X com um P4 HT 3.4 e não é que a danada funcionou????? (O pc não funcionou porque ta com algum problema na placa de vídeo....)

Agora fiquei mais cabrero ainda.... Será alguma coisa da minha placa mãe (espec)??? E o pior é que deu o mesmo problema no PC que eu testei do trampo, pena que eu não sei quais os componentes dele...

Eu já acionei a garantia, mas agora to na dúvida se devo ou não enviar o produto...

Alguma luz?

Pode ser que os PCs do seu trabalho precisam de alimentação -5V que essa fonte não fornece por ter sido abolida pois hoje não necessita mais.

Checa isso aí ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ser que os PCs do seu trabalho precisam de alimentação -5V que essa fonte não fornece por ter sido abolida pois hoje não necessita mais.

Checa isso aí ;)

Chequei isso antes mesmo de plugar a fonte.... A fonte antiga que o pc estava era também sem a alimentação -5V.... E outra, a minha máquina também não utiliza a alimentação -5V e também não funcionou....

Não compreendo... :confused::confused::confused:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais