Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nesdro

Temperatura extrema da VGA E CPU

Recommended Posts

beleza galera, estou com um grande problema quanto a temperatura.

Tanto a minha placa de vídeo quanto o meu processador estão com uma temperatura muito altas.

Vendo pelo evereste e pelo pcpro (programa da asus que veio no cd da placa-mãe)

Placa-mãe em volta dos 43º

Processador Idle variando entre 40º e 50º. em jogos entre uns 63º a 69º e de vez em quando uns 72º.

Placa de vídeo idle eu não lembro, mas em jogos batendo no máximo a 60ª (algumas vezes a 61º,62º).

HD na casa dos 35ª.

As minhas configurações são as mesmas da assinatura. Mas pra ajudar a entender melhor vou colocar algumas imagens e links das peças:

Processador é um AMD Athlon 64 X2 Dual Core 6000+ AM2

com o cooler CPEX-9CU

a placa de vídeo é uma PCI-E Ge Force 8800GT XFX ALPHA DOG 512MB DDR3

com o cooler

VF900 ***** ZALMAN

a placa-mãe ASUS M2N SLI Deluxe

o gabinete um VCom WSK-878 Preto

e fonte Zalman 460B

Tentei investir no coolers mas pelo que vejo não adiantou o do processador custou R$100 e o da vga R$130.

A pasta térmica é uma AKAZA a base de prata.

O gabinete como pode ver na foto, possui um cooler de 8cm na altura do botão power jogando ar para dentro, e outra na parte superior de traz de 12cm jogando ar para fora.

A fonte como podem ver joga ar sobre si mesma e tem um sistema estilo cool'n quiet ou seja só roda o necessário, sendo assim sua função de exautor não é muito grande apesar de seu fan de 12cm.

os dois cooler tanto da vga quanto da cpu não esquentam tanto, teste: joguei até as temp baterem vga60º e cpu 70º desliguei na hora e meti o dedo, podia deixar lá a atrde toda que não idia me queimar. Já foram retirados e recolocados varias vezes, então problema de encaixe não é.

post-314087-13884947663875_thumb.jpg

post-314087-13884947664252_thumb.jpg

post-314087-13884947664451_thumb.jpg

post-314087-13884947664782_thumb.jpg

post-314087-13884947665101_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gabinete também tem a lateral gradeada. Ou seja não existe a possibilidade de um "turbilhão" ou mesmo uma corrente de ar dentro do gabinete. Pelo menos é o que eu acho.

Enfim, por isso tudo acredito que o problema é simples, tanto cooler da vga quanto o da cpu não são suficientes para aguentar os mesmos.

Como si pode ver foi um investimento errado.

Pretende melhorar isso, mas não quero comprar outras peças e ver tudo desmoronar de novo.

Queria que vocês me ajudasse. seja modificando alguma coisa ou mesmo comprando novos coolers ou mesmo um watercooler. Estou aberto a opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Me parece que é insuficiencia da sua fonte! voce pesquisou os coolers necesários para seu CPU?

insuficiência em que sentido?

sobre pesquisar, pesquisei sim. Escolhi esse modelo por ser de cobre e também porque ela jogar ar na placa-mãe também ajudando a resfriar os circuitos e o dissipador do chipset como você pode ver na img da placa-mãe. Vi que existiam também outros modelos com o mesmo padrão (jogando ar na placa-mãe), porém axhei esse mais bunito e também numa fiaxa de preço boa. Mas agora, estou aberta a investir pesado só quero opções boas pra poder acertar dessa vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Me parece que é insuficiencia da sua fonte! voce pesquisou os coolers necesários para seu CPU?

Rapaz... a Zalman 460APS aguenta com o pé nas costas essa configuração... Mas quanto ao problema, realmente não sei dizer o que pode estar acontecendo... mas acho difícil ser a fonte...

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz... a Zalman 460APS aguenta com o pé nas costas essa configuração... Mas quanto ao problema, realmente não sei dizer o que pode estar acontecendo... mas acho difícil ser a fonte...

É também não entendi o post do amigo, mas de qual quer forma preferir perguntar.

A fonte definitivamente não é um problema, só citei ela por que normalmente as fontes servem como exautores, mas citei justamente para exclarer que essa minha fonte não tem como papel ser exautor, pois ela não deixa o seu fan rodar no máximo para poder diminuir o barulho, em compensação o fluxo de ar que ela joga para fora é menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha,

Acredito que a temperatura da placa de vídeo está normal. Tenta da uma procurada na temperatura maxima ou operacional dela.

A temperatura do HD também parece boa.

você tem certeza que a pasta térmica e os dicipadores do CPU e do shipset estão bem fixados?

Compartilhar este post

Link para o post
Olha,

Acredito que a temperatura da placa de vídeo está normal. Tenta da uma procurada na temperatura maxima ou operacional dela.

é cara, pelo que vi em outros tópicos essa temperatura esta PERFEITA, praticamente todos que postaram suas temp que eu li estavam na casa dos 68º até uns 80º e estava tudo ok. Pelo que vi tb só é preoculpante se chegar a 90º-100º..

na faixa dos 80º-90º, esta um pouco alta.

na casa dos 70º-80º está ótimo.

e pelo que vi o meu é a única que não passa dos 60º

ufaa, estou aliviado, e feliz, afinal fiz as contas certas e comprei um cooler bom e barato R$130 VF900 ***** ZALMAN. :wub:

A temperatura do HD também parece boa.

Essa esta normal também, postei mais por referencia.

Mas ainda estou preocupado com o processador.

e um pouco em duvida sobre a temp da placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao processador, creio que ele está em uma temperatura normal, vendo que é lá pros 90º que geralmente é um risco. E o seu chega no máximo no 72 como já disse.

Configura lá pro PC dá um Shutdown quando o processador chegar nos 90º, que eu acho que é muito muito raro chegar, assim você joga aliviado sabendo que tem um sistema de segurança quando o processador chegar na zona de risco.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu uso o próprio asus probe pra fazer isso, assim. Ele manda um apto super alto pras caixas de som se a cpu ou a placa-mãe chegar a determinada temperatura.

Para a placa-mãe, o minimo para apitar é 45º a minha fica no máximo a 43º mas já aptou 2 vezes.

Para o processador o minimo para aptar é os 70º. Esse sim já aptou várias vezes.

Resumindo, o meu ideal, e objetivo também, é ter uma folga para esses minimos. Entende? querochegar a mais baixo que isso, consegui com a placa de vídeo que fikava 75 com fan stock, baixei pra 60, perfeito. pelo menos pra mim.

Mas o processador ainda fica na casa dos 70º (ou seja, aptando direto). e placa-mãe d vez enquando. Quero diminuir essas temperatura. Não sei si comprando um fan de 12cm melhor para usar de exaustor.

Tenho um coolerzinho dos antigos celerons 1.1ghz que roda a mais de 4.000rpm. pelo tamanhozinho dele você si surpreende ao colocar a mãe e sentir o vento que ele produz. Estou pensando em fixa-lo de algum jeito (não sei como) entre o cooler do processador e o dissipador do chipset virado para o exaustor. Entendeu?

assim acho que mato os 2 problemas. ajudo o cooler do processador a puxar mais ar, jogo esse ar na cara do dissipador da placa-mãe resfriando ela, e na direção do exaustor.

espor ter resultados, vou tentar fazer isso quando depois da facul.

Mas gostaria de outras opções e opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho, seu gabinete é super ventilado, e tem uma corrente de ar boa.

Tudo bem, como ja disse, que o processador naquela temperatura não é das piores, porém chegar a tudo isso com um boa ventilação, deveria se manter no máximo nos 60.

Compartilhar este post

Link para o post

é, pelo que vi em outros foruns, essa temperatura esta muito alta.

Com o cooler stock fica no maximo nos 60ª.

O meu fica a 70º.

To vendo que vou ter de trocar o cooler do processador. Estou pensando também em trocar o fan traseiro de 12cm, porque sinceramente, quando coloco a mão pra sentir o fluxo de ar dele, simplesmente quase não percebo ar passando (obs, ele é ligado direto em 12v).

Outra coisa que esqueci de citar, os quatro pentes de memória possuem dissipadores passivos de calor, ou seja mesmo em idle ao tocar nos dissipadores você percebe que estão bem quentes.

Não consegui colocar o cooler que citei antes entre o processador e o dissipador da placa-mãe. Estou pensando em coloca-lo ventilando essas memórias.

Mas enfim, o que vocês me sugerem?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tu disse q na frente tem um fan de 80 mm? esse fan n é suficiente pra por o ar pra dentro, vendo q o teu gabinete é obstruido na entrada frontal tu teria q colocar um fan lateral em cima do processador ou do dissipador do chipset, porque 70 graus é muito alta cara, apesar dele ser um processador q eskenta um pouco ta muito alta, ele deveria ficar a uns 40 em stock e n a 60, tem alguma muita errada ai..flwww

Compartilhar este post

Link para o post
Cara tu disse q na frente tem um fan de 80 mm? esse fan n é suficiente pra por o ar pra dentro, vendo q o teu gabinete é obstruido na entrada frontal tu teria q colocar um fan lateral em cima do processador ou do dissipador do chipset, porque 70 graus é muito alta cara, apesar dele ser um processador q eskenta um pouco ta muito alta, ele deveria ficar a uns 40 em stock e n a 60, tem alguma muita errada ai..flwww

então cara, uma coisa estou certo. Vou trocar os fans do gabinete.

Mas também estou pensando em comprar uns coolers novos para a CPU e GPU, mas não sei qual comprar.

Compartilhar este post

Link para o post
tenta remover a lateral asim mais ar entra e resfria as placas

A lateral do gabinete já é praticamente toda gradeada, como si pode ver na foto.

Minha dúvida é quando aos coolers.

Tipo, o que compensa mais.

Pelo que vi tenho duas opções, Comprar um cooler pra CPU que joga ar na placa-mãe, ou comprar um que jogar ar direto no exaustor e depois colocar um cooler na lateral jogando ar na placa-mãe.

Uma vez que a minha placa-mãe é daquelas que possui dissipador passivo no chipset.

Só não sei como fazer isso!

Compartilhar este post

Link para o post
tenta remover a lateral asim mais ar entra e resfria as placas

A lateral do gabinete já é praticamente toda gradeada, como si pode ver na foto.

Pelo que vi tenho duas opções, Comprar um cooler pra CPU que joga ar na placa-mãe, ou comprar um que jogar ar direto no exaustor e depois colocar um cooler na lateral jogando ar na placa-mãe.

Uma vez que a minha placa-mãe é daquelas que possui dissipador passivo no chipset.

Estou pensando em comrpar para a placa de vídeo o cooler HERMALRIGHT HR-03 PLUS ALL ALUMINUM VGA COOLER mais o cooler de 12cm com 90cfm que o pistolãobr tava indicando em outro tópico, os que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Meu pc não é tão bom quanto seu. Não chega nen perto ra falar a verdade! Heheheh

É um P4 3.0.

Ele roda na temperatura certa. Mas o meu gabinete tem um duto que liga o cooler da CPU à parte externa. E como o cooler original da Intel joga ar em cima da CPU o cooler pega ar frio de fora. Dai eu tenho 1 fan q retira o ar quente de dentro do gabinete.

Esprimente ver se não dá pra instalar um duto desses no teu gabinete.

Ah, eu tive um problema de aquecimento e resolvi ele trocando a pasta térmica e limpando o dissipador. Mas esse não deve ser o seu caso já que são peças novas certo?

Compartilhar este post

Link para o post

1. Pelo que vi tenho duas opções, Comprar um cooler pra CPU que joga ar na placa-mãe, ou comprar um que jogar ar direto no exaustor e depois colocar um cooler na lateral jogando ar na placa-mãe.

2. Estou pensando em comrpar para a placa de vídeo o cooler HERMALRIGHT HR-03 PLUS ALL ALUMINUM VGA COOLER mais o cooler de 12cm com 90cfm que o pistolãobr tava indicando em outro tópico, os que vocês acham?

1. No caso da sua placa mãe o ideal é um cooler que joga o ar na própria placa, eu recomendo o MaxOrb ou o BigTyphoon VX.

2. O hr-03 é para fans de 92mm, os únicos coolers de VGA que aceitam fans de 120mm sõa o Accelero S1 e o T-Rad², recomendo voce a pegar o accelero S1 V2 que é baratinho e muito bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, dei uma olhada nas especificações. E eles nãoa ceitam fans de 12cm. Esse accelero s1 v2, parece ser bom mesmo. Mas me diz uma coisa, ele possui os granpos para fixação do fan? ou o fan já vem com os grampos? Se não, como vou fixa-los?

Outra duvida. Outra dúvida, estava querendo compra pra CPU o THERMALRIGHT IFX-14 INFERNO FIRE, mas ai tem o problema da placa-mãe. ai eu fiquei sem opção. Estive pensando no big typhoon e troca o fan dele por outro. o que acha? Tem outra opção melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

tem não, melhor pegar o bigtyphoonvx e por um fan mais silencioso com uma pasta termica descente, pois a que vem nos coolers thermaltake é uma *****. e sobre o accelero voce pode amarrar o fan no dissipador, mas ele é bem largo, verifique se ele cabe no seu gabinete... e ainda somente compre o V2, no S1 normal não vem com dissipadores para todos os componentes da 8800gt

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, descidi comprar o accelero s1 v2 e o big phytoon. pelo que vi a SVC tem os melhores preços, melhor até mesmo que no ebay.

Eu li lá no site mas não entendi muito bem, poderia me explicar como eles trabalham? Formas de pagamento, opções de frete?

Compartilhar este post

Link para o post

pagamento é via paypal... mas como a svc é loja, necessáriamente vai ser cobrado 60% de imposto de importação e voce vai ter de ir no correio central de sua cidade (e se não tiver correio central vai ter de ser na central da capital do seu estado), retirar e pagar o imposto, se voce compra no e-bay de uma pessoa física, ou seja, não de uma loja, e o frete+produto fica menos de 50 dólares, vai direto para a sua casa sem pagar imposto... no ebay também vai ser pago via paypal...

Ebay ZIG:

Accelero S1 V2 US$23.95

http://cgi.ebay.com/ARCTIC-COOLING-Accelero-S1-VGA-Cooler-Heatsink-Rev-2_W0QQitemZ270255733693QQihZ017QQcategoryZ80151QQtcZphotoQQcmdZViewItemQQ_trksidZp1742.m153.l1262

Como o frete+cooler não vão ficar mais que 50 dólares vai direto para sua casa... :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais