Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rvs

Controlador de Motor DC

Recommended Posts

Pessoal boa tarde,

stou procurando um circuito para controlar um motor DC, tanto a velocidade quanto a rotacao, na velocidade, aumentar e diminuir e na rotacao, normal e inversa, mas q não use CI pra programar, se alguem tiver ou souber onde encontro fico muito agradecido....Desde ja obrigado!!!

P.S ja procurei nos topicos aqi e não consegui encontrar do jeito q qero.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

parece até simples isso que você quer...

Precisa aqui do seguinte.

PWM para controlar velocidade: Ela entra no "pino 1" do motor DC, pode ser gerada com um simples circuito de pwm com N555.

direção: Um circuito simples do tipo inversor com um transistor, quando entra tensão na base ele conduz pro terra e deixa o pino do coletor em "0V", entra zero na base ele joga o coletor para VCC...

use um CI de ponte H para fazer a acoplagem.

Funcionamento, ele funciona invertendo tudo... assim, se você está mandando o PWM com 100% do duty cicle, ele vai andar a coisa de 100% da velocidade máxima. Quando você mandar inverter o sinal jogando 0V na base do transistor você vai deixar a DDP em 0V, logo, o motor pára. Quando você jogar o PWM para 0% o seu motor irá girar a 100% da velocidade, porém agora ao contrário.

dê uma olhada no site robotroom.com lá tem uns esquemas muitos bons no robô BugDozer dele

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vou da uma olhada nesse site, mas se você puder disponibilizar o esquema desse q você descreveu, acredito q sera o sulficiente...valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

RVS, faltou dizer qual a tensão e corrente do motor...

Tem vários CIs prontos que fazem o controle, mas depende dos dados acima:

Este é só um exemplo de inúmeros outros:

http://www.datasheetcatalog.net/datasheets_pdf/B/A/6/2/BA6209_N.shtml

http://www.datasheetcatalog.net/cgi-bin/helo.pl?field=Nume&type=C&text=DC%20MOTOR&producedby=&action=Search&dela=31

Compartilhar este post

Link para o post

SOSCHIP... da próxima vez que eu precisar fazer uma bomba nuclear eu vou perguntar pra você se ja não existe um CI que faça a explosão HEhehehHEhehHE

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, seria um MOTOR simples ele a tensão dele e 12V, mas não da pra saber a corrente, mas acredito q seja bem baixa, se puder me disponibilizar o circuito, fico grato...valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu hobby é estudar (pesquisar) datasheets...hehehe.

Vai controlar velocidade por potenciômetro?

A reversão seria por chave ?

Compartilhar este post

Link para o post
parece até simples isso que você quer...

Precisa aqui do seguinte.

PWM para controlar velocidade: Ela entra no "pino 1" do motor DC, pode ser gerada com um simples circuito de pwm com N555.

direção: Um circuito simples do tipo inversor com um transistor, quando entra tensão na base ele conduz pro terra e deixa o pino do coletor em "0V", entra zero na base ele joga o coletor para VCC...

use um CI de ponte H para fazer a acoplagem.

Funcionamento, ele funciona invertendo tudo... assim, se você está mandando o PWM com 100% do duty cicle, ele vai andar a coisa de 100% da velocidade máxima. Quando você mandar inverter o sinal jogando 0V na base do transistor você vai deixar a DDP em 0V, logo, o motor pára. Quando você jogar o PWM para 0% o seu motor irá girar a 100% da velocidade, porém agora ao contrário.

dê uma olhada no site robotroom.com lá tem uns esquemas muitos bons no robô BugDozer dele

ola!colega..

você poderia disponibilizar esse circuito de gerar PWM com 555?

muito obrigado em advance

Francisco

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo SOSCHIP, sim a velocidade seria controlada por potenciomento e a reversao por chave.

Compartilhar este post

Link para o post

RVS, fiz um com componetes discretos e coloquei o circuito aqui:

http://projekit.com/diversos/controle_motor_dc.html

O PWM com 555 serve também para o colega fcobarcellos.

Depois completo a página, mas já pode montar com os valores que estão lá.

Para motores acima de 500mA, melhor usar darlingtons como TIP120 / 121 / 122.

Qualquer dúvida, pergunte.

Editado por soschip

Compartilhar este post

Link para o post

o PWM está no datasheet do N555, basta olhar lá, sugiro os datasheet da Texas instrument e Analog Devices, eles tem os datasheets mais "completos" e fazem menos rodeios.

Compartilhar este post

Link para o post
vou aproveitar pra elogiar o amigo soschip,porque esse rapaz e muito fera cara.Falei!!!

você tem razão colega, o SOSCHIP é tb muito atencioso assim como tambem são muito atenciosos os colegas moderadores...que atendem tanto os novatos como os avançados como o mesmo nivel de atenção e prontamente.

volta e meia é bom alguns elogios sinceros a quem merece.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, colegas... mas não para por aí...

Lembrando que esse PWM com 555 tem um controle de 1 a 99% do ciclo ativo.

Amanhã (já é hoje) colocarei um triplo PWM com ciclo de 0 a 100% com um unico CI que custa menos de 1,00 e tem em qualquer ''boteco'', como o 555.

_________

edição:

Neste fim de semana coloco mais circuitos de PWM.

Editado por soschip

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado, colegas... mas não para por aí...

Lembrando que esse PWM com 555 tem um controle de 1 a 99% do ciclo ativo.

Amanhã (já é hoje) colocarei um triplo PWM com ciclo de 0 a 100% com um unico CI que custa menos de 1,00 e tem em qualquer ''boteco'', como o 555.

Amigo SOSCHIP, primeiro lugar você e fera mesmo, muito bom o circuito, montei no simulador (PROTEUS), e queria perguntar algumas coisas:

1- com o capacitor de 10n no COMUM do potenciometro, ele praticamente não moveu, pelo menos no simulador, o movimento ficou muito lento, então coloquei um de 100n e ele ficou melhor.

2- com esse de 100n ele praticamente não para, mas e muito lento mesmo, lembrando q estou falando isso, pelo q vi no SIMULADOR, ainda não montei o circuito

3- por ultimo, tm essa mensagem de erro do SIMULADOR.

simuladorqg8.th.png

o q poderia ser esse erro???

Mas uma vez parabens...valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

Eu não uso simulador, mas não tenho nada contra que os usa. A bancada é o melhor simulador que se pode ter, pois nem sempre os simuladores virtuais aceitam configurações ''diferentes'' para um circuito integrado, e talvez isto esteja acontecendo. Será que quem projetou os simuladores testou todas as possibilidades de um circuito??? Talvez por isso o erro informando que R1 não está definido... ele não está no pino 7 !!!

A diferença básica deste circuito é que não usa o pino 7 para descarregar o capacitor, e sim o 3 para carregar e descarregar.

Quando o pino 3 está em '1', a corrente flui por um caminho: aquele em que o diodo está polarizado diretamente. Quando em nível '0', é pelo outro diodo. Observe que se o potenc. tiver exatamente no meio do curso, as resistências do centro para as laterais do pot. serão iguais, e portanto o tempo de carga e descarga do capacitor serão os mesmos, fazendo assim uma onda quadrada.

Se o pot. tiver todo para o lado que polariza diretamente o diodo de carga, o tempo do duty será o máximo porque teremos toda resistência do pot. para resetar o 555, por outro lado, quando resetar, teremos o diodo de descarga polarizado diretamente e assim, a resistência do pot será a menor fazendo com que o 555 seja setado rapidamente.

Quanto a frequência, é (quase) a mesma da fórmula do 555 na configuração de astável original usando o pino 7, ou seja: original F=1,44/(R1+2R2)xC

essa foi a formula que concluí: F=1,44/(2x(R1+R2))xC

R1 também é usado na carga e descarga, por isso também é multiplicado por 2.

F=1,44/202000x0,00000001

onde R1 é o resistor de 1K, R2 é o pot. e C é o cap de 10nF.

Por esta fórmula teremos uma frequencia aproximada de 712Hz.

Aí fica fácil alterar os componentes para ter a frequencia desejada.

Quando iniciei o site, me propus a apresentar circuitos alternativos aqueles que encontramos na net: uns exatamente as cópias de outros.

Também me comprometi em postar circuitos que funcionem e que já foram testados. Pode haver algum erro de edição, mas sempre estou revisando para corrigir possíveis falhas.

Pode montar que funciona!

Editado por soschip

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, tmb acho q esses simuladores não tem o mesmo efeito q se fazer na bancada, o problema e q stou sem os transistores, e queria v ele funcionando, sabe como e ne..rsrs mas vou montar ele no PRONTOLAB, mas uma vez valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
RVS, fiz um com componetes discretos e coloquei o circuito aqui:

http://projekit.com/diversos/controle_motor_dc.html

O PWM com 555 serve também para o colega fcobarcellos.

Depois completo a página, mas já pode montar com os valores que estão lá.

Para motores acima de 500mA, melhor usar darlingtons como TIP120 / 121 / 122.

Qualquer dúvida, pergunte.

Olá Amigo! Gostaria de saber se num acionamento de um motor semelhante a esse, a direção do motor poderia ser controlada também pelo potenciômetro.

Dessa maneira, ao girarmos o potenciometro totalmente para um lado o motor gira ~100% horario, enquanto que ao girarmos o potenciômetro para o outro lado o motor rode ~100% anti-horario. E no 'centro' da posicao do potenciometro o motor tender a ficar parado.

Agradeco desde ja a ajuda dos companheiros do forum!

Compartilhar este post

Link para o post

Féra eu já fiz isso e funcionou!

Só que utilizei potênciometro duplo, no centro deles ligamos o motor, nos extremos só invertemos positivo e negativo!

Compartilhar este post

Link para o post
Féra eu já fiz isso e funcionou!

Só que utilizei potênciometro duplo, no centro deles ligamos o motor, nos extremos só invertemos positivo e negativo!

usando só o potenciometro ou usando pwm junto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consegui só com o potenciômetro, mas tu pode usar nos terminais pwm!

Ta aih um esboço de como eu fiz..

Embora não tenha uma linearidade é possível controlar.

post-370240-13884948446733_thumb.jpg

Editado por Meiraneto

Compartilhar este post

Link para o post
Eu consegui só com o potenciômetro, mas tu pode usar nos terminais pwm!

Ta aih um esboço de como eu fiz..

Embora não tenha uma linearidade é possível controlar.

Para o meu projeto é necessario o uso do PWM! Mas agradeco a ajuda!!

No esquema postado pelo amigo soschip ja está incluido um potenciometro que faz a regulagem da largura dos pulsos emitidos pelo 555. A minha duvida é se da pra associar de alguma maneira esse potenciometro com a chave que determina o sentido de rotação do motor!

Um abraço a todos os amigos do forum, sempre dispostos a ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais