Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta térmica p/ CPU E GPU!


Posts recomendados

Pessoal, estou pra comprar uma pasta térmica para colocar no processador, e também na GPU, mas preciso da mesma pasta pros dois, pra economizar... A Artic Silver 5 pode ser usada tanto em CPUs quanto no GPU de uma HD4850?!

Ou seria melhor usar uma Artic Ceramiquè nos dois? A diferença de temperatura de uma AS5 pra uma Ceramiquè é muita?! Céramique = 15,00 na WAZ e a AS 25,00...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as duas são boas, tem basicamente o mesmo desempenho, só que a ceramic é universal, pode ser colocada em reguladores de tensão, coisa que as de prata não podem... logo a artic silver 5 pode ser colocada no gpu e cpu e chipset norte e sul, mas não nos dissipadores de vrms, mosfets das placas mãe e placa de vídeo, já a ceramic pode em tudo por ser completametne isolante elétrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as duas são boas, tem basicamente o mesmo desempenho, só que a ceramic é universal, pode ser colocada em reguladores de tensão, coisa que as de prata não podem... logo a artic silver 5 pode ser colocada no gpu e cpu e chipset norte e sul, mas não nos dissipadores de vrms, mosfets das placas mãe e placa de vídeo, já a ceramic pode em tudo por ser completametne isolante elétrica

Huum sim sim entendi... Bom, depois de pesquisar bastante, li alguns reviews e optei pela OCZ Freeze, que tem desempenho praticamente idêntico à Artic Cooling MX-2, e pode ser utilizada tanto em GPU quanto em CPU também...

"Tested with Intel Core 2 Duo E6300 overclocked at 2.8GHz, the MX-2 beats Arctic Silver 5 by 2'C in both idle and full load."

E em um 1 x 1 contra a OCZ, a OCZ perdeu por meio ºC da MX-2... E como não tem metal na composição, não apresenta condutividade... por 22,00 na Kabum, é uma pechincha ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha bem... não é bem assim não... nenhuma pasta termica vai APRESENTAR CONDUTIVIDADE, mas praticamente todas elas possuem POTENCIAL ELÉTRICO, somente as pastas termicas de ceramica são realmente isolantes elétricas... logo a sua OCZ Freeze NÃO PODE SER COLOCADA EM MOSFETs E VRMs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha bem... não é bem assim não... nenhuma pasta termica vai APRESENTAR CONDUTIVIDADE, mas praticamente todas elas possuem POTENCIAL ELÉTRICO, somente as pastas termicas de ceramica são realmente isolantes elétricas... logo a sua OCZ Freeze NÃO PODE SER COLOCADA EM MOSFETs E VRMs

Ah não, quanto a isso tranquilo, não será usada, só vou usar na GPU e CPU mesmo... o resto será refrigerado só com ventilação forçada mesmo...

Acho que com essa pasta térmica e com a GFXChilla que comprei a 4850 vai rodar geladinha né... heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, um colega do fórum mandou-me um PM, mas vou responder aqui no tópico, para talvez suprir a dúvida de mais alguém que a tenha, segue a questão:

tudo bom evepainkiller? amigo ví o seu topico lá no forum eu estou em duvida, entre duas pastas a noctua nt-1 e a ocz freeze que você comprou, saberia me dizer qual a melhor? o preço é parecido, o que você acha? e outra questão também, sabe quanto dura cada uma das duas?

Resposta:

http://www.elitebastards.com/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=569&Itemid=27&limit=1&limitstart=2

OCZ bateu por uma boa margem algumas das melhores e mais famosas do mercado, por diferenças que chegaram a 9ºC, como a Artic Cooling MX-2 e a Noctua NT-H1...

Essa pasta custa 22,00 na Kabum, ou seja, mais barata que AS5, e acredito, depois desses reviews, se não for tão boa quanto, é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saibot, na overclockerspulse que você colocou ai, a OCZ ganhou pow, veja o gráfico, 3º a menos em load e 2º a menos em idle... OCZ = laranja no gráfico, Noctua = verde...

Nos outros reviews, o que dá pra ver é que as pastas são totalmente equivalentes... não havendo muita diferença nas temperaturas... ou seja, ambas seriam sim ótimas escolhas...

pistolão, a chill factor parece boa mesmo, o complicado é encontrá-la né... heheh

Mas qualquer uma dessas pode ter certeza que funcionará mt bem...

Edit:

A propósito, alguém conhece essa Liquid Pro, pasta que bateu a chill factor? Eu nunca ouvi falar... alguém sabe se há disponibilidade no Brasil?

http://metku.net/index.html?path=reviews/chill-factor-liquid-pro/index_eng3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu tive a oportunidade de testar pessoalemente todas essas pastas abaixo e posso afirmar com certeza que elas ficam assim em ordem de qualidade:

1º Thermalright Chill Factor (veio no meu cooler)

2º OCZ Freeze extreme (amigo me deu para testes aqui em dizendo ser a melhor de todas, chill factor ficou igual ou melhor)

3º Noctua NT-H1 (comprei para testes)

4º Artic Cooling MX-2 (veio no meu cooler)

5º Zalman ZM-STG1 (veio no meu cooler)

6º Artic Silver 5 (minha primeira pasta termica)

7º Artic Ceramic (comprei para por nos meus PWMs)

8º Akasa AK-450 (amigo me troxe por teimar comigo que era igual a AS5)

Posso afirmar com certeza, testei de diversas formas, e ainda acrescento o seguinte, a maioria das pessoas NÃO SABEM COMO PASSAR PASTA TERMICA, basicamente voce tem 3 tipos de pastas termicas, as massas, liquidas e viscosas:

Liquida: A única pasta termica liquida que eu já vi e testei é a liquid pro, que todos falam que é o Ó do BorogodÓ e nunca mais coloco em nada, pois ela CORROE A MAIORIA DOS METAIS COM O TEMPO e ainda não tem todo esse desempenho que falam não, e olha que eu testei com um dissipador lapidado, ela já perde para uma Noctua NT-H1 e custa muito caro... somente vale a pena se voce for usar em um dissipador 100% de cobre... e olhe lá, basicamente as liquidas voce só pinga no centro do processador e pressiona o dissipador contra ele e roda...

Massa: como a zalman ZM-STG1, sim moçada ela é de massa, ela vem liquida do frasquinho aviadadu de :wacko: ismaltizim :wacko: e seca e vira uma massa, e a zalman pede para voce passar ela no dissipador e processador, que vira recheio de bolo de tanta massa depois que seca, por isso saibot84 os reviews dela são horriveis, o correto é voce aplicar ele como se fosse liquida, mas logo antes de voce colocar o dissipador, pois ela seca em 20 segundos, logo é sujar o centro, apertar o dissipador contra o processador, e girar para espalhar... Se voce conseguir espalhar ela completamente enquanto liquida em um dissipador lapidado, ela faz uma camada ultra fina e uniforme, e tem um desempenho incrível, cehga a bater a ocz freeze extreme, noctua NT-H1 e thermalright chillfactor. Agora pasta termica de massa mesmo, como as que vem na base do cooler box intel são horriveis e nem se deve discutir como melhor aplicálas...

Viscosas: são a maioria das pastas termicas de qualidade, aqui todos cometem o erro de espalhar com uma espátula a pasta no processador e esfregar no dissipador, quando o correto é esfregar nos 2... pegue um saco plastico de compras, use como luva em volta do seu dedo indicador, pigue a menor quantidade o possível no meio do processador e espalhe bem, como se estivesse encerando um carro, e depois a sujeira que fica ainda na ponta do dedo, voce espalha na base do dissipador, esfrega bem esfregado, coloque o dissipador e pressione e rode antes de prender na placa mãe...

E para os chatos de plantão eu limpei todas com alcool isopropílico até não sair nenhuma manchinha cinza no papel toalha...

Agora a pasta termica que eu recomendo mas ainda não pude testar, e está fazendo muito sucesso pela net é a Tuniq TX-2 está botando todas as outras no chão... e custa lá fora só 3 dólares... :P apesar de ver outros reviews na net onde ela fica abaixo da noctua, mas isso é só testando mesmo...

E tomem cuidado com pastas que se dizem não condutoras elétricas, pois todas elas não conduzem energia... o que voce deve se preocupar e se elas não apresentam POTENCIAL ELETRICO... pois aqui que mora o perigo... toda pasta termica a base de metal possui potencial elétrico, não importando o quando isolante elétrica ela faz propaganda, as únicas pastas térmicas que são realmente isolantes e não tem potencial elétrico são as de cerâmica e somente elas podem ser usadas em PWMs, VRMs e Mosfets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu tive a oportunidade de testar pessoalemente todas essas pastas abaixo e posso afirmar com certeza que elas ficam assim em ordem de qualidade:

1º Thermalright Chill Factor (veio no meu cooler)

2º OCZ Freeze extreme (amigo me deu para testes aqui em dizendo ser a melhor de todas, chill factor ficou igual ou melhor)

3º Noctua NT-H1 (comprei para testes)

4º Artic Cooling MX-2 (veio no meu cooler)

5º Zalman ZM-STG1 (veio no meu cooler)

6º Artic Silver 5 (minha primeira pasta termica)

7º Artic Ceramic (comprei para por nos meus PWMs)

8º Akasa AK-450 (amigo me troxe por teimar comigo que era igual a AS5)

Posso afirmar com certeza, testei de diversas formas, e ainda acrescento o seguinte, a maioria das pessoas NÃO SABEM COMO PASSAR PASTA TERMICA, basicamente voce tem 3 tipos de pastas termicas, as massas, liquidas e viscosas:

Liquida: A única pasta termica liquida que eu já vi e testei é a liquid pro, que todos falam que é o Ó do BorogodÓ e nunca mais coloco em nada, pois ela CORROE A MAIORIA DOS METAIS COM O TEMPO e ainda não tem todo esse desempenho que falam não, e olha que eu testei com um dissipador lapidado, ela já perde para uma Noctua NT-H1 e custa muito caro... somente vale a pena se voce for usar em um dissipador 100% de cobre... e olhe lá, basicamente as liquidas voce só pinga no centro do processador e pressiona o dissipador contra ele e roda...

Massa: como a zalman ZM-STG1, sim moçada ela é de massa, ela vem liquida do frasquinho aviadadu de :wacko: ismaltizim :wacko: e seca e vira uma massa, e a zalman pede para voce passar ela no dissipador e processador, que vira recheio de bolo de tanta massa depois que seca, por isso saibot84 os reviews dela são horriveis, o correto é voce aplicar ele como se fosse liquida, mas logo antes de voce colocar o dissipador, pois ela seca em 20 segundos, logo é sujar o centro, apertar o dissipador contra o processador, e girar para espalhar... Se voce conseguir espalhar ela completamente enquanto liquida em um dissipador lapidado, ela faz uma camada ultra fina e uniforme, e tem um desempenho incrível, cehga a bater a ocz freeze extreme, noctua NT-H1 e thermalright chillfactor. Agora pasta termica de massa mesmo, como as que vem na base do cooler box intel são horriveis e nem se deve discutir como melhor aplicálas...

Viscosas: são a maioria das pastas termicas de qualidade, aqui todos cometem o erro de espalhar com uma espátula a pasta no processador e esfregar no dissipador, quando o correto é esfregar nos 2... pegue um saco plastico de compras, use como luva em volta do seu dedo indicador, pigue a menor quantidade o possível no meio do processador e espalhe bem, como se estivesse encerando um carro, e depois a sujeira que fica ainda na ponta do dedo, voce espalha na base do dissipador, esfrega bem esfregado, coloque o dissipador e pressione e rode antes de prender na placa mãe...

E para os chatos de plantão eu limpei todas com alcool isopropílico até não sair nenhuma manchinha cinza no papel toalha...

Agora a pasta termica que eu recomendo mas ainda não pude testar, e está fazendo muito sucesso pela net é a Tuniq TX-2 está botando todas as outras no chão... e custa lá fora só 3 dólares... :P apesar de ver outros reviews na net onde ela fica abaixo da noctua, mas isso é só testando mesmo...

E tomem cuidado com pastas que se dizem não condutoras elétricas, pois todas elas não conduzem energia... o que voce deve se preocupar e se elas não apresentam POTENCIAL ELETRICO... pois aqui que mora o perigo... toda pasta termica a base de metal possui potencial elétrico, não importando o quando isolante elétrica ela faz propaganda, as únicas pastas térmicas que são realmente isolantes e não tem potencial elétrico são as de cerâmica e somente elas podem ser usadas em PWMs, VRMs e Mosfets.

Opa, ótimas explanações... Onde eu encontro na net a Thermalright disponível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode pegar qualquer uma dessas 3: thermalright Chill Factor, OCZ Freeze extreme, Noctua NT-H1, elas são ótimas e tem praticamente o mesmo desempenho, a vantagem da chillfactor é que ela transefere bem mais calor em temperaturas abaixo de 30ºC, mas acima disso ela tem basicamente o mesmo desempenho da OCZ e da Noctua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode pegar qualquer uma dessas 3: thermalright Chill Factor, OCZ Freeze extreme, Noctua NT-H1, elas são ótimas e tem praticamente o mesmo desempenho, a vantagem da chillfactor é que ela transefere bem mais calor em temperaturas abaixo de 30ºC, mas acima disso ela tem basicamente o mesmo desempenho da OCZ e da Noctua...

Bom, tive um problema com a loja que iria me enviar a OCZ, ela estava em backorder, então não tinham pra me entregar à pronta entrega. Dei uma pesquisada na net e acabaei comprando na Delta5, é uma loja daqui de Curitiba mesmo, muito confiável e atenciosa na entrega, me mandaram via motoboy e chegou rapidinho... Detalhe... São distribuidores oficiais Thermalright, peguei a Chill Factor por 22,00 + frete, bom d+ :D Recomendo a loja. Só mais uma coisa Pistolão, a Chill Factor pode ser usada no GPU também né?

onde eu acho a chill factor?

To procurando e não acho...

Procura em www.delta5.com.br, foram atenciosos comigo, e veio rapidinho, conquistaram a confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode sim toda pasta termica pode ser usada em CPU, GPU e chipset, só em VRMs, PWMs e Mosfets que se deve usar a de ceramica, e ainda, para quem usa water cooler, sempre é recomendado usar de ceramica em tudo pois se vazar liquido refrigerador isolante eletrico, ele não dá curto, mas se cair num lado desses que sobra pasta termica de metal, pode diluir ela e causar curto...

Agora vamos ser bastante claros numa coisa a chillfactor é boa pois consegue mais transferencia de calor em temperaturas baixas, se seu overclock fica em temperaturas acima de 35ºC em IDLE melhor voce pegar uma a base de prata pois conseguem temperaturas melhores quando passa de 50ºC no stress, logo, nesses casos o recomendável é a OCZ freezer extreme ou a noctua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode sim toda pasta termica pode ser usada em CPU, GPU e chipset, só em VRMs, PWMs e Mosfets que se deve usar a de ceramica, e ainda, para quem usa water cooler, sempre é recomendado usar de ceramica em tudo pois se vazar liquido refrigerador isolante eletrico, ele não dá curto, mas se cair num lado desses que sobra pasta termica de metal, pode diluir ela e causar curto...

Agora vamos ser bastante claros numa coisa a chillfactor é boa pois consegue mais transferencia de calor em temperaturas baixas, se seu overclock fica em temperaturas acima de 35ºC em IDLE melhor voce pegar uma a base de prata pois conseguem temperaturas melhores quando passa de 50ºC no stress, logo, nesses casos o recomendável é a OCZ freezer extreme ou a noctua...

Hum sim sim, entendi... Bom, acho que minha GPU não vai chegar a 50º não... Comprei um GFXChilla e a Thermalright, num casemall K100 com ventilação forçada por 3 fans de 120mm 90 cmf e 19db... pc vai ficar geladin geladin, e bem silencioso... heheh... mais pra frente só um iceage 120 pra fechar e poder dar um overzinho no cpu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...