Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
cirso

Gerador para farol bike (led) - indução

Recommended Posts

Pessoal, achei um artigo interessante na net sobre um gerador de bike para faróis de led, coisa super simples:

http://ondepedalar.com/xoops/modules/news/article.php?storyid=181

fotos:

img479e23623f58d.jpg

img479e25c644156.jpg

"um sistema em que os impulsos elétricos gerados pela passagem dos magnetos presos nos aros em frente a uma bobina presa no quadro já são o suficiente para a sinalização traseira, o pisca-pisca. Para a lanterna dianteira, este sinal é retificado e passa a alimentar pequenas baterias que iluminam o caminho, mesmo por algum tempo depois de a bicicleta parada. Pedalando, tem luz que não acaba mais. É parecido com o sistema dos ciclocomputadores, somente sendo necessários mais pontos nos aros"

Ele tem a vantagem de não ser mecânico (não pesa no pedalar)

Segundo um anúncio que o cara tinha no ML (não vende mais):

"Vantagens:

1- Não é necessária a utilização de pilhas nem baterias. É pedalar e já estará funcionando. Não se preocupe mais em ficar recarregando pilhas.

2 - Efeito piscante. Uma vez que gera pulsos, voce naturalmente terá efeito piscante dos Leds ideal para sinalização em bikes principalmente em condição de baixa luminosidade.

3- Não tem atrito. Diferente dos antigos dínamos, o BIKE GENERATOR não aumenta a força que voce faz para pedaral.

4- Leve. Pesando somente 120 gramas é mais leve que um jogo de baterias.

5- É possivel a utilização de baterias recarregaveis para obtenção de luz contínua. Dessa forma, é possivel recarregar a bateria enquanto é dia e usar luz contínua durante a noite.

Especificação:

tensão: 3,7 volts

Corrente: 600 miliampares cada pulso

Capacidade de acendimento: 30 Leds para piscante

5 leds para acendimento contínua recarregando bateria

Capacidade de recarregamento: 3 pilhas recarregaveis "

Lembrando que o material foi patenteado por ele (embora em sites gringos existam N esquemas de geração de energia para bike)

Tenho curiosidade de saber como poderia ser feito um desses e que tipo de materiais seriam necessários?

Valeu moçada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela foto, me parece um carretel de tranformador com fio enrrolado e um abraçadeira para prende-lo no garfo da bike! não da para ver se tem algum tipo de metal colocado no núcleo do carretel!, o principio seria a de uma indução por parte dos imãs fixo nos raios da roda na bobina... gerando pulsos de tensão..., dependendo da "força" dos imãs fixos nos raios, você consegue obter uma bao tensão/Corrente da bobina enrrolada no carretel... sendo possivel sim, usa-la para alimentar um pequeno carregador de pilhas...

espero ter ajudado...

Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso funciona como as bobinas de luz de motos.Onde o ima gira em volta da bobina provocando um campo magnetico q produz uma certa tensão.Mais e bem interesante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×