Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interruptor meia luz(Resolvido)


jorgeletronico

Posts recomendados

galera to montando um interruptor por controle remoto q controla o estado de uma lampada ou seja acesa e apagada.Ja ate montei o controle remoto ,usando um como carcaça um carregador de celular,o resto do circuito esta numa protoboard e funciona perfeitamente.Agora qro inovar ,e colacar meia luz tbem ou seja um clique acende ,outro meia luz ,outro apaga e assim por diante.Ja montei o circuito ,so que to com uma duvida ,o diodo pra cortar metade da corrente alternada ,como eu ligaria,teria q ligar entre fase e neutro??????Estou fazendo assim no meu circuito : Dois reles,o segundo esta com seu contato NF ligado a entrada de ac do primeiro rele,quando aperto o botao do controle o primeiro rele atraça e a luz acende,porém quando aperto novamente o segundo rele atraca cortando a energia do primeiro e apagando a luz ,so que ta ai minha duvida com ligar a lampada com o diodo no segundo rele pra ele somente dar meia luz??????Agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cada uma das chaves representa um dos relés. Um relé na entrada e outro em paralelo com o diodo.

Na posição mostrada a lâmpada está apagada. Se fechar o primeiro relé a lâmpada acende fraco, pois estará em série com o diodo. Se fechar o segundo a lâmpada acenderá forte, pois o diodo será by-passado pelo contato do segundo relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...