Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ressucitando Pentium MMX 233MHz


thiago_hmc

Posts recomendados

Olá,

Possuo um pentium 233MHz, com placa mãe Asus, e sei que seus dispositivos estão funcionando, rede, som, I/O, etc..

Mas o estado do HD (de 3Gb >.<) é precário, lotado de badblocks, e simples mente não é mais reconhecido pela máquina.

Quero simplesmente colocar outro Hd,então algumas perguntas aparecem:

-Como saber qual HD será compatível com a minha placa mãe ? Basta que seja um HD IDE qualquer ?

-Existe um limite de tamanho? 40Gb, 80Gb ou isso é indiferente?

obs:o antigo é de 3Gb !

Espero pela resposta, grato, Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É certo que a sua placa mãe tem um limite para o tamanho do hd sim. Pode ser de 8GB ou talves mais. Se você souber o modelo da placa mãe ficará mais fácil ajudá-lo.

Bem, é uma Asus sp97-V

Outra coisa, tentei dar boot por um cd feito com o BartPE, que possui algumas ferramentas para manipular partições, mas nem o boot pelo cd funcionou:

No System Emulation, Type 00

Foi o erro q apareceu =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cealmei obrigado pela dica, mas estou cogitando fazer outra coisa agora.

Vou precisar muito de conselhos:

Já que vai dar um bom trabalho para inicializar qualquer coisa no pc antigo (bem antigo XD), pois tentei mais de um de de boot e cada um dava um erro diferente...

Eu estou pensando em colocá-lo no meu pc atual, e através dele tentar "tratar" do disco, executando o Zerofill que está aqui no site mesmo e que serve para tratar bad blocks de Hds Quantum.

Mas:

1-O pc atual possui serial Ata 133, terei problemas em colocar o antigo (IDE) nele ?

2-O meu pc atual corre algum risco? >.<

3-Mesmo que o pc atual não reconheça o antigo eu poderei ter acesso à ele através de outros programas ?

4-Terei problemas para que ele seja reconhecido se deixá-lo como master e colocar no serial secondary, para que seja reconhecido como secondary master ?

São muitas perguntas mas acredito que me ajudarão e darão segurança para que eu alcance meu propósito =/

PS:Upgrade da bios está fora dos planos, pois a placa mãe é antiga e possui MASK-ROM, e até aonde eu sei esse tipo de rom só pode ter um upgrade trocando o chip e não por software T_T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for por um defeito mais sério, não há nada que possa ser feito com esse hd, já que não é mais reconhecido. Mas você ainda pode usá-lo como peso de papel!!

De qualquer forma antes de mais nada dê uma olhadinha no setup e veja se por acaso a controladora IDE não está desabilitada. Seria bom testá-lo na outra interface, com outro cabo flat também.

Mas respondendo suas perguntas:

1.: Seu pc atual possui Interface Parallel ATA 133, não teria problemas em colocar o hd antigo;

2.: você poderá correr riscos sim se a placa lógica do seu hd estiver em curto, com risco de danificar a porta IDE de seu pc novo;

3.: O pc deve reconhecer o hd no setup para que qualquer outro programa possa reconhecê-lo também, exceto no caso da porta ide estar apenas desabilitada.

4.: Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei em no outro pc com um flat diferente, e o computador não reconheceu e indicou:

ATAPI incompatible

press F1 to continue

Coloquei o hd como secondary master e apareceu este erro.

Sobre checar se a IDE está habilitada, eu vou dar uma olhada na máquina antiga mas mesmo que seja esse o problema não vou conseguir fazer nada no hd porque os programas para diagnóstico e formatação, etc de HDs estão nos CDs de boot, e NENHUM deles deu boot na máquina antiga.

É necessário checar a IDE no outro PC então ? (o mais novo) habilitar a IDE na outro interface (se essa estiver desabilitada) pode resolver o "ATAPI incompatible" ?

Grato mesmo pelas tentaivas de ajuda ^^

Espero não ganhar um novo peso de papel :D

Thiago.

Ah!

Na máquina que acusou esse erro, "ATAPI incompatible"

na opção "Features setup" do setup as opções estão assim:

1-ONBOARD PCI IDE controller: Both (Ou seja, Primary e Secondary)

2-ONBOARD SATA-IDE: Disabled

Se eu mudar a 2ª opção para "IDE" em vez de Disabled pode resolver o problema de reconhecer o Hd antigo ? Ou estou no lugar errado do setup ?

Obrigado, aguardo resposta.

Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...