Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
thiago_hmc

Ressucitando Pentium MMX 233MHz

Recommended Posts

Olá,

Possuo um pentium 233MHz, com placa mãe Asus, e sei que seus dispositivos estão funcionando, rede, som, I/O, etc..

Mas o estado do HD (de 3Gb >.<) é precário, lotado de badblocks, e simples mente não é mais reconhecido pela máquina.

Quero simplesmente colocar outro Hd,então algumas perguntas aparecem:

-Como saber qual HD será compatível com a minha placa mãe ? Basta que seja um HD IDE qualquer ?

-Existe um limite de tamanho? 40Gb, 80Gb ou isso é indiferente?

obs:o antigo é de 3Gb !

Espero pela resposta, grato, Thiago.

Editado por Libra
Título fora das regras (Caixa alta)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É certo que a sua placa mãe tem um limite para o tamanho do hd sim. Pode ser de 8GB ou talves mais. Se você souber o modelo da placa mãe ficará mais fácil ajudá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post
É certo que a sua placa mãe tem um limite para o tamanho do hd sim. Pode ser de 8GB ou talves mais. Se você souber o modelo da placa mãe ficará mais fácil ajudá-lo.

Bem, é uma Asus sp97-V

Outra coisa, tentei dar boot por um cd feito com o BartPE, que possui algumas ferramentas para manipular partições, mas nem o boot pelo cd funcionou:

No System Emulation, Type 00

Foi o erro q apareceu =/

Compartilhar este post

Link para o post

Olha micros antigos so reconhecem até 8gb, você pode utilizar um gerenciador de boot(aqui no site mesmo tem), com relação ao boot pelo cd veja se esta tudo certo no setup, e bom divertimento.

Compartilhar este post

Link para o post

cealmei obrigado pela dica, mas estou cogitando fazer outra coisa agora.

Vou precisar muito de conselhos:

Já que vai dar um bom trabalho para inicializar qualquer coisa no pc antigo (bem antigo XD), pois tentei mais de um de de boot e cada um dava um erro diferente...

Eu estou pensando em colocá-lo no meu pc atual, e através dele tentar "tratar" do disco, executando o Zerofill que está aqui no site mesmo e que serve para tratar bad blocks de Hds Quantum.

Mas:

1-O pc atual possui serial Ata 133, terei problemas em colocar o antigo (IDE) nele ?

2-O meu pc atual corre algum risco? >.<

3-Mesmo que o pc atual não reconheça o antigo eu poderei ter acesso à ele através de outros programas ?

4-Terei problemas para que ele seja reconhecido se deixá-lo como master e colocar no serial secondary, para que seja reconhecido como secondary master ?

São muitas perguntas mas acredito que me ajudarão e darão segurança para que eu alcance meu propósito =/

PS:Upgrade da bios está fora dos planos, pois a placa mãe é antiga e possui MASK-ROM, e até aonde eu sei esse tipo de rom só pode ter um upgrade trocando o chip e não por software T_T.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for por um defeito mais sério, não há nada que possa ser feito com esse hd, já que não é mais reconhecido. Mas você ainda pode usá-lo como peso de papel!!

De qualquer forma antes de mais nada dê uma olhadinha no setup e veja se por acaso a controladora IDE não está desabilitada. Seria bom testá-lo na outra interface, com outro cabo flat também.

Mas respondendo suas perguntas:

1.: Seu pc atual possui Interface Parallel ATA 133, não teria problemas em colocar o hd antigo;

2.: você poderá correr riscos sim se a placa lógica do seu hd estiver em curto, com risco de danificar a porta IDE de seu pc novo;

3.: O pc deve reconhecer o hd no setup para que qualquer outro programa possa reconhecê-lo também, exceto no caso da porta ide estar apenas desabilitada.

4.: Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei em no outro pc com um flat diferente, e o computador não reconheceu e indicou:

ATAPI incompatible

press F1 to continue

Coloquei o hd como secondary master e apareceu este erro.

Sobre checar se a IDE está habilitada, eu vou dar uma olhada na máquina antiga mas mesmo que seja esse o problema não vou conseguir fazer nada no hd porque os programas para diagnóstico e formatação, etc de HDs estão nos CDs de boot, e NENHUM deles deu boot na máquina antiga.

É necessário checar a IDE no outro PC então ? (o mais novo) habilitar a IDE na outro interface (se essa estiver desabilitada) pode resolver o "ATAPI incompatible" ?

Grato mesmo pelas tentaivas de ajuda ^^

Espero não ganhar um novo peso de papel :D

Thiago.

Ah!

Na máquina que acusou esse erro, "ATAPI incompatible"

na opção "Features setup" do setup as opções estão assim:

1-ONBOARD PCI IDE controller: Both (Ou seja, Primary e Secondary)

2-ONBOARD SATA-IDE: Disabled

Se eu mudar a 2ª opção para "IDE" em vez de Disabled pode resolver o problema de reconhecer o Hd antigo ? Ou estou no lugar errado do setup ?

Obrigado, aguardo resposta.

Thiago.

Editado por Libra
unir posts.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais