Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
clapinto1968

Dica para Case de HD 3,5 SATA II

Recommended Posts

Estou para comprar um case para HD de 3,5 e preciso que tenha as seguintes caracteristicas:

- Suporte um dos seguintes HD Seagate que eu pretendo comprar: ST3750640AS ou ST3750330AS (750 Gb SATA de 3Gbps)

- Tenha interface com USB 1.1 e 2.0, pois tenho um PC antigo com USB 1.1 e outro com USB 2.0.

- Se possível, tenha taxa de transferencia máxima, via USB, ou seja, de 3 Gps (que corresponde ao SATA II que irei comprar), mas não sei se a USB 2.0 limita essa velocidade.

Alguém saberia indicar um case de boa marca com essas caracteristicas?

Pesquisando, eu cheguei a ver alguns modelos da leadership/goldship, por exemplo:

Modelo 0451: é dito que tem interface USB 2.0 e E-SATA e vel até 1.5 Gb. Sobre esse modelo, parece que não suporta USB 1.1, e eu não sei o que seria "E-SATA" (seria SATA II?). Parece que não, pois a velocidade seria de apenas 1.5 Gbps.

Modelo 4036: é dito que tem interface USB 1.1 e 2.0 e SATA. Nada diz se suporta HD SATA II. E a velocidade é ainda inferior a do modelo acima: apenas 480 Mbps.

Modelo 4037: é dito que tem interface USB 2.0, SATA e E-SATA e é compativel com HD SATA, SATA I e SATA II. Tem velocidade de até 1,5 Gbps. Esse parece ser o mais próximo do que eu preciso, mas não acredito que não conseguirei acessa-lo atraves da USB 1.1.

Os preços desses modelos estão na faixa de 100 reais, que está dentro do que eu disponho.

Alguém poderia me ajudar com uma boa indicação dentro do perfil citado?

[]s

Claudio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
- Suporte um dos seguintes HD Seagate que eu pretendo comprar: ST3750640AS ou ST3750330AS (750 Gb SATA de 3Gbps)

Sem problemas. A capacidade ou marca não importa. O que importa é comprar uma boa gaveta com as características necessárias para o usuário, na interface correta (SATA ou PATA).

- Tenha interface com USB 1.1 e 2.0, pois tenho um PC antigo com USB 1.1 e outro com USB 2.0.

- Se possível, tenha taxa de transferencia máxima, via USB, ou seja, de 3 Gps (que corresponde ao SATA II que irei comprar), mas não sei se a USB 2.0 limita essa velocidade.

USB é uma tecnologia retro-compatível. Se a gaveta é padrão USB 2.0, irá funcionar sem problemas em uma máquina com USB 1.1, limitado apenas pela banda do padrão.

Sobre ter uma taxa de transferência de 3Gbps via USB, digo que isto é impossível, pois esta interface possui um limite técnico de 1.5MB/s para USB 1.1 e 60MB/s para USB 2.0 contra os 300MB/s do SATA300 ou eSATA. Por isto é extremamente recomendável que a sua placa mãe tenha suporte e um espelho para ligar discos eSATA como a maioria das placas mãe Gigabyte possuem.

Alguém saberia indicar um case de boa marca com essas caracteristicas?

EXTREAM ENEX-01

http://www.extream.com.br/produtos-pages/enclosure-01_enex-01.htm

Review:

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=231299&page=1

...e eu não sei o que seria "E-SATA" (seria SATA II?). Parece que não, pois a velocidade seria de apenas 1.5 Gbps.

eSATA = external SATA. Permite você ligar um disco SATA sem ter que espetar o cabo na placa mãe. Geralmente no espelho traseiro da placa se ela possuir suporte a esta tecnologia. Verifique no manual da sua placa mãe. Note que o cabo eSATA é diferente do SATA! Este acompanha a case.

Modelo 4036: é dito que tem interface USB 1.1 e 2.0 e SATA. Nada diz se suporta HD SATA II. E a velocidade é ainda inferior a do modelo acima: apenas 480 Mbps.

Como dito acima:

USB 1.1 - 1.5MB/s (12Mbit/s)

USB 2.0 - 60MB/s (480 Mbit/s <--- aqui o seu "apenas", é o USB 2.0, nada de errado)

eSATA ou SATA 300 - 300MB/s (2400Mbit/s)

Modelo 4037: é dito que tem interface USB 2.0, SATA e E-SATA e é compativel com HD SATA, SATA I e SATA II. Tem velocidade de até 1,5 Gbps. Esse parece ser o mais próximo do que eu preciso, mas não acredito que não conseguirei acessa-lo atraves da USB 1.1.

Novamente digo, USB é uma tecnologia feita para ter retro compatibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Irmão,

Muito obrigado pelos esclarecimentos e mais ainda pela dica do case que me agradou muito. No Boa Dica já vi que ele está sendo vendido por uns 125 reais e, pelo review, se ve que é muito superior aos modelos da Goldship.

Também lhe agradeço pela informação do que seria o e-Sata. Foi bom saber que, ao contrario do USB, através desse conector eu tenho a mesma velocidade do que os HDs SATA instalados internamente.

Ficou, no entanto, a duvida se ele suporta HD de 750Gb. Eu, por exemplo, tenho uma gaveta IDE que limita em 200Gb. Tanto no site do produto quanto no review que você indicou, não foi informado se existe um limite de capacidade para esse case. voce saberia dizer?

Quanto a minha placa mãe (Intel D865PERL), ela é excelente mas, infelizmente, um tanto antiga para ter o conector e-Sata. De qualquer forma vou dar uma pesquisada para confirmar se realmente ela não tem e-Sata, mas eu acredito que não. De qualquer forma, vale a pena ter um case com essa porta, pois farei questão de ter esse conector quando adquirir um novo PC.

Por curiosidade, li que logo chegará os HDs SATA III com taxa de 600 MB/s. Sabe dizer se esse case que suporta SATA I e II também aceitará HD SATA III, mesmo que a taxa fique limitada a 300 MB/s pelo e-Sata? Ou isso não será possivel?

Muito obrigado amigo. Foi muito esclarecedora a asua resposta. Se der, amanha mesmo já estarei com ele em casa.

[]s

Claudio

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpem ressussitar o tópico, mas é uma dúvida pertinente:

Esses cases para HDs só funcionam com o Sistema Operacional em execução ou não? Seria possível, por exemplo, formatar um disco dentro de um case desses utilizando algum disco de boot como o de instalação do Windows? A BIOS reconhece o disco durante o boot?

Compartilhar este post

Link para o post

Se sua placa mãe tiver suporte a fazer bot via usb(as mais modernas já vem com isso, basta dar uma olhada na bios) você poderá fazer o bot via o HD externo conectado com USB.

Se sua placa mãe possui conexção eSata, provavelmente ela também suporta bot via eSata, já que eSata e nada mais nada menos que entrada para HDs externos(External Sata).

Também estou a procura de um bom case para usb e esse foi o primeiro link do google...Sorry por ressucitar, novamente, este tópico, mas como foi visto a duvida, do nosso amigo RooT, ainda não foi sanada(acho).

OBS.: Para adicionar a lista, Agora temos suporte a USB 3.0, o que ultrapassa, e muito, os 3GB/s que o nosso outro amigo deseja(chegando aos 4,8 Gbps), só falta encontrar uma case compativel com tal tecnologia.

mais informações sobre USB 1.1/2.0/3.0 aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#Hist.C3.B3ria_das_Vers.C3.B5es

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

kiko, obrigado por sanar minha dúvida.

Quanto ao USB 3.0, de nada adianta ter uma interface de 4.8Gbps se nenhum disco do mercado consegue nem mesmo chegar perto dos 3Gbps. Talvez algum RAID 0 com vários dos discos mais rápidos (e caros) do mercado consiga chegar aos 3Gbps, mas ninguém em sã consciência usaria um RAID desses numa porta USB.

Só uma correção, o eSata opera a 1.5Gbps.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais