Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de um PC-preciso de sugestões


Posts recomendados

Olá pessoal,

Comprei há pouco tempo essas peças para montar um computador para jogo.

Processador:Intel Core 2 Quad Q9450

Placa mãe: XFX nForce 790i Ultra SLI

Placa de vídeo: EVGA GeForce 9800 GX2 1GB de Ram

Memória: 4 GB(2 Paints de 2GB cada) DDR3 OCZ 1333MHz

Hard Drive: 2 Hd Seagate Sata 160 GB 7200 rpm

Agora vêm os problemas:

Fonte: Qual é a potêncial real necessária? (Se possível indique a marca e o site)

Estabilizador ou nobreak ou os 2? (Qual seja a resposta especifique a VA por favor e se possível a marca e o site)

Gabinete:Estou tentando achar um com no mínimo 6 baias externas e 3 internas, alguém conhece algum lugar para comprar e a marca?

Também teria que ser um gabinete que pudesse comportar um sistema de water-cooling

Cooler:ThermalTake Big Water 760i Liquid Cooling System(Ocupa 2 Baias)

Por favor alguém me de uma luz nesses itens a cima e também um lugar confiável que monte computadores em São Paulo Capital.

Obrigado à todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a potencia necessária, calcule aqui:

http://extreme.outervision.com/PSUEngine

Eu fiz o calculo com base na sua configuração e deu 364W, ou seja, sua configuração suportaria tranquilamente uma Zalman 460W.

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/zalman_zm460baps.php?codprod=90246

Sobre o estabilizador e nobreak, de uma lida na seção de fontes, possui otimos topicos sobre o assunto. De inicio de indico uma boa proteção elétrica para seu PC:

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/clamper_protetorpcmodem.php?codprod=89624

Sobre o gabinete, é uma escolha pessoal..De uma olhada nesses:

http://www.waz.com.br/gabinete/silverstone_kl01bw.php?codprod=91202

http://www.waz.com.br/gabinete/silverstone_kl01bw.php?codprod=91202

http://www.waz.com.br/gabinete/thermaltake_vd1000bws.php?codprod=89088

http://www.waz.com.br/gabinete/thermaltake_va8003bws.php?codprod=89951

http://www.waz.com.br/gabinete/thermaltake_tsunami_va3000bwa_preto.php?codprod=88040

http://www.waz.com.br/gabinete/thermaltake_soprano_vb1000sws_prata.php?codprod=87158

Bom sobre o Cooler, nao acho necessário um Water Cooler, ao menos que você for fazer over clock no processador de estourar a boca do balão, mas fora isso, te indico um bom Air Cooler:

http://www.waz.com.br/cooler/noctua_nhu12p.php?codprod=91440

Não conheço nenhum site de loja de informática em Sampa, mas peguei os links da Waz por ser uma das mais confiaveis do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra esse PC uma Corsair VX450 já é suficiente, mas pra ter uma maior folga compra uma Corsair VX550.

Pra uma fonte boa e com PFC ativo não é necessário nenhum dos dois, a não ser que a energia elétrica caia com freqüência ai, ae é necessário um No-Break.

Quanto pode gastar no Gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@julio araujo - Muito obrigado pelas dicas e pelo sites valeu mesmo, pois na sta.efigênia já virou uma máfia,acho que ficou muito famosa e agora eles acham que podem coloca qualquer preço e as pessoas vão pagar pensando que fizeram um bom negócio.

Levei essa configuração lá e os vendedores tentaram me empurrar fontes de 1000w de potencia real e no nobreaks com +de 1000va, sem contar que os preços de gabinete lá estão um absurdo. Esse gabinete armor black você não acha lá, tem ue encomendar e sai em torno de R$ 1350.

Bom o water cooler já foi comprado, por isso quero usar. Mas quando acabar o líquido e eu não quiser repor você acha que vai fica muito quente? e caso não fique, é necessária a remoção do water-cooler ou pode só tirá-lo da fonte para que não trabalhe mais?

@Harrykdash- Obrigado pela sugestão da fonte, estava pensando em comprar uma fonte um pouco mais potente, caso eu queira fazer SLI, e sim aqui em casa tem bastante oscilação de corrente. Caso eu precise de um no-break, um de quantos VA seria bom?

O gabinete eu meio que decidi por um Kandalf ou por um Armor Black, ambos da thermaltake, até porque o water-cooler é da Thermaltake então olhei no site e ambos gabinetes suportam o water-cooler. O problema é que na Waz tá esgotado e meu pai é meu desconfiado para comprar na internet, alguém de você conhece alguma loja que venda e/ou também monte, aqui em São Paulo, capital?

Obrigado pela atenção pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compro la, é só você pesquisar que encontra lojas boas cara, experiência de quem freqüenta la ;).

Mas essa da fonte eles sempre empurram isso porque eles não entendem de PC, só querem vender.

Pro SLI de gx2 a Corsair VX550 aguenta, mas num acho que num da por causa dos cabos que num são suficientes, ou seja se quer fazer SLI pega a 650TX ou a 750TX.

Ixi, se é assim eu aconselho um No-Break, num é legal começar um trabalho e a energia acabar bem na hora.

Cara um No-break de 800W ou 1KV é recomendável. Mas quem entende desses "treco" é o nosso João Gorilão :lol:.

Gabinete que eu gosto é o Thermaltake Armor, mas aqui no Brasil é muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
@julio araujo - Muito obrigado pelas dicas e pelo sites valeu mesmo, pois na sta.efigênia já virou uma máfia,acho que ficou muito famosa e agora eles acham que podem coloca qualquer preço e as pessoas vão pagar pensando que fizeram um bom negócio.

Levei essa configuração lá e os vendedores tentaram me empurrar fontes de 1000w de potencia real e no nobreaks com +de 1000va, sem contar que os preços de gabinete lá estão um absurdo. Esse gabinete armor black você não acha lá, tem ue encomendar e sai em torno de R$ 1350.

Uma vez lembro de ter ido ai, os preços são absurdos mesmo...

Lembro que era barato ai, pendrive, telefones sem fio, mp3 para carro..O resto, 100% de lucro sobre o valor de custo... =\

Sobre as lojas, para falar a verdade, comprando na Waz é melhor que comprar na rua...Sem puxação de saco é claro..

Muitas compras que fiz lá, me passei por "leigo" no assunto só pra ver como ia ser a venda...Para minha supresa, foi uma maravilha, os vendedores tem conhecimento no que vendem..

Sobre o Watercooler, ai já não sei, isso você tem que dar uma olhada no manual, dar uma pesquisada na net e se ele estiver na waz, manda email pra lá perguntando, talvez alguem de lá saiba..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harrykadash- Se você compra lá, você poderia por favor passar nome de algumas lojas que tenham esses produtos a venda?

------------- // --------------

Eu sou meio leigo no assunto, mas aqui na descrição do gabinete fala que está incluso isso aqui:

1 x Ventoinha de 90 x 25mm no teto (inclusa)

1 x Ventoinha de 90 x 25mm na traseira superior (inclusa)

1 x Ventoinha de 120 x 25mm com leds azuis no frontal (inclusa)

1 x Ventoinha de 120 x 25mm com leds azuis na traseira (inclusa)

1 x Ventoinha de 250 x 30mm transparente na lateral de acrílico (inclusa)

É necessário ligar todas as ventoinhas ou quantas são necessárias? Se sim, isso tudo é ligado aonde? Se for na fonte precisará ser uma mais potente?

Pois não quero perder esse PC por causa de queima seja por corrente elétrica ou por esquentar de mais os componentes, até porque vou ficar uns 2 ou 3 anos sem mexer na config dele.

Obrigado desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harrykadash- Se você compra lá, você poderia por favor passar nome de algumas lojas que tenham esses produtos a venda?

------------- // --------------

Eu sou meio leigo no assunto, mas aqui na descrição do gabinete fala que está incluso isso aqui:

1 x Ventoinha de 90 x 25mm no teto (inclusa)

1 x Ventoinha de 90 x 25mm na traseira superior (inclusa)

1 x Ventoinha de 120 x 25mm com leds azuis no frontal (inclusa)

1 x Ventoinha de 120 x 25mm com leds azuis na traseira (inclusa)

1 x Ventoinha de 250 x 30mm transparente na lateral de acrílico (inclusa)

É necessário ligar todas as ventoinhas ou quantas são necessárias? Se sim, isso tudo é ligado aonde? Se for na fonte precisará ser uma mais potente?

Pois não quero perder esse PC por causa de queima seja por corrente elétrica ou por esquentar de mais os componentes, até porque vou ficar uns 2 ou 3 anos sem mexer na config dele.

Obrigado desde já pela ajuda!

Nus, esse ai é o Cooler Master CM690? Se for ele deve ta uns 420R$.

Nomes de loja eu num sei, porque eu nem olho :lol:.

é bom ligar todas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nus, esse ai é o Cooler Master CM690? Se for ele deve ta uns 420R$.

Nomes de loja eu num sei, porque eu nem olho :lol:.

é bom ligar todas.

Não, esse é o Thermaltake Armor Black.Já que é bom ligar todas, onde seria ligado? Na fonte? Se for na fonte, quantas saidas de x(também não sei quantos watts consome cada uma dessas ventoinhas) watts teriam que ser utilizadas.

Mas você teria o telefone de alguma, desculpe-me por tanto transtorno =).

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, esse é o Thermaltake Armor Black.Já que é bom ligar todas, onde seria ligado? Na fonte? Se for na fonte, quantas saidas de x(também não sei quantos watts consome cada uma dessas ventoinhas) watts teriam que ser utilizadas.

Mas você teria o telefone de alguma, desculpe-me por tanto transtorno =).

Obrigado.

Ah o Thermaltake Armor, meu sonho de consumo :lol:

Mano, eu acho que ele já vem com uma controladora de fan, ae os coolers vão ligados nela, por isso vem esse monte de cooler ai!

Putz cara, eu fui la a uns meses atrás, monta um PC, mas eu num sei aonde estão as notas, tenho que procurar:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosssa cara, valeu mesmo, seria de grande ajuda esses telefones, mas se você não achar sem problemas,relaxa e valeu mesmo.

Se alguém que conheça alguma loja de PC em São Paulo-Capital que tenha o Nobreak 1kVA, Fonte550 VX e Gabinete Thermaltake Armor Black ou o Thermaltake Kandalf ,vale na sta.efigênia também desde que tenha preços razoáveis como as do nosso colega Harrykdash, venha a ver esse post, por favor me passe o endereço ou o telefone ou o site.

Já verifiquei na Waz,SmartData,noli e na Hardstore e os gabinetes estão indisponíveis.

Na umpoukodetudo e na atera não vendem.

Obrigado pessoal do Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa mesmo de um no-break ?

Aí onde você reside caí muito a energia ?

Faz coisas importantes que não podem ser perdidas ?

Se para essas perguntas a responta for "não". Não faz sentido comprar um no-break.

Não confunda no-break com proteção, no-breaks desses aí são apenas para proteção contra "cair a luz" e o resto é como estabilizador, que não ajudam em quase nada e muita das vezes atrapalha.

Se quer mesmo proteção veja aí se sua casa é 110V ou 220V e escolha uma bom filtro de linha, existem marcas muito boas, mas compre um bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se está com medo de raios, um no-break com uma caida de raio iria explodir junto com tudo pela alta tensão.

Sim, mas tem que ter proteção anti-surto.

Se quiser pode colocar isso para proteger sua casa inteira utilizando DPSs:

Veja:

DPS02.jpg

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=3&titulo=VCL%20(DPS)

Se você instalar isso na sua caixa de distribuição você protege contra raios sua casa inteira ;)

Mas compre um filtro de linha bom mesmo assim.

Mas como proteção contra quedas de energia, no-break é o ideal.

PS: Proteção contra raios que eu digo é proteção contra descargas elétricas na sua casa

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado João Gorilão, dei uma olhada aqui em vários tópicos sobre DPS e acho que vou ter que usar três em cada quadro de força, se eu estiver errado me corrija por favor e também pesquisei no google e achei citações de que esse produto custa em torno de 70 reais, correto?

Sobre o filtro de linha após ter olhado nos tópicos daqui do fórum me decide por essa Computer Protector PRO ou por essa APC PH8VT3.

Verifiquei o preço da APC PH8VT3 e pela loja da atera está 72-76 reais mas não achei para o Computer Protector PRO, você teria alguma noção de preço dessa, a diferença e qual seria a mais adequada?

E caso eu vá realmente comprar um no-break, eu meio que escolhi 2:

Ambos dariam contas, se sim, qual você recomenda? Caso você tenha outro no-break em mente seria grato se você postasse.

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/sms_manage3_sm1400bi.php?codprod=89513

ou

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/apc_nobreak_rs1500va.php?codprod=86314

Mais uma vez, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gerson, como vai?

DPS pra quadro geral:

As normas dizem que um sistema ideal de proteção anti-surtos deve ser instalado em cascata ou seja, em pontos diferentes da insalação até chegar na tomada do equipamento a ser protegido. Ex:

Medidor de luz:

1 DPS por fase. Esses DPS recebe um fio da fase e joga pra cima do aterramento do neutro que é feito logo abaixo do medidor de luz. É bom reforçar esse aterramento e usá-lo tb como aterramento das tomadas - sistema de aterramento conhecido como TN-S ou aterramento de ponto único. Depois posto foto do meu medidor com meus DPS...

Depois no quadro de distribuição geral é recomendado, mas não obrigatório, a instalação novamente de mais um DPS por fase (fazendo ponte entre Fase-Neutro dentro do quadro de disjuntores ou distribuição) e um DPS proprio pro Neutro (Fazendo ponte Neutro- Fio Terra). Essa é a recomendação da Clamper pra caso o quadro de disjuntores tiver a mais de 10 metros dos DPS da entrada.

E por ultimo, o filtro de linha, que eu escolheria o modelo da APC.

No caso de querer comprar um nobreak, eu pegaria o SMS Manager III Senoidal...

A instalação dos DPS, pra maior efeito de proteção, precisa de uma coordenação com os protetores da CIA elétrica dos transformadores nos postes da rua. Não sei explicar como é feita essa coodernação exatamente, mas sei que tem haver com a tensão de trabalho do DPS, distâncias... A Clamper diz que mesmo pra redes 127V, você pode usar DPS de 275V na entrada, o que remove a necessidade dessa coodernação, não sei explicar a razão. No caso de usar um DPS de 275V numa rede 127V, obrigatoriamente você deve instalar DPS de menor faixa de operação no meio do caminho ou pelo menos no final deste. O APC por exemplo usa varistores de 130V...

Eu faria assim, a não ser que me digam que está errado:

No quadro do medidor: DPS de 275VAC.

No quadro de disjuntores: DPS de 175VAC

Na tomada: DPS (FIltro) de no máximo 150VAC.

Porque a tensão de serviço é maior que a da rede? Se assim não for, os varistores se degradam mais rapidamente por causa dos picos naturais e não naturais da rede. Só tem uma desvantagem, quanto maior a tensão de serviço, mais tensão de surto passa pros equipamentos. Por isso a ordem ai acima, que funcionaria da seguinte forma no caso de surtos por raios:

A grande onda do surto seria desviada por esse primeiro DPS, já que surtos por raios causam tensões elevadissima e de alta corrente... Esse DPS primário daria conta de 80-90% do tranco. O DPS mediano abateria mais uma parte do que ainda conseguiu passar e o da tomada tranquilamente resolveria qualquer resquício que ainda pode chegar nele e os surtos que pode ser gerados dentro do proprio ambiente. Dessa forma o DPS da tomada ou seja, o filtro de linha, não receberia um grande baque e duraria mais e consequentemente seus equipamentos estariam muito mais protegidos.

Os DPS de quadro geral suportam altíssimas correntes de desvio, já os de tomada são menos parrudos...

Lembre-se que a eficiência do DPS de entrada está condicionada à qualidade do aterramento. Lá na entrada ambos neutro e terra de segurança estariam num mesmo ponto, equipotencializados pra atenuar os surtos em modo comum (Neutro-Terra) entrar pra sua casa. Desse ponto em diante sobem os fios da fase o neutro e o terra pra sua casa, todos em fios diferenciados e dedicados. Desse ponto pra baixo segue o cabo do terra, que deve ser grosso, de preferência uma coodoalha bem grossa já que será o aterramento funcional e de segurança e possivemente lidará com surtos de alta energia.

O aterramento do neutro geralmente usa uma ou duas barra apenas que é colocada sempre que é insalado o poste de luz ("padrão"), então recomendo comprar mais barras e interliga-las, tb com cordoalha, com a barra do neutro, reforçando assim esse aterramento.

Os fios que saem dos DPS do quadro do medidor pro cabo que desce pra terra devem ser o mais curto possivel e grosso tb. Esse DPS do quadro de entrada só vai ser eficiente pra desviar uma alta corrente se o aterramento tiver perto, logo abaixo e tudo bem ligado. Lembrando: Esse aterramendo é tanto o funcional (do neutro) quanto o aterramento de segurança, das tomadas, chuveiros... é o aterramento TN-S... Caso você tenha um aterramento à parte, isolado em outra barra, desfaça-o e faça da forma que to te falando.

Mais tarde posto a foto que prometi.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por mais uma aula, acho qe eu já li umas 2 ou 3 aulas suas na seção de fonte e estabilizadores e no-breaks, ^_^.

Bom ,mas é o seguinte, eu entendi tudo que você falou, mas claro, não sou capaz de fazê-lo. Se eu chamasse um eletricista, ele saberia fazer tudo isso sem que eu precisasse mostrar essa aula pra ele? Se sim, quanto custaria pelo processo, ou seja, daria as peças na mão dele e ele faria o resto. Acho que já tenho os aterramentos, mas caso eu não tenho inclua o preço por favor, claro,se você souber e não for muito incomodo.

Mais uma pergunta,meio desnecessária,mas...

Após a corrente do raio passar pelos DPS e os mesmos serem desarmados, terei que trocá-los?

Obrigado mais uma vez raul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gerson, há eletrEcistas e eletrIcistas! Procure saber se o eletricista é certificado junto aos órgãos responsáveis poque o que há de servente de pedreiro dito eletrEcista que não é mole! Tem um site pra você consultar se o eletrecista é certificado colocando apenas o nome, só que agora não me lembro, vou procurar e depois te passo.

Custos, só posso estimar dos equipamentos, mão de obra varia e com certeza a de um profissional de verdade vai ser mais cara. Aqui pelo menos a própria CIA elétrica instala os DPS se você pedir, inclusive fornece os mesmos se não me engano.

UM DPS tá custando por volta de 70-90 reais cada. Vai depender da marca, capacidade de operação...

O aterramento em principio é o mais barato de tudo, vai depender da condição do solo, da quantidade de barras necessárias, condutores. Mas vamos lá:

Supomos que você precise de três hastes de cobre. Uma haste boa deve custar por volta de 20 reais cada. Cordoalha nua 10mm, por volta de 2 reais o metro. Fio 4mm pro aterramendo pra dentro de casa deve tá custando 1,50 o metro.

Gastos extras como quebrar um piso ou uma parede, material, etc, ai tb não tenho como estimar porque varia muito.

Eu não sou expert na área, sou uma pessoa "do it yourself". Lendo algumas normas e manuais, eu mesmo fiz o aterramento e instalei os DPS's. Não é complicado partindo do princípio de que o solo terá o mínimo de condições pra fazer um aterramento. Não tem como dizer se o solo é 100% perfeito só no olhômetro, mas dá pra ter uma pequena ideia.

Ta ai a foto da caixa do meu medidor, irei explicar cada coisa ai:

dpsclampermt6cj1.jpg

Os quadradinhos vermelhos são os DPS Clamper de 40kA de capacidade de desvio de surto, a Clamper vende até de 80kA. Comprei numa elétrica aqui da região que é representante da Clamper.

Do lado esquerdo está o disjuntor geral, trifásico, vem três fios azuis claro da rua ou seja, 1 pra cada fase e um fio preto, o neutro, que passa fora dos disjuntores, é ligado no aterramento do neutro, passa pelo barrmento do neutro e vai pra dentro de casa.

Os fios fases, após o disjuntor, coloquei nos contatos de cima do DPS e derivei outro fio pro barramento das Fase do quadro do medidor, onde tá escrito "Linha". Usei os fios antigos que tava já ali, só desliguei dos dijuntores, onde botei os fios novos, os azuis mais escuros, que tb estão ligados na parte de cima do DPS.

Embaixo dos DPS, estão os fios verdes de saída pro aterramento. Veja q esses fios verdes estão todos ligados num ponto só, com uma porca própria pra emendas de fios. Ali nesse meio tb está conectado o neutro, com outro fio ligado na caixa metalica pra aterrar a mesma. O parafuso na caixa, onde tem um fio verde e preto, antigamente antes de instalar os DPS's só tinha o fio preto do neutro que na verdade é o ponto do aterramendo antigo do neutro feito pela CIA Elétrica.

O duto amarelo, no meio da caixa, é do novo aterramento novo que fiz, furei embaixo da caixa... Tive que quebrar a parede pra isso porque a caixa metalica é embutida na parede... Veja que há uma cordoalha descendo pelo duto amarelo, ela vai pro aterramento de 4 barras que fiz. Na verdade já tinha uma barra, acrescentei mais três. Antes ela era um aterramento isolado pras tomadas dos PCs, agora virou um aterramento geral de ponto único equipotencializado com o neutro da rede. Esse ponto ai que desce virou um aterramento funcional (neutro) tanto como o aterramento de segurança.

Do lado direito da foto, os fios que sobem são os que vão pra dentro de casa, os três fios fases + neutro + aterramento de segurança (verde).

Basicamente é isso aí.

Você tinha me perguntato se depois de um raio ser desviado pelo DPS, se tem que ser trocado. Respondo:

Qualquer dispositivo protetor anti-surto (DPS), ou a maioria deles, usa componentes específicos pra desviar os surtos pra um caminho seguro e esse caminho seguro só pode ser um, a terra. Por isso a importância de um aterramento eficiente. Mas isso é apenas um requerimento pra que o aterramento seja eficiente, ele precisa ser eficiente pra várias coisas e no caso de surtos de raios, o aterramento só vai ser eficiente se esse caminho for curto e de menor resitência possível, sendo que a única local possível pra isso é logo na entrada de energia.

Bem, como eu ia falando, esses componentes desviam os surtos pra terra, sendo que o componente mais comumente utilizado pra isso se chama varistor. Um varistor é um resistor variável, no caso ele varia de acordo com a tensão aplicada, é como uma válvula de escape automática.

O varistor usa um certo composto metálico que permite ativar a "válvula" em caso de surtos de tensão em uma faixa determinada e desativar quando o surto cessar. O tempo de reposta de um varistor mediante um surto está na casa dos nanosegundos.

A rede elétrica tem picos naturais na sua operação e recebe tb picos de diversas origens, incluindo ai os maiores picos que são os causados por raios.

O raio pode atingir a linha elétrica de muitas formas e intensidades, como pode também induzir energia nos cabos sem ao menos tocá-los. Tudo isso vai influir na eficácia do protetor e na sua durabilidade.

Um protetor de 40Ka (40000A) geralmente significa que ele aguenta desviar um surto de 8/20us por uma vez apenas, ou 2 surtos de 20Ka, ou por exemplo, 15 de 3000A ou 1000 de 500A, nas folhas de dado dos fabricantes de varistores costuma vir esses dados. Felizmente você só "verá" 40.000A descendo o seu poste de luz se o raio cair do lado dele!

Estudos demonstram que é raríssimo um surto de 40Ka chegar na entrada do consumidor. Primeiro porque os fios apresentam uma impedância característica que atenua parte do surto, segundo porque a rede de distribuição conta com protetores próprios (que diga-se de passagem são insuficientes pra proteger a entrada do consumidor mas são validos pra reduzier e muito a intensidade de um raio que pode chegar a mais de 200.000A) e terceiro porque numa cidade raios procuram outros caminhos pra atingir em cheio do que a casa do consumidor, não é impossível atingir a casa do consumir, mas é raríssimo! A não ser em locais descampados, nesses locais além de DPS's, precisa-se de para-raios também...

Bem, os DPS's vêm com um indicador se estes forem danificados, então pode ficar tranquilo. Um DPS de 40kA, como o que eu uso, tem uma vida útil bastante longa, pelo menos uns 10 anos se não for atingido por surtos de alta energia.

Aqui vai o link de um PDF da Clamper, explicando algumas coisas sobre os DPS's deles:

http://www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=fichas/VCL.pdf

È mais ou menos isso aí. Qualquer coisa pode perguntar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela sua disposição e paciência. Achei uma loja aqui na santa efigênia com o gabinete e a fonte. Se alguém quiser a nome, endereço da loja e o site eu passo com o maior prazer. O pessoal disse que se for lá ná hora da pra negociar outros descontos. No-break o cara me apresenta alguém na casa da fontes ali perto e me consegue um desconto também. Quanto aos DPS não achei nenhum destruibuidor da clamper lá. Nem sei ao menos por onde começar a procurar, pois no site que eles dizem serem distribuidores,não consta na lista de catalogos no site das lojas.

Mais uma vez obrigado rau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...