Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul apresentando nv4_disp como arquivo defeituoso

Anciaonet

Posts recomendados

Olá caros,

semana passada comecei a sofrer do problema. Como ainda não cheguei a nenhuma conclusão (embora acredite como vocês que a fonte possa ser a origem) vou explicar exatamente o que aconteceu e descrever as coisas que fiz em seguida me busca de um diagnóstico razoável.

Minhas configurações:

Placa mãe Pcchips P23G V1.0 Bios de 15/01/2007

2 pentes de memória de 1Gb ddr2 533

Placa de vídeo GeForce 6200 A-LE de 256 MB AGP

Sistema operacional Windows XP service pack 3

Monitor/TV LCD 32 polegadas 32LG50D conectado por cabo DVI/HDMI

O pc apresentava funcionamento normal, inclusive rodando jogos bem pesados e eu estava vendo muitos filmes nele também.

A uns 2 meses atrás eu comecei a sentir cheiro de queimado e ouvir um barulho tipo cooler vez ou outra quando o computador ficava ligado, até que certo dia somou-se a isso um ruido agudo tipico de aparelho em curto, quando percebi que o cooler da minha fonte tinha parado de funcionar. O problema se resolvia com alguns trancos na fonte, que fazia o cooler voltar a funcionar. Como medida preventiva, passeia deixar o gabinete aberto com um ventilador grande em cima e me checava toda a vez que o pc ligava de que o cooler estivesse funcionando.

A duas semanas troquei meu monitor antigo (um CRT de 14 polegadas) pela televisão LCD e tudo parecia funcionar perfeitamente.

Até que, cerca de uma semana atrás, quando tentei rodar o swat o computador travou e apareceu essa tela azul, com a mensagem do nv4_disp e o stop: 0x000000EA com a seguinte mensagem: "the device driver got stuck in a infinite loop.This usually indicates problems with the device itself or with the device driver programming the hardware incorrectly"

Desde então, o problema se repete, no entanto ele passou a travar logo depois da inicialização imediatamente após a abertura automática do msn. Se eu fecho o msn ele não trava, no entanto, qualquer tentativa de usar ou checar um pouco mais a placa de video (tentar rodar algum jogo ou mesmo executar o dxdiag) gera essa parada.

Quando inicializo em modo de segurança não tem erro nenhum, só que, nessas condições também não dá pra rodar nada que preste (exceto o msn que funciona normalmente).

Tentei reinstalar o driver, da primeira vez apenas instalando por cima, da segunda usando o drive cleaner, mas não obtive nenhuma melhora.

Como li em alguns lugares procurando por este erro que poderia se tratar de um problema no fornecimento de energia para o slot AGP de 3.3 volts baixei o everest e o motherboard monitor 5 para verificar temperaturas e voltagens nos sistemas da placa mãe e percebi que meu detector de tensão 3.3V nunca consegue mais do que 1.84 volts e que o de 12 volts oscila freneticamente entre 5 e 10 volts (deixei o everest rodando horas pra ver o padrão).

Tentei fazer aquelas coisas na bios que o viny mencionou mas minha placa mãe não mostra esses recursos (é uma plaquinha bem modesta esta...). Baixei o update da bios... mas diante das voltagens malucas e do conselho do fabricante (se a bios não estiver funcionando claramente errada ou não estiver gerando conflito, não faça o update) acho que vou ver se consigo uma nova fonte de 450W pra testar e ver no que dá.

Alguém acha que eu posso estar exigindo demais da minha placa de video ao obrigá-la a funcionar nessa tv/monitor?

Se conseguir uma fonte nova, posto o resultado. Aguardo opiniões.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos novamente.

Como prometido, trago novas informações sobre o ocorrido. Após ter ficado algumas horas com o pc em funcionamento sem ter nenhum problema (com msn desabilitado e tentando não usar nenhum recurso de vídeo) decidi forçar ele um pouco e consegui fazer algumas mudanças no drive de video (reorientei o dimensionamento para o tamanho natural da tela de 1360X768). Fazer isso sem travar já foi um grande adianto e, a partir daí, o msn voltoua funcionar e os jogos tb, embora apresentando um grave defeito na placa de aceleração 3d (ficava tudo embaralhado). Verificado o defeito pelo dx diag tentei de diversas maneiras consertá-lo, mas nada adiantava.

Comprei então uma nova fonte de 450w de uma marca conhecida e após instala-la todos os problemas forma resolvidos.

Ou seja, nada mais de telas azuis, placas de video funcionando pela metade e nem cooler da fonte quebrada. Tudo resolvido.

É claro que durante o processo aproveitei para passar borracha nos conectores, recolocar a placa de video e coisas do genero mas sinceramente acho que o que fez diferença mesmo foi ter trocado a fonte.

Ah! o meu rendimento pelo everest continua sendo 1.84V no conector de +3.3, no entanto o de 12 agora chega a +12 quando você exige recursos do sistema.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

• mês depois...

:)Olá a todos!

Bom, alguns dias atrás tive um problema de tela azul com driver de video da minha gforce 6200, "fiz de tudo que se possa imaginar" hehe, nem tudo.

Andeis pesquisando em alguns sites e finalmente encontrei a solução.

O problema de estar dando tela azul com o driver de vido era a minha fonte de 205w, então troquei e coloquei uma de 450w, não tive mais problemas de tela azul. Por incrível que pareça era a minha fonte que estava bichada.

Fica aí a dica pra galera com problemas de tela azul com driver de video nv4 da gforce.

Link para o comentário

Sim, são casos que podem acontecer, tanto arquivo com problema do dirver, como falta de energia. O problema na informatica nem tudo é uma coisa, são varios tipos de defeitos.. o do Ancionet pode ser problema no driver mesmo ou fonte, o certo seria fazer uma etapa por vez para achar realmente o problema, mas o importante é resolver e sumir essa tela azul.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!