Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd externo - vale a pena?


rrkkzz

Posts recomendados

Tenho dados super importantes, até mesmo alguns arquivos da empresa que não podem ser perdidos de uma hora pra outra.

Como já perdi um hd por questões ambientais (chuva)

estou com um pouco de receio de comprar um hd de 1 tera e deixá-lo

ligado junto com o pc.

O que vocês acham de um HD Externo para o meu caso?

A ideia é fazer do hd apenas um local para backup, quando

não estiver utilizando o PC, o hd externo ficaria desligado e

não correria riscos de queimar ou algo do tipo.

Outra, o hd externo é tão seguro quanto os hds internos?

Posso confiar de que guardando e cuidando bem, não terei

problemas quanto a conservação desses dados?

Qual marca vocês me recomendariam?

Lembrando que penso em gastar menos de mil reais, ou seja,

pretendo comprar no mercado livre, afinal, lá está muito abaixo

das lojas que passam de 1000 reais.

Espero ajuda.

Abraços.

Outro problema que me deparei é que a maioria (dos baratos) só possui entrada USB e não firewire que pelo q me disseram é bem mais rápida.

Será q vou ter problemas com a transferências dos arquivos?

Demoraria quanto tempo para transferir um arquivo de 1 gyga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O hd extreno é uma boa opção para armazenamento de dados porém não deve ser visto como a solução final(como você menciona que possui dados muito importantes, seria conveniente pensar em uma solução mais confiavel com a instalação de um micro dedicado ou até o backup em uma midia externa: fita dat por exemplo), sem contar medidas de proteção ao local onde dever ficar este backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD externo é muito caro. Por quê não tenta uma gaveta USB e usa HD's normais (SATA ou IDE) ?

Uma gaveta externa custa de 100,00 a 200,00, mais um HD SATA ou IDE que é bem mais barato que um HD externo.

voce pode combinar backups usando esse HD na gaveta externa e dvd's. Fita DAT é bom, mas custa caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o hd normal + a gaveta sai pelo preço de um HD Externo.

Usar mídia DVD não rola, porque não é nada seguro.

E fita dat realmente, caro demais!

Acho que a saída mais viável seria o HD Externo

que só ficaria exposto ao risco quando estivesse conectado ao pc.

No mais, posso deixar ele bem guardado que não teria problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara o mais correto mesmo seria montar o sistema operacional em um hd pequeno, colocar dois hd's em raid 0, porém hd de marca e modelos diferentes, isto evidaria dar mesmo problema ao mesmo tempo. No caso você ficarai com um hd com sistema operacional, dois hd's com os arquivos identicos. Se realmente é importante, investe também em um no-break decente, coloca fio terra aí com filtro de tensão...............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeponi, pensa só...

a ideia seria não correr riscos

pensava em hd externo, porque já perdi dados com hd interno

por occorrências ambientais, como a chuva.

Estava pensando em hd externo, daí esse risco eu não teria.

A minha dúvida realmente seria quanto a confiabilidade da segurança

dos meus dados.

Teria a mesma segurança que um hd interno?

Lembrando que não foi transportar esse HD e sim mante-lo até mesmo

perto do computador, porém só ligarei quando houver necessidade

de algum backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você levar em consideração, que tanto o hd interno como o externo, quado ligado você teria o mesmo problema com relação a chuva e temporais. Sem nenhuma dúvida que para guarda informação melhor solução e raid ou fita dat. Com relação a temporais simplesmente uma re-estruturação da rede eletrica já resolve.

Melhor solução quanto a perde dados e fazendo raid e ainda fazer backup em um externo, a colocação de uma fonte boa de watts reais também ajuda. HD externo tem um problema grande com impactos, sem falar que dentro da gaveta ele esquenta bem mais.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma ótima fonte...450w reais da AVC...

Impacto não seria problema, não vou me locomover com ele.

Vou usar e deixar na gaveta.

Esquentar também não vai ser problema, porque ele só vai ser conectado

quando for fazer backup de algo do pc, ou seja, não deve ultrapassar os 5 min.

Os prós são que poderia fazer backups em mais computadores, gastando menos

e perdendo menos tempo.

Não vou precisar investir em fonte, aterramento, nem em drives de fita dat...

simplesmente meus dados ficariam 100% isolados de qualquer perigo porque os backups seria muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você nunca ficara 100% protegido veio, caso você realmente está tão interessado em hd externo, fica esperto com modelo da gaveta, com velocidade de transmissão dela, de preferência as hd sata2 com 16 ou 32MB de buffer. Pegue uma gaveta externa com fonte exerna, não pegue gaveta que receba energia USB, tente acha uma gaveta com sistema de anti-vibração tem umas que tem molas, pois uma vez usando gaveta externa, vai ser quase imposivel você não transporta...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como os colegas falaram, voce quer segurança máxima? faça um raid com espelhamento.

Se existem problemas elétricos que podem causar pane no computador, um HD externo vai estar sujeito às mesmas condições. Então o risco é o mesmo.

Quer eliminar riscos de temporais e queda de luz? No-Break. Muitos acham besteira até o momento de ter um Hd danificado pela queda de energia.

Eu tenho um de 1,5 KVA com bateria automotiva, já faltou luz quando eu estav fora e ele segurou por 1 hora e meia o meu micro, que não é pouca coisa, tenho 3 HD's e 2 gravadores de dvd.

DVD não é seguro? depende de como manuseia e como guarda. Tenho dvd's de mais de 4 anos e estão intactos porque cuido muito bem.

Se voce manipular um HD sem cuidados especiais ele também pode dar problema, experimenta deixar um HD cair no chão.

E quanto à gaveta externa, voce pode ligar vários HD's (não ao mesmo tempo), enquanto que um HD externo é apenas um.

Eu uso uma gaveta externa com 2 Hd's de 80 Gb e 2 HD's de 40 Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...